Skyscraper City Forum banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Cidadão
722 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá! Bom, Este thread foi um passeio que fiz no trem turístico da da Maria Fumaça que faz um belo passeio entre as cidades de Campinas e Jaguariúna, mostrando as paisagens rurais dessa região de Campinas, usando um meio de transporte (para pessoas) que quase não existe mais no Brasil. Espero que gostem.

Sobre o Trem

Os 24 quilômetros que a maria-fumaça percorre é remanescente da ferrovia que ligava os estados de São Paulo e Minas Gerais, a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, fundada em 1872 e desativada em 1971.

Atualmente o trecho remanescente é dedicado ao turismo, o trem que trafega a uma velocidade média de 40 quilômetros por hora passa por fazendas centenárias de café e recebe passageiros de várias partes do país e exterior. o trecho é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc).

A ABPF mantem o funcionamento da maria-fumaça apenas com os recursos dos cinco passeios turísticos nos finais de semana, e eventualmente de empresas colaboradoras.
Fonte: http://www.campinasvirtual.com.br/abpf.html

Fotos

1. Estação Anhumas
Esta estação primitiva do século XIX localizava-se na fazenda de mesmo nome - referência a uma ave pantaneira, que entre os meses de agosto e outubro migrada para o Estado de São Paulo e norte do Paraná, fazendo pouso na fazenda. No pátio local existiam 3 linhas e um desvio para embarcar gado, por estar próximo da fazenda São Quirino, que além do café teve também o gado leiteiro na sua atividade econônima.
Com a retificação de 1919 o prédio que era localizado 200 metros no atual sentido a Guanabara, foi desativado e depois demolido. No mesmo ano foi inaugurada a Estação retificada. Hoje o local é oponto inicial de operação da Maria Fumaça de Campinas.

2.

3. Maquete bem feitinha, tinha outra em Jaguariúna, mas não tirei foto :(.

4. Mascote :)

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12. Parque São Quirino

13. Alphaville

14. Rodovia Dom Pedro I

15. Parque Imperador

16.

17. Condomínio surgindo no horizonte e não é o único em todo o caminho, tem mais uns 3 ou 4.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27. Antigas casas de ferroviários.

28.

29. Estação Pedro Américo
Seu nome é referência a um dos primeiros donos da fazenda de São Vicente, e a estação foi construída em frente a um talude (paredão). Continha duas linhas de carga e um desvio. Também existiam as casas do: telegrafista, do portador, do feitor e de turma da soca, caracterizando uma estação para o escoamento do Café.

Originalmente a estação chamava-se Gety e ficava localizada no outro lado da colina de onde hoje é a atual Estação Pedro Américo, após a retificação o prédio ficou fora do novo traçado ocasionando seu fechamento como estação - posteriormente o teve o pédio demolido. O novo prédio foi inaugurado em 12/10/1926.

30. O trem e esses cenários rurais são frequentemente usados para novelas globais, tipo Cabocla, Sinhá Moça e Terra Nostra.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45. Estação Tanquinho
A Estação teve como característica ser a única a ter uma linha destinada a lavagem dos vagões que transportavam animais, duas linhas para embarque de café, além de um desvio com plataforma para embarque e desemparque de gado.

O nome provavelmente é originário pelo fato de lá ter dois tanques d'água que existiam antes da ferrovia, local onde os cavalos bebiam água para descansar e seguir o "caminho do Gauaiases" na primeira metade do século XIX.
O prédio atual foi inaugurado na área retificada em 12/10/;1926, localizado na fazenda Santa Maria, ainda é possível ver o trecho da linha anterior e resquícios da primeira estação.

46.

47.

48.

49. Bairros rurais.

50. Parada estratégica para trocar a locomotiva, aliás quem faz o passeio mais curto, fica por aqui e volta para Campinas.

51. Parque Lucimar.

52.

53.

54. Recanto dos Dourados.

55.

56. Não é fumaça do trem e sim queimada na beira da linha, são bem comuns nessa época de tempo seco apesar de proibidas :bash:.

57.

58. Tinham muito ipês amarelos floridos. Adoro essa árvores assim floridas.

59.

60. Esse é o Rio Atibaia que abastece Campinas. Descendo ele, quando junta com o Jaguari, forma o famoso Rio Piracicaba.

61.

62.

63.

64.

65.

66.

67.

68. Oficina de trens.

69.

70. Estação Carlos Gomes
A Estação é a ultima localizada em Campinas, para quem deixasse o munícipio ou a primeira para quem chegasse. O nome foi uma homenagem da "Companhia Mogyana" ao maestro/ compositor campineiro de música clássica Carlos Gomes. Seu pátio era equipado com 4 linhas, sendo estas para embarque do café, em uma plataforma de embarque para pedras e gado.

No período anterior a retificação esta parada situava-se junto a fazenda Santa Rita do Mato Dentro, onde originou-se o povoado hoje conhecido como bairro do Carlos Gomes Velho. Com a retificação e o deslocamento da linha, repetiu-se o assentamento de famílias junto a estação, formando-se o bairro de Carlos Gomes Novo. Nesta Estação situam-se as oficinas de restauro da "Maria-Fumaça" de Campinas. Data da inauguração da estação nova foi em 18/11/1929.

71.

72.

73.

74. Propaganda retrô, tinha várias delas no carro-restaurante. O trem é bastante nostálgico.

75.

76.

77.

78.

79.

80.

81.

82.

83.

84.

85.

86.

87.

88.

89.

90.

91.

92.

93. Jaguariúna surgindo no horizonte.

94.

95. Esse viaduto é novo no trem turístico, antigamente o trem parava antes numa parada, depois expandiram a linha até a estação, onde tem restaurante, museu, muitas coisinhas para agradar os turistas.

96.

97. Estação de Jaguariúna.

98.

Muito Obrigado!

Ps: Fiquei na dúvida quanto ao lugar para criar esse thread, mas como o foco é nas paisagens acredito que o Fóruns Brasileiros é o lugar certo, mas caso não possa, peço que os moderadores movam para o lugar certo.

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Belíssimo registro!
Tive a oportunidade incrível de fazer esse passeio no ano passado. Valeu cada centavo!
É a oportunidade histórica de conhecer como eram as viagens de trem antigamente.
Mas é bom dizer duas coisas: o trem dá uns trancos e não é muito recomendável ficar para fora, já que as fagulhas da maria-fumaça eram e continuam sendo um risco aos olhos e à roupa dos incautos! ;) Sem contar que os banheiros dos carros de passageiros (que os atendentes da ABPF fazem questão de dizer que não são vagões! :nono:) funcionam naquele velho esquema: largando tudo nos trilhos (vê-se tudo passando pelo buraco). :lol:

Sério, essa deve ser a atração turística mais interessante de Campinas.
E desde que foi refeito o trecho final de Jaguariúna (a cidade destruiu o trecho final em 1985), o que fazia a linha ir somente até uma parada pouco antes do Rio Jaguari e voltar de ré), agora pode-se ir e voltar com tranquilidade, estação a estação, e voltando na direção correta graças a um girador que veio de não sei onde!

Parabéns pelo trabalho! :applause:
Ficou ótimo! :)

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Muito legal esse passeio de Maria Fumaça Campinas/Jaguariuna. :cheers:

Obrigado por mostrar. :eek:kay:

·
Bandeirantes
3,184 Posts
Legal este passeio, mas este trem vai para Campos do Jordão? Não é muito longe de Campinas-Jaguariúna?

·
Cidadão
722 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Belíssimo registro!
Tive a oportunidade incrível de fazer esse passeio no ano passado. Valeu cada centavo!
É a oportunidade histórica de conhecer como eram as viagens de trem antigamente.
Mas é bom dizer duas coisas: o trem dá uns trancos e não é muito recomendável ficar para fora, já que as fagulhas da maria-fumaça eram e continuam sendo um risco aos olhos e à roupa dos incautos! ;) Sem contar que os banheiros dos carros de passageiros (que os atendentes da ABPF fazem questão de dizer que não são vagões! :nono:) funcionam naquele velho esquema: largando tudo nos trilhos (vê-se tudo passando pelo buraco). :lol:

Sério, essa deve ser a atração turística mais interessante de Campinas.
E desde que foi refeito o trecho final de Jaguariúna (a cidade destruiu o trecho final em 1985), o que fazia a linha ir somente até uma parada pouco antes do Rio Jaguari e voltar de ré), agora pode-se ir e voltar com tranquilidade, estação a estação, e voltando na direção correta graças a um girador que veio de não sei onde!

Parabéns pelo trabalho! :applause:
Ficou ótimo! :)
Obrigado Fabius! Valeu pelo apoio!
E falou tudo, aliás as fagulhas dão mais sustos que os trancos na viagem, e o banheiro me fez perder a vontade de ir nele :lol::lol::lol:. Mas é legal por que nesse sentido é bem cara de como viajava em outros tempos.

E a explicação de vagão e carro é bem instrutiva :lol::lol::lol:

Realmente eu também acho que é um dos atrativos campineiros mais interessante. E a extensão até a estação de Jaguariúna ficou ótima mesmo, e deu um gás ali naquela região ali da rodoviária de lá. Aliás queriam fazer o mesmo sentido Campinas terminando ali próximo ao Taquaral, mas acho que nem está mais de pé essa história.

Legal este passeio, mas este trem vai para Campos do Jordão? Não é muito longe de Campinas-Jaguariúna?
Valeu MicBrazil! Foi fail meu :lol: Corrigi já.

Muito legal esse passeio de Maria Fumaça Campinas/Jaguariuna. :cheers:

Obrigado por mostrar. :eek:kay:
Obrigado Loro! Valeu! :)

Bastante interessante o passeio, tenho vontade de fazê-lo ainda(algum dia :D). Qual o valor dele atualmente?
Obrigado Erico! :eek:kay: É bastante interessante, mas carinho. R$ 60,00 por cabeça até Jaguariúna (passeio longo) e R$ 40,00 por cabeça até Tanquinho (passeio curto). Mas vale a pena! :)

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Bastante interessante o passeio, tenho vontade de fazê-lo ainda(algum dia :D). Qual o valor dele atualmente?
Ano passado estava em R$50,00 o passeio de ida e volta até Jaguariúna. Já vi que subiram para R$60,00. Existe também o passeio seccionado até Tanquinho, que custa R$40,00, mas tem custo-benefício pior.

Mais informações: http://www.mariafumacacampinas.com.br/

Obrigado Fabius! Valeu pelo apoio!
E falou tudo, aliás as fagulhas dão mais sustos que os trancos na viagem, e o banheiro me fez perder a vontade de ir nele :lol::lol::lol:. Mas é legal por que nesse sentido é bem cara de como viajava em outros tempos.

E a explicação de vagão e carro é bem instrutiva :lol::lol::lol:

Realmente eu também acho que é um dos atrativos campineiros mais interessante. E a extensão até a estação de Jaguariúna ficou ótima mesmo, e deu um gás ali naquela região ali da rodoviária de lá. Aliás queriam fazer o mesmo sentido Campinas terminando ali próximo ao Taquaral, mas acho que nem está mais de pé essa história.
Valeu! :)
Eu creio que a extensão até a Praça Arautos da Paz será feita, até mesmo porque parte da estrutura já foi feita. Só que com o clima político atual, certamente esse assunto não será prioridade tão cedo. Mas eu prefiro mil vezes ver a extensão até o Taquaral completa a que eles fiquem gastando dinheiro naquela caravela. Sem contar que a extensão até o Taquaral certamente vai tornar o passeio mais visível e atraente, já que a Estação Anhumas é mal-localizada e fica bem fora de mão, numa via estreita e sem estrutura, próxima de uma armadilha da Rod. D. Pedro I. No Taquaral seria turisticamente mais interessante, por assim dizer.

·
PAPITO
9,863 Posts
Maravilha. Fiz um passeio desse no Trem das Águas em setembro/2011 entre São Lourenço/MG e Soledade de Minas/MG. Voltar ao passado é uma delícia. Parabéns pelo passeio e obrigado pelo thread.

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Já fiz esse passeio quando ia até somente a beria do rio. Agora indo até a estação de Jaguariúna está mais interessante.
Uma destas estações (talvez a estação Anhumas) é bastante utilizada para gravações de novelas de época da TV Globo. :eek:kay:
Não acho que eles usem Anhumas, que embora seja grande tem o entorno mais descaracterizado. Pela mesma razão não usam Jaguariúna. Carlos Gomes tem a oficina da ABPF. Desembargador Furtado está em mau estado. Restam Pedro Américo e Tanquinho, mas eu acho que eles gostam de filmar em Tanquinho.

·
Cidadão
722 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Maravilha. Fiz um passeio desse no Trem das Águas em setembro/2011 entre São Lourenço/MG e Soledade de Minas/MG. Voltar ao passado é uma delícia. Parabéns pelo passeio e obrigado pelo thread.
Gostei do passeio e das fotos. Também pretendo algum dia fazer esse percurso.
Obrigado pessoal! Que bom que vocês gostaram do passeio. Valeu! :eek:kay:}

Papitoba realmente a volta o passado é uma delícia e deve ser legal também esse Trem das Águas, que aliás são das mesma pessoas que cuidam do trem de Campinas.

Já fiz esse passeio quando ia até somente a beria do rio. Agora indo até a estação de Jaguariúna está mais interessante.
Uma destas estações (talvez a estação Anhumas) é bastante utilizada para gravações de novelas de época da TV Globo. :eek:kay:
Não acho que eles usem Anhumas, que embora seja grande tem o entorno mais descaracterizado. Pela mesma razão não usam Jaguariúna. Carlos Gomes tem a oficina da ABPF. Desembargador Furtado está em mau estado. Restam Pedro Américo e Tanquinho, mas eu acho que eles gostam de filmar em Tanquinho.
Pelo que eu já ouvi e pelo google que busquei aqui agora são em Carlos Gomes e em Pedro Américo que são gravadas as novelas, mais a primeira.

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
(...)
Pelo que eu já ouvi e pelo google que busquei aqui agora são em Carlos Gomes e em Pedro Américo que são gravadas as novelas, mais a primeira.
:doh: Como pude me esquecer de Pedro Américo? Pedro Américo é uma estação em bom estado e está numa região que não tem muita ocupação.

Carlos Gomes mais ainda, é o último bairro de Campinas no sentido Jaguariúna, extremo norte da cidade, totalmente rural...

·
Registered
3,350 Posts
Ótima viagem, mesmo que alguns detalhes precisem de melhor conservação.

Gostei bastante do thread, parabéns!

Belíssimo registro!
os banheiros dos carros de passageiros (que os atendentes da ABPF fazem questão de dizer que não são vagões! :nono:) funcionam naquele velho esquema: largando tudo nos trilhos (vê-se tudo passando pelo buraco). :lol:
Talvez isso ajude na conservação da ferrovia. rsrsr

·
Mobilidade Urbana Moderna
3,898 Posts
^^
Parabens pelas fotos e pelo Passeio Amigo :), conheço esses lugares e sou de Campinas :) :).

^^Ficou muito Show suas fotos, e toda vez que vejo novas divulgaçoes sobre a MAria Fumaça de Campinas, sempre agradeço a Deus em primeiro lugar, e depois a ABPF(Associaçao Brasileira de Preservaçao das Ferrovias) por estar mantendo e preservando, agradeço mesmo todos os dias por isso, porque também sou apaixonado por trens desde pequeno :).

^^Imagina se a ABPF nao axistisse? E se todo esse Patrimônio fosse Jogado nas maos do Governo Federal e Estadual? Ou entao, se a ABPF largasse tudo isso e botar de volta nas maos do Governo, e depois o Governo Privatizar esse Antigo Trecho da Mogiana para ALL, MRS ou FCA? Imagina?? Que destino iria..... já imaginaram?

^^Pois ehh, graças a ABPF, que ainda Campinas possui um pequeno Trecho de Trens de Passageiros de forma Turística :). E um Ponto Turístico da Cidade que atrai até pessoas de fora.

^^Só uma coisa que ainda estou muito triste e lamento OS IMCOPETENTES DA ADMINISTRAÇAO PUBLICA DE CAMPINAS, e do abandono das obras do Prolongamento da Linha da MAria Fumaça, até a Praça Araustos da Paz(ao lado do Parque Taquaral) que estão abandonadas há mais de 1 ano. Por pura incopetencia do Governo, a Construtora que pegou o serviço e largou em menos de 6 meses após o início das obras, porque queriam aditivos (Aditivos?? sim! As Construtoras também nao sao "santinhas" não..) e o Governo nao teve mais recursos (dizem que a Prefeitura recusou dar Aditivos, na verdade nao sei bem detalhes da história...).

^^Infelizmente é isso, as obras do Prolongamento dos trilhos da Maria Fumaça desde a Estaçao Anhumas até a Lagoa do Taquaral, estão abandonadas e sem previsão nenhuma a curto prazo de retomadas(tudo isso, só ficaram para próxima Administraçao a partir de 2013). Enquanto Jaguariúna fez sua parte em 2006 e a Prefeitura da Cidade estao de Parabens até hoje, no caso de Campinas é de lamentar...:(.

^^Se a Maria Fumaça estivesse extendido até o Parque Taquaral em Campinas, acredito que triplicaria ainda mais a demanda de Turista nos Trens, teria muito mais atrações nos Finais de Semana além que a Regiao do Parque Taquaral já tem(Exemplo: Passeio de Bondinhos ao redor da Lagoa).

^^Até Eu mesmo :lol:, se tivesse a Maria Fumaça até o Parque Taquaral, eu deixaria meu carro no Estacionamento do Parque, comprava a Passagem do Trem, esperava o Trem chegar, e depois ir até Jaguariuna e lá almoçar no Restaurante da Estação da Cidade, depois dar umas voltinhas (a Cidade é bem bonita, principalmente por ter Fazendas, e casas Arquitetônicas Clássicas) na Cidade, e depois voltar de Trem, dar uma caminhadas no Parque Taquaral (Campinas) e depois pegar meu carro e ir embora. É isso que tenho mesmo vondade de fazer, se um dia a Maria Fumaça estiver Extendido até o Parque Taquaral.

Abraços Amigo, desculpe se eu falei demais, mais era tudo o que Eu queria falar sobre o Passeio de Maria Fumaça. Ficou muito legal as imagens. Agradecido :)! Ass: Paulo Lima de Campinas-SP

·
Registered
8,856 Posts
Boa ideia de thread, Cidadaoris. Certamente um belo passeio.
As paisagens naturais foram as melhores, embora sempre com algum elemento urbano próximo.
Casas de ferrovários sempre rendem boas fotografias. Conheço várias que hoje servem de moradias à outras pessoas, muitas de baixa renda e em mau estado de conservação.

Anhumas é o nome da cidade vizinha da minha. Certa vez, eu embarquei em Pedreira no circular Rápido Serrano para Campinas e no bilhete da passagem estava uma lista de nomes de cidades e lugares da região, dentre eles Anhumas. Fiquei imaginando como aquele nome foi parar ali. Acho que meu subconsciente estava torcendo para que seja a Anhumas daqui para que eu fizesse uma viagem direta. :lol:

Parabéns!

·
Cidadão
722 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Ótima viagem, mesmo que alguns detalhes precisem de melhor conservação.

Gostei bastante do thread, parabéns!

Talvez isso ajude na conservação da ferrovia. rsrsr
Obrigado Antoniogran! Valeu pela visita.
Tem algumas falhas, mesmo na conservação, não dá pra negar. Mas pela estrutura que eles possuem, é incrível o que eles fazem.

^^
Parabens pelas fotos e pelo Passeio Amigo :), conheço esses lugares e sou de Campinas :) :).

^^Ficou muito Show suas fotos, e toda vez que vejo novas divulgaçoes sobre a MAria Fumaça de Campinas, sempre agradeço a Deus em primeiro lugar, e depois a ABPF(Associaçao Brasileira de Preservaçao das Ferrovias) por estar mantendo e preservando, agradeço mesmo todos os dias por isso, porque também sou apaixonado por trens desde pequeno :).

^^Imagina se a ABPF nao axistisse? E se todo esse Patrimônio fosse Jogado nas maos do Governo Federal e Estadual? Ou entao, se a ABPF largasse tudo isso e botar de volta nas maos do Governo, e depois o Governo Privatizar esse Antigo Trecho da Mogiana para ALL, MRS ou FCA? Imagina?? Que destino iria..... já imaginaram?

^^Pois ehh, graças a ABPF, que ainda Campinas possui um pequeno Trecho de Trens de Passageiros de forma Turística :). E um Ponto Turístico da Cidade que atrai até pessoas de fora.

^^Só uma coisa que ainda estou muito triste e lamento OS IMCOPETENTES DA ADMINISTRAÇAO PUBLICA DE CAMPINAS, e do abandono das obras do Prolongamento da Linha da MAria Fumaça, até a Praça Araustos da Paz(ao lado do Parque Taquaral) que estão abandonadas há mais de 1 ano. Por pura incopetencia do Governo, a Construtora que pegou o serviço e largou em menos de 6 meses após o início das obras, porque queriam aditivos (Aditivos?? sim! As Construtoras também nao sao "santinhas" não..) e o Governo nao teve mais recursos (dizem que a Prefeitura recusou dar Aditivos, na verdade nao sei bem detalhes da história...).

^^Infelizmente é isso, as obras do Prolongamento dos trilhos da Maria Fumaça desde a Estaçao Anhumas até a Lagoa do Taquaral, estão abandonadas e sem previsão nenhuma a curto prazo de retomadas(tudo isso, só ficaram para próxima Administraçao a partir de 2013). Enquanto Jaguariúna fez sua parte em 2006 e a Prefeitura da Cidade estao de Parabens até hoje, no caso de Campinas é de lamentar...:(.

^^Se a Maria Fumaça estivesse extendido até o Parque Taquaral em Campinas, acredito que triplicaria ainda mais a demanda de Turista nos Trens, teria muito mais atrações nos Finais de Semana além que a Regiao do Parque Taquaral já tem(Exemplo: Passeio de Bondinhos ao redor da Lagoa).

^^Até Eu mesmo :lol:, se tivesse a Maria Fumaça até o Parque Taquaral, eu deixaria meu carro no Estacionamento do Parque, comprava a Passagem do Trem, esperava o Trem chegar, e depois ir até Jaguariuna e lá almoçar no Restaurante da Estação da Cidade, depois dar umas voltinhas (a Cidade é bem bonita, principalmente por ter Fazendas, e casas Arquitetônicas Clássicas) na Cidade, e depois voltar de Trem, dar uma caminhadas no Parque Taquaral (Campinas) e depois pegar meu carro e ir embora. É isso que tenho mesmo vondade de fazer, se um dia a Maria Fumaça estiver Extendido até o Parque Taquaral.

Abraços Amigo, desculpe se eu falei demais, mais era tudo o que Eu queria falar sobre o Passeio de Maria Fumaça. Ficou muito legal as imagens. Agradecido :)! Ass: Paulo Lima de Campinas-SP
Valeu Paulo! Valeu pelo comentário e pela presença amigo! Imagina, falou tudo.

E concordo contigo, uma coisa realmente que tem se elogiar é a ABPF pelo trabalho que realiza de preservar pelo menos um pouco do patrimônio ferroviário e da história do país isso sem apoio governamental. Não só o de Campinas como os outros trechos pelo país.

Se infelizmente perdemos o transporte de passageiros, que acabaram ficando "obsoletos" pela degradação, abandono e desinteresse; inciativas como essa ajudam a restaurar a memória e importância desse meio de transporte através do turismo e da história e quem sabe num futuro alguém inspirado nisso não traga de volta os trens ao Brasil. #Momento Ufanista

Quanto a extensão de Campinas, seria excelente mesmo para o turismo e para os moradores, pena que como o Fabius disse ali em cima não há "clima" para isso, infelizmente. Mas torço para que saia ainda um dia, mas parece que vai se arrastar muito.

Boa ideia de thread, Cidadaoris. Certamente um belo passeio.
As paisagens naturais foram as melhores, embora sempre com algum elemento urbano próximo.
Casas de ferrovários sempre rendem boas fotografias. Conheço várias que hoje servem de moradias à outras pessoas, muitas de baixa renda e em mau estado de conservação.
Oi Lucas! Muito obrigado!
É sim, um belo passeio sim, com belas paisagens naturais. Quanto ao elemento urbano, ai nem tem muito jeito, principalmete que ai é hoje um dos lado que a cidade de Campinas mais cresce que é no sentido norte.
As casas de ferroviários são sempre interessante, sempre me chamou atenção elas. Mesmo essas das fotos servem de moradias à outras pessoas, mas as ocupadas felizmente estão na maioria em bom estado de conservação.

Anhumas é o nome da cidade vizinha da minha. Certa vez, eu embarquei em Pedreira no circular Rápido Serrano para Campinas e no bilhete da passagem estava uma lista de nomes de cidades e lugares da região, dentre eles Anhumas. Fiquei imaginando como aquele nome foi parar ali. Acho que meu subconsciente estava torcendo para que seja a Anhumas daqui para que eu fizesse uma viagem direta. :lol:

Parabéns!
:lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Pior que também fizeram um comentário parecido no meu facebook quando postei lá com a Anhumas da região de Prudente. Eu nem lembrava dessa cidade :lol:. Será que tem um thread por aqui dela?

1 - 18 of 18 Posts