SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Banned
546 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
DIÁRIO DE CUIABÁ

Pagot anuncia ferrovia e obras para Mato Grosso
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=316904
Da Reportagem

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (Dnit), Luiz Antonio Pagot, anunciou ontem em Brasília uma nova ferrovia e obras para Mato Grosso. Primeiro, a autorização para a construção da Ferrovia Centro-Oeste, que chegará até Lucas do Rio Verde (MT) e cortará Mato Grosso no sentido leste-oeste, de Goiás até Rondônia. Segundo Pagot, o início das obras acontece ainda este mês, do asfaltamento dos últimos 53 quilômetros da BR-163 no estado até a fronteira com o Pará. Por ultimo, a abertura de licitação para a recuperação do asfalto em quarto trechos da BR-163, de Lucas do Rio Verde até Nova Santa Helena.

Para Pagot, no momento em que todos os estados da Federação querem ferrovias é muito importante para Mato Grosso conseguir a aprovação do Plano Nacional de Viação Ferroviário, através da Medida Provisória 427, que prevê a construção da Ferrovia Centro-Oeste, ligando a Ferrovia Norte-Sul, em Uruaçu (GO), passando por Lucas do Rio Verde (MT), seguindo até Vilhena, em Rondônia.

Com 1.500 quilômetros de extensão, a EF 246, como ela é oficialmente denominada, tende a ser a principal via para escoar a produção de Mato Grosso até o porto de Itaqui, no Maranhão. O processo de implantação da ferrovia começa com a licitação do projeto, que tem a previsão de ser aprovado até o final de 2009. Em seguida, começa a construção da obra que deve ser feita através de Parceria Público-Privada (PPP), com a participação da estatal Valec e de empresas privadas, segundo Pagot.

O início das obras de asfaltamento de 53 quilômetros da BR-163, de Guarantã do Norte até a fronteira com o Pará, começa este mês e será efetuada pelo Exército, através do 9º BEC. A obra está orçada em R$ 65 milhões e deve estar concluída em dois anos.

Já os quatro trechos da BR-163 que serão refeitos, de Lucas do Rio Verde até Nova Santa Helena, consumirão R$ 160 milhões e devem estar prontos até o final de 2009. “Esta obra é muito importante, pois vamos refazer todo o asfalto do trecho mais importante da 163, que passa por Sorriso e Sinop”, disse Luiz Antonio Pagot.

Para Pagot o anúncio destas obras só foi possível graças ao empenho do presidente Lula para atender o estado.

·
8,109 Posts
Ótima notícia! O transporte ferroviário deveria ser incentivado em nosso país...Possuímos grandes áreas sem qualquer ligação ferroviária ainda! Parabéns!

·
bye Iguaçu, hi Tietê
11,597 Posts
Antes desta, tem de sair a Ferronorte, que andava parada e recentemente se anunciou que se construirá mais um trecho, por investimento da ALL logística. Acho que seria a primeira via nova construída pelas concessionárias. Se funcionar, pode ser promissor para as outras vias.

·
Registered
8,139 Posts
E além dessas as em pontilhado, a ligação entre PVH e MAO, também, deveriam sair do papel.
Outra estratégica é a junção das "pontas soltas" no NE. Teresina - Juazeiro da Bahia, Missão Velha - Crateús no CE e Natal - Fortaleza...

Tomara que o investimente feroviário seja levado a sério. Com a abertura para as cargas logo vem para passageiros. E depois de implantadas que comece o plano de duplicação e eletrificação , a não ser que haja um propulsão mais eficiente que elétrica.

·
Goldfinger
3,743 Posts
Boa notícia, acredito que saíra sim. A soja é um dos carros chefes da economia/exportações. Creio que há uma atenção especial quanto a isso.

·
Registered
6,426 Posts
São traçados que ajudarão (ajudariam) a obter o tão sonhado escoamento de grãos e outros produtos no país, apesar de erros em locações de algumas cidades, como Açaílândia (que não fica onde está sendo mostrada).
Resta apenas torcer pra que nada dê errado e que daqui alguns anos tudo isso possa ser realidade, enquanto isso, apenas o Tocantins pode desfrutar (parcialmente) de todo esse projeto.

·
R.I.P. Niki
20,662 Posts
Tem outro tópico sobre essa ferrovia. Podiam juntar os dois. :)

Antes desta, tem de sair a Ferronorte, que andava parada e recentemente se anunciou que se construirá mais um trecho, por investimento da ALL logística. Acho que seria a primeira via nova construída pelas concessionárias. Se funcionar, pode ser promissor para as outras vias.
Gerd, vc sabe qual trecho da Ferronorte será feito?

Outra pergunta, "Gerd" é abreviação de "Gerhard"? :D

·
R.I.P. Niki
20,662 Posts
^^ Só até Rondonópolis? Achei que chegaria pelo menos em Cuiabá... :(

Mas o seu nome é Gerd ou Gerhard? Eu perguntei porque meu sobrenome é Gerhardt (com "t" no final) e eu sei que Gerd é abrevição de Gerhard. Por exemplo, o Gerd Müller (artilheiro da seleção alemã nos anos 70) se chama Gerhard Müller. :)

Ah, não entendi essa de território da mostosserra. Se for essa região onde a Ferronorte vai passar, a motosserra já passou por essa área há décadas :D (a não ser no oeste do PA, que ainda é uma região de mata fechada). Hoje é a região do boi, da soja, do arroz, do milho, do feijão...

·
bye Iguaçu, hi Tietê
11,597 Posts
Não estava falando sobre a ferronorte quando falei da motosserra, acho que esta ferrovia (que ganhou o nome de um político ilustremente desconhecido) já passa por partes mais "colonizadas" do Mato Grosso (que não conheço, a despeito de ter um cunhado tentando estabelecer uma base de turismo de aventura em Nobres). É a esta nova ferrovia que estava me referindo, que passa pelo norte do estado, região que, parece, é recordista de desmatamento. Aliás, deve passar bem próximo do parque indígena do Xingu...

Meu nome é Gerd, mesmo. E não sabia que o meu xará artilheiro (com quem só tenho em comum o nome :) ) não é meu xará; o recente chanceler alemão Gerhard Schroeder também era chamado de Gerd nos jornais. Mas a versão curta é relativamente comum como nome próprio (tanto que, quando morava nos arredores de Campo Belo, SP, havia 3 estabelecimentos comerciais com meu nome).

1 - 20 of 23 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.