Skyscraper City Forum banner
1 - 7 of 7 Posts

·
Baiano sim senhor!
Joined
·
41,898 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Tribuna da Bahia 24/05/2007


A ferrovia Oeste-Leste, uma reivindicação antiga dos produtores da região Oeste da Bahia, foi o tema central do discurso do governador da Bahia, Jaques Wagner, durante a abertura da terceira edição da maior feira de agronegócios do Estado, a Agrishow LEM, no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano. Wagner assumiu como bandeira do seu governo trabalhar para que, dentro de quatro anos, o projeto possa sair do papel. De acordo com o governador, a ferrovia ligando Luís Eduardo Magalhães ao município de Brumado, integrada à Ferrovia Centro Atlântica (FCA), seria um fator de desenvolvimento e integração estadual. A Agrishow-LEM 2007 foi aberta oficialmente pelo presidente regional da feira, Humberto Santa Cruz, e pelo prefeito do município, Oziel de Oliveira.
“Meu sonho é, dentro de quatro anos, ver esse trem saindo do Oeste e chegando ao Atlântico. Se o presidente Lula quisesse me dar um presente, seria essa ferrovia”, afirmou o governador para uma platéia repleta que, indiferente ao sol do meio-dia, ouvia com atenção a novidade. Wagner também anunciou mudança nas regras do Programa de Apoio à Cultura do Algodão, Proalba, que concede benefício fiscal de até 50% do valor do ICMS sobre a pluma na venda para outros estados brasileiros. Nos moldes atuais, o incentivo do Proalba estava sendo anulado por alguns estados compradores, penalizando o produto com benefício na origem. Atendendo a um pedido dos cotonicultores baianos, o governo do Estado decretou a redução de 17% para 12% do valor do ICMS incidente nas operações comerciais de pluma de algodão beneficiadas com o Proalba.
“Esta mudança na legislação altera seu mecanismo operacional, sem causar impacto fiscal ao Estado. O resultado disso é a garantia da competitividade ao produtor de algodão da Bahia”, afirmou o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Walter Horita.
Ainda durante a cerimônia de abertura, Jaques Wagner lançou a pedra fundamental do Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologia Agrícola (CPTA). Previstas para ser concluídas no próximo ano, as obras do centro são custeadas com recursos do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro). A expectativa é que o CPTA se torne uma referência na busca por melhores produtividades não apenas para o algodão, mas para outras culturas, como milho, café e cana-de-açúcar.
 

·
Banned
Joined
·
4,272 Posts
O Wagner ao invés de usar o prestígio político, sua força eleitoral, ele espera que o Lula lhe dê uma ferrovia de presente. Mas, conhecendo o estilo Wagner, ele se contentará com um litro de Johnnie Walker Blue Label.
 
1 - 7 of 7 Posts
Top