Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Leão
Joined
·
8,155 Posts
Discussion Starter · #1 ·


História do Festival

O Festribal é uma vertente do Festival Folclórico de Juriti, uma das maiores manifestações culturais da Amazônia. É realizado sempre no último final de semana do mês de julho ou início de agosto. O palco das apresentações é o "Tribódromo", arena onde as tribos se apresentam. No tribódromo as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) se enfrentam pela conquista de mais um título.

A festa retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival.

O Festribal nasceu como uma ramificação do Festival Folclórico de Juruti.

O festival folclórico apresentava cordões de pássaros, quadrilhas, bumba-meu-boi, e carimbó.

Em 1993, surge uma dança com coreografia indígena de nome "Tribo Munduruku". Como não havia essa categoria no festival, no ano seguinte foi criado um outro grupo entitulado "Tribo Muirapinima" para concorrer com os Mundurucus. A primeira disputa entre as duas tribos ocorreu em 1995.

Tribo Munduruku

Foi fundada em 1993 e suas cores são o vermelho e o amarelo. É a tribo que conquistou mais títulos no Festribal. Em 2004 levou o título com o tema: "Índios da Amazônia".

Tribo Muirapinima

Foi fundada em 1994 e suas cores são vermelho e azul. A tribo surgiu da Dança do Fogo (grupo de coreografia indígena do Colégio Américo Lima). Em 2004 apresentou o tema: "Crenças, Cantos e Danças Tribais”.

Rivalidade Histórica

O nascimento de um curumim com traços diferentes (mais claro e cabelo avermelhado) na aldeia Munduruku não foi bem aceito. A familia do curumim se rebelou contra o cacique Munduruku e junto com mais alguns índios se refugiou às margens do Lago do Juruti-Velho, onde havia um bosque de Muirapinimas, árvore cuja madeira de lei era utilizada para a fabricação de móveis no período colonial. Em homenagem à árvore, a Tribo dissidente se auto-denominou Muirapinima e passou a ser inimiga da sua antiga Tribo Munduruku.

http://portalamazonia-teste.tempsite.ws/sites/festribal/conteudo-menu.php?idM=2494
 

·
Leão
Joined
·
8,155 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Amazon Sat viaja a Juruti

Uma equipe de 28 profissionais embarcou dia 26 de julho para o desafio de cobrir e transmitir ao vivo do XV Festribal, festival das tribos de Juruti. A cidade está localizada na região oeste do estado do Pará, e, desde a saída de Manaus foram 26 horas de navegação pelo rio Amazonas. Sob o comando do “capitão gancho” como é conhecido o comandante Alfeu, do barco Velho Arthur II, a equipe do Amazon Sat percorreu mais de 500 quilômetros em velocidade média de 9,5 nós, pouco mais de 20 quilômetros por hora.
“A viagem transcorreu normalmente em boas condições meteorológicas. Apesar de cheio o rio Amazonas ainda não oferece muitos perigos à navegação noturna.” Comentou Alfeu sobre os troncos que descem o rio nesse período.
No porto da cidade de Juruti a embarcação se transforma em base de operações e alojamento para os profissionais. O ambiente privilegiado pela paisagem exuberante do rio Amazonas é lugar de reuniões e acertos técnicos. Focados no resultado, todos têm espaço para sugerir a melhor maneira de executar matérias e definir as estratégias para a grande transmissão.
“Pessoal, nós somos privilegiados de poder fazer reuniões em um ambiente como esse. Somos uma equipe jovem, muitos estão aqui pela primeira vez, mas todos estão integrados ao objetivo de fazer o melhor e mostrar a cara e voz tribal de Juruti.” Incentiva Luciano Maia, Superintendente de Programação e Conteúdo do Amazon Sat.
Sofia Fontes é apresentadora no canal e está pela primeira vez no ambiente movimentado das grandes transmissões. Motivada pela ansiedade, ela se viu surpreendida pela proporção do evento. Fato compartilhado pelos mais experientes.
“Eu confesso que no início estava um pouco preocupada, mas agora que já conheci melhor as pessoas e o evento fico tranqüila e mais motivada.” Desabafa Sofia com sorriso jovem e amazônico.
Assim, todos têm se revezado nas atividades de captação de imagens, edição e finalização dos materiais gravados. A interatividade é uma das ferramentas que chegam para somar ao conteúdo da transmissão. De acordo com Suelem Cabral, responsável pelo site do evento, captação e publicação e fotos de bastidores, a experiência é dasafiadora.
“As imagens são as melhores, o ambiente amazônico ajuda muito na hora de superar as dificuldades tecnológicas.” Comenta Suelem enquanto prepara as fotos para o credenciamento da equipe.
Por Amaral Augusto, repórter do Amazon Sat.
Mais fotos dos bastidores dessa viagem emocionante você encontra em nossa galeria.




http://portalamazonia-teste.tempsite.ws/sites/festribal/noticia.php?idN=21693
 

·
Leão
Joined
·
8,155 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Amazon Sat transmite 15º Festribal

O Amazon Sat, canal temático da Amazônia, realizará, com uma equipe de 28 profissionais, a transmissão do Festival das Tribos de Juruti (Festribal), que ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto no Estado do Pará. O gerente de produção do canal, Onofre Martins, afirma que a emissora mostrará flashes ao vivo durante os dois primeiros dias de festa e fará a transmissão ao vivo do último dia. “Serão, ao todo, 7 horas no ar com as emoções da manifestação das tribos concorrentes”, diz. Para o dia seguinte (2/08), Onofre destaca que o Amazon Sat também estará presente para divulgar a apuração do resultado.

Para garantir a qualidade de imagem e som ao telespectador, o gerente ressalta que serão usadas 8 câmeras de vídeo, incluindo uma que ficará na grua e uma steadycam (que não treme mesmo em movimento), para imagens do alto e entre os artistas, respectivamente. A apresentação será de Amaral Augusto, com o auxílio das repórteres Sofia Stéfane e Nathália Nascimento.

Do município de Juruti, no Pará, para todo o Brasil, o Amazon Sat levará a rivalidade entre as tribos Munduruku e Muirapimina, que embelezam o chamado Festribal. Esta é a segunda vez que o canal faz a transmissão do evento. Esta é a terceira grande festa do Pará, ficando atrás apenas do Círio de Nazaré (Belém) e do Sairé (Santarém).






http://portalamazonia-teste.tempsite.ws/sites/festribal/noticia.php?idN=21420
 

·
Manaus, Amazonas, Brasil
Joined
·
10,881 Posts
Muitos artistas amazonenses viajam até Juruti para produzir alegorias e fantasias. A festa é bastante conhecida na Macrorregião de Parintins (AM), região do Baixo Amazonas. Em Manaus, o Çairé (Sairé) é mais conhecido do que o Festribal, mas com a divulgação do Amazon Sat, o festival de Juruti tem tudo para se tornar famoso.
O Amazon Sat está de parabéns por divulgar para o mundo esse belo festival folclórico amazônico.
 

·
Leão
Joined
·
8,155 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Muitos artistas amazonenses viajam até Juruti para produzir alegorias e fantasias. A festa é bastante conhecida na Macrorregião de Parintins (AM), região do Baixo Amazonas. Em Manaus, o Çairé (Sairé) é mais conhecido do que o Festribal, mas com a divulgação do Amazon Sat, o festival de Juruti tem tudo para se tornar famoso.
O Amazon Sat está de parabéns por divulgar para o mundo esse belo festival folclórico amazônico.
essa festa é a 3ª maior do estado atrás apenas do Cirio de Nazaré e o Çairé
 

·
Manaus, Amazonas, Brasil
Joined
·
10,881 Posts
essa festa é a 3ª maior do estado atrás apenas do Cirio de Nazaré e o Çairé
Sim, eu sei. O Çairé e o Festribal lembram bastante a maior festa do Amazonas: o Festival Folclórico de Parintins.
 

·
Manaus, Amazonas, Brasil
Joined
·
10,881 Posts
Eu queria saber qual é a numeração desse canal.
Acesse o site do Amazon Sat e veja a programação ao vivo:

http://portalamazonia.globo.com/amazonsat/

Para quem mora nos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima o Amazon Sat é uma emissora UHF de canal aberto. Nos demais estados brasileros, pode ser sintonizado por parabólica ou pela internet.
 

·
Leão
Joined
·
8,155 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Tribos mirins fizeram a festa no Festribal

Depois do sucesso do show da cantora baiana Gil e Banda na abertura do XV Festival das Tribos Indígenas de Juruti, nesta quinta-feira, 30, ontem, dia 31 de julho foi a vez das tribos mirins Muirapinima e Munduruku fazerem a festa para a população local e visitantes.

As arquibancadas do Tribódromo lotaram para ver as crianças dançarem. As apresentações iniciaram às 21h e cada tribo teve uma hora para se apresentar. Depois das tribos as atrações foram o trio paraense Nilson Chave, Marco Monteiro e Lucinha Bastos que fizeram show Arena Cultural.

A apresentação das tribos mirins durante o Festribal de Juruti é uma iniciativa da coordenação do evento e da Prefeitura com o objetivo de despertar nas crianças o interesse pela cultura local, uma vez que elas serão os futuros coordenadores desse evento. Por outro lado, se trata de um momento de lazer para as crianças que ficavam de fora dessa festa que envolve toda a população. Com isso, elas têm o seu espaço garantido durante o Festival das Tribos.

A programação do Festribal 2009 termina hoje, sábado, o dia mais esperado da festa que é a apresentação das tribos Munduruku e Muirapinima. As apresentações começam às 20 horas e cada grupo tem 3 horas para fazer sua evolução. A tribo Munduruku entra primeiro na arena do Tribódromo, logo em seguida vem a tribo Muirapinima.

Os jurados vieram do Nordeste e vão analisar 17 itens para decidir quem é o campeão do Festribal. Entre os itens a serem julgados estão apresentador, porta estandarte, guardiã tribal, índia guerreira, pajé, tuxaua, levantador de cantos tribais.

A apuração do Festribal será no domingo às 16 horas quando a população se
concentra no Tribódromo para acompanhar o resultado final e comemorar o
título de 2009. Ano passado a tribo vencedora foi a Munduruku.





http://www.portaljuruti.com.br/noticias/noticias.htm
 

·
Leão
Joined
·
8,155 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Primeira noite do Festribal não registrou problemas

O Festival das Tribos do Juruti, oeste do Pará, teve início na noite de quinta-feira (30/07) com diversos shows e um público aproximado de 10 mil pessoas. A Polícia Militar empregou na primeira noite um efetivo de aproximadamente 100 homens para garantir a segurança da população da cidade e dos visitantes que vieram de municípios vizinhos para apreciar a disputa das tribos Mudurukus e Muirapinima que ocorre tradicionalmente no tribodromo localizado no centro da cidade.

O resultado do reforço no policiamento foi uma iniciativa do comando de policiamento regional I, através do comandante, coronel Agenor de Campos Coelho. Um efetivo

de 70 homens foi deslocado das cidades de Santarém, Monte Alegre, Oriximiná e Óbidos para proporcionar um festival de paz como tradicionalmente acontece em Juruti.

Assim como ocorreu nessa primeira noite a segurança será estendida por mais dois dias 31/07 quando ocorre a apresentação das crianças e 01/08 na disputa das tribos.

O ponto alto da festa foi um show da cantora baiana Gil e banda, mas apesar da alegria com a festa o público se divertiu com moderação e nenhuma ocorrência grave foi registrada durante toda a noite.

O comandante do policiamento na cidade capitão Marcos Clayton Gerônimo de Sousa afirma que o objetivo maior da polícia é garantir que o povo tenha seu direito à diversão com a maior segurança possível, “O policiamento foi aumentado e a polícia com a colaboração da população de Juruti conseguiu sucesso no serviço de manter a ordem durante o evento”, afirma o capitão Marcos.



http://www.portaljuruti.com.br/noticias/noticias1.htm
 

·
Leão
Joined
·
8,155 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Tudo pronto para o Festribal.

O público de Juruti, no Oeste do Estado, se prepara para lotar pela 15ª vez o Tribódromo, arena onde as tribos Muirapinima e Munduruku vão se enfrentar. É o Festival das Tribos – Festribal, uma das maiores manifestações culturais do Pará, que acontece de 30 de Julho a 1º de Agosto.

No mês de Julho, a cidade já começou a receber mais visitantes que aguardam o dia da festa. As lojas se enchem de adereços inspirados na cultura indígena, nos tons amarelo e vermelho Munduruku ou azul e vermelho Muirapinima, cores que também enfeitam as ruas nessa época do ano. Os dois grupos se apresentam por três horas de coreografias, sons e efeitos visuais para conquistar os jurados, que avaliam 16 itens para decidir qual tribo é a vencedora.

As duas tribos realizam ensaios diários abertos ao público. "Nos preparamos muito, reforçamos a alimentação e tudo mais”, conta a dançarina Munduruku Lane Pereira, de 18 anos. “A cada ano estamos aperfeiçoando as danças. As coreografias estão empolgando em todos os ensaios”, comenta. Luan Lima, 22 anos, dançarino Muirapinima, diz que as coreografias da tribo estão muito bonitas. “São dois ensaios por dia e a expectativa é muito grande. A cada ano vamos nos organizando muito mais”, afirma.

Em 2008, o Festival das Tribos de Juruti foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado, o que deu mais visibilidade à festa, que tem como maior patrocinador a Prefeitura Popular de Juruti, que está investindo mais de R$ 1,5 milhão no evento. A festa recebe apoio do Governo do Estado, empresas contratadas da Mina de Juruti e Alcoa, que pelo sétimo ano consecutivo incentiva o Festribal.

Por mais um ano, os dois grupos trazem a mensagem da preservação ambiental nas suas apresentações. Sandra Andrade, Vice-presidente da tribo Muirapinima, diz que o tema a ser defendido na arena é “Natureza Sagrada”. “Esse ano, temos três equipes de confecção de alegorias e cinco artistas para confecção de fantasias. Nós estamos na reta final, cuidando dos acabamentos, mas tudo com muita tranqüilidade. A diferença é a nossa nova Porta-estandarte, item que carrega o símbolo da tribo”, explica.

Júnior Batista, Presidente e Apresentador Munduruku, diz que a tribo está preparada para vencer mais uma vez o Festribal. “A temática que teremos no Tribódromo é ‘Amazônia: Terra Mãe’, mais uma vez levantando a bandeira da conservação do planeta Terra e principalmente da Amazônia, a nossa morada sagrada. O projeto é muito bom, teremos inovações e mais uma vez o item Tribo Coreografada vai ser a sensação do festival”, antecipa.

As músicas do Festribal 2009 já são ouvidas em Juruti. Sebastião Júnior, produtor musical e vocalista da tribo Munduruku, diz que a novidade esse ano são músicas que animam a Galera, o que também conta pontos na avaliação dos jurados. “Por onde a gente passa aqui em Juruti, a gente ouve as músicas Mundurukus, até as crianças cantando”, diz o produtor.

“Estamos trabalhando desde Março de 2009 e as músicas estão bem dançantes”, conta Carlinhos Toada, vocalista da tribo Muirapinima. “A Galera já conhece nossas canções e a banda está completa e afinada. Estamos preparados para apresentar um grande espetáculo”, conclui.





http://www.portaljuruti.com.br/noticias/noticias2.htm
 

·
Leão
Joined
·
8,155 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
Muirapinima vence o Festribal.​


Com o tema Natureza Sagrada a tribo Muirapinima foi a campeã do XV Festribal. A apuração aconteceu nesta tarde no tribódromo.

A diferença foi de apenas 0,35 pontos. “Sabíamos que a diferença não seria grande, pois a tribo adversária é forte, mas estou muito feliz”, declarou Sandra Regina presidente da tribo.

Do tribódromo os torcedores seguiram para a Arena Cultural onde está acontecendo a festa da vitória.

"Vamos comemorar na Arena Cultural por que foi naquele bairro que o Muirapinima nasceu, devemos muito à aqueles moradores”, disse Sandra.

Fonte: PortalJuruti
 

·
Manaus, Amazonas, Brasil
Joined
·
10,881 Posts
Juriti fica bem próximo a Parintins (AM ) 4 Horas de viagem de um barco comum de passageiros
Do Porto de Parintins ao Porto de Juruti são apenas 45 minutos de lancha ("voadeira"). Fiz uma viagem de Parintins a Juruti em 2002 e foi muito rápido. :lol:
Nos barcos a jato, a duração da viagem também não passa de 50 minutos. Apenas nos barcos mais lentos a viagem passa de 3 horas.
 

·
SSC Brasil
Joined
·
3,774 Posts
Muirapinima vence o Festribal.​


Com o tema Natureza Sagrada a tribo Muirapinima foi a campeã do XV Festribal. A apuração aconteceu nesta tarde no tribódromo.

A diferença foi de apenas 0,35 pontos. “Sabíamos que a diferença não seria grande, pois a tribo adversária é forte, mas estou muito feliz”, declarou Sandra Regina presidente da tribo.

Do tribódromo os torcedores seguiram para a Arena Cultural onde está acontecendo a festa da vitória.

"Vamos comemorar na Arena Cultural por que foi naquele bairro que o Muirapinima nasceu, devemos muito à aqueles moradores”, disse Sandra.

Drigo CR, poste a fonte, por favor.
 
1 - 20 of 20 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top