SkyscraperCity banner

1 - 20 of 148 Posts

·
Moderator
Joined
·
158,723 Posts
Discussion Starter #1


Fiães é uma cidade e freguesia portuguesa do concelho de Santa Maria da Feira, com 6,58 km² de área e 7 991 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 1 214,4 hab/km².

A cidade de Fiães ocupando um território de 6,5 km² situada a cerca de 11 km da sede Concelhia, confina com as Freguesias de Caldas de São Jorge, Lobão, Sanguedo, Argoncilhe, Mozelos, Lourosa e São João de Vêr.

Com uma situação geográfica privilegiada, é irrigada pelos rios Uima, Novo, Gualtar ou Zuelas, também conhecido pelos locais como Rio-às-Avessas, por correr de poente para nascente, vindo a desaguar no Uima.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fiães_(Santa_Maria_da_Feira)



Património

Castro de Fiães
Igreja de Santa Maria Maior (matriz)
Ribeiras
Cruzeiro
Capelas de Nossa Senhora de Lurdes e das Almas, de Nossa Senhora da Conceição, do Senhor dos Aflitos e de Santa Maria
Cruzeiro e sepulturas (no lugar de Passais)
Cruzes dos Passos
Monte das Pedreiras
Escola EB 2/3 e secundária

http://www.jffiaes.pt/
 

·
Moderator
Joined
·
158,723 Posts
Discussion Starter #8

correiodafeira

“Ainda falta muita coisa. Fiães é uma freguesia com muitas carências” – começa por dizer o presidente da Junta, Bernardino Ribeiro, quando se menciona a sua freguesia. A “recuperação da rede viária” e os “problemas urbanísticos” são os principais obstáculos que Fiães enfrenta de momento. “É uma freguesia muito antiga, as casas estão em cima da rua” – revela Bernardino Ribeiro. Mas Fiães também tem coisas boas e de salientar são as suas infraestruturas. “O pavilhão gimnodesportivo, as piscinas, a zona desportiva, o miradouro, a USF [Unidade de Saúde Familiar] …” – enumera o presidente da Junta. A USF, inaugurada há cerca de quatro anos, tem trazido vários benefícios a Fiães. “Agora temos horário mais alargado, um atendimento muito personalizado. É uma mais-valia” – comenta Bernardino Ribeiro.
 

·
Moderator
Joined
·
158,723 Posts
Discussion Starter #14
Lourosa - Santa Maria da Feira



Lourosa é uma cidade portuguesa e freguesia do concelho de Santa Maria da Feira, com 6,41 km² de área e 8 636 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 1 347,3 hab/km².

O documento mais antigo que faz referência a Lourosa é datado de 1009 ("Laurosa"), por isso, depreende-se que Lourosa é anterior à formação e organização de Portugal. Lourosa é novamente referênciada em documentos de 1155, 1234, e 1251.[2] A freguesia de Lourosa, pertence ao Concelho de Santa Maria da Feira, confina a norte com as freguesias de Mozelos e Argoncilhe, a Sul com a de S. João de Vêr, a este com a de Fiães e a oeste com a de Lamas. Lourosa tem 6,41Km² de área e 10400 habitantes (2011). É constituída por vinte e um lugares: Aldeia Nova, Aldeiro, Além, Azenha, Boco, Cadinha, Casalinho, Casalmeão, Casas, Espinheira, Giestal, Igreja, Lavoura, Lourosa, Lourozela, Monte, Paço, Ribeira, Vendas de Baixo, Vendas Novas e Vila Verde.

Em 25 de Setembro de 1985 Lourosa foi elevada à categoria de vila, e em 19 de Abril de 2001 elevada a cidade.Quanto à origem do topónimo Lourosa, existem duas versões populares, idênticas.

Uma das versões atribui o nome à junção de louro, que havia em abundância no local, mais Rosa, o nome de uma linda rapariga que ali vivia. Com o passar dos anos ter-se-à dado a fusão e surgido Lourosa.

Outra lenda etiológica, também de cariz popular e de transmissão oral, explica o nome, como advindo de uma planta: o loureiro, dado existirem muitos na região. Também assim se explique o seu nome de outrora, "Laurosa", que deriva do termo latino românico "laurus" e, cujo significado, é precisamente louro; loureiro.

Lourosa conta com uma igreja situada no arraial e uma capela situada no largo da Feira dos Dez. Como pontos mais atractivos, pode-se visitar o Parque da Cidade na Encosta d'Além, o Zoo de Lourosa ou o largo da Feira dos Dez.

Lourosa é conhecida actualmente como a cidade dos três "C": Cidade Capital da Cortiça, devido à forte presença da indústria da cortiça.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lourosa_(Santa_Maria_da_Feira)



Património

Igreja Matriz de São Tiago
Capela de São Miguel e de Santa Luzia (Capela da Feira dos Dez)
Capela das Almas
Troço de calçada romana
Avenida das Cruzes - Calvário
Antiga residência paroquial
Edifício da Escola d D. Margarida Granja
Parque Ornitológico de Lourosa
 
1 - 20 of 148 Posts
Top