SkyscraperCity banner
1 - 20 of 22 Posts

·
www.goianiabr.com.br
560 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Artigo: Especular, A nova "Coqueluche" do Momento.. Copa

Para iniciar, gostaria de deixar claro o que nossa tão primorosa língua portuguesa diz sobre o significado de um ato que vem sendo usado por muitos (ainda mais por jornalistas”inhos” que querem se promover as custas de um grande evento). Essa palavra é:

especulação
es.pe.cu.la.ção
sf (lat speculatione) 1 Ato ou efeito de especular. 2 Investigação teórica. 3 Operação comercial que visa não apenas ao lucro ordinário do ramo, mas sobretudo aos das flutuações con jeturais do preço das mercadorias, ou se faz por uma transação que envolve riscos incomuns contra uma chance de lucro muito grande. 4 Operação financeira sobre valores sujeitos às oscilações do mercado. 5 Contrato ou negócio em que uma das partes abusa da boa-fé da outra. 6 Exploração ardilosa.

Fonte: Dicionário Michaelis

Gostaria de atentar o leitor para o significado registrado acima dos pontos 1, 5 e 6. Pois muito se especula a respeito das sedes da copa, usando da boa-fé de outrem através de uma exploração ardilosa encima de fatos não devidamente aspirantes de credibilidade (muitas vezes mais ideológicos que coerentes, mais abstratos que concretos).

Nesta quarta-feira (01/07/2009), um senhor, e ESPECULADOR, escreveu em seu blog (em um espaço cedido por um meio de comunicação mato-grossense) sobre um possível segredo-problema que a FIFA e certamente a CBF guardam a sete chaves.

Perdoem-me em tocar neste assunto mas, um texto cheio de erros gramaticais e de concordância (o que me deixou pasmo e me fez lembrar da nova ideia de não ser necessário ser graduado em jornalismo, mas isso é outra história).

Esse senhor, Paulo Zaviasky, disse que em um futuro muito próximo a FIFA “soltará uma bomba” sobre duas das doze cidades-sedes escolhidas para a Copa do Mundo de 2014. E que uma das cidades-sedes a ser excluída seria Cuiabá. Mas o que mais me impressionou foram as “dicas” oriundas (segundo ele) da própria entidade FIFA (como cogitou: “às fontes que nunca me falharam. Pulo direto para a mesa de reuniões da FIFA...”).

Falácias, inverdades e incoerência rechearam e nortearam esse discurso cheio de “contos” sem fontes concretas. Algo do tipo ficção científica “a la Jornada nas Estrelas”. E o mais interessante é que este senhor irá escrever em capítulos vossas “descobertas”, talvez divididos em uma coletânea de 200 páginas durante os chamados: longínquos anos que precedem o evento.

Mas vamos aos fatos.

Primeiramente, a Rodovia Transpantaneira foi mencionada como uma estrada que liga o nada ao lugar algum. Realmente isso é uma verdade ao prisma econômico da região, principalmente se levantarmos dados do século passado. Mas este senhor deve ter esquecido que essa estrada (a Transpantaneira) é a principal via de acesso às várias fazendas de criação de gado localizadas nos municípios pantaneiros. Sem esquecer do grande potencial que a mesma tem em ser uma estrada ecoturística envolvida por um dos cenários mais deslumbrantes conhecidos no mundo: o PANTANAL MATO-GROSSENSE. Mas de certo, este senhor, gostaria de encontrar por lá shopping centers, grandes cidades poluindo as belas lagoas e rios, ou então grandes plantações destruindo o cenário ímpar encontrado nas margens da Transpantaneira, onde o mesmo cita em suas falácias como: “...é claro que a natureza existe, surge sem amparo turístico, coisa que jamais houve nesta terra em que se plantando tudo dá... E, como dão”.

Outro ponto “tocante” no artigo deste cidadão é a odisséia que seus “cogitados – e agora famosos – parentes” passaram em terras pantaneiras. Sinceramente, lendo tais características, me senti em um filme de Steven Spielberg, aliás, sendo o próprio Harrison Ford estrelando o “Indiana Jones contra as Vespas Sanguinárias do Pantanal”. Claro, o auge do filme seriam os jacarés atacando barcos e comendo pessoas, no mais “estiloso” Crocodilo Dundee em Porto Jofre.

Agora uma pergunta que não quer calar, aliás, várias perguntas: Zaviasky, como exímio conhecedor das terras pantaneiras não indicaste aos seus “primos” um produto muito utilizado no mundo todo (baratíssimo) principalmente em regiões/áreas de turismo ecológico conhecido como REPELENTE??? Será que este senhor também não os avisou que os animais são silvestres e não domesticados e por isso seria coerente apenas observar e não ter uma tarde de “nado sincronizado” com os jacarés e piranhas da região??? Por que será que ele não indicou uma, das várias empresas existentes na região e na capital que fornecem “cruzeiros” e até guias turísticos para acompanhar os visitantes à região??? Por que não tiraram uma foto dessa cogitada placa (“proibido cães e brasileiros”) para dar um pouco mais de veracidade as falácias escritas por ele???

Curioso também é como ele (Zaviasky) conhece a rotina e “estórias” dos pescadores enganadores de esposas. Será que tens experiência nisto, caro senhor?

Aliás, alguns detalhes sobre a candidatura de Cuiabá devem ter lhe fugido por estar sempre ocupado, escrevendo suas fantásticas EPOPÉIAS MATO-GROSSENSES, mas serei esclarecedor para que não percas nenhum detalhe.

A candidatura de Cuiabá surgiu logo após a confirmação da FIFA que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de 2014, ainda em 2007. Desde lá o Estado e município veio trabalhando (ardilosamente) para conseguir colocar Cuiabá entre as escolhidas. Mas o fato é: não me lembro em momento algum o governo dizer que a arena a ser construída na cidade seria EXCLUSIVAMENTE com recursos privados, pelo contrário, o que o Governo do Estado sempre disse é ter em caixa um quarto do dinheiro necessário para viabilização da obra, e disse ainda que se caso (leia bem: CASO, talvez, contudo, SE) não encontre uma empresa interessada em partilhar a obra o mesmo assumiria tal tarefa e a faria sozinho, dando garantias à FIFA disto. Mas você mesmo disse que esse fundo foi uma “mentirinha” então vamos acreditar em ti, né!?

Jogatinas? Cassinos luxuosos? Estás de brincadeira, né!? Uma pegadinha???
Saiba que o modelo adotado pela Caixa Econômica Federal é exemplo de loterias para o mundo todo, inclusive para os Estados Unidos da América. Mas de certo tu deves ter “amigos” ou “contatos” dentro da NASA também, como duvidar disso???

O metrô... Nessa parte tu me fazes ter convicção que realmente não conheces o projeto apresentado antes da escolha pelo comitê mato-grossense à FIFA. Lá dizia, em letras garrafais e no mais claro português/inglês/francês, que a intenção do governo sempre foi INTENCIONAL que se construísse tal facilitador do transporte coletivo público na cidade, mas que isso é de interesse público, porém não seria um COMPROMISSO assumido pelo governo caso a cidade fosse eleita. Dizia que se caso algum investidor privado quisesse investir na capital neste equipamento público (e em alguns outros) seria de grande valia e que o governo se empenharia em validar tais propostas isentando de impostos tal investidor. E isso vem sendo feito pelos meios políticos da cidade e Estado (Assembléia, Câmara, Governo e Prefeitura), pois três audiências já foram realizadas acerca do assunto.

O aeroporto é um caso a parte, tanto é que ao apresentar tais propostas à FIFA, o governo estadual falou sobre um projeto que existe a mais de 8 anos e sobre os recursos já angariados para a modernização e adequação do mesmo, porém sempre deixou claro que esse assunto se refere ao âmbito nacional (INFRAERO) e que de nada poderia fazer a não ser “labutar” para conquistar tal investimento junto ao citado órgão nacional, como vem fazendo. Aliás, mais uma dica gratuita, caro senhor: entre no site da INFRAERO e verás que o que está programado para o Aeroporto Internacional Marechal Rondon não é somente o aumento da pista em 2 metros (curioso pra saber de onde tiraste isto) e a ampliação do estacionamento para taxis.

Finalizando, deixo claro aqui que não sou membro do governo e tão pouco partidário dos nossos governantes (aliás, de vossos, já que resido, trabalho e voto em Goiânia/GO há mais de 5 anos), e talvez não seja também um dos seus “leitores atentos, intelectualizados e civilizados” por não pensar com racionalidade. Afinal, sou um mero conhecedor de fatos concretos e busco sempre ver a transparência destes fatos, sem especular.

Uma coisa que devemos deixar claro é que quem realmente conheceu todo o projeto apresentado a FIFA pelo governo do Estado do Mato Grosso sabe da transparência e legitimidade do mesmo, pois foi algo feito com estudos de viabilidade e apresentado garantia, cuja quais estão sendo viabilizadas pelos políticos e sociedade mato-grossense.

Mas é claro, talvez no teu próximo artigo possas nos saborear mais com fatos concretos do que com meras especulações e cenas cinematográficas holiwoodianas.

Dê nomes, cite as fontes, registre os fatos. Seria tão bom ler algo coerente da próxima vez!

Goiânia, 02/07/2009

J. Roberto Barrichguella Junior

Engenheiro Civil e Tecnólogo em Transportes Urbanos e Construção de Vias.

·
Eng. Tráfego e Designer
13,970 Posts

·
www.goianiabr.com.br
560 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^^^
Esse senhor, Paulo Zaviasky, disse que em um futuro muito próximo a FIFA “soltará uma bomba” sobre duas das doze cidades-sedes escolhidas para a Copa do Mundo de 2014. E que uma das cidades-sedes a ser excluída seria Cuiabá. Mas o que mais me impressionou foram as “dicas” oriundas (segundo ele) da própria entidade FIFA (como cogitou: “às fontes que nunca me falharam. Pulo direto para a mesa de reuniões da FIFA...”)
logico que sim,..... Esse Bafafa todo E que tão Falando Que Cuiabá e outra Cidades não "Será" mas sedes da copa de 2014.........
no titulo so Resumi.... xD

·
Eng. Tráfego e Designer
13,970 Posts
^^^^

logico que sim,..... Esse Bafafa todo E que tão Falando Que Cuiabá e outra Cidades não "Será" mas sedes da copa de 2014.........
no titulo so Resumi.... xD
sim sim... só quis colocar o q realmente me referi... pois colocando apenas o meu texto... fica meio sem sentido o q foi escrito!!!

·
Registered
1,858 Posts
Parabéns pelo texo, RobertoBarrich26 (ou então J. Roberto Barrichguella Junior). :lol:
Você conseguiu, com argumentos simples, porém bem embasados, provar que Cuiabá não caiu de pára-quedas em meio às outras 11 cidades-sede. Mostrou que houve empenho e, acima de tudo, bom senso, na candidatura cuiabana para sediar a Copa do Mundo FIFA 2014. Confesso que, após a leitura do texto, sai com outro pensamento a respeito do assunto e espero que os outros foristas também sejam capazes de compreender o que foi dito.

·
Eng. Tráfego e Designer
13,970 Posts
E me recordo do "especulador" Ancelmo Góis, a quem tanto xinguei, antes e depois... :lol:
Bah... é o q mais anda surgindo no cenário jornalístico nacional...

E é em tudo qto é lugar...

Tipo... realmente há possibilidades de duas cidades serem excluídas, ou até mesmo substituídas... mas os fatos "relatados" por este senhor em questão (Paulo Zaviasky) foram, no mínimo, hilários...

Qdo eu li aquilo fiquei perplexo tamanho é o conhecimento que ele tem sobre o assunto!!!

·
CGr / MS / C-O / BR
19,161 Posts
Bah... é o q mais anda surgindo no cenário jornalístico nacional...

E é em tudo qto é lugar...

Tipo... realmente há possibilidades de duas cidades serem excluídas, ou até mesmo substituídas... mas os fatos "relatados" por este senhor em questão (Paulo Zaviasky) foram, no mínimo, hilários...

Qdo eu li aquilo fiquei perplexo tamanho é o conhecimento que ele tem sobre o assunto!!!
Como diz meu querido avô: "falar, até papagaio fala. Quero ver explicar".

Mas o dia que sair no blog do Ancelmo Góis que isso tudo seria verdade (se sair), podem ficar preocupado. E olha que tenho experiência nisso...

·
Eng. Tráfego e Designer
13,970 Posts
Parabéns pelo texo, RobertoBarrich26 (ou então J. Roberto Barrichguella Junior). :lol:
Você conseguiu, com argumentos simples, porém bem embasados, provar que Cuiabá não caiu de pára-quedas em meio às outras 11 cidades-sede. Mostrou que houve empenho e, acima de tudo, bom senso, na candidatura cuiabana para sediar a Copa do Mundo FIFA 2014. Confesso que, após a leitura do texto, sai com outro pensamento a respeito do assunto e espero que os outros foristas também sejam capazes de compreender o que foi dito.
Obrigado Leo...

A intenção foi justamente essa, pois muito se especula e pouco se prova. Mas isso acaba sendo culpa do próprio comitê organizador da cidade, talvez na ânsia de se não revelar algumas particularidades do projeto durante o processo da escolha muito foi especulado e pouco realmente apresentado.

Eu tive o prazer (na oportunidade que fui a Cuiabá a serviço pela CMTC de GYN, meados de 2008) de conhecer esse projeto da candidatura de Cuiabá (principalmente os estudos de mobilidade urbana e transporte público coletivo).

·
CGr / MS / C-O / BR
19,161 Posts
Só pra deixar claro e não parecer que sou falso, hipócrita, etc.: torço pra uma cidade ser SUBSTITUÍDA (de preferência, que NÃO seja Cuiabá) por Campo Grande. Mas sei que é impossível.

Se for apenas pra excluir, sou totalmente contra.

·
Eng. Tráfego e Designer
13,970 Posts
Como diz meu querido avô: "falar, até papagaio fala. Quero ver explicar".

Mas o dia que sair no blog do Ancelmo Góis que isso tudo seria verdade (se sair), podem ficar preocupado. E olha que tenho experiência nisso...
Ouvi muito esse ditado tbém Campograndense... :lol::lol:

Realmente, acontecer pode até acontecer, mas duvido muito acontecer pelos motivos apresentados pelo tal autor no blog dele!!!

Anselmo é algo particular tbém... muitas vezes tive enorme vontade de respondê-lo sobre algumas inverdades ditas a respeito de Goiânia, mas como não cheguei a conhecer de fato o projeto da cidade estaria, por fim, fazendo o mesmo: ESPECULANDO.

·
Registered
22,320 Posts
@ Roberto,

Gostei muito do seu texto, aumentou mais ainda minha admiração por sua pessoa, parabéns e continue assim. :)

·
Eng. Tráfego e Designer
13,970 Posts
@ Roberto,

Gostei muito do seu texto, aumentou mais ainda minha admiração por sua pessoa, parabéns e continue assim. :)
J. Roberto Barrichguella Junior

Esse cara é um fanfarrão [2]

Texto impecável, perfeito! Queria ter um filho assim!!!!
Valeu galera...

Não tinha como ficar em silêncio... O Bom q depois q saiu a "carta-resposta" o Sr. Paulo Zaviask colocou um "adendo" nos comentários dele!!!

·
Registered
2,292 Posts
Roberto parabéns pelo texto, você conseguiu muito bem organizar os argumentos necessários e criar uma estrutura bem feita e interessante a sua carta-resposta.

Mesmo que nossas opiniões em alguns threads possam ser divergentes você mostrou-se apto a discurtir de forma saudável. :D

·
Registered
555 Posts
Orgulho do tiu Roberto =)

1 - 20 of 22 Posts