SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 2 of 2 Posts

·
Banned
Joined
·
3,687 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Filme de aluno de Jornalismo é premiado no Festival de Cannes



O curta-metragem “Muro” ganhou, na tarde desta sexta-feira (23), o prêmio Regard Neuf (Olhar Novo) da Quinzena dos Realizadores, do Festival de Cannes, na França, um dos maiores e mais importantes festivais de cinema do mundo.

“Muro”, de autoria do estudante do 6º período do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Bruno Bezerra, 25 anos, conhecido por Tião, tem na equipe de realizadores a produtora assistente Isabelle Rufino; o montador João Maria, que é funcionário do laboratório de audiovisual do Centro de Ciências Sociais (CCS) da Católica; entre outros.

Representando “Muro” em Cannes, estavam Leonardo Lacca, Tião, Isabelle Rufino, João Maria e Marcelo Lordello.

O curta de Tião, que teve o apoio da Católica, foi o único filme brasileiro selecionado na 40ª edição da Quinzena dos Realizadores. Tião fez o roteiro e a direção do curta, que tem 16 minutos, e João fez a montagem (edição). O lugar escolhido para as filmagens foi a Vila Conceição de Cima, no distrito de Caiçara da Penha, em Serra Talhada. “Escolhemos um lugar com paisagem ampla e parecido com o deserto.” Sobre o enredo do filme, ele diz: “Só entende quem assiste. A história fala do progresso”.

O elenco tem uma média de 70 atores, entre eles moradores de Conceição; José Humberto, de Serra Talhada; e Inaê Veríssimo, do Recife. O jovem de 25 anos fala orgulhoso que o seu curta, antes intitulado de "Muro das Lamentações", venceu o prêmio Ary Severo de 2004 e recebeu apoio para a finalização da Fundarpe em 2006. Após receber o incentivo, o projeto foi rodado no mesmo ano.

Entrevistado pelo jornalista Kleber Mendonça Filho, no Blog CinemaScópio, Tião falou de sua impressão sobre o festival: "Cannes é um festival estranho onde as pessoas lhe agradecem por ter feito um filme. A obra é celebrada e aqui o cineasta é tratado como um artigo raro que precisa ser preservado, o que deixa uma sensação esquisita de que o cinema estaria em fase de extinção".
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Excelente!!! Apesar de ser um curta, ganhar em Cannes sempre tem um gostinho a mais. Se não me engano foi em 2005 que outra produção pernambucana também foi premiada. O filme Cinema, Aspirina e Urubus.
 
1 - 2 of 2 Posts
Status
Not open for further replies.
Top