SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1995 Posts

·
Dando um tempo.
15,925 Posts
Discussion Starter #1
O título do tópico é auto explicativo.

Espaço para o pessoal do fórum conversar sobre $$.

Começo com esse vídeo sobre a nova poupança:

E aí? tu, forista classe média do SSC, depois dessas baixas na SELIC, poupança em baixa, vai buscar a rentabilidade da tua grana aonde?

·
Dando um tempo.
15,925 Posts
Discussion Starter #2
Tirei minha grana da renda fixa e pus na variável.

Fizeste o mesmo? Conte-nos!

·
Hellas
5,036 Posts
Ótimo tópico. Então, eu recentemente comecei a conseguir poupar. Estou na poupança, colocando de 1000 a 1500/mes + um consorcio de 250/mes (17.500,00).
Não estou nada satisfeito com o rendimento da poupança, e o consorcio me dispensou do absurdo pagto da taxa de manutençao itau (17,00 mes).
Dicas?

·
¬¬
11,386 Posts
Eu tenho uns papeizinhos na Bovespa, nada especulativo: ainda estou no 'Buy and Hold' e engatinhando no mercado de capitais. Quero estudar mais para poder entrar para valer no day trade (conheço gente que fica o tempo todo no pregão), quero ganhar dinheiro mas nada a ponto de me estressar.

Depois de apanhar com fundos de ações (a pior coisa que já existiu), agora sou cauteloso, tento acompanhar tudo a respeito.

Também tenho um pouco em renda fixa de longo prazo, e outro em poupança (só para não desvalorizar mesmo, para o caso de emergência).

·
Crítico de arte suína.
6,167 Posts
bolsa, só se for day trade. Buy and hold é sardinha, só toma no fiofó.

Imoveis, furada total. Na planta, pior ainda. Só se for pra morar (mas aí nao é investimento).

Tesouro direto, muito tempo preso, nao rola. Renda fixa, só serve pra pagar taxas, aí melhor poupanca.

Investimento com bom retorno em países de juro baixo, só em algo produtivo msm.

Bem vindo Brasil!

·
Aes não é Eletropaulo
4,060 Posts

·
Look at that parking lot!
7,528 Posts
Investi em uma fazenda de seringueiras (na Tailândia). Penso que a demanda por látex natural vai subir fortemente, já que o látex sintético a base de petróleo vai encarecer. Ademais são dois bilhões de chineses e indianos precisando de pneus para os seus futuros carros.

·
¬¬
11,386 Posts
Mas também não pode ser buy and esquece, tem que acompanhar também. É possível conseguir uma rentabilidade razoável em 'dividendeiras', eventualmente acontecem sustos (como o floop da Eletropaulo por causa da revisão tarifária), mas quem fica de olho não tem desastre (só se o País todo for junto).

·
Dando um tempo.
15,925 Posts
Discussion Starter #9

Imoveis, furada total. Na planta, pior ainda. Só se for pra morar (mas aí nao é investimento).

Tesouro direto, muito tempo preso, nao rola. Renda fixa, só serve pra pagar taxas, aí melhor poupanca.

Bem vindo Brasil!
Pior que é isso mesmo. Rentabilidade um pouquinho melhor só com risco agora.

Eu ainda tou no buy and hold, nunca tentei day trade, entrei na bolsa depois de 2008, assim acabei cmprando uns bons papéis (small caps) que renderam legal até agora.

E tenho também dinheiro na poupança velha rendendo 6% ao ano, livre de IR. Até que tá bom agora hem.

·
CGr / MS / C-O / BR
15,223 Posts

Bem vindo Brasil!

Só construindo.
Comprar realmente é furada, mas construir tem compensado. Numa casa que se gasta R$200.000 (incluso terreno) pra construir, aqui consegue se vender por R$350.000. Numa obra de 7/8 meses + 3/4 meses pra vender (se não quiser vender durante a execução, o que acaba encarecendo, pois o cliente vai pedir uma série de mudanças), totalizando 12 meses, é um lucro considerável.

Não tenho do que reclamar por enquanto, mas sei que é algo sazonal, portanto, vou aproveitar. :D

Obs.: não pago um responsável técnico pela obra, porque sou engenheiro civil, faço os projetos, desde o arquitetônico até o as built. Se fosse contratar esses profissionais para a mesma casa do exemplo, gastaria, no mínimo, mais R$50.000.

·
Crítico de arte suína.
6,167 Posts
ainda to usando a velha e boa poupança..também to meio enforcado com meu consorcio de imovel..minha carta é contemplada mas o valor é baixo (80000) e ainda tenho cerca de 36 prestações prestações a pagar (1.043 R$)..qual a sugestão de vcs? Queria comprar meu apê, mas tenho que gastar no mínimo 200 mil....
Pior coisa agora é comprar imovel, espera que estamos no topo da bolha, exatamente no platô, mais 2-3 meses inicia-se a curva de queda, ainda sutil , queda de 7-10% em 2013 (entregas maciças de imoveis em 2013), 10-15% em 2014 (alta taxa de imoveis vagos sem moradores), retorno aos valores originais de 2008 corrigido apenas pela inflacao em meados de 2017.

Derretimento de preços em casos de alta de juros expressivas (estancamento de crédito).

lembrando que TUDO, TUDO, se compra na BAIXA e se vende na ALTA.

Sardinhas compram na ALTA e vendem na BAIXA, socializando os prejuízos. Isso pq é muito empolgante comprar na alta, e é depressivo comprar na baixa. ë do ser humano isso. Quem comprou imóvel 2008-2009, ganhou, quem nao comprou, não compre mais.

MUITO CUIDADO! Em 2008 um ap de 70 m2 estava 120mil, nao tem pq estar 650 mil 4 anos depois. Nao existe isso!! Nao está caro CONSTRUIR (850-900 reais o CUB SP este mes). Este valor é o que VALE para as construtoras!!

·
CGr / MS / C-O / BR
15,223 Posts
^^ Aqui já dá pra comprar terrenos 20% mais baratos do que há 12 meses. Tô segurando pra ver o que vai acontecer, jamais toco dois projetos juntos, até porque não daria conta. Tô pensando em investir no interior (provavelmente Três Lagoas, onde os preços ainda estão em ascensão por causa das grandes indústrias em instalação) daqui 1 ou 2 anos, vamos ver.

·
Crítico de arte suína.
6,167 Posts
Só construindo.
Comprar realmente é furada, mas construir tem compensado. Numa casa que se gasta R$200.000 (incluso terreno) pra construir, aqui consegue se vender por R$350.000. Numa obra de 7/8 meses + 3/4 meses pra vender (se não quiser vender durante a execução, o que acaba encarecendo, pois o cliente vai pedir uma série de mudanças), totalizando 12 meses, é um lucro considerável.

Não tenho do que reclamar por enquanto, mas sei que é algo sazonal, portanto, vou aproveitar. :D

Obs.: não pago um responsável técnico pela obra, porque sou engenheiro civil, faço os projetos, desde o arquitetônico até o as built. Se fosse contratar esses profissionais para a mesma casa do exemplo, gastaria, no mínimo, mais R$50.000.
Construir vale a pena. Concordo! Só construir!

·
Dando um tempo.
15,925 Posts
Discussion Starter #15
Olha, tenho minhas ressalvas em construir para vender. Não entendo muito de mercado imobiliário mas não há excesso de oferta agora? Não há nenhuma garantia que se venderá o imóvel, não? Há o risco de ficar com a grana empatada.

·
Registered
12,776 Posts
Acho imóvel um bom investimento. A curto prazo, aptos e casas, dependendo da localização ganha-se muito bem com aluguel. A longo prazo, terreno, cito dois exemplos, em Jurerê nos anos 90 R$25mil, hoje alguns vale até 1 milhão, a área direita de quem vai para praia, lotes onde antes era árvores.E meu amigo paulista comprou um terreno em 2001 , interior de SP, mas uma cidade conhecida, e hoje vale mais que o dobro.
Eu só faço poupança, duas. Uma no banco que tenho conta corrente, para curto prazo. E outro banco só poupança, longo prazo.

·
Registered
12,776 Posts
Bom, visto o comentário acima, certeza que o ano e época importa na compra. Hoje talvez não compense investimento em imóvel.

·
Goiânia
1,479 Posts
Legal o thread. Eu invisto em Spot market (commodities), oil, xauusd (gold) e principalmente (90%) câmbio (foreign exchange) com uma corretora londrina (Alpari UK) e outra de NYC (FXDD), esse é meu único sustento, mas consigo rendimentos satisfatórios desde 2007, época em que era bancário. À partir do ano que vem estarei credenciado a dar curso desta modalidade de investimento em qqr país da AL (exceto Mexico), desde que seja em lingua portuguesa (exigências que tenho que cumprir), o certificado será emitido diretamente da 7 Wolrd Trade Center em NYC. Semana passada estive mais feliz que pinto no lixo, pois com apenas duas negociações, sendo uma na quinta dia 23 e uma na terça dia 28 eu fiz mais de USD31k, mais ou menos R$62.000,00 - na minha análise essa semana foi a melhor DO ANO, mas por motivo de força maior eu quase não operei, perdi oportunidades inacreditáveis de fzr mta grana. Logicamente, recomendo.

·
lost and found
12,397 Posts
A melhor estratégia em qualquer momento é a diversificação, neste momento de indefinição que estamos, ainda mais.

Eu mesmo estou descapitalizado por conta de diversos problemas pessoais, mas tenho dado consultorias pro bono para alguns amigos. Não sou profissional da área, mas pelo menos sei fazer cálculo de juros compostos. Hehehe

Eu acho que não existe estratégia ideal para todos. Depende da vida financeira e dos objetivos de cada um. Tenho amigos que querem poupar para se aposentar bem, outros para comprar imóveis e outros que querem ficar ricos. Para cada um desses, há uma estratégia melhor.

De qualquer forma, tirando uma média pelo que eu vejo que as pessoas querem por aí, acho que um mix razoável no médio prazo é o seguinte (admitindo um perfil 75% conservador e 25% especulador):

- 33% poupança
- 33% dívida pública atrelada à inflação (perspectiva é de subida da inflação)
- 33% renda variável, eu investiria em varejo, deve acontecer uma recuperação da economia nos próximos 12 meses, mas duvido que isso encontre reflexos na área industrial

Ações da Vale podem ser uma boa opção, o preço do minério caiu nos últimos 12 meses, a ação está barata.

Eu fugiria do petróleo por dois motivos, primeiro porque há excesso de intervenção nos preços pelo governo, segundo porque existe bons motivos para acreditar que o preço não vai se elevar muito no médio prazo (economia em marcha lenta a nível mundial e novas tecnologias de craqueamento nos EUA).

De maneira geral, eu fugiria também de setores muito regulados, como elétricas e telecomunicações.

Bancos também estão em uma situação de mudança de paradigma. Num cenário de juros mais baixos, eles vão ter que melhorar sua eficiência. É difícil avaliar quais bancos se sairão melhor que os outros. Se tiver baixa aversão ao risco e paciência, a melhor aposta seria o Santander Brasil, já que teoricamente ele tem um know-how estrangeiro para lidar com situações de juros baixos e entre os bancos privados é o que conta com a melhor capacidade de aumentar a sua carteira de crédito hoje.

1 - 20 of 1995 Posts