SkyscraperCity banner

1 - 20 of 129 Posts

·
Glory to Chairman Meow!
Joined
·
1,351 Posts


A Finlândia é um país nórdico situado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa. Faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia está ao sul através do Golfo da Finlândia.

A capital do país é Helsinquia. Cerca de 5,3 milhões de pessoas vivem na Finlândia, sendo que a maior parte da população está concentrada no sul do país. É o oitavo maior país da Europa em extensão e o país menos densamente povoado da União Europeia. A língua materna de quase toda a população é o finlandês, que é uma das línguas fino-úgricas e é mais estreitamente relacionado com o estoniano. O finlandês é apenas uma das quatro línguas oficiais da UE que não são de origem Indo-Europeia. A segunda língua oficial da Finlândia - o sueco - é a língua nativa de 5,5 por cento da população.

O país foi uma parte da Suécia e em 1809 um Grão-Ducado autônomo dentro do Império Russo. A Declaração de independência da Finlândia foi feita em 1917 e foi seguida por uma guerra civil, guerras contra a União Soviética e a Alemanha nazista e por um período de neutralidade oficial durante a Guerra Fria. A Finlândia aderiu à ONU em 1955, à OCDE em 1969, à União Europeia em 1995 e desde o início, faz parte da Zona do Euro. O país foi classificado como o segundo mais "estável" do mundo, depois da Dinamarca, em uma pesquisa baseada em indicadores sociais, econômicos, políticos e militares.[8] O país teve um atraso relativo no seu processo de industrialização, permanecendo como um país essencialmente agrário até os anos 1950. Posteriormente, o desenvolvimento econômico foi rápido e o país atingiu um dos melhores níveis de renda e qualidade de vida do mundo já na década de 1970.[8] Entre 1970 e 1990, a Finlândia construiu um Estado de bem-estar social.

Depois de uma depressão econômica no início de 1990, os sucessivos governos do país reformaram o sistema econômico finlandês, mantendo entretanto um papel do Estado preponderante, servindo tanto como financiador de empresas privadas como sendo ele próprio um stakeholder, através de empresas públicas muito eficazes. O sistema de bem-estar social e uma tradição de estado presente impediram que as experiências de privatizações e desregulamentação econômica europeias fossem plenamente incorporadas na Finlândia.[9][10][11]

A Finlândia é uma república parlamentar com o governo central baseado em Helsinque e os governos locais baseados em 348 municípios.[7] A Área Metropolitana de Helsinque (que inclui a Helsinque, Espoo, Kauniainen e Vantaa) é a residência de cerca de um milhão de habitantes e é responsável pela produção de 1/3 do PIB total do país. Outras cidades importantes incluem Tampere, Turcu, Oulu, Jyväskylä, Joensuu, Kuopio e Lahti.[7] A Finlândia é um país desenvolvido, muito bem colocado nas mais diversas comparações socioeconômicas internacionais, cuja população usufrui de um altíssimo nível de desenvolvimento humano, refletido pelo país possuir alguns dos melhores índices de qualidade de vida, educação pública, transparência política, segurança pública, expectativa de vida, bem estar social, liberdade econômica, prosperidade, acesso à saúde pública, paz, democracia e liberdade de imprensa do mundo. As cidades do país também estão entre as "mais habitáveis" do mundo, figurando entre as mais limpas, seguras e organizadas do mundo. Em 2009, o país foi classificado na 1ª posição do Índice de Prosperidade Legatum, que é baseado no desempenho econômico e na qualidade de vida.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Finlândia









Helsínquia

A seguir a Estocolmo, estive em Helsínquia, onde o bom tempo me acompanhou :D e para aqueles que dos nórdicos só conhecem estéreotipos cinzentos, podemse esquecer de tudo isso. Helsínquia é uma cidade bastante viva e, acreditem ou não, os finlandeses são os maiores consumidores de café do Mundo, Helsínquia está cheia de cafés e esplanadas que no verão estão cheias de finlandeses :cheers:

Aleksanterinkatu, rua comercial no centro da cidade





Edifício ao estilo de S.Petersburgo, cidade com que Helsínquia é semelhante.




Esquina da Aleksanterinkatu com as avenidas Etelä-Esplanaadi e Pohjonen-Esplanaadi.




Aqui já não enquadrava as fotos muito bem...




Na Praça Senatori.


Ainda na mesma praça


Outro dos lados da dita praça


Tuomiokirkko, ou catedral luterana, também ela na praça Senatori.


Catedral Ortodoxa Uspenski.


Edifícios à beira do lago Töölönlahti.


Um dos edifícios mais originais de Helsínquia.


Não sei quem é este senhor...


Outro edifício original


Praça Kauppatori, onde se pode comer bem e barato [pelo padrão finlandês] :D


Johaneksenpuisto kirkko - literalmente "igreja do parque de S.João"
 

·
Glory to Chairman Meow!
Joined
·
1,351 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Helsínquia de aspecto até tem muito pouco de nórdico, mas em termos de ambiente é, sem dúvida, uma cidade nórdica :D

Nunca estive em S.Petersburgo mas muitas pessoas consideram que Helsínquia é uma irmã mais pequena da ex-capital Russa, o que não surpreende, uma vez que a Finlândia foi parte da Rússia entre 1812 e 1917 e a maior parte dos edifícios de Helsínquia que aqui aparecem foram feitos nessa altura, quando o Grão Ducado da Finlândia ganhou bastante autonomia - até 1812 era uma província sueca de menor importância.
 

·
Glory to Chairman Meow!
Joined
·
1,351 Posts
Discussion Starter · #6 ·
JohnnyMass: é verdade, por motivos de estupidez momentânea, não tirei fotos da estação :doh:

Mas aqui vão algumas seleccionadas!


korttelit.fi


cosco.hiit.fi


home.earthlink.net

Lá por dentro é fantástica. É enorme [comparada com as estações portuguesas] tem bastantes lojas e uma sala de jogo bastante grande - tecnincamente não é um casino mas tem uma série de máquinas individuais de jogo a dinheiro :D

EDIT: Na 1ª foto, aquele edifício rectangular ao lado da estação é a sede dos Correios, que está aberta ao domingo e tem internet grátis :D ou pelo menos tinha em Agosto de 2004
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
é lindíssima, art deco no seu melhor, a combinação de materiais é excelente!:yes: já para não falar nos pormenores deliciosos que tem e que não de vêem nestas fotos!:yes:

então e o parlamento?:D
 

·
Moderator
Joined
·
17,869 Posts
Mais uma cidade espetacular se bem que nao tem o impacto que tem Estocolmo. Os edificios com mais detalhes e mais trabalhados sao espetaculares!
 

·
Moderator
Joined
·
7,528 Posts
Com o permisso do senhor JP Neptune e se encontrar tempo, vou escanear a minhas fotos de Helsinquia, onde estive o ano passado... :lol:
Gostei muito da cidade, sim senhor!!
Jójó, a estaçao é muito bonita, mas tem uma cafetería restaurante realmente adorável, eu ia alí todos os dias para tomar um cafezinho ou mesmo almoçar...
 

·
Airbus flyer!
Joined
·
1,952 Posts
Belas fotos... bela cidade... Tem algumas parecenças com Copenhaga, se bem que CPH é muito mais bonita. Well.. a beleza é subjectiva... para mim é... :colgate:
 
1 - 20 of 129 Posts
Top