SkyscraperCity banner
1 - 20 of 57 Posts

·
Registered
3,341 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Você é contra ou favorável a implantação de radares de fiscalização em sua cidade? Eles tem causado diminuíção nos números de acidente?

Em minha cidade, os radares ficaram por 4 anos desativados, devido à problemas políticos, como concessão do serviço, os acidentes aumentaram durante a ausência destes radares.

Radares voltam hoje a semáforos de Mauá
Do Diário do Grande ABC - 10/07/2009

Para sensibilizar os motoristas para que respeitem as leis de trânsito e reduzir o número de acidentes no município, a Prefeitura de Mauá começa hoje (10/07/2009) a operar equipamentos eletrônicos de fiscalização. Ao todo, foram instalados 20 radares de controle de velocidade, avanço de sinal vermelho e ultrapassagem em faixas.

Os dispositivos que flagram os motoristas que descumprem a ordem dos semáforos começam funcionar a partir de hoje. Os demais equipamentos entram em operação somente na segunda-feira (13/07/2009).

Pontos de fiscalização:

Farol Vermelho + velocidade:

Av. Barão de Mauá, altura do número 1578, sentido Centro/ Bairro

Av. Capitão João, altura da Rua Carlos de Campos, sentido Centro/ Bairro

Av. Capitão João, altura da Rua José Ricardo Nalle, sentido Bairro/ Centro

Av. Comendador Wolthers, altura da Rua Juraci Fernandes, sentido Centro/ Bairro

Av. Alberto Soares Sampaio, altura da Av. Comendador Wolthers, sentido Bairro/ Centro

Av. Alberto Soares Sampaio, altura da Av. Comendador Wolthers, sentido Centro/ Bairro

Av. Getulio Vargas, altura da Rua dos Bandeirantes, sentido Centro/ Bairro

Av. Capitão João, altura da Rua Luis Tonelotti, sentido Centro/ Bairro

Velocidade + farol vermelho + faixa:

Av. João Ramalho, altura da Av. Gal. Castilho Lima, sentido Bairro/ Centro

Av. João Ramalho, altura do número 1431, sentido Centro/ Bairro

Av. Alberto Soares Sampaio, altura da Av. Santa Catarina, sentido Centro/ Bairro

Av. João Ramalho, altura da Rua Vitorino Dell’Antonia, sentido Centro/ Bairro

Velocidade:

Av. Antonia Rosa Fioravanti, altura do Mauá Plaza Shopping, sentido Centro/ Bairro

Av. dos Estados, altura do número 10000, sentido Santo André/ Mauá

Av. João Ramalho, altura do número 939, sentido Santo André/ Mauá

Av. João Ramalho, altura do número 964, sentido Mauá/ Santo André

Av. Barão de Mauá, altura da Rua São João, sentido Centro/ Bairro

Av. Comendador Wolthers, altura do número 500, sentido Centro/ Bairro

Av. Capitão João, rebaixamento do Boulevar, sentido Centro/ Bairro

Lombada Eletrônica:

Rua Rio Branco, próximo ao número 540, sentido Bairro/ Centro

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
^^ Desse modelo que aparece na foto eu sou contra. Sou favorável ao que se convencionou chamar de "lombada eletrônica", que faz o mesmo serviço dos radares e pardais, só que não tem o "elemento surpresa" e te mostra a velocidade que vc passou por ela. Os de Curitiba são assim (ou eram, não sei).
Desses modelos aí, poderia ter nos semáforos, pra fotografar quem fura o sinal vermelho.

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Sou totalmente a favor. Somente com estes recursos, o motorista brasileiro não irá se sentir como um James Button da vida nas ruas e avenidas das nossas cidades; aqui, placa não funciona, pois o motorista a ignora.

·
bye Iguaçu, hi Tietê
12,269 Posts
^^ Desse modelo que aparece na foto eu sou contra. Sou favorável ao que se convencionou chamar de "lombada eletrônica", que faz o mesmo serviço dos radares e pardais, só que não tem o "elemento surpresa" e te mostra a velocidade que vc passou por ela. Os de Curitiba são assim (ou eram, não sei).
Desses modelos aí, poderia ter nos semáforos, pra fotografar quem fura o sinal vermelho.
Curitiba ainda tem algumas lombadas eletrônicas, mas a maioria são radares convencionais, embora com uma sinalização indicando sua presença.
Sou favorável aos radares, e até certo ponto contrário à sua sinalização - exceto à frente de escolas, hospitais ou outros pontos onde é ainda mais imperativo que a velocidade adequada seja mantida.

Curitiba está nestes dias coberta de adesivos "190 km/h é crime", devido a um acidente bárbaro causado por um deputado estadual dirigindo bêbado. A meu ver, e ao ver da legislação de trânsito, nas ruas da cidade o crime já começa aos 91 km/h - mais de 50% acima da velocidade relulamentar para a via.

·
Arquitetura de banheiro
3,914 Posts
Depende da localização, pra mim crime é se colocar lombada eletrônica de 60km/h numa rodovia federal.

·
Registered
#ELESNÃO
23,370 Posts
Depende, eu sou contra esses pardais infames, a exemplo a avenida beira mar norte em Florianópolis onde têm vários e sem nehuma identificação, uma vez de madrugada pra não ficar em um sinal acelerei, esqueci da porcaria e tomei duas multas. afff

·
Registered
650 Posts
Eu acho ineficiente, pois nos caminhos habituais que se percorre no dia-a-dia, já se sabe onde estão todos os radares, e quase todo mundo só diminui a velocidade na hora de passar pelo radar, e depois aceleram de novo... Lembro de ter lido uma pesquisa que em Curitiba, 100m após o radar, mais de 30% dos carros já estavam acima da velocidade permitida.

Só quando você passa por algum via que não conhece, e ainda não sabe onde estão os radares, é que respeita os limites de velocidade mesmo.

·
eu mess
5,231 Posts
Se a via tem limite de velocidade, é porque tem alguma razão de ser. Os motoristas que obedeçam. Absurdo é ter que identificar um radar.... A via toda deveria ser monitorada e deve-se multar sim.

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Sou à favor, desde que primeiro haja um bom senso dos órgãos fiscalizadores de trânsito.

O que mais se vê no Brasil são placas de limite de velocidade inadequados colocados em ruas, avenidas e estradas. Considero uma aberração colocarem placas de limite de 80km/h em rodovias simples, sinuosas, cheias de buracos e no meio de serras, ao mesmo tempo em que limitam à 100km/h a velocidade dos veículos em rodovias modernas, com pouco trânsito e duplicadas (o que se vê muito no interior de SP).

·
Registered
1,055 Posts
sim.. tem muita discrepäncia no Brasil.

A verdade é que as multas tornaram-se uma indústria suja e incoerente cuja maior preocupação é a de faturar recursos pro governo em vez de garantir respeito ao trânsito.

Os radares de velocidade são, em sua maioria, na verdade, caças-níqueis.

*obs - em SP não se diz pardal, diz-se radares de velocidade ou lombada eletrônica rs

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
sim.. tem muita discrepäncia no Brasil.

A verdade é que as multas tornaram-se uma indústria suja e incoerente cuja maior preocupação é a de faturar recursos pro governo em vez de garantir respeito ao trânsito.

Os radares de velocidade são, em sua maioria, na verdade, caças-níqueis.

*obs - em SP não se diz pardal, diz-se radares de velocidade ou lombada eletrônica rs
Sim... pardal aqui em SP =

:lol:

·
...?...
156 Posts
A favor...

Porém, é preciso ter bom senso...

não só para radares fixos como os móveis também (principalmente aqueles manuais, que a PRF tem...)

é muito comum nas rodovias, eles colocarem placas de 40km/h antes de curvas que tiveram muitos acidentes, mas os acidentados estavam a mais de 120km/h (se você fizer a curva a 80km/h, faz com segurança) e não fizeram perícia para identificar isso...

e aí que o motorista se irrita e não respeita mais placa nenhuma...

os radares só servem pra isso, é um artifício punitivo.

infelizmente brasileiro só funciona assim, em muitas cidades, nem placa de proibido estacionar ou porta de garagem se respeita...

·
Registered
4,359 Posts
Totalmente favoravel...

Em SOROCABA pelo menos naum vejo oq mtos reclamam q é uma avenida ter um limite de velocidade menor em um trecho e logo apos essa mudança ter um radar instalado para pegar os desatentos...

Mas como falaram todos os radares funcionam mais como lombadas eletronicas onde mtos veiculos somente diminuem a velocidade naquele local e depois continuam acima do limite isso só irá melhorar com uma nova tecnologia como aquela q calcula a velocidade média num trecho atraves de 2 sensores, mas para isso cada carro teria q ter um chip de identificação diferente...

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
O que o pessoal tem comentado aí em relação ao limite de velocidade é verdade. Comete-se muitos exageros quanto ao limite de velocidade. Vc andar numa rodovia duplicada, um verdadeiro tapete a menos de 100 é sacanagem! Ou numa via expressa a menos de 60 também.

O problema é que as pessoas confundem velocidade máxima com velocidade média. Acho que os caras olham pra uma avenida ou rodovia e pensam "bom, uma velocidade razoável aqui é 80 km/h, então o limite será 80 km/h". Ora, se o limite é 80, todos vão andar a 60, 70, afinal ninguém vai (e nem deve) dirigir o tempo todo vigiando o velocímetro. Se os caras esperam que as pessoas andem a uma média de 80 km/h num determinado local, o limite tem que ser 90, 100, e não 80.

Outro mito é o de que a velocidade causa acidentes. A imprudência e a imperícia é que causam acidentes. Passar a 60 km/h na frente de uma escola é imprudência. Por outro lado, andar a 120 km/h num retão onde só tem vc, a estrada e lavouras de soja dos lados, dá sono!

·
Banned
993 Posts
É o que falaram aí em cima... colocar um limite idiotamente baixo só para mutar é muita sacanagem!

Em Campinas, na Dom Pedro tem um radar de CINQUENTA KM/H!! CINQUENTA, numa RODOVIA!

·
Goldfinger
2,208 Posts
Sou a favor desde que nao se faça uma industria disso. Porque se nao tivesse, apenas poucos respeitariam

·
Registered
31,648 Posts
Lógico que eu sou a favor. Fazer verba pública com o erro dos outros é algo bem lógico se você olhar bem. Você pune os infratores possibilitando melhorias na circulação de veículos.

1 - 20 of 57 Posts