SkyscraperCity banner
1 - 20 of 76 Posts

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Parque Ecológico do Córrego Grande
Florianópolis, Santa Catarina, BR

O parque é conhecido também como Horto Florestal ou Parque Florestal do Córrego Grande.
O nome oficial é Parque Ecológico Municipal Professor João David Ferreira Lima.
Administrado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis,
através da Fundação Municipal de Meio Ambiente da capital.
Localizado no bairro Córrego Grande, o Parque Ecológico tem fácil acesso,
pois fica próximo a Universidade Federal de Santa Catarina.
O parque tem área de 23 hectares (ou 230 mil metros quadrados).
Ideal para relaxar junto à natureza, fazer piquenique, praticar esportes,
fazer caminhadas, jogar vôlei e futebol, visitar o parque infantil,
observar os animais, fazer trilha, conectar a internet em meio a natureza,
visitar e/ou frequentar o centro de convivência do idoso, praticar aulas de yoga, tai-chi-chuan...
Projeto Família Casca Projeto interessante que acontece no parque, tocado por estudantes do curso de Agronomia da UFSC.
Reciclam lixo, fazem compostagem, recolhem óleo de cozinha usado, produzem e distribuíem mudas.

A sinalização em azul é por onde caminhei, porém tem trilha que vai até o final do parque.

Fui pela primeira vez no Parque, gostei muito da limpeza, do cuidado, da administração,
dos projetos, dos animais, das plantas e árvores,
das áreas de esporte e diversão... enfim adorei o Parque.

1. Avenida João Pio Duarte Silva. A esquerda o Parque.

2. Entrada, bem sinalizada.

3

4

5. Primeiro lago, perto da entrada.

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36. Praça Pau Brasil

37

38

39. Um homem usando o notebook na praça.

40

41. Pomar

42

43. Quase levo de presente para o Bruno BL, rs.
Mas esse lagarto andava muito rápido, quase não deu tempo de fotografar,
o bicho se meteu na mata fechada.

44. Uma das trilhas no começo do parque, todas não são trilha de aventuraaaa.
A trilha maior e que se faz só com um guia vai até o final do parque.

45. A foto que mais gostei.

46

47

48

49. O segundo lago

50

51

52

53. Um casal nada estranho :lol:

54

55

56

57

58

59

60

61

62

Panorâmica do segundo lago. Para ver em tamanho original Click na foto.

Fim
:)

·
Moderator
33,710 Posts
Que beleza de parque, Thina, na próxima vez que eu for a Florianópolis irei conhecê-lo. Valeu por comapartilhar com a gente. :cheers:

·
Registered
21,610 Posts
Nossa, eu moro DO LADO desse parque, passo todo dia aí na frente, e nunca entrei nele! Claro que já sabia que ele era bonito, mas me surpreendi, muito legal! Muito desleixo meu nunca ter sequer dado uma olhada haha. Mas valeu pelas fotos, qualquer dia visito ele com mais atenção.

·
Registered
441 Posts
Bem legal o parque. Incrível o verde de algumas fotos, mas olha, acho que 23 hectares equivalem na verdade a 230 mil metros quadrados, né não? Bom, valeu por compartilhar!

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Que beleza de parque, Thina, na próxima vez que eu for a Florianópolis irei conhecê-lo. Valeu por comapartilhar com a gente. :cheers:
Que bom que tu quer conhecê-lo, uma das minhas intenções é divulgação.
Valeu.

Nossa, eu moro DO LADO desse parque, passo todo dia aí na frente, e nunca entrei nele! Claro que já sabia que ele era bonito, mas me surpreendi, muito legal! Muito desleixo meu nunca ter sequer dado uma olhada haha. Mas valeu pelas fotos, qualquer dia visito ele com mais atenção.
Moras bem. Fui visitar minha prima por perto e aproveitei para conhecer o Parque.
Valeu.

Bem legal o parque. Incrível o verde de algumas fotos, mas olha, acho que 23 hectares equivalem na verdade a 230 mil metros quadrados, né não? Bom, valeu por compartilhar!
Exato, boa observação. O incrivel verde de algumas fotos é fator da iluminação do sol. O dia estava parcialmente nublado, o sol aparecia de vez em quando.
Valeu!

·
Brazil
2,307 Posts
Nossa, nunca imaginava um parque desses em Florianópolis. Muito bonito e agradável!

A água aí não está eutrofizada, né?

hahha, e engraçado a foto 51! Nunca vi aqui no PR algum lugar em que permitissem dar comida pros animais (a não ser na Praça Rui Barbosa em pleno centro de Curitiba, onde a regra é dar pipoca pras pombas... :lol:)

Valeu Thina, ótimo thread!

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Florianópolis nos reserva cada surpresa... Eu nem imaginava que um parque tão bonito existisse assim tão próximo ao centro.
Cá prá nós, aquele coelho disfarçado da foto 52 está um barato, hein? Só na ilha da magia mesmo.:lol:
Parabéns, Thina!
:lol:
Valeu!

Nossa, nunca imaginava um parque desses em Florianópolis. Muito bonito e agradável!

A água aí não está eutrofizada, né?

hahha, e engraçado a foto 51! Nunca vi aqui no PR algum lugar em que permitissem dar comida pros animais (a não ser na Praça Rui Barbosa em pleno centro de Curitiba, onde a regra é dar pipoca pras pombas... :lol:)

Valeu Thina, ótimo thread!
Olha, não sei se a água está eutrofizada. Numa próxima vizinha irei perguntar para a administração.

E não é permitido dar comida para os animais. A placa diz:
Vc pode colaborar com a alimentação dos coelhos ...
Favor entregar na administração do parque. Agradecemos a sua colaboração.

Valeu!

Muito bem cuidado este parque e cheios de coisas para ver.

Adorei a foto da invasora

A invasora disfarçada fez sucesso. :lol:
Valeu.

Muito agradável esse parque, Thina! Seus threads são sempre muito bonitos! :)

Parabéns! :eek:kay:
Lindo o parque, bem agradável mesmo.
Valeu.

·
Santa Catarina
4,246 Posts
Lindo parque ! Não imaginava algo assim tão próximo do Iguatemi e UFSC. Obrigado por compartilhar !

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,752 Posts
Lindo lugar, adoro esse tipo de lugares.
=D

Bah, só em Porto Alegre que as tartarugas são mutantes assassinas que atacam outros animais? Isso inclui pombas..
sajhusuhashuas

Muito show..
E o casal nada estranho, coisa mais liinda.. ashuuashhasshu

·
Registered
544 Posts
Muito bom o tópico!.

Achei excelente a ideia de colocar em evidência um parque tão bonito e bem cuidado como é o caso deste. Nessa aspecto, Florianópolis se apresenta escassa de opções, o que é lastimável. Vê-se com maus olhos algo que não apresenta lucratividade como arrecadação de tributos proveniente de estabelecimentos comerciais ou zonas residenciais. Essa sim, parece ser a única preocupação de boa parte dos orgãos públicos.

Fico até um pouco indignado em ver uma cidade turística, que se destaca justamente por possuir diversos atrativos naturais, não oferecer muitas áreas de lazer ao ar livre em sua área urbana. Até porque, mato serve só pra acampar, não é mesmo?.

Lindas fotos do parque. Parabéns Thina!.

·
Vitória da Conquista (BA)
8,025 Posts
Cosas de la vida, haha. Assim como o Barriga-Verde, também moro bem próximo a esse parque (no final da rua Dep. Antônio Edu Vieira). Coincidentemente estava lá hoje de manhã dando umas voltas e uma relaxada. Descobri esse parque no ano passado e passei a frequenta-lo cerca de uma vez por mês. É agradabilíssimo. Não é uma Av. Paulista :)lol:) mas nele se vê muita gente interessante de todas as idades praticando diversas atividades (físicas e mentais). Dá pra passar horas lá dentro ''circulando'' e observando o movimento.

As fotos da Thina mostram muito bem o parque. Se faltou alguma coisa, desconheço o que seja. As fotos ficaram excelentes.

·
Paranoid Android
7,320 Posts
Esse parque é muito bonito! Pena que seja pouco conhecido pela população... Quando eu estudava na UFSC, as vezes ia dar umas voltas por ali no intervalo das aulas (as vezes no horário das aulas também :bash:). Depois fui pra UDESC e nunca mais fui no parque. Agora fiquei com vontade de voltar!

O thread está excelente e as fotos ficaram lindas! Também gostei da invasora prestes a roubar o lanche do coelho... :lol:

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #18 · (Edited)
Lindo parque ! Não imaginava algo assim tão próximo do Iguatemi e UFSC. Obrigado por compartilhar !
O bairro Córrego Grande reserva algumas aventuras, como algumas trilhas, uma delas liga o Córrego Grande à Lagoa da Conceição finalizando no Canto da Lagoa. Não fiz, mas dizem ser legal, um colírio, como a vista de todas as trilhas da Ilha.
Valeu!

Que thread legal, esse parque é novo Thina? muito show.
História.
Antiga reserva florestal do IBDF, posteriormente do IBAMA, e hoje cedido ao município. Este parque possui ótima estrutura para passeios familiares e conta com mais de 100 espécies de árvores identificadas. Funciona todos os dias. Na década de 1990 este parque ficou anos fechado ao público devido a um acidente que ocorreu no mesmo envolvendo um pai com seu filho que foram atingidos por um eucalipto em um dia de fortes ventos.

Devido a vários impedimentos e entraves legais, técnicos e administrativos, passaram-se quase quatro anos para que, em abril de 1998, fosse assinado um termo de cooperação entre o IBAMA/SC, Prefeitura Municipal de Florianópolis e seus órgãos vinculados Comcap e Floram, com data de vigência até seis de abril de 1999.

Apenas em 30 de janeiro de 2001, contudo, a Prefeitura de Florianópolis e o IBAMA/SC assinaram termo de concessão do chamado Parque Florestal do Córrego Grande, que a partir de então ficou sob cuidados da Floram. Segundo o contrato, a PMF/Floram passaram a deter todos os direitos sobre a área, responsabilizando-se pela gestão, segurança e manutenção do local, assim como pela realização de benfeitorias e obras em harmonia com a filosofia da Unidade de Conservação.

O novo Parque Ecológico do Córrego Grande foi reaberto definitivamente à comunidade no dia 3 de dezembro de 2001. O Parque, que é utilizado para atividades de recreação, lazer, educação, pesquisa e cultura voltadas à área ambiental, possui 23 hectares. Foram necessários 10 meses de trabalhos para deixar a área pronta para receber os visitantes. E até hoje têm sido acrescentados projetos, melhorias e atividades de interesse ambiental e comunitário.

Muitos usuários da comunidade utilizam a pista da caminhada para atividade física e harmonizadora diária. Outro local bastante procurado é a brinquedoteca, onde crianças de até oito anos contam com farto material recreativo. São oferecidas no Parque, também, aulas gratuitas de Yoga e Tai Chi. Academia TopMed.

Dentre os demais atrativos que o Parque oferece incluem-se: aulas de educação ambiental; viveiro e estufa de mudas nativas; trilhas interpretativas com acompanhamento de guias, inclusive uma para portadores de necessidade especial; dois lagos; parque infantil e quadra poliesportiva; palco para apresentações culturais; brinquedoteca e fraldário; placas de sinalização e identificação de cerca de 100 espécies de árvores; quiosques para orientação dos visitantes e outras finalidades educativas e culturais.

Fonte

Lindo lugar, adoro esse tipo de lugares.
=D

Bah, só em Porto Alegre que as tartarugas são mutantes assassinas que atacam outros animais? Isso inclui pombas..
sajhusuhashuas

Muito show..
E o casal nada estranho, coisa mais liinda.. ashuuashhasshu
Tartaruga mutante :lol: Essas nem dão pra ninjas, só querem comer e dormir.
O casal é mesmo lindo.
Valeu.

Muito bom o tópico!.

Achei excelente a ideia de colocar em evidência um parque tão bonito e bem cuidado como é o caso deste. Nessa aspecto, Florianópolis se apresenta escassa de opções, o que é lastimável. Vê-se com maus olhos algo que não apresenta lucratividade como arrecadação de tributos proveniente de estabelecimentos comerciais ou zonas residenciais. Essa sim, parece ser a única preocupação de boa parte dos orgãos públicos.

Fico até um pouco indignado em ver uma cidade turística, que se destaca justamente por possuir diversos atrativos naturais, não oferecer muitas áreas de lazer ao ar livre em sua área urbana. Até porque, mato serve só pra acampar, não é mesmo?.

Lindas fotos do parque. Parabéns Thina!.
Outro parque que acho bonito é o de Coqueiros (continente), mas mesmo assim esse do Córrego Grande leva mais vantagem , por ser uma reserva florestal, grande, ter trilhas, ser mais, digamos, "fechado", e com muito mais opções, pena ser única na Ilha, como tu disse, uma cidade turística que não dá tanto valor pra esse assunto de Parques.
Também esperando ansiosa pelo Jardim Botânico.
Valeu!

Cosas de la vida, haha. Assim como o Barriga-Verde, também moro bem próximo a esse parque (no final da rua Dep. Antônio Edu Vieira). Coincidentemente estava lá hoje de manhã dando umas voltas e uma relaxada. Descobri esse parque no ano passado e passei a frequenta-lo cerca de uma vez por mês. É agradabilíssimo. Não é uma Av. Paulista :)lol:) mas nele se vê muita gente interessante de todas as idades praticando diversas atividades (físicas e mentais). Dá pra passar horas lá dentro ''circulando'' e observando o movimento.

As fotos da Thina mostram muito bem o parque. Se faltou alguma coisa, desconheço o que seja. As fotos ficaram excelentes.
Pois é, sabia que tu também moravas perto, claro, estuda na UFSC. Geralmente quem é de fora mora por perto.
Minha prima, no caso nativa, já se formou na UDESC, por isso não tem a ver com a UFSC, e sim com o bairro , que é ótimo, mora na Rua Florenza, quase na frente do parque.
Se eu morasse por perto também frequentaria o parque, conhecer eu já conheci, agora iria usar a academia, assistir as peças, contribuir para o Projeto Família Casca, somente sentar e curtir a natureza e os animais, muito divertidos, ou então usar o notebook na praça :D
Valeu.

Esse parque é muito bonito! Pena que seja pouco conhecido pela população... Quando eu estudava na UFSC, as vezes ia dar umas voltas por ali no intervalo das aulas (as vezes no horário das aulas também :bash:). Depois fui pra UDESC e nunca mais fui no parque. Agora fiquei com vontade de voltar!

O thread está excelente e as fotos ficaram lindas! Também gostei da invasora prestes a roubar o lanche do coelho... :lol:
O SSC é uma fonte que muitos acessam. Por isso é legal divulgar por aqui.
A invasora ganhou fama por aqui. :lol:
Valeu!

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Muito bonito, quando fui na praça de alimentação do Shopping Iguatemi deu pra ter uma idéia de como é grande esse parque.

·
Vitória da Conquista (BA)
8,025 Posts
^^

Na verdade, Jucier, esse parque é oposto ao da visão que se tem da praça de alimentação do Iguatemi. O que se vê do shopping na verdade é o manguezal (bem maior que o parque desse thread, por sinal) que, se não me engano, é onde querem fazer o jardim botânico. :)

Pois é, sabia que tu também moravas perto, claro, estuda na UFSC. Geralmente quem é de fora mora por perto.
Minha prima, no caso nativa, já se formou na UDESC, por isso não tem a ver com a UFSC, e sim com o bairro , que é ótimo, mora na Rua Florenza, quase na frente do parque.
Se eu morasse por perto também frequentaria o parque, conhecer eu já conheci, agora iria usar a academia, assistir as peças, contribuir para o Projeto Família Casca, somente sentar e curtir a natureza e os animais, muito divertidos, ou então usar o notebook na praça :D
Valeu.

E desde que você fez o thread da Av. Hercílio Luz e desafiou algum forista a fazer um da Mauro Ramos isso não me sai da cabeça. Acho que na próxima semana vou lá só pra fazer isso.

1 - 20 of 76 Posts