SkyscraperCity banner

1 - 20 of 59 Posts

·
Paranoid Android
Joined
·
7,009 Posts
Discussion Starter #1
Localizado ao noroeste de Florianópolis, entre montanhas cobertas de mata e o mar da Baía Norte - que separa a Ilha de Santa Catarina do Continente - Santo Antônio de Lisboa preserva em suas ruas fortes marcas da história da colonização açoriana. Um dos distritos mais antigos da cidade, onde convivem diariamente famílias de pescadores e nativos junto a intelectuais e artistas que escolheram o estilo calmo do local para viver. Sua gastronomia é voltada aos frutos do mar, cozinha típica portuguesa, pratos típicos da Ilha, e, apresentando em muitos de seus restaurantes a presença de figuras típicas do folclore. As águas do mar em Santo Antônio são mansas e quentes, além de fonte de renda para pescadores e maricultores (responsáveis por 85% da produção nacional de ostras e mariscos).

Até o início do século passado foi um dos principais pólos da cidade de Desterro (antigo nome de Florianópolis), junto com as freguesias da Lagoa da Conceição, da Vila Capital (Centro) e do Ribeirão da Ilha.

Hoje Santo Antônio de Lisboa é um dos 10 distritos que compõem Florianópolis, com uma extensão de 22,45 km² e tendo atualmente uma população residente e flutuante em torno de 8.000 pessoas. O distrito compreende os bairros de Cacupé e Sambaqui, além do próprio bairro de Santo Antônio de Lisboa, que dá nome ao distrito.

Esta é seguramente uma das regiões da Ilha que mais conserva a arquitetura e a cultura dos colonizadores açorianos. Vários grupos de danças folclóricas como o Pau de Fita, Boi de Mamão e a Ratoeira, formados por membros da própria comunidade, são incentivados através de festas religiosas a manter os costumes e as tradições açorianas.

Pela localização privilegiada (em média está a 25 km do aeroporto, 15 km do Centro e 12 km das principais praias do norte da Ilha) e também pela tranqüilidade e belezas naturais, essa região, incluindo o vizinho bairro João Paulo, tem sido muito valorizada nos últimos anos. Muitos condomínios e casas de luxo têm sido construídos. Atualmente é considerada uma das regiões mais nobres de toda Ilha.


Localização:



Santo Antônio de Lisboa

1. Painel de boas vindas na chegada do bairro para quem vem da SC 401.



2.



3.



4. Deck de um dos muitos restaurantes.



5.



6. Pra quem acha que as praias das baías da Ilha de Santa Catarina são todas poluídas… :bash:



7.



8. Rua Roldão da Rocha Pires (hoje transformada em praça): primeira rua calçada no Estado de Santa Catarina por ocasião da visita do Imperador Dom Pedro II.



9.



10. Calçamento original de 1845.



11. À direita o casarão construído para hospedar Dom Pedro II.



12.



13. Atualmente o casarão foi reformado e transformado em restaurante.



14.



15.



16. Praia central do bairro. No vale, entre os morros ao fundo, passa a SC 401, principal ligação entre o Centro e o Norte de Florianópolis. A parte sem árvores no morro da esquerda foi onde ocorreu um deslizamento de terra durante as chuvas que arrasaram Santa Catarina no final de 2008. :(



17.



18.



19. Uma das rampas de acesso à praia.



20. Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, construída entre 1750 e 1756 (infelizmente estava fechada e não pude tirar fotos do interior, que é muito bonito).



21.



22.



23.



24.



25. Escadaria que leva aos sinos da igreja.



26.



27.



28.



29. Algumas fotos noturnas.



30.



31.



32.



33.



34. Estrada para Sambaqui.



35. À esquerda Cacupé e ao fundo o Estreito vistos de Santo Antônio de Lisboa.



36.



Sambaqui

37. Praia central do bairro.



38. Ao fundo a menor das ilhas de Ratones (na maior delas localiza-se uma fortaleza que foi toda restaurada).



39.



40.



41.



42.



43. As principais ruas estão recebendo novo calçamento e calçadas especiais para cegos.



44.



45. Ponte Hercílio Luz vista de Sambaqui.



46.



Cacupé

47. Não tem só casas açorianas...



48.



49.



50. Praia central de Cacupé. Ao fundo o bairro João Paulo.



51. Av. Beira-Mar Norte vista de Cacupé.



52.



53.



54. João Paulo, Centro e Estreito vistos de Cacupé.

Link para a foto em tamanho grande: http://i1208.photobucket.com/albums/cc376/jffaraco/cebe8f89.jpg?t=1290635064


55. Close no Morro da Cruz e na Av. Beira-Mar Norte.

Link para a foto em tamanho grande: http://i1208.photobucket.com/albums/cc376/jffaraco/3925238d.jpg?t=1290635492


56. Agronômica e Ponta do Coral vistas do João Paulo.

Link para a foto em tamanho grande: http://i1208.photobucket.com/albums/cc376/jffaraco/2f468ac4.jpg?t=1290635492


Fontes:

- Textos: http://www.guiafloripa.com.br/turismo/santoantonio/index.php3 / http://www.stoantoniodelisboa.com.br/index.php?pag=02 / http://www.belasantacatarina.com.br/cacupe/ / http://br.monografias.com/trabalhos/atividade-turistica/atividade-turistica.shtml
- Fotos: Todas as fotos são de minha autoria.


:cheers:
 

·
Banned
Joined
·
241 Posts
Sou completamente apaixonado por Santo Antônio de Lisboa. Lugar lindo demais.

Tuas fotos ficaram ótimas, parabéns por esse thread maravilhoso! :applause:
 

·
Registered
Joined
·
12,776 Posts
Vi quando ainda não estava reformado, o casarão que foi construído para hospedar Dom Pedro II, todo em pedra. Estava a venda , era o meu sonho. Adoro a fachada. Que bom que reformaram, ficou bem bonito.
Ia muito em Sambaqui nos restaurantes. Também em Sto Antônio de Lisboa na Santo Antônio Spaghetteria Caffé, bem perto da Igreja. Na frente é uma loja e ao fundo é o restaurante/café, muito bom a comida e o ambiente. Na foto 20 aparece um pedaço da casa, é a branca ao lado da amarela.
A foto 46 parece um paraíso.
Parabéns, thread excelente.
 

·
Registered
Joined
·
3,939 Posts
Santo Antônio é uma delícia! Aquele deslizamento de terra no morro do Cacupé estragou feio a paisagem. Ao menos, essa região da Ilha continua tendo a melhor vista para os skylines da cidade. Gostei de ver a revitalização do Cacupé, faz muito tempo que não passo por lá. Sambaqui recebeu umas lajotas e calçadas novas mas infelizmente o bairro continua com um aspecto desagradável, urbanisticamente falando.
 

·
:)
Joined
·
18,427 Posts
Muito lindo esse distrito! Ele me lembrou Morretes, no Paraná. Achei curiosa a luminária da foto número 7.

Parabéns pelo thread, Jffaraco! :eek:kay:
 

·
Catarinense
Joined
·
2,257 Posts
Só queria que arrancassem aquelas lajotas e colocassem tudo em pedra estilo da antiga rua mais antiga catarinense. deixa meio fora do padrão, e uns poucos postes que existem, fora isso, tudo perfeito... um encanto, um lugar perdido no tempo e muito bem cuidado, muito 10 mesmo! :D

Precisamos de mais lugares assim, eu fico pensando que esse seria um lugar pra ficar horas pensando na vida, refletindo, hehehe... muito bacana!
 

·
Registered
Joined
·
12,776 Posts
Sobre o Própria pra Banho, muita gente pensa que Sambaqui não é própria, por causa de Cacupé e Sto Antônio de Lisboa.

Olha só fotos que tirei na alta temporada no ano passado, isso é no final de Sambaqui.
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/7DSC02924.jpg
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/DSC02894.jpg

E sobre Sambaqui o que achei desagradavel a nível de urbanismo foi só a fiação aérea, pra mim é um bairro típico de colonização antiga que a especulação imobiliária ainda não chegou.

Na rua geral
Quase final de Sambaqui
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/23DSC03913.jpg
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/14DSC02822.jpg

No final de Sambaqui
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/19DSC02876.jpg
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/21DSC02791.jpg

Também fui pra dentro do bairro e o que vi de urbaniscamente falando foi só a fiação de ruim mesmo.
 

·
Registered
Joined
·
12,776 Posts
Vou dar uma dica sobre fotografia. Não usar muito o Efeito Saturação. A forista thilindha também usava. Esse efeito tu fez no Picasa?
Saiba que todos arrumam a foto para que ela fique melhor. Um profissional também faz isso, pois com um pouquinho de brilho a foto pode ficar melhor.
Eu dou um trato nas minhas fotos, uso quando precisa o "Estou com sorte", "Autocor", "Endireitar", "Luz de Preenchimento", no ajuste "Sombras" são esses que uso mais, mas raramente uso o "Saturação". E tudo no simples Picasa.
 

·
Registered
Joined
·
12,776 Posts
^^

Eu basicamente uso saturação, contraste e ajusto o meio-tom no dia-a-dia, e raramente altero o brilho. Por que não usar saturação?
Acho que parece um quadro, uma pintura. Quando dou um trato nas minhas fotos, faço com que elas pareçam o mais natural possível. E quando disse que raramente uso saturação, quero dizer que quando uso, uso bem pouco. A cor azul é uma referência, pois quando se faz a saturação é essa cor que aparece mais, por isso evito, prefiro fazer ajuste com outras funções.

:)
 

·
Eng. Tráfego e Designer
Joined
·
13,970 Posts
:bow::bow::bow::bow:

Perfeito esse local... adorei o casario (pra média brasileira) bem preservado... e com o visual natural chega a lembrar aquelas ilhas açorianas...

A Igreja é idêntica a uma existente em Santo Antônio do Leverger/MT e Nossa Senhora do Livramento/MT... devem ser da mesma época...

E que mar... que céu... lindo lindo...

PS.: Adorei as pano´s tbém... :cheers::cheers:

:applause::applause::applause::applause::applause:

.
 

·
Banned
Joined
·
241 Posts
Acho que parece um quadro, uma pintura. Quando dou um trato nas minhas fotos, faço com que elas pareçam o mais natural possível. E quando disse que raramente uso saturação, quero dizer que quando uso, uso bem pouco. A cor azul é uma referência, pois quando se faz a saturação é essa cor que aparece mais, por isso evito, prefiro fazer ajuste com outras funções.

:)
Entendo. Questão de gosto, eu já abuso das cores e principalmente do contraste. :D

Exemplos:

Original


+ Saturação


+ Contraste
 

·
Registered
Joined
·
12,776 Posts
A última parece um quadro, rs. Pois é, questão de gosto, mas para fotos pessoais, digo, as minhas faço sem saturação, mas pra ver pode ser qualquer ajuste. Nesse thread importa mais Santo Antônio de Lisboa, Cacupé e Sambaqui que são bairros adoráveis, apenas dei uma dica ou sugestão. E foi bom tu dar tua opinião também, inclusive com essas imagens acima de exemplo.
:)
 

·
Paranoid Android
Joined
·
7,009 Posts
Discussion Starter #19
Sou completamente apaixonado por Santo Antônio de Lisboa. Lugar lindo demais.

Tuas fotos ficaram ótimas, parabéns por esse thread maravilhoso! :applause:
Além das paisagens lindas e das construções açorianas, Santo Antônio de Lisboa tem uma atmosfera inigualável. É um lugar mesmo apaixonante!

Valeu, Italo! :eek:kay:

Vi quando ainda não estava reformado, o casarão que foi construído para hospedar Dom Pedro II, todo em pedra. Estava a venda , era o meu sonho. Adoro a fachada. Que bom que reformaram, ficou bem bonito.
Ia muito em Sambaqui nos restaurantes. Também em Sto Antônio de Lisboa na Santo Antônio Spaghetteria Caffé, bem perto da Igreja. Na frente é uma loja e ao fundo é o restaurante/café, muito bom a comida e o ambiente. Na foto 20 aparece um pedaço da casa, é a branca ao lado da amarela.
A foto 46 parece um paraíso.
Parabéns, thread excelente.
Lembro do casarão antes da reforma, ainda no ano passado só tinhas as paredes de pedra do primeiro andar. Também gostei muito do resultado. Acho que a reforma foi feita nesse ano, porque o restaurante inaugurou faz pouco tempo.

Também já fui no restaurante da casa na foto 20, muito bom mesmo. A casa amarela do lado é um bar/restaurante chamado Açores, a comida também é ótima, tem música ao vivo e fica aberto até tarde. Difícil é conseguir uma mesa porque fica sempre lotado! :lol:

A foto 46 é aquela ponta que só é ligada com a terra por uma faixa de areia bem estreita (quase uma ilha) em Sambaqui, perto do restaurante Pitangueiras, que aparece o deck na foto 44. O lugar é lindo!

Obrigado pelo comentário, Thina!

Que lugar encantador! Você fotografa muito bem. Parabéns. :D
Obrigado, Cristian! Ainda estou aprendendo... Heheheh
:)

Santo Antônio é uma delícia! Aquele deslizamento de terra no morro do Cacupé estragou feio a paisagem. Ao menos, essa região da Ilha continua tendo a melhor vista para os skylines da cidade. Gostei de ver a revitalização do Cacupé, faz muito tempo que não passo por lá. Sambaqui recebeu umas lajotas e calçadas novas mas infelizmente o bairro continua com um aspecto desagradável, urbanisticamente falando.
O deslizamento foi triste mesmo. Usaram a terra que tiraram de lá pra nivelar as margens e preparar o trecho final da SC 401 (Jurerê > Canasvieiras) para a duplicação. Mas até agora ficou só nisso mesmo... :eek:hno:

A vista que se tem dessa região é mesmo fantástica e ao vivo é melhor ainda do que nas fotos!

Sobre o urbanismo, Sambaqui já foi pior. Mas realmente ainda perde para Santo Antônio e Cacupé. Ainda assim, pelo visual e pelos restaurantes, vale esticar o passeio até lá!

Valeu, Manezinho! :eek:kay:

Muito lindo esse distrito! Ele me lembrou Morretes, no Paraná. Achei curiosa a luminária da foto número 7.

Parabéns pelo thread, Jffaraco! :eek:kay:
É muito lindo mesmo, Tito! Preciso conhecer Morretes... :)

Essa luminária em forma de golfinho (um golfinho meio magro, pra falar a verdade :lol:) é muito comum em várias praias aqui de Floripa.

Obrigado pelo comentário!
 

·
Paranoid Android
Joined
·
7,009 Posts
Discussion Starter #20
Preciosidade!
É mesmo!

Valeu, FlicK! :eek:kay:

Um lugar bucólico e de beleza ímpar. Parabéns, jffaraco, thread impecável. :cheers:
É verdade, uma tranqüilidade só!

Obrigado pelo comentário, santista10! :cheers:

Só queria que arrancassem aquelas lajotas e colocassem tudo em pedra estilo da antiga rua mais antiga catarinense. deixa meio fora do padrão, e uns poucos postes que existem, fora isso, tudo perfeito... um encanto, um lugar perdido no tempo e muito bem cuidado, muito 10 mesmo! :D

Precisamos de mais lugares assim, eu fico pensando que esse seria um lugar pra ficar horas pensando na vida, refletindo, hehehe... muito bacana!
Também acho que ficaria legal se deixassem tudo no estilo da rua antiga! Só os motoristas que não iam gostar muito, porque os carros pulariam que nem cabritos... :lol:

É mesmo um lugar perfeito pra ficar pensando na vida. Muita gente vai pra lá relaxar depois do trabalho, já que fica a menos de 10 min. do Centro de Floripa. Sem falar no pôr do sol da região que, na minha opinião, é um dos mais bonitos da cidade!

Valeu, Rech!

Sobre o Própria pra Banho, muita gente pensa que Sambaqui não é própria, por causa de Cacupé e Sto Antônio de Lisboa.

Olha só fotos que tirei na alta temporada no ano passado, isso é no final de Sambaqui.
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/7DSC02924.jpg
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/DSC02894.jpg

E sobre Sambaqui o que achei desagradavel a nível de urbanismo foi só a fiação aérea, pra mim é um bairro típico de colonização antiga que a especulação imobiliária ainda não chegou.

Na rua geral
Quase final de Sambaqui
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/23DSC03913.jpg
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/14DSC02822.jpg

No final de Sambaqui
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/19DSC02876.jpg
http://i293.photobucket.com/albums/mm66/mcbl/Floripa/21DSC02791.jpg

Também fui pra dentro do bairro e o que vi de urbaniscamente falando foi só a fiação de ruim mesmo.
Na verdade, a maioria das praias da região e até de outros lugares das baías mais afastados do Centro, como o Ribeirão, têm águas prórpias para banho. Mas, como não se pode tomar banho na Beira-Mar, em Coqueiros ou no Estreito, o pessoal acaba achando que todo o mar das baías de Floripa é poluído... :eek:hno:

Sobre o urbanismo, acho que Santo Antônio e Cacupé tem casas e ruas mais bem cuidadas e ganham de Sambaqui. Mas ainda assim, o urbanismo por lá já está bem melhor do que já foi...

Valeu pelas fotos, Thina!

Mto linda essa parte da Ilha. Nesse verão é mais um destino certo.
Parabéns pelas fotos.
É linda mesmo! Mas recomendo ir antes do verão, quando tem menos turistas e é mais tranqüilo!

Valeu, Geoce! :eek:kay:

Que lugar bucólico!!. Gostei da conservação dos edifícios históricos, as vistas são lindas!
No passado tinha bem mais dessas construções açorianas. Mas felizmente, hoje em dia, o pessoal tomou consciência e tem se esforçado bastante na consrvação do que restou. O visual da região é um dos melhores de Floripa! :)

Obrigado pelo comentário, tonyssa!

:bow::bow::bow::bow:

Perfeito esse local... adorei o casario (pra média brasileira) bem preservado... e com o visual natural chega a lembrar aquelas ilhas açorianas...

A Igreja é idêntica a uma existente em Santo Antônio do Leverger/MT e Nossa Senhora do Livramento/MT... devem ser da mesma época...

E que mar... que céu... lindo lindo...

PS.: Adorei as pano´s tbém... :cheers::cheers:

:applause::applause::applause::applause::applause:

.
É verdade, em certos pontos parece um pedaço dos Açores perdido no Sul do Brasil! E ainda bem que, cada vez mais, o pessoal tem consciência da importância de preservar essas constuções... :)

Não conheço essas igrejas do MT, mas acredito que sejam de fato da mesma época. Essa de Santo Antônio foi construída por volta de 1750 e tem várias aqui em Floripa com o mesmo estilo que foram construídas nessa época.

Fiz as panorâmicas pra poder passar uma idéia mais real do visual da região. Dá um pouco mais de trabalho, mas o resultado fica legal!

Obrigado pelo comentáro, RobertoBarrich26! :cheers:
 
1 - 20 of 59 Posts
Top