SkyscraperCity banner

1 - 20 of 117 Posts

·
Moderator
Joined
·
163,190 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
251154


O Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento e importância da sua biodiversidade, e sua relação com a humanidade. Situa-se no Parque Ecológico do Gameiro, freguesia de Cabeção, concelho de Mora.

Constituído por um conjunto de aquários e espaços envolventes, o Fluviário de Mora permite observar diferentes espécies de fauna e flora que ocorrem em rios e lagos. As galerias expositivas do Fluviário de Mora encontram-se organizadas por biótopos. Através da exposição de habitats do percurso de um rio - paradigma de um rio Ibérico - desde a nascente até à foz, e mar, é possível conhecer diversas espécies dos rios de Portugal, entre elas, alguns endemismos Ibéricos. Já na galeria de habitats exóticos, é possível conhecer espécies da bacia hidrográfica do rio Amazonas, dos Grandes Lagos Africanos do Vale do Rift, entre outras.

251155


251156


251157




Notícia de 2007

O Fluviário de Mora - equipamento único na Europa, com abertura prevista para o início de 2007 - é um dos candidatos ao Prémio de Arquitectura da União Europeia "Mies van der Rohe 2007", o mais importante galardão de arquitectura europeia.

Segundo a Câmara Municipal de Mora, o projecto, que resulta de uma parceria entre o município e o Oceanário de Lisboa, assenta na "recuperação do paradigma da arquitectura local". Inserido no meio rural, o edifício, embora sustentado por sofisticadas tecnologias, "nasce da forma de um tradicional 'monte' alentejano, apresentando-se como uma construção compacta, de baixa volumetria", adianta à agência Lusa, a autarquia.

Caso o projecto alentejano saia vencedor, a empresa responsável pelo projecto pode arrecadar 50 mil euros. Instituído em 1988, o "Prémio Mies van der Rohe" foi ganho, na sua primeira edição, pelo arquitecto português Álvaro Siza, com o edifício Borges & Irmão, em Vila do Conde.

Fonte: JN
 

·
Moderator
Joined
·
163,190 Posts
Discussion Starter #3
Já percebi :lol: o que vemos no alentejo não são montes.... mas sim silos nucleares e sedes de agÊncias secretas com tecnologia de ponta :lol:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,733 Posts
Já vi na tv há 1ns tempos atrás...
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Vai na volta ainda o exército tem ogivas nucleares no Alentejo! :lol:
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
isso são mesmo fotos do projecto ou estás na tanga barra?:D a primeira é claramente irreal, a não ser que vá ser construído um tanque ao jeito do oceanário...vai?
 

·
Registered
Joined
·
21,083 Posts
percebi na altura :dunno: já não se pode brincar? :D eu fui ver s o site existia.. :lol:
 
1 - 20 of 117 Posts
Top