SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1278 Posts

·
Back to Boston
Joined
·
5,481 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Formacao Etnica, Cultural, Historica e Politica de Pernambuco



Caros foristas leoninos e visitantes: eis aqui um thread informativo e participativo sobre a Formacao Etnica, Cultural, Historica, Imigratoria, Politica e Economica de Pernambuco.
Neste thread podemos nos informar e informar sobre os fatos e curiosidades de Pernambuco que marcaram epoca e que influenciou muito na nossa Pernambucanidade.
Iniciando sobre a nomenclatura de Pernambuco, antes Pernambuco se chamava Nova Lusitania em referencia a Patria Mae Portugal que na epoca colonizava a Provincia de Pernambuco.
Neste thread iremos aprender a tao rica multiculturalidade pernambucana, com influencia portuguesa, judaica, holandesa, arabe, francesas, inglesa, americana, alema, japonesa, espanhola, africana e indígena e outras,em nossas terras.
Claro nao esquecendo de enfatizar que em Pernambuco formou-se a Primeira Comunidade Judaica do Novo Mundo. A cultura portuguesa, a Invasao Holandesa e a Imigracao Massiva dos Judeus influenciaram muito no jeito de ser peculiar pernambucano e na cultura plural e única da terrina. Dividindo o estado em 3 regioes, podemos notar a forte influencia africana na Zona da Mata, A influencia judaica e portuguesa no Agreste e a influencia Cabocla ( mistura de indios com os imigrantes portugueses) no sertao do estado, tendo Recife como o centro principal receptor de imigrantes e aceitando nova cultura de outras terras, assim tornando-se a Primeira Cidade Cosmopolita do Brasil.
Nos seculos XVll, XVlll, XLX, a cidade portuaria do Recife era ponto de parada de navios que transitavam no Oceano Atlantico desde a Europa para America do Sul. E no seculo XVll Recife ja era a Maior Cidade Judaica do Novo Mundo, a cidade que mais recebeu Judeus no Mundo, atraindo ate mais judeus do que Amsterdan na Holanda.

Quero ressaltar que através de minha vivência e experiência na Europa e nos Estados Unidos, posso afirmar que a personalidade forte do Pernambucano e a multiculturalidade de Pernambuco tem como principal influencia a etnia e a cultura lusitana e judaica. Com esse meu jeito de falar peculiar pernambucano, muitas vezes fui confundido como Portugues, pelos patrícios do Continente.

Vamos participar:


História de Pernambuco

Uma terra altiva, de muitos movimentos nativistas que tiveram impacto histórico determinante para o Brasil.
O Início

Em 1501, quando a expedição do navegador Gaspar de Lemos fundou feitorias no litoral da colônia portuguesa, na recém descoberta América, teve início o processo de colonização de Pernambuco, uma das primeiras áreas brasileiras a ter ativa colonização portuguesa.

Entre os anos de 1534 e 1536, Dom João III, então rei de Portugal, instalou o sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil, que consistia na doação de um lote de terras, chamado Capitania, a um Donatário (português), a quem caberia explorar, colonizar as terras, fundar povoados, arrecadar impostos e estabelecer as regras do local. Dentre os primeiros 14 lotes distribuídos por D. João III estava a Capitania de Pernambuco, ou Capitania de Nova Lusitânia, como seu Donatário, Duarte Coelho, a batizou. Dessa forma, em 1535, Duarte Coelho se estabeleceu no local onde fundou a vila de Olinda e espalhou os primeiros engenhos da região. Até então, os ocupantes do território eram os índios Tabajaras.

A Colônia

No período colonial, Pernambuco torna-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos é responsável por mais de metade das exportações brasileiras. Pernambuco torna-se a mais promissora das capitanias da Colônia Portuguesa na América. Tal prosperidade chamou a atenção dos holandeses, que, entre 1630 e 1654, ocuparam toda a região, sob o comando da Companhia das Índias Ocidentais, tendo como representante o Conde Mauricio de Nassau, que por ter incendiado Olinda, estabeleceu-se no Recife, fazendo-a capital do Brasil holandês. Nassau traz para Pernambuco uma forma de administrar inovadora. Realiza inúmeras obras de urbanização, amplia a lavoura da cana e assegura a liberdade de culto.

No período holandês, é fundada no Recife a primeira sinagoga das Américas. Amante das artes, Nassau tem na sua equipe inúmeros artistas, como Frans Post e Albert Eckhrout, pioneiros na documentação visual da paisagem brasileira e do cotidiano dos seus habitantes.

A partir de 1645 teve início um movimento de luta popular contra o domínio holandês de Pernambuco: a Insurreição Pernambucana. A primeira vitória importante dos insurretos se deu no Monte das Tabocas, hoje localizado no município de Vitória de Santo Antão, onde 1.200 insurretos mazombos munidos de armas de fogo, foices, paus e flechas derrotaram numa emboscada 1.900 holandeses bem armados e bem treinados. Foram quase 10 anos de conflito, com destaque para as duas Batalhas de Guararapes, até que em janeiro de 1654 os holandeses se renderam. O movimento foi um marco importante para o Brasil, tanto militarmente, com a consolidação das táticas de guerrilha e emboscada, quanto socio-politicamente, com o aumento da miscigenação entre as três raças (negro africano, branco europeu e índio nativo) e o começo de um sentimento de nacionalidade.

A ocupação dos holandeses fez Recife prosperar, onde se estabeleceram muitos comerciantes e mascates, enquanto Olinda continuava a ser o reduto dos senhores de engenho. Devido a divergências quanto à demarcação de novas vilas, em 1710, os moradores de Olinda invadem o Recife, dando inicio a chamada Guerra dos Mascates. O líder da ocupação, Bernardo Vieira de Melo entrou para a história quando sugeriu que Pernambuco se tornasse uma república. Essa foi a primeira vez que se falou em república no país. O conflito só terminou com a chegada, em 1711, do novo governador da região.

O Império

Em 1817, Pernambuco tentou proclamar-se independente de Portugal, mas o movimento foi derrotado. A Revolução Praeira, em 1848, questionava o regime monárquico, e já pregava a República. Joaquim Nabuco, um dos maiores símbolos do Abolicionismo, iniciou a pregação das idéias no Recife. Os pernambucanos se orgulham de sua participação altiva na História do Brasil, sempre mantendo altos ideais libertários.

A República

Com o advento da República, Pernambuco procura ampliar sua rede industrial, mas continua marcado pela tradicional exploração do açúcar. O Estado moderniza suas relações trabalhistas e lidera movimentos para o desenvolvimento do Nordeste, como no momento da criação da Sudene. A partir de meados da década de 60, Pernambuco começa a reestruturar sua economia, ampliando a rede rodoviária até o sertão e investindo em pólos de investimento no interior do Estado. Na última década, consolidam-se os setores de ponta da economia pernambucana, sobretudos aqueles atrelados ao setor de serviços (turismo, informática, medicina) e estabelece-se uma tendência constante de modernização da administração pública.

http://www.pe.gov.br/conheca/historia/








Igarassu Primeira Cidade De Pernambuco



Vamos participar leoninos e visitantes, Pernambuco tem muito que ser explorado e mostrado. Mais tarde postarei mais informações!!!!
Pernambuo Imortal, Imortal!:cheers:
 

·
Back to Boston
Joined
·
5,481 Posts
Discussion Starter #3
D.A, também adoro a literatura de cordel e a cultura pernambucana. Esse thread promete, tem muita coisa a ser mostrada, do Cais ao Sertao, Pernambuco eh um celeiro cultural inesgotavel!!! Participem!:cheers:
 

·
Soldadinho de chumbo
Joined
·
8,491 Posts
Interessante o thread. Obrigado, gostei da ideia PE Soul!
 

·
Back to Boston
Joined
·
5,481 Posts
Discussion Starter #6
Interessante o thread. Obrigado, gostei da ideia PE Soul!
Que bom que voce gostou Lukinha, a tematica do thread eh muito interessante.
Fique a vontade, participe!
 

·
Nosce te ipsum
Joined
·
22,122 Posts
PE Soul, parabéns pelo thread!

Há muita coisa boa a ser discutida por aqui.
 

·
Registered
Joined
·
273 Posts
:applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause:

Parabéns pelo thread Pernambucano Soul!

Sempre quis saber mais sobre o Brasil dos holandeses
 

·
Back to Boston
Joined
·
5,481 Posts
Discussion Starter #12
:applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause:

Parabéns pelo thread Pernambucano Soul!

Sempre quis saber mais sobre o Brasil dos holandeses
Brigadao BaianonoRio!
Depois postarei dois videos explicativos, sobre o que aconteceu apos a expulsao dos Holandeses.
Vlw pela participacao!
 

·
Back to Boston
Joined
·
5,481 Posts
Discussion Starter #14
Brigadao Tiosao! Eu também tou super atarefado esta semana, mesmo assim outra hora vou postar mais uns videos e noticias relacionadas ao tema. A historia e diversidade cultural de Pernambuco eh tao rica que seguramente temos muito o que postar e discutir, assim aprendendo mais sobre esta terra tao gigante culturalmente falando.
 
  • Like
Reactions: RecHub

·
Back to Boston
Joined
·
5,481 Posts
Discussion Starter #15
PE Soul, parabéns pelo thread!

Há muita coisa boa a ser discutida por aqui.
Brigado AMfalex! Sim, com certeza teremos muito o que discutir neste thread pois assunto eh o que não vai faltar, como:
O Periodo Antes e Pos Holandes, a Influencia Judaica em nossas vidas ate hoje, a cultura e musicalidade africana da Zona da Mata, a Colonia Japonesa de Bonito, Os Gangarras do Bandeira, os Pioneirismos de Pernambuco, e tantos outros, (no momento so consigo lembrar destes, I am very tired now, vou dormir!:lol:).
 

·
Back to Boston
Joined
·
5,481 Posts
Discussion Starter #18
Muito legal, vou ter de tirar um tempo pra ver todos os vídeos ainda, :lol:
Optei em postar os videos pra deixar o thread mais compacto e menos kilometrico, mas haja tempo pra ver todos os videos. :lol:
Brigadao pela participação Igor!
 
  • Like
Reactions: RecHub

·
Back to Boston
Joined
·
5,481 Posts
Discussion Starter #19
Pernambucano Soul, que thread excepcional. Rico, riquíssimo!
Fico lisonjeado por ter gostado SkyscraperCitizen!
Esse thread tem muito a ser mostrado e ser discutido, esta ainda na fase infantil.
 

·
Back to Boston
Joined
·
5,481 Posts
Discussion Starter #20 (Edited)
:applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause:

Parabéns pelo thread Pernambucano Soul!

Sempre quis saber mais sobre o Brasil dos holandeses
BaianonoRio, estou postando dois videos que explica muito bem o que aconteceu depois da expulsao dos holandeses. A historia dos Holandeses no Brasil esta associada também com a Historia Judaica em Recife, pois foram os Holandeses que atraíram os judeus para Pernambuco, propiciando a liberdade religiosa, em Recife, no século 17, durante o período de invasão e domínio holandês. Em Recife os judeus fundaram a Primeira Sinagoga e Comunidade Judaica do Novo Mundo.

Vale a pena conferir os videos abaixo:

Videos: Parte 1

Parte 2

A influencia religiosa e cultural judaica esta muito presente na vida dos pernambucanos e nordestinos.
 
1 - 20 of 1278 Posts
Top