SkyscraperCity banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Essa thread tem o objetivo de permitir aos foristas de Fortaleza analisar e debater as tendências presentes e futuras de expansão da área verticalizada da cidade.

Para onde avança o "skyline" da cidade? Praia do Futuro? Jacarecanga? Bairro de Fátima? Cidade dos Funcionários? Parquelândia?

Quando falo em verticalização, estou falando dos prédios com 12 ou mais andares, que possuem elevador, e não da construção desses blocos pequenos de 4 ou 5 andares sem elevador.

Atualmente, o "núcleo" da verticalização de Fortaleza é esse apresentado na imagem a seguir, dentro da linha azul:

Aldeota, Meireles, Dionísio Torres, Praia de Iracema, Varjota, Papicu e Cocó concentram a maior densidade de "highrises" e "mid-rises" da cidade, formando uma massa compacta.

Existem já outras áreas com verticalização inicial, ou que já passaram da fase inicial mas ainda não são tão verticalizadas. Alguns exemplos são: Edson Queiroz (Guararapes), Bairro de Fátima, Parquelândia, e outros.

Vou apresentar mais dúvidas e possibilidades do que afirmações e certezas.

Na minha opinião algumas áreas que precisam ser observadas:

Edson Queiroz (Guararapes)

Essa região do Guararapes, popularmente chamada de Edson Queiroz por muita gente (embora oficialmente o Edson Queiroz seja só do outro lado da Av. Washington Soares) já tem alguma concentração de prédios, e quem passa por lá vê outros em construção...

Será que a tendência é o aumento da densidade dessa área? A construção do novo Centro de Convenções no terreno marcado com uma bola azul na imagem acima irá de que forma influenciar esse processo? Poderá essa verticalização se expandir para o bairro Luciano Cavalcante, logo ali vizinho?

Cid. dos Funcionários / Cambeba / Parque Iracema

Um pouco ao sul da área do Guararapes/Edson Queiroz, temos a região da Cidade dos Funcionários, Cambeba e Parque Iracema.

Dentro da linha preta já temos alguns prédios construídos, na área do Parque del Sol. Dentro da linha azul, no Cambeba, estão sendo construídos um monte de prédios ao mesmo tempo, alguns relativamente altos, e nenhum está pronto ainda.

Poderão essas duas áreas se densificarem e se tornarem polos de irradiação? Aqueles terrenos dentro da linha amarela já estão todos loteados com ruas de terra batida, formando futuros quarteirões. O que vai surgir aí? Apenas blocões baixinhos ou vão surgir prédios altos como nas áreas preta e azul?

O terreno na Cidade dos Funcionários marcado com um X vermelho pertence aos Correios ou ao Exército, não lembro, eu sempre confundo. Talvez seja parte a um, parte a outro. O que vai acontecer com esse terreno? Será que vai ser vendido para empresas privadas?

Bairro de Fátima e adjacências

O Bairro de Fátima tem hoje o metro quadrado mais valorizado da cidade. Já existem alguns prédios altos na área marcada pela linha azul acima.

Essa região irá se densificar mais ainda? Alguns prédios estão em construção atualmente. Será que a densidade tende a chegar ao mesmo nível de uma Aldeota no futuro?

E como isso irá "respingar" nos bairros vizinhos? O Benfica já tem um ou outro prédio alto. Virão mais prédios no Benfica em virtude da proximidade com o Bairro de Fátima?

Como a verticalização do Bairro de Fátima irá refletir no Joaquim Távora, do outro lado da Av. Aguanambi? Surgirão prédios no eixo da Visconde do Rio Branco e no da Pergentino Ferreira (continuação da Soriano Albuquerque)?

E na área da Rodoviária e Vila União? Vão aparecer muitos prédios altos?

Jacarecanga

Até a década de 40, a Jacarecanga foi uma das áreas mais nobres de Fortaleza, antes da elite começar a se mudar toda para a Aldeota, e o bairro entrar em decadência. Até hoje existem no bairro as "ruínas" de muitos casarões antigos.

Existe a possibilidade dessa área que fica "do outro lado do Centro" (de uma perspectiva aldeotocêntrica) voltar a se valorizar?

O Edifício Cidade, residencial mais alto de Fortaleza, está sendo construído na Jacarecanga. Um pouco mais para oeste, já quase chegando no Monte Castelo, tem um outro prédio bem alto sendo construído, estando já em estágio bem mais avançado do que o Cidade.

Seria o prenúncio de alguma coisa? Estaria o "skyline" de Fortaleza começando a se expandir para oeste? Isso vai depender de quê? A construção ou não da Avenida Costa Oeste, projeto polêmico, irá determinar esse processo?

---------------------------------------------------

Pois bem pessoal, essas são alguma reflexões que eu estou lançando. A thread está aberta. Queria ver a opinião dos foristas de Fortaleza (estando obviamente a thread aberta para contribuições de quem não mora aqui também).

O que acham do processo de expansão da área verticalizada? Que outras áreas podem ser analisadas? Parquelândia? Praia do Futuro? E então?

·
Cidade Lendária
6,291 Posts
Interessante o thread!!! Não conheço muito bem fortaleza, então nao vou opiniar com convicção. So acho que, pela Geografia da cidade, o bairro de Fatima parece uma alternativa interessante para a classe média. Fiquei curioso, qual é a situação do bairro Jacarecanga hoje em dia? Beira-mar é beira-mar, né? sempre valoriza.

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #3 ·
^^ A Jacarecanga tem os seguintes inconvenientes:

1 - Os prédios terão vista para o cemitério São João Batista

2 - O bairro "Moura Brasil", conhecido como "Morro do Ouro", fica logo ali, entre a Jacarecanga e o mar, e é uma baita de uma favela perigosa! E seguindo mais para Oeste pela beira do mar chega-se ao Pirambú, a mais famosa favela de Fortaleza, praticamente a "Rocinha" da cidade!

PS.: Valeu pelo interesse pela thread. As contribuições do pessoal das outras cidades com certeza é bem vinda!

·
Registered
458 Posts
deveriam postar algo sobre a Parangaba e o Antonio Bezerra, são outras áreas que estão crescendo.

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #5 · (Edited)
deveriam postar algo sobre a Parangaba e o Antonio Bezerra, são outras áreas que estão crescendo.
Posso estar enganado sobre a Parangaba, mas os prédios altos que eu conheço por lá são os que fazem parte desse condomínio de blocos circulado de vermelho abaixo:

São vários blocos pertencentes a um mesmo condomínio, por trás do Terminal da Lagoa. E já faz um tempinho que eles foram concluídos, alguns anos.

Posso estar desatualizado, mas não tenho notícias de empreendimentos mais recentes nessa área...

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Na minha opinião, acho que a verticalização da Parangaba vai acontecer de forma muito lenta. Não me parece ser uma das regiões mais dinâmicas no que diz respeito ao surgimento de prédios altos...

O que pode acontecer também por lá é o aparecimento de muitos desses blocos baixinhos de 4 andares sem elevador.

·
Fortitudine
631 Posts
Apesar do Bairro de Fátima ter muito potencial e já está se verticalizando, meu palpite é que aquela região às margens da Washington Soares terá bem mais densidade.

·
Guilherme D.
478 Posts
a região oeste da WS ta se verticalizando bem rápido mesmo,
vai ficar bem legal, de um lado vários prédios, e do outro os condomínios fechados

Bairro de fátima ta se verticalizando bastante tbm, e a parquelândia ta seguindo a tendência

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #12 ·
a região oeste da WS ta se verticalizando bem rápido mesmo,
Do lado oeste como um todo dá pra ver o surgimento de prédios, mas principalmente na região já chegando no Cambeba, onde tá tendo um "surto" de construção. Quatro quarteirões de construções simultâneas, cada um de um empreendimento diferente:

·
Fortitudine
631 Posts
Uma área que apesar de ter vários prédios ainda é bem horizontal é o Papicu... Temos que ver o que vai ser construído naquele terreno da fábrica da Brahma.

·
Ceará minha paixão!!!
2,554 Posts
Pois quando se fala de densidade, acho q o Bairro de Fátima sai na frente já pelo fato de ter muitos prédios prontos e U/C e também pela área do bairro me parecer menor do que na WS já que na WS compreende vários bairros (Edson Queiroz, Água Fria, Cambeba)...

É bom não esquecer tbm da Maraponga que embora não tanto como BF, Cambeba, Parquelândia, tbm tá se verticalizando. Tem um condomínio que já tá na construção (CRD Engenharia) do 5 prédio e todos tem entre 15/20 andares.

·
Ceará minha paixão!!!
2,554 Posts
Fortalezense tem mania de morar em prédio!

Parece passarinho, tudo "atrepado" no poleiro! :lol:
Engraçado que essa mania só rola em Fortaleza, no restante do Estado é o inverso, o povo já não curte prédio.

Aqui em Maracanaú que essa mania tá começando a pegar, pelo fato de ter MUITA gente de outros Estados (qndo falo muita é muita mesmo, principalmente Paraenses e pernambucanos, to vendo a hora eles montarem um bairro só pra eles hehehehe...) já tá começando com os bloquinhos de 4 andares da CRD, e ctz será só o começo.

·
Registered
458 Posts
Mostrem tb o Antonio Bezerra prox ao North Shopping, é outra região bem vertical. E não tem nenhuma previsão para alguma obra na antiga fábrica da Brahma? engraçado as outras cidades da região metropolitana de Fortaleza não terem muitos prédios altos, diferente de outros estados.

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Boa pergunta: o que é que vão construir no terreno da antiga fábrica da Brahma?

Como o acarleial falou, o Papicu, ao norte da Av. Santos Dumont, contrasta com o Cocó, ao sul da Santos Dumont, por ainda ter muitas casas térreas. Acho que a tendência é aumentar a densidade do Papicu, chegando a ficar como o Cocó. O terreno da Brahma talvez vire algum mega condomínio, o que vai contribuir para isso.

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Mostrem tb o Antonio Bezerra prox ao North Shopping, é outra região bem vertical. E não tem nenhuma previsão para alguma obra na antiga fábrica da Brahma? engraçado as outras cidades da região metropolitana de Fortaleza não terem muitos prédios altos, diferente de outros estados.
Pelo que eu observo, aquele eixo da avenida Bezerra de Menezes / Mister Hull ainda tem poucos prédios altos. A maioria na área da Parquelândia, e muito poucos no Antônio Bezerra.

Acho que temos que levar em consideração a questão do poder aquisitivo da população dos bairros para tentar descobrir onde vão surgir os prédios altos. A Parquelândia, por ser um bairro de classe média, eu acredito que venha a se verticalizar num futuro próximo. Já o Antônio Bezerra, por ter uma população de renda mais baixa, não acredito que venha a ter tantos prédios assim...

·
Registered
1,775 Posts
Corroborando o que os foristas disseram acima, acredito que a expansão da verticalização seguirá pelo leste (WS) e pelo Bairro de Fátima, aliás já tá ocorrendo. O primeiro por possuir muitos terrrenos disponíveis, o segundo por sua localização, ao lado do centro e da Aldeota.

Muito potencial também tem a Parquelandia e o Monte Castelo (oeste), por possuirem terrenos relativamente grandes. Isto já não ocorre no Benfica. Então, futuramente, ficaria um belo dum "buraco", que traria descontinuidade à massa verticalizada.

Agora o que eu queria saber era se o Metrofor teria alguma influencia na verticalização das regiões por onde passará (Parangaba, Montese, Castelão). Será que algo assim aconteceu nas cidades que já tem Metrõ??

Pelo que eu observo, aquele eixo da avenida Bezerra de Menezes / Mister Hull ainda tem poucos prédios altos. A maioria na área da Parquelândia, e muito poucos no Antônio Bezerra.

Acho que temos que levar em consideração a questão do poder aquisitivo da população dos bairros para tentar descobrir onde vão surgir os prédios altos. A Parquelândia, por ser um bairro de classe média, eu acredito que venha a se verticalizar num futuro próximo. Já o Antônio Bezerra, por ter uma população de renda mais baixa, não acredito que venha a ter tantos prédios assim...
É, mas recentemente levantaram umas cinco ou seis torres bem largonas, alí no Pici, vizinho a UFC. Acho que a verticalização depende do tripé localização-tamanho dos terrenos-poder aquisitivo, sendo que o do meio é o que pesa mais. Dificilmente uma construtora derruba mais de duas casas pra levantar um prédio

727 Posts
Eu nunca vi aqui no SCC fotos de bairros nao verticalizados
de Fortaleza ou, que me lembre, nenhuma cidade nordestina.

Dah a impressao que ninguem mora em bairros de casas.

1 - 20 of 23 Posts