SkyscraperCity banner

1 - 20 of 26 Posts

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
crédito: www.luiz.delucca.nom.br/

Eis a imagem "FORTALEZA EM 1908" e abaixo o texto explicando... :)

MAIS ABAIXO, SEGUE MAIS IMAGENS...

Esta foto foi encontrada num encarte contendo diversas fotos, oriundas do Arquivo do Nirez, de igrejas antigas de Fortaleza. Nesta aparece um bonde, possivelmente de uma das linhas de então, Outeiro (que posteriormente passou a denominar-se Aldeota), Praia de Iracema ou Prainha, que um dos consultados (gente da velha geração) afirmou ser Prainha-Seminário (o que faz sentido, pois o ponto final ficava próximo do Seminário, na Prainha). Dr. Zenilo Almada acha que não houve linha com essa denominação. A rua era a então Coronel Bezerril, hoje General Bezerril. A Praça ao lado chama-se General Tibúrcio, mais conhecida por Praça dos Leões devido a existência de duas belas esculturas encimando a escadaria de acesso da ou para Rua Sena Madureira. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, inaugurada no Século XVIII, é considerada a mais antiga de Fortaleza. A foto data de 1908. A edificação grande, ainda existente, era do então Hotel Brasil. A parede ao lado da palmeira é dos fundos da antiga Assembléia Legislativa. Entre o Hotel e a Assembléia divisa-se a Travessa Morada Nova, onde posteriormente passaram a trafegar os bondes das citadas linhas. Na época os bondes iam até mais adiante, ingressando na Rua Guilherme Rocha, parando ao lado da “Rotisserie”, acho que se chamava Palácio Brasil, entrando depois na Rua Floriano Peixoto rumo aos seus destinos. (Adolpho Quixadá)

- Foto do álbum "Vistas do Ceará", editado em Nancy, França, por iniciativa da Casa Boris. 1908. na esquina da Rua Formosa (Barão do Rio Branco) com Travessa Municipal (Rua Guilherme Rocha), vendo-se, à frente da carroça, um bonde de tração animal.

Também do mesmo álbum, início da Rua Formosa, vendo-se um bonde de tração animal.

Parada de bondes (tração elétrica) na Rua Guilherme Rocha, na altura da Pça. do Ferreira; foto Aba Film de 1939. Vemos ao fundo, o antigo "Excelsior Hotel", o primeiro "arranha-céu" da cidade.

·
BAHIA
7,542 Posts
Muito legal, Fortal. Acho uma delícia viajar no tempo através de fotos, textos, recortes, ... Uma foto que para uma pessoa é uma foto antiga normal, para outra mostra muita coisa, é só observarmos. Valeu ;)

·
BAHIA
7,542 Posts
^^ Um ótimo passeio pela história Fortal. Chega eu me senti dentro de um daqueles bondes de tração animal. :)

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Parecia bem legalzinho... hehehe. A primeira foto tá bem bonita! =)

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Não sei... =( Se existir deve estar meio acabadinho... hehehe. Não reparei, mas talvez exista! =)

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter #12 (Edited)
ReggaeMan said:
Não sei... =( Se existir deve estar meio acabadinho... hehehe. Não reparei, mas talvez exista! =)
reggae, achei uma linda imagem atual do antigo "hotel Brasil" :)
Veja que legal a foto antiga acima e esta abaixo, atual...

O prédio está bem bonito, já era em 1908... :)

não sei o que ele funciona atualmente...
foi um dos primeiros hotéis da cidade...

eis a foto:

crédito: www.imagembrasil.com.br

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter #14
valeu, Arpels! tudo bom? :)
hehe, bem que gostaria, meu avô iria gostar destas imagens antigas, ele gostava muito de colecionar postais, pena que não consegui achar nenhum postal antigo que ele tinha.
Essas fotos são uma verdadeira preciosidade, por exemplo, este livro que descrevo lá em cima, editado em Paris, putz, deve ser uma obra-prima, datado de 1908! :)
abraços

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Fortal said:
reggae, achei uma linda imagem atual do antigo "hotel Brasil" :)
Veja que legal a foto antiga acima e esta abaixo, atual...

O prédio está bem bonito, já era em 1908... :)

não sei o que ele funciona atualmente...
foi um dos primeiros hotéis da cidade...

eis a foto:

Legal, esse prédio! Não sabia desse hotel, e nem sei onde é, muito menos o que funciona no prédio atualmente! =/ hehe. =P

·
Banned
1,129 Posts
Desculpe ressucitar uma thread tão antiga, mas eu sei o que é que funciona nesse prédio atualmente...

É um boteco com mesas de plástico azul! Bem na esquina da Praça dos Leões, em frente onde tem a feira de troca de livros escolares usados. Nesse boteco é comum ver guardas de trânsito e carteiros tomando uma cervejinha!

As trocas de livros em janeiro acontecem bem no lugar onde o bonde está parado na primeira foto. E onde está parado o calhambeque é onde fica aquele cara chato que distribui panfletos dizendo: "Dentisxxxxxsta, o orçamento é sem compromisso!"

*EDIT* - descobri o nome do bar: é Bar dos Lions! Olha só ele funcionando:

·
Registered
5,881 Posts
Lindas fotos! A Igreja da primeira ainda existe? Adorei o bondinho com cortinas, com tração animal. Preciosidades. Bom ver que o belo prédio do hotel foi preservado.

·
Banned
1,129 Posts
^^ A igreja da primeira foto (Igreja do Rosário) ainda existe sim, ainda está de pé.

Só que como as árvores cresceram muuuuito nesses 100 anos, ela agora está bem "escondida" atrás das árvores.

Olha só essa foto:

Tá vendo aquela porta verde bem no canto direito? É a porta da Igreja do Rosário...

1 - 20 of 26 Posts