SkyscraperCity banner
1 - 20 of 49 Posts

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Espero que gostem pessoal... :) :) :)
obrigado, abs
Fortal

Caixa Econômica Federal

Unibanco

Paço Municipal

Secretaria da Fazenda

Theatro São José

Theatro José de Alencar, art-nouveau, escocês

:) :)

Igreja do Carmo

Igreja do Rosário

Santa Casa Misericórdia

Estação Ferroviária

Hotel Excelsior

A primeira construção no local data de 1825 e era um sobrado (construção de dois andares) pertencente ao Comendador José Antônio Machado.
Este sobrado foi construído pelo engenheiro Coronel Conrado Jacob de Niemayer, com a utilização de mão de obra de presidiários.
No sobrado funcionou o Hotel Central e o Café Riche.
Em 1926 foi comprado e em 1927 demolido.

Um novo projeto, inspirado num edifício existente em Milão, Itália foi construído no mesmo local, sendo desconhecido o autor deste projeto.
O construtor foi Natali Rossi, irmão de Pierina Rossi, esposa de Plácido de Carvalho, rico comerciante fortalezense, e dono do novo prédio e do hotel.
Esta construção, de estilo eclético, foi o primeiro arranha-céu da cidade e utilizava na sua estrutura alvenaria de tijolos e trilhos de trem, e é considerado o maior edifício de alvenaria no mundo. A decoração interna é da própria Pierina Rossi utilizando materiais importados da Europa.

Eis o Hotel: o maior edifício de alvenaria no mundo

Dragão do Mar, Arte e Cultura

Catedral de Fortaleza, neogótica, inspirada em Colônia, Alemanha

Prédio dos Correios

Estoril, reduto antigo da boêmia de Fortaleza, em Iracema

Praça dos Leões

Museu da Imagem e do Som

Além da arquitetura sóbria e harmoniosa,
com jardins e flores, a casa conta com
a proteção de dois leões de porcelana vindos da
cidade do Porto. Datadas do início do século XX

Palacete Ceará

Museu Histórico e Antropológico

Antiga Alfândega

Coluna da Hora, Praça do Ferreira

Clube Náutico Cearense, na orla, um dos mais antigos do Brasil
Arquitetura de inspiração GENOVESA

Interior do Clube

Igreja de Nª Sª da Conceição

Forte Holandês - de onde se originou a cidade, depois Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

Passeio Público; ponto turístico

Mercado Central

Ponte Metálica (Ponte dos Ingleses)

Casa de José de Alencar, em Messejana, onde nasceu o escritor e poeta
**Já fui lá...*** :)

Pra terminar, Beira-Mar, num dia bonito :)

·
Registered
1,752 Posts
Nossa que lindo!!!
Uma foto melhor que a outra!!
Naquela foto da Ponte dos Ingleses (linda) parece que há uma névoa embaixo da ponte.
Falando em Unibanco, eles estão mudando a imagem corporativa, tá tão estranho.... a cor agora é azul (fora o preto), sendo que as agências estão todas brancas como uma enfermaria...tá meio bizarro!!!

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #3 · (Edited)
valeu, Negro...!!
Inclui acima mais fotos, como os Theatros, Paço Municipal, Secretaria da Fazenda e a casa do romancista José de Alencar...
Elas estavam em tamanho 3000X2000, tive que diminuir no Photoshop...agora entrou..hehe
abs

·
Registered
12,776 Posts
Adorei as fotos! A foto de número 1, a Caixa Economica Federal só ficaria perfeita se não fosse tanta fiação , gosto muito dessa arquitetura e a cor esta muito bonita.
A catedral de Fortaleza é linda!

·
antiVittaria antiGranito
4,355 Posts
Lindas construções, especialmente a Caixa, a Secretaria da fazenda e a estação ferroviária. Uma coisa que me irrita é que em cidades com essa arquitetura neoclássica mais delicada a fiação aérea aparece ainda mais, como no caso da 1ª foto. O mesmo problema ocorre em Curitiba e Pelotas. Em SP, onde os prédios antigos são mais escuros e pesadões ela acaba aparecendo menos.

Outra coisa, o José de Alencar nasceu num baita dum buraco! :D

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Valeu, M. de Sampa!!!
Lá é legal, a casa do Zé de Alencar. Tem peças antigas, documentos, livros, virou uma pequena exposição. Se um dia vc for lá, se tiver tempo, visite, é massa... :eek:kay:

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Ótimas fotos, Fortal, mas tem umas coisas... =)

Acho que o Palacete Ceará é aquele prédio da Caixa, e aquele outro é a Casa do Comércio, EU ACHO.

Não sei se aquele prédio é o Paço Municipal, se for, acho que aquela não é a entrada principal...

O prédio da Sefaz é aquele mesmo, mas eu achei muito estranho, porque fica numa avenida asfaltada, ali parece pracinha de cidade de interior! =P

A Igreja do Rosário tava em reforma, mas parece que terminou. Acharam alguma coisa interessante enterrada lá.

A Santa Casa fica de frente pro Passeio Público, e o Náutico, em frente à Beira Mar, naquela primeira foto da Beira Mar ele tá do lado. =)
O Passeio Público tem uma árvore do tronco gigante, acho que é um baobá, parece!
Massa!

Aquele museu eu só conheço como Museu do Ceará... =P

Aquela Igreja da Conceição eu não sei se é esse mesmo o nome mas ela é anexa ao Seminário da Prainha. =)

Já fui na casa do José de Alencar, não na casa mesmo, mas lá naquele terreno, onde tem uma casa maior, fui pra uma festa de 15 anos lá! hehehe.

·
Registered
1,951 Posts
Os prédios que eu mais gostei foram o da Caixa Econômica Federal, o do Unibanco e o da Secretaria da Fazenda (lembram os de Curitiba). Quem dera que nossas cidades tivessem grandes conjuntos uniformes e preservados desses predinhos geminados.... eles até existem, mas muita coisa já se perdeu e se descaracterizou! Outro prédio que eu gostei muito foi o Teatro José de Alencar. A Santa Casa Misericórdia e a Estação ferroviária também são legais, assim como o Palacete Ceará (este muito lindo também) e o Museu Histórico e Antropológico...

A Catedral de Fortaleza dispensa comentários, já que a considero uma das mais bonitas do País.... Ah, é tudo muito bom!!

Não imaginava que Fortaleza possuisse tantos (bons) prédios antigos...

·
Registered
1,951 Posts
Ah, esse hotel Excelsior é muito interessante (muito estilo Europa), assim como o interior do Clube Náutico Cearense...

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
valeu pessoal!!! Putz, as fotos estão entrando aos poucos, ontem de noite estava mais rápido, não sei o que houve, tem que ter paciência para abrir todas...algumas eu copiei o link direto de um portal...por isto...acho
Coloquei mais uma do Hotel Excelsior lá em cima ...

Abaixo, inédita! Cine São Luiz

·
.
8,802 Posts
lindas fotos, Fortal! isso só mostra que Fortaleza não se resume somente à Iracema! tem prédios históricos muito bonitos! eu adoro aquelas casas do Dragão do Mar, Arte e Cultura! a Estação Ferroviária, Santa Casa de Misericórdia, o Theatro José de Alencar, a Secretaria da Fazenda são os meus prédios favoritos (quase todos haha)! Fortal, eu acho que tu poderia fazer mais threads como esses e não só com fotos da orla... não que eu não goste, até porque eu acho os prédios de Fortaleza muito bonitos, mas sei lá, soa meio repetitivo! bom, é só uma opinião pessoal... valeu pelas fotos! :eek:kay:

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Valeu, Farrapo...eu comecei a gostar deste tipo de Thread a partir de suas fotos últimas de PELOTAS-RS. Acho que realmente cansa só mostrar Espigões,...aéreas etc...Acho que nossas cidades possuem um passado, me interessou muito em saber deste prédio feito TOTALMENTE em Alvenaria...quero pesquisar mais e mais...
obrigado
abs

·
Registered
1,951 Posts
Fortal said:
valeu, Nictheroy!

(nictheroy
Odeio São Gonçalo!!)

Ei, Nictheroy, porque vc odeia São Gonçalo????!
Hehehehe, valeu, aeh
Se algum dia você conhecer este lugar, entenderá o meu ódio, ainda mais pelo fato de SG ser vizinha de Niterói.... é o nosso inferno astral!

algumas imagens para seu deleite:

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Fortal, essa foto depois da do Cristo Redentor é a Basílica de não-sei-quem, lá no interior, não sei em que cidade, acho que Crato... mas não sei.

Ah, acho que é Basílica de São Francisco!

E esse museu da Ferrovia é em Fortaleza...?

1 - 20 of 49 Posts