SkyscraperCity banner

1 - 20 of 81 Posts

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Fortalezas , praias e vilas açorianas da Ilha de Santa Catarina.

É praticamente senso comum entre os viajantes que já passaram pelo estado de Santa Catarina que as praias daquele estado estão entre as mais belas do Brasil. E a natureza não brindou o estado apenas com algumas poucas praias “hors concours” mas as fez com tanta fartura que não se pode contá-las nos muitos dedos de um par de mãos. Só na Ilha de Santa Catarina há cerca de 42 praias e elas são para todos os gostos já que algumas são mornas , outras têm águas geladas assim como há algumas que são fundas e têm muitas ondas (e por isso são próprias para a prática do surf como a Mole, por exemplo ), enquanto outras são rasas e bem tranqüilas e por isso ideais para ali se levar as crianças !! Aliás é difícil haver unanimidade quando se fala em praias. Cabe a cada um eleger as duas ou três que são suas favoritas e lá curtir intensamente suas férias de verão. E se não bastassem belas praias, a ilha de Santa Catarina tem ainda vilas açorianas que são , na verdade, bairros mas que têm um charme especial e um “ar” de cidadezinhas do interior . As casinhas coloniais são usadas tanto para moradia quanto como restaurantes e lojinhas de artesanato. E para quem gosta de visitar lugares históricos, além das “vilas açorianas” , a cidade preserva várias grandiosas fortalezas as quais são abertas à visitação.
A Ilha de Santa Catarina tem também outros belíssimos locais e eu precisarei de lá voltar várias vezes para tentar ver todos eles já que em minha primeira viagem eu não consegui ver tudo o que pretendia . Alguns lugares me impressionaram mas infelizmente não os fotografei , por ter por lá passado de carro e com pressa, como a Beira Mar Norte que de um lado tem prédios imponentes e de outro uma orla bela e bem cuidada. ( e sem puxa-saquismos, eu achei a cidade toda muito bem cuidada incluindo o centro histórico no qual passei rapidamente e que superou as minhas expectativas seja pela beleza, limpeza e bom estado de preservação de várias construções ). Em Jurerê eu só vi as casas e não a praia mas o bairro é realmente belíssimo como tantas vezes escutei falar em vários threads e lá têm muitas casas em estilo europeu o que para um belorizontino como eu, me faz denominá-lo como uma espécie de Belvedere com ar europeu.
A impressão que tive , em geral, foi de estar numa cidade onde não precisamos de estatísticas de IDHs para comprovar que a desigualdade social por lá é baixa. A pobreza parecia se esconder de mim porque praticamente não vi miséria por lugar algum por onde passei. Algo que me encantou foi ver tantas casas de bom padrão e bem coloridas ao longo dos vários morros em vez de uma favelização que seria o mais esperado em se tratando de capitais brasileiras. Fiquei vendo Floripa e sabedor de sua pequena população em relação à extensão da ilha e comparando o seu número de habitantes aos de outras capitais brasileiras, logo imaginei se não seriam assim as outras capitais há umas décadas passadas antes do grande fluxo de migração interna movido por êxodo rural. Talvez a Ilha de Santa Catarina seja um pouco do que foram o Rio, BH e tantas outras capitais do Sudeste , no início do século XX antes de ter havido grandes fluxos migratórios ainda que nestas capitais citadas havia já uma grande desigualdade devido à grande presença secular da escravidão se não nelas , pelo menos nos seus arredores.
Resumindo minhas impressões antes e pós a visita , eu não tinha Florianópolis como uma prioridade como destino de viagem até que apareceu uma oportunidade de lá estar no verão de 2012 e eu posso confessar publicamente que a cidade é muito, mas muito mais bela , limpa e com uma natureza privilegiada , do que eu jamais poderia imaginar mesmo já tendo visto várias fotos dela. A qualidade de vida ali é perceptível assim como é admirável a grande área verde por habitantes sendo que por onde vamos há muitas árvores ou mesmo manguezais.Outra impressão positiva que tive é a de que cada bairro mais parece uma outra cidade, alguns parecem cidadezinhas independentes que poderiam estar em vários pontos da costa brasileira vivendo isolados e não como parte de uma grande capital. Talvez isto , junto com a pequena desigualdade social seja o que mais me impressionou em toda a minha breve viagem ali. Alguns lugares que em fotos não pareciam tão bonitos , são belíssimos quando vistos de perto, incluindo a Ponte Hercílio Luz. E os pontos negativos? Eu vi tantos positivos que se há algum negativo , ele passou de liso. Muitos crticam o trânsito no verão mas até mesmo no trânsito não cheguei a ver grandes engarrafamentos.
Enfim, depois desta visita , posso dizer que entendo porque tantos amam Floripa e o porquê de ser um dos destinos brasileiros mais procurados por estrangeiros e por brasileiros de bom gosto. Eu sou um dos que voltarei lá e se possível, em breve! ;)

Espero que apreciem as fotos do meu thread e que tenham paciência de lerem as legendas ! :yes:
( Fotos tiradas com uma Canon SX 40 HS e hospedadas no Flickr de Marcelo Lisa )

Primeira Parte: Passeio de escuna até “Ratones”, “Anhatomirim” e “Baía dos Golfinhos”.
1- Quando cheguei a Florianópolis, eu tinha em mente realizar alguns grandes desejos que eram os de visitar as fortalezas que eu só as conhecia por fotos mas que as admirava muito. E foi partindo da Ponte Hercílio Luz ( foto abaixo) que eu estava prestes a pisar , a tocar com as mãos e a admirar duas delas com meus próprios olhos e não com os “olhares “ de outros que lá estiveram antes de mim. O percurso que fiz no passeio de escuna foi cheio de expectativas e ao final do passeio, eu se precisasse voltar pra BH, já me sentiria satisfeito e realizado ainda que eu também quisesse ver muitas praias e outros locais recomendados por amigos , na cidade.

2- Na foto abaixo, a escuna que me levaria até meus fortes de sonhos Quem quiser vê-los, me acompanhem nas muitas próximas fotos deste thread:

3- A imponente Florianópolis , vista da Ponte ( o nome da cidade soa bonito para os estrangeiros mas eu não me conformo de Floriano Peixoto ter dado seu nome à força para a cidade depois que mandou fuzilar, degolar e enforcar 185 “manezinhos” -habitantes locais-que resistiam ao seu autoritarismo).

4- Duas pontes se olhando : o passado e o presente se enamorando:

5- E a escuna partiu ...
A cidade cheia de prédios ( nesta foto a Floripa continental) vai se afastando e vamos vendo ,dali pra frente , montes verdejantes e ilhas ainda parecendo selvagens como eram quando por ali passaram piratas e corsários:
5 A-

5 B -

6-Mas já não estamos na época dos corsários e por isso Jet-skis passam apressados assim
como lanchas e nossa escuna vez por outra balança mais do que devia...

7A- E eis que vamos nos aproximando da Ilha de Ratones . Sim!! Ratones, ratos em espanhol ou quem sabe também em um português arcaico.

7B- Os colonizadores enxergaram aí um rato!

8- Ratones é uma ilha onde está uma das fortalezas mais belas do arquipélago de Santa Catarina. Ao fundo Florianópolis e seu mar de prédios que do continente observa altivo as ilhas de lá (Ilha de Santa Catarina) e de cá ( Ilha de Ratones).
Belo contraste!

9- Se um lado da ilha parece olhar pra Floripa como que dela cuidando como nos velhos tempos, o outro lado da ilha parece esconder a fortaleza como que para não revelar a todos os muitos segredos ali guardados e irreveláveis:

10- E que bonita visão se tem na medida em que a escuna se aproxima da fortaleza:

11- Uma guarita vista com zoom:

12- Como é linda a fortaleza vista do mar:
12 A-

12 B-

13- E eu , finalmente, lá desembarquei ( ai que vontade de por lá ficar... ;) :
13 A -

13 B -

14- Uma placa indica o nome do lugar e quem o protege( nas outras fortalezas que eu visitei na ilha , fazem o mesmo seguindo este padrão em madeira ):

15- E eu logo subi estes caminhos de pedras para me transportar no tempo , pelo menos na imaginação!

16- A guarita observa curiosa o nosso barco assim como nós que não vimos outros séculos, como ela, também a olhamos curiosos e admirados:

17- O tempo te machucou mas você continua bela e dá vontade de te abraçar! :D

18- Hoje a guarita parece descansar debaixo das árvores , cansada de tantos dias acumulados:

19- Os canhões enferrujam nos tempos de paz. Se eu tivesse levado uma flor, iria colocá-la na boca dele:

20- Pra que guerra? Quem precisa de guerra num cenário como esse ?

21- Que bom que não caiaram todo este forte como fizeram com o da Ilha do Mel depois da sua restauração. Acho lindos estes fortes sem tinta e só com a pedra exposta assim como fazem lá em Portugal com fortes como o “Castelo do Queijo , no Porto:
21 A-

21 B-

21 C-

22- Eu tive de partir mas enquanto era possível avistar “Ratones”, eu fui fotografando-a ao longe e somente quando ela sumiu completamente é que me virei pra frente e percebi que outra fortaleza estava me esperando ansiosa lá na frente e se alguém abrisse bem os ouvidos poderia escutar os gritos dos famosos “Fantasmas do Anhatomirim” ( nem queiram saber o significado deste nome.... )
22 A-

22 B-

22 C-

22 D-

23- E eis que fui chegando em “Anhatomirim” , antigo forte e a primeira sede do governo do Estado de Santa Catarina. Bem, o nome do lugar é que não combina muito com o lugar que foi uma sede de governo : “Toca onde habita o mal” . Mas , de qualquer jeito, ao contrário do nome, o lugar é lindo e um “Estado” tão especial como Santa Catarina , jamais teria este nome como algo mais do que parte das curiosidades deixadas pelas lendas indígenas seculares. De fato, a sociedade que ali triunfou era muito maior do que qualquer nome e se tornou orgulho pra todo Brasil.

24- Não só eu sonhava em conhecer este lugar. Aliás o local é visitado por 100.000 turistas por ano , os quais ali chegam nas escunas:

25-Um zoom nas construções que vemos do trapiche:

25- E nada combina mais com um forte colonial brasileiro do que um barco “pirata” parado nas cercanias...

26- Ainda bem que estes piratas moderninhos , só encostam armas de brinquedo nos nossos pescoços. Rss!

27- Algumas imagens de Anhatomirim vista do mar:
27 A-

27 B-

27 C-

28- E ao desembarcar, uma plaquinha como a outra ( de “Ratones” ) que já mostrei:

29-Algumas imagens de alguns dos dez prédios que foram erguidos entre 1739 e 1744:
29 A-

29 B-

29 C-

29 D-

29 E-

29 F-

29 G-

29 H-

29 -

30- Que vista espetacular!

31- Um soldado teima em guardar o lugar e lembrar pros turistas que eles só podem estar
ali provisoriamente...

32- A guarita parece ainda esperar por algo que lhe tire da rotina...

33- Canhões dormem e servem para turistas montarem neles como se fossem cavalos ...

34- Antes de voltar pra Floripa , uma parada por Governador Celso Ramos , na área da
Baía dos Golfinhos. Pena que nenhum deles apareceu...

34 A-

34 B- A praia vista de longe...

34 C- Quase desembarcando...

35 D-

36- Na volta , revi “Anhatomirim” ( 36 A) e “Ratones” ( 36 B ) :

36 A-

36 B-

37- Uma ilha dá um tchau e pede pra eu voltar e claro que não vou recusar o convite. :tongue2:
37 A-

37 B- ;) E Floripa pisca os olhos e diz que me espera pra novos passeios e encontros…

38- E meio ciumenta de que fui nas outras duas fortalezas, esta daí debaixo da ponte e meio esquecida pelos turistas... me abana a mão e diz que também merece ser fotografada... :D
38 A-

38 B-

Parte dois: Uma igreja no alto de um morro e algumas casas em estilo colonial ao seu redor e a vista da Lagoa que se tem de lá:
39- Igreja Imaculada Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Lagoa) , datada de 1750 .
39 A-

39 B-

39 C-

39 D- Esta casa nos fundos da igreja merece uma restauração urgente ( que eu me lembre foi o único patrimônio histórico mal conservado que vi na ilha pelos lugares onde passei )

39 E-

39 F- Vista que se tem lá do alto. Pena que a fiação atrapalhe a alegria de fotógrafos skyscrapercianos como eu...

Terceira Parte: Santo Antônio de Lisboa: uma Vila Açoriana na ilha .
Esta "vila" tem a rua pavimentada mais antiga da ilha assim como tem uma orla muito bonita com bucólicas e belíssimas vistas e ela seria , para mim,um lugar ideal pra eu morar caso eu tivesse de viver um dia ali. Da orla se pode ver pedras brincando com as águas , árvores frondosas e há bancos e decks de madeira onde podemos nos assentar e admirar a paisagem. E para quem gosta de história , ali há um bonito casario colonial bem preservado assim como uma igreja que parecem juntos uma mini-cidade cenográfica. Santo Antônio de Lisboa foi um dos lugares que mais gostei em toda ilha:

40 A- A lojinha em primeiro plano se chama “Casa Açoriana” e ao fundo a igreja. Ô lugar charmoso!!!!!

40 B-

40 C-

40 D-

40 E- Um restaurante açoriano:

40 F- Adorei esta “bernúncia” que ta pintada no muro. Ela faz parte do folclore da ilha e por todas lojas de artesanato sempre há uma miniatura dela para se vender. Fora de Floripa , acho que quase ninguém sabe o que é uma bernúncia ainda que tenha idéia do que seja boi de mamão:

40 G- Bernúncia e boi de mamão , vendidos nas lojinhas de Santo Antônio de Lisboa ( vocês têm dúvida se eu trouxe uns pra casa? ) :

E mais folclore até nas placas:

40 H- Janelas em Santo Antônio de Lisboa:

41– Quando eu disse que adorei Santo Antônio de Lisboa, foi devido aos lugares charmosos acima e também a esta orla linda das fotos abaixo. Eu queria acordar, abrir a porta de minha casa, atravessar a rua e ver isto...
41 A-

41 B-

41 C-

41 D-

41 E-

41 F-

41 G-

41 H- Com um bom zoom, se vê a Ponte Hercílio Luz, a partir de Santo Antônio de Lisboa:

42 – A rua calçada mais antiga da ilha de Santa Catarina:

43- O Caminho dos Açores:
Neste Engenho que pertencia à família Andrade se produzia biju, farinha de mandioca de cuscuz. Hoje o local é tombado:
43 A-

43 B-

43 C-

Quarta Parte: Outra Vila Açoriana de Floripa: “Ribeirão da Ilha”.
Este local parece mais uma cidade colonial na beira de um ponto isolado do litoral a muitos kms da capital e não um bairro de uma capital brasileira. Claro que este é o ponto-de-vista de um cara vindo de uma metrópole do sudeste. Como se chega lá por rodovia ( assim como em vários locais da ilha) e há um certo isolamento assim como também a paisagem muda completamente em relação a lugares como os da Baía Norte, da Beira Mar Norte e da Lagoa etc.... então temos uma certa surpresa ao chegarmos num local que se não tivesse praias , poderia ser confundido com uma das cidades históricas mineiras . E olhem que é um mineiro da gema com raízes coloniais que está dizendo isto... rsss!

44- A igreja:

45- A igreja como que rezando...

46- Flores de plástico predominam nos túmulos dos cemitérios de várias cidades do Sul do Brasil, que já as visitei. Isto dá um aspecto de estarem sempre bem cuidados e que os mortos não foram esquecidos pelos vivos. É triste ver cemitérios sem flores porque logo se imagina que ninguém visita os túmulos dos “entes queridos” mais...

47- Lojinha de artesanato de frente pra igreja de Ribeirão da Ilha. Ali se vendem miniaturas de igrejas e de casas( lindas), pinturas com paisagens da ilha da Magia, imãs de geladeira e muitas outras peças ..

48-Artesanato vendido na lojinha da igreja:
48 A- Miniaturas:

48 B- Eu me arrependi de não ter comprado estes quadrinhos com a ponte junto ao forte ( aquele que retratei numa foto da Primeira Parte e que brinquei que ele tava com ciúmes dos outros fortes) e os dois outros que encostados formam a Ponte Hercílio Luz.

49- Aspecto dos arredores da igreja:

50-Belo detalhe de decoração nas calçadas:
50 A-

50 B-

51- Casas típicas:
51 A-

51 B-

51 C- Várias casas estavam com estes laços pretos de fitas nas luminárias das fachadas e uma moradora me explicou que era um protesto porque houve uma grande perda de carregamento de mariscos e como esta é um atividade muito importante no local que tem vários restaurantes com frutos do mar, então que iam deixar todas luminárias de luto até sair a perícia do acidente:

52-Gostei dos detalhes ( elementos decorativos) formando desenhos pintados com estas cores fortes na fachada. E mudando de assunto, eu sou louco por muquecas. Ô lugar tentador!

53- Gostei dos leõezinhos. Quem precisa de cachorros bravos pra vigiarem a casa , se já têm dois leões rugindo e que jamais deixam seu posto de guardas da casa? :)
53 A-

53 B-

54- Umas e Ostras …
Foram bem criativos na escolha do nome. Gostei do bom humor nas placas deste lugar e de outros como o "Tens Tempo" e o "Ostradamus", brincando com Nostradamus e também com uma estátua de uma dama que tem ostras junto a si.

55- Os restaurantes de Ribeirão da Ilha parecem estar sempre cheios. A Vila sabe vender sua imagem como um local ideal ( pelo ambiente e pela qualidade de seus produtos) para se degustar frutos do mar. Conversando com vários ex-turistas e viajantes que foram na ilha, escutei deles que foram ali só para frequentarem seus restaurantes .

56- Assim como em Santo Antônio de Lisboa, o folclore é muito valorizado nesta vila açoriana seja nos painéis de parede como este , seja no artesanto e claro, nas festas de ruas que devem ocorrer em várias datas. Eu queria "muitttttttooooooooooooo" poder ver uma destas festas com boi de mamão, berguncia e a boneca gigante Maricota. Tenho que descobrir em que datas se apresentam e se há algum local onde há apresentações para visitantes. Como acho que não há, tá aí algo que poderia render bons frutos ($$$$ ) pra quem investisse em apresentações folclóricas para os milhares de turistas que visitam a ilha anualmente. Mas desde que não desvirtuasse a pureza e o sentido original da festa.

57-Simpáticas esculturas na frente de uma loja chamada “Tens Tempo”. Eu não tinha muito tempo, mas fui.... e se tiver tempo, voltarei....:

58- Ostradamus:
58 A-

58 B-

59- Assim como de Santo Antônio de Lisboa, eu também não resisti em trazer uns souvenirs de Ribeirão da Ilha como rolhas com galinhos de Barcelos na ponta e umas canequinhas com galinho de um lado e com algo no dialeto açoriano do outro lado.

60-Mais simpáticas casas de Ribeirão da Ilha:
60 A-

60 B-
60 C-

60 C-

61- Flores na pracinha que fica de frente pra orla , pro Ostradamus e pra o “Tens Tempo”:
61 A-

61 B-

Quinta Parte: Algumas praias onde fui no sul da ilha e as vistas que se tem delas:
62- Praia da Armação : dela se vê bela vista da Matadeiro e arredores.Dali saem barcos pra Campeche que segundo me disseram, tem águas cristalinas que lembram o Caribe. Eu não fui neste passeio mas numa das minhas viagens futuras, pretendo fazê-lo.
62 A-

62 B-

62 C-

62 D- Ponte que nos leva até rochedos de onde temos bela vista do mar e também de onde vemos Matadeiro ao longe..

62 E1-

62E2-

62E3-

62 F-

62 G- Uma das vistas mais lindas que se tem lá do alto dos rochedos:

62 H: Eu nos rochedos:

62 i-

Indo para Matadeiro...
62 J-

E vendo lá do Matadeiro, os lugares de onde tirei as fotos de número 62 que estão acima:
62 k-

Praia Pântano do Sul
Nas fotos 63 e 64 se pode ver o que eu disse na introdução deste thread quando citei que achei muito bonito terem os morros na beira das praias e mesmo próximos da Lagoa, estas casas coloridas e de bela arquitetura em vez de serem favelizados.
63-

64-

65-Golfinhos eu não vi na Baía dos Golfinhos quando fiz o passeio de escuna e nem os vi na Ilha do Mel no Paraná quando lá fui em dezembro. Mas agora vi um de areia. Serve?

Sexta Parte :Morro das Pedras
Quando eu fui nas praias do Sul da Ilha de Santa Catarina , eu encontrei pelo caminho o Morro das Pedras que foi um dos lugares com uma das visões mais espetaculares que vi na ilha. Eu gosto muito de ver grandes pedras sendo batidas por ondas fortes do mar. Também gosto muito de ver pedras gigantescas na areia. Além do Morro das Pedras, eu achei belíssima a área da Galheta ( pena que não a fotografei a não ser vista da Praia Mole ) que apesar de ser uma praia vista com preconceito, é uma das mais belas da ilha se formos olhar a natureza e mesma a cor das águas.
66- O Morro das Pedras.
66A-

66B-

66 C-Lá tirando uma foto há um forista skyscraperciano que passeou comigo pelo sul e norte da ilha.Obrigado Rene Hass por sua gentileza em me levar de carro por tantos lugares porque sem sua ajuda eu não teria visto tantos lugares em tão poucos dias. :eek:kay:

Sétima Parte: As Praia Mole e a Galheta vistas de longe , na hora do crepúsculo.
67-Praia Mole ( ela estava vazia porque estava chovendo até minutos antes de eu tirar esta foto):

68- As rochas já começam a aparecer na divisa da Praia Mole com a Galheta:
68 A-

68 B-

Oitava Parte :praia do Forte e o Forte de São José da Ponta Grossa:

Como já citei na primeira parte deste thread, eu vi duas das fortalezas que eu sonhava em vê-las quando fiz o passeio de escuna, mas restava uma terceira que eu teria de ir por terra já que ela fica na ilha de Santa Catarina e não em pequenas ilhas como as de Ratones e de Anhatomirim. Faltava eu ver a Fortaleza de São José da Ponta Grossa na Praia do Forte, baía norte.... e lá fui eu encontrá-la. Nem preciso dizer que eu me apaixonei por ela. É belíssima!!!
69-A Praia do Forte vista de longe:
69 A-

69 B-

70-Quem quer entrar na fortaleza comigo, sigam minhas próximas fotos... 
Bem-vindos!

71- Primeira visão da fortaleza quando estamos chegando e ainda do lado de fora:

72- A bela guarita e parte da fortaleza à esquerda:

73- Outro ângulo da guarita , agora com o prédio principal à direita:

74- Em volta da fortaleza, vemos a praia ao fundo e bananeiras por perto:
74 A-

74 B-

75-E lá fui entrar na bela fortaleza de pedras:

76- Ela é grandiosa!
76A-

76 B-

77- Parte dos canhões:
77 A-

77 B-

78- Como as duas outras fortalezas onde fui, as bandeiras estão sempre hasteadas:

79- Guarita:
79 A-

79 B-

80- A Praça de Guerra vista do alto da Fortaleza:

81- E sempre rondando as fortalezas onde fui... os barcos piratas ( ainda bem que agora são só os de turismo... )

82- Outra bela visão da fortaleza que como eu já comentei falando de outras que visitei, é muito mais bonita por ser toda de pedras e não caiada de branco como a maioria dos outros fortes brasileiros. Por mim, podiam deixar todos os outros assim, só com as pedras expostas.

83- Fotos da capela por dentro e por fora:
83 A -

83 B-

83 C-

84-

85- Bela visão de uma das janelas...

86- A capela vista de uma das janelas:

87-

88- Como se trajavam os soldados no forte:

Nova Parte: Não posso fazer um thread sobre Floripa e não mostrar as rendeiras e suas rendas de bilro. Infelizmente escutei de uma delas que não está valendo a pena fazer algo que dá tanto trabalho e que as pessoas pouco valorizam e acham caro. Esta tradição açoriana não pode morrer...
89-

90-

91-

Décima Parte: O Parque das Corujas e a Praia da Daniela:
92- O local é protegido para evitar que invadam o ninho da coruja:

93-

94-

95- A Praia da Daniela:
95 A-

95 B-

95 C-

95D-

Décima Primeira Parte: Praia Ponta das Canas ( esta me lembrou muito as Praias do Forte e da Fortaleza que ficam na Ilha do Mel no Paraná. Linda praia com a água entrando pela areia formando poços e com barcos se misturando às sombrinhas de praia das pessoas ).
96- O cachorrinho brincando com uma bola num dos poços nas areias da praia ( Déjà vu: Ilha do Mel!!!!! )

97-Outro ângulo lindo da praia:

98-Lindaaaaaa.....( já é uma das minhas favoritas na ilha! )

99- :)

100-Se desviarmos os olhos do mar, tudo continua muito lindo…

101- Este canto da praia parecia dominado pelos cachorros que saiam latindo quando passava um vendedor de cangas ou qualquer outro simples mortal com quem sismassem:

102- Passados os cachorros que se consideram os reis da praia.... lá vêm as pedras... e dali temos lindas visões ... ( vejam a seguir...)

103- A praia vista das pedras que ficam no seu final..

104- Crianças e bóias . Esta praia é ideal para sossego e pra quem não curte mar bravo ou ondas fortes:

105- A praia vista da rua:

106- Casas bonitas na beira da praia se misturam com barcos , aves e o cheiro do mar...
106 A-

106 B-

107- Banhistas na praia.
-

108- Eles chegando e eu indo embora...

109- Bancos para quem quiser admirar tanta beleza ao longe...antes de ir embora ...

110-Praia de Jurerê ( tirei a foto de dentro do carro com zoom porque não conseguimos estacionar lá ):

Décima Segunda Parte :A Lagoa da Conceição
Fiquei hospedado lá pertinho e fui várias vezes na beira da lagoa para comer pastéis de camarão , de berbigão e de siri assim como andar pela orla e para comprar artesanato... e acreditem: foi o lugar que menos fotografei !
Algumas fotos que tirei da lagoa inclusive uma que eu via da porta do meu quarto no premiado Hostel Backpackers Sunset que não é à toa que ganhou plaquinha de “melhor ambiente”.
111-

112-

113-

114-Ela vista da porta do meu quarto no hostel:

Décima Terceira Parte:Um mirante e sua vista panorâmica...
115- Subindo um morro da região da Lagoa da Conceição rumo ao centro.. achei este mirante...

116- A fiação atrapalha mas nem ela é capaz de tirar a beleza do cenário:

Espero que tenham gostado do thread e que o comentem! E caso tenham gostado , eu voltei lá em Março de 2012 e tirei mais fotos. As fotos da segunda viagem estão no link a seguir: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1610452

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Sempre que viajo , gosto de trazer um pouco dos lugares aonde vou para guardar lembranças deles e por isso gosto de pequenos souvenirs que contem um pouco das histórias dos lugares por onde passei. Em Floripa , achei algumas coisas bem interessantes e vou compartilhar algumas com vocês :
1- Artesanato feito com ostras. Achei interesssantíssimo:
1 A- Um achado em Santo Antônio de Lisboa

1 B- Um achado em Ribeirão da Ilha:

2- Em Ribeirão da Ilha, por ser um lugar tão açoriano, achei galos típicos portugueses em canecas e em rolhas:
2 A-

2 B-

2 C- O verso da caneca em dialeto dos açorianos:

3-DVD e CD pra eu aprender um pouco sobre o folclore da Ilha de Santa Catarina:

4-Eu trouxe duas bernúncias e um boi de mamão. Vou pôr fotos de dois deles:
4 A-

4 B-

5 Conchas pintadas à mão. Achei muito delicadas e interessantes:

6-Imã de geladeira pintado à mão:

7- Canhão do Forte de São José da Ponta Grossa:

8 - DVD sobre os fortes de Santa Catarina:

9 -Herança da ilha e fortaleza de Ratones?

10- Conchas e estrela do mar da praia onde paramos na Baía dos Golfinhos:

11- Como não tenho tido sorte de ver golfinhos de verdade, eu tive de comprar um no imã de geladeira mesmo...

12-Numa ilha com tantos pescadores, se meu objetivo era o de ter objetos significativos que lembrassem o lugar, não poderia faltar um barco de pescadores:

13-Da "Armação" , a primeira praia da ilha que conheci, eu tinha de trazer algo também:
13 A-

13 B-

14- E se é ilha da Magia o slogan da ilha, então não podia faltar uma cuca ou uma das bruxinhas que vendem por lá:

15- Um imã do símbolo-mór da ilha:

16-E para terminar, como fiquei na Praia Mole, reduto de surfista, não dava pra deixar de trazer um souvenir do lugar onde mais fiquei por lá:

·
Registered
12,776 Posts
Que paraíso!
Marcelo, que bom o dia estava ensolarado na tua visita. Maravilhosas fotos. Passeios fantásticos, e 3 fortalezas?! Nossa!

Adorei essa foto

E gracinha os souvenirs. Adoro o toque que dais nos threads.

·
Não creio no que não vejo
26,187 Posts
Nossa esse tópico foi CCC Combo Breaker!!! :lol:

Simplesmente um dos melhores que já vi sobre Floripa, um dos que mais mostrou a cultura da Ilha, não ficou só naquele clichê típico de turista, de night, baladas de ricaços e celebridades. Infelizmente se mostra muito disso sobre a cidade lá fora e esquecem que Floripa tem uma cultura peculiar e riquíssima também :D

Floripa é realmente um livro de história açoriana a céu aberto, e fico feliz em saber que isto tudo está sendo preservado e mantido fiel. Falou em ostras, rendas, golfinhos, fortalezas e ilha? Não existe outro lugar no mundo com essa característica charmosa simples, praiana e nostálgica :)

Valew Olisa!! mais uma vez: belo tópico!!!

·
Não creio no que não vejo
26,187 Posts
Quando eu vi essa imagem eu lembrei de um dos episódios de Star Wars, uns trechos de filme aparecia um planeta com uma praia bem parecida com esta, com aquelas nuvens avermelhadas atrás :nuts:

·
Registered
109,930 Posts
Um thread bem amplo, a beleza da ilha vai muito além das praias, ela inclui fortalezas, construções históricas relevantes, sem falar do lado bucólico pouco visto aqui. Fiquei até gamado no cemitério, achei bem charmosinho:). Também coleciono souvenirs por onde passo, tenho predileção pelas camisas.

Tópico excelente, Lisa, parabéns.

·
Ilha de Santa Catarina
1,557 Posts
Grande Marcelo , que belas fotos , tantas coisas a comentar que deixarei por partes quando eu ver novamente ...

Super bacana seu relato na introdução sobre sua estadia na ilha , que bom que gostou e suas fotos mostra a cultura da ilha , que não é só de praia , um lugar + bonito que o outro , sensacional sua descrição nas legendas de cada foto e a qualidade da mesma. Parabéns !!!!!!

Quanto pagaste no valor do passeio de barco até as ilhas de Ratones e Anhantomirim ?

Umas observações :
As vistas das primeiras fotos ali na ponte Hercílio Luz , aquele lado lá é Florianópolis Continental ;

Tens umas fotos que não abriram e outras repetidas ;

Ali na praia do Morro das Pedras , pouco atrás tem a Casa de Retiro Vila Fátima, fica em cima do morro que tu pode visitar e tem uma puta vista cara.
http://www.casaderetiros.com.br/retiros-2009.htm

Na praia da Armação sai os barcos para a maravilhosa Ilha do Campeche , um paraíso na terra .

Poderia ter + fotos da Lagoa ;

As fotos que mostra praia na parte da praia do forte , ali na verdade é a praia de Jurêre, a do forte fica do lado esquerdo;

Quais lugares que tu tinha planejado que não deu para ir ?
No geral faltou muiiiiitos lugares ainda para conhecer nas próximas visitas.

As fotos estão tão bonitas que gostaria de vê-las em tamanho pouco maior , como está hospedadas no Flicker, eu consigo ver o seu ?

Enfim , parabéns , sensacional e se tiver + , vai colocando ai para nós :cheers:

Abraços

·
Melissa
294 Posts
eeeeee :banana::banana:

Estava esperando pelo teu retrato da viagem!! Não sabia da existência de todas essas fortalezas, Macelo. São surpreendentes e a vista a partir delas mais ainda. Não vou te falar quais foram as minhas preferidas pois teria que citar todas aqui. Legal saber que tu se surpreendeu com Floripa, também tive essa reação positiva quando estive na cidade ano passado. Fico muito feliz em ver que tu aproveitou bastante, que voltou satisfeito e com vários novos souvenirs pra tua coleção! (de novo salvei um monte de fotos hihih) Abraço, amigo :hug:

P.s.: Adorei tua blusa do Plâncton :nuts:

·
Rene Hass
4,331 Posts
Excepcional o thread, Marcelo, como todos os que você tem feito dessas suas últimas viagens pelo Brasil. Fotos bem tiradas e textos bem escritos.

Tenho um carinho muito especial por Florianópolis. Sempre fui bem acolhido em todas as vezes que eu estive lá. Me sinto tão confortável na cidade que não exito em dizer que é a minha segunda capital favorita no Brasil. A primeira, é claro, a minha cidade natal. Como você bem disse, não se vê muitas desigualdades sociais na cidade, e esse é um dos grandes pontos positivos dessa cidade.

Quando eu volto de lá, dá uma dor no coração. A vontade é de ficar.

Vou rever o teu thread e reler os textos com mais calma. Por ora, não resta outra palavras a dizer do que obrigado por nos proporcionar esse passeio fotográfico incrível pela ilha mais charmosa do Brasil (na minha opinião).

Parabéns!!! :applause:

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Que paraíso!
Marcelo, que bom o dia estava ensolarado na tua visita. Maravilhosas fotos.
Obrigado pela visita ao meu thread e por seu "like" a ele, Thina!
Eu tive sorte de pegar alguns dias bem ensolarados mas também houve alguns horários dos dias que me surpreendiam com chuvas repentinas. Em algumas fotos o céu parece muito azul e em outras ele começa a ficar meio escuro , em fotos tiradas num mesmo passeio!
Passeios fantásticos, e 3 fortalezas?! Nossa!
Visitei três fortalezas e se pudesse teria ido nas ruínas de uma outra que o forista Geoce tanto falou dela e que me deixou com muita curiosidade em conhecê-la mas parece que o único acesso era por difícil trilha ( para quem não conhece o local) e saindo de uma praia que está no continente e não na ilha. Se não me engano , Palhoça. Que bom que você achou as fotos maravilhosas! :)
Adorei essa foto
Este lugar é belíssimo mesmo! A vista que se tem do alto do morro , paga a visita na Praia da Armação!

E gracinha os souvenirs. Adoro o toque que dais nos threads.
Thina, que bom que você gostou dos souvenirs. Quando eu os fotografei e os pus no thread, você foi a primeira pessoa em quem pensei porque eu sabia que você apreciou os outros souvenirs que mostrei em outros threads de outros lugares por onde fui. ;)

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Que vista linda do hostel. A hospedagem foi boa?

Thina , a hospedagem foi muito boa e é pra lá que irei toda vez que eu tiver de voltar pra floripa. 99% dos hóspedes eram gringos e ficar na sala de TV , no barzinho ou outros ambientes como na piscina, me fazia me sentir na Escandinávia ou em algum ponto da América do Norte. Realmente preciso voltar a estudar inglês para conseguir a fluência!! :)
No final do dia ganhávamos uma caipirinha de brinde e outra coisa que achei legal é que eles fazem um churrasco ( opcional ) para quem quiser se confraternizar lá. Há também um ônibus no estilo "escolar americano" que leva os hóspedes pra baladas. O lugar ganhou um prêmio internacional como "melhor ambiente". Vi isto numas plaquinnhas na recepção.
Adorei a sua dica e a do Geoce de que eu estaria bem localizado na Lagoa da Conceição. Por isso eu escolhi este hostel que fica num morro entre a Praia Mole e a Lagoa. Dali eu podia ir a pé, se quisesse, em vários pontos e voltei com segurança mesmo sendo madrugada , sem ver nenhum indício de violência ou ameaça dela. Aliás, algo que esqueci de colocar na introdução do thread é que a sensação de segurança lá por onde passei, parecia muito alta, Não sei o que dizem as estatísticas mas a população sempre me dizia que eu podia andar à vontade pelas ruas.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #16 ·
eeeeee :banana::banana:

Estava esperando pelo teu retrato da viagem!! Não sabia da existência de todas essas fortalezas, Marcelo. São surpreendentes e a vista a partir delas mais ainda. Não vou te falar quais foram as minhas preferidas pois teria que citar todas aqui. Legal saber que tu se surpreendeu com Floripa, também tive essa reação positiva quando estive na cidade ano passado. Fico muito feliz em ver que tu aproveitou bastante, que voltou satisfeito e com vários novos souvenirs pra tua coleção! (de novo salvei um monte de fotos hihih) Abraço, amigo :hug:

P.s.: Adorei tua blusa do Plâncton :nuts:
Ei Amo_Porto, o Plâncton não viu o Bob Esponja por lá. Talvez ele estivesse em outra praia! :D
Que bom que você estava esperando os retratos da minha viagem! E ficam minhas fotos como dicas para quando você e outros foristas voltarem lá que possam ver ou fazer algo que gostaram e viram no meu thread. Se você não sabia das fortalezas, te dou a dica de pegar o barco na Ponte Hercílio Luz porque o passeio que sai de lá pára em duas fortalezas ( as que retratei). Já o que sai da Praia Casnasvieiras só pára em Anhatomirim apesar que em compensação pára na Ilha do Francês para pessoas que gostam de banho no mar. Do barco pirata que sai de Casnavieiras se vê três fortalezas mas duas só de longe.
Pode continuar salvando minhas fotos, amiga , porque eu não assino as fotos justamente para quem quiser divulgá-las pra amigos no facebook não ter de publicar algo com um nome pegando parte da foto. Acho muito feias as fotos assinadas e desde que citem a fonte, não importo que minhas fotos sejam multiplicadas por mil, já que não tiro fotos com ojetivos comericiais ou por vaidade pessoa. Eu resolvi tirar fotos e fazer threads justamente porque sempre tive muitos amigos estrangeiros e quando eu buscava fotos no google ou outros sites de busca, eu só encontrava fotos pequenas ou assinadas dos lugares isto quando não eram bloqueadas para serem salvas. Quando procuramos fotos de alguns lugares famosos do Brasil, muitas vezes não achamos uma única foto que tenha alguma qualidade. Por tudo isto, resolvi inundar a internet com fotos bonitas e publicáveis que ajudem as pessoas nas buscas de pesquisa e principalmente que sirvam pra incentivar mais o turismo interno no Brasil e mesmo o de estrangeiros pra cá. Vejo a internet como um grande meio de melhorar a imagem do Brasil no exterior e com belas fotos de lugares compartilhadas em sites de relacionamento, em threads etc.. isto vai mudando a mentalidade de muitos que só viam , até então, imagens negativas do nosso país.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Um thread bem amplo, a beleza da ilha vai muito além das praias, ela inclui fortalezas, construções históricas relevantes, sem falar do lado bucólico pouco visto aqui. Fiquei até gamado no cemitério, achei bem charmosinho:). Também coleciono souvenirs por onde passo, tenho predileção pelas camisas.

Tópico excelente, Lisa, parabéns.
Ri muito de você ter gostado do cemitério e o achado charmosinho. Eu e os foristas gaúchos Rene Hass e Sapox , estamos sempre atrás de cemitérios nas cidadezinhas do Sul e mesmo nas daqui de Minas, que visitamos.:lol:
Jguima,que bom que você gostou do thread e obrigado por seus elogios.
Eu também gosto de camisas mas tenho um problema sério pra encontrar alguma que fique boa em mim já que além de eu estar sempre lutando contra a balança , eu ainda tenho 1,90m de altura. Infelizmente, neste país, pensam que são todos baixinhos e magrinhos. É raro eu achar uma camisa XXG em lojas convencionais tipo Renner, C & A , Riachuelo etc , então imagina em bancas de ambulantes de cidades turísticas!! :eek:hno:

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #18 · (Edited)
Nossa esse tópico foi CCC Combo Breaker!!! :lol:
:hahaha::rofl::rofl::rofl:

Simplesmente um dos melhores que já vi sobre Floripa, um dos que mais mostrou a cultura da Ilha, não ficou só naquele clichê típico de turista, de night, baladas de ricaços e celebridades. Infelizmente se mostra muito disso sobre a cidade lá fora e esquecem que Floripa tem uma cultura peculiar e riquíssima também :D

Floripa é realmente um livro de história açoriana a céu aberto, e fico feliz em saber que isto tudo está sendo preservado e mantido fiel. Falou em ostras, rendas, golfinhos, fortalezas e ilha? Não existe outro lugar no mundo com essa característica charmosa simples, praiana e nostálgica :)

Valew Olisa!! mais uma vez: belo tópico!!!
Amigo, eu nunca fui de baladas e de night e talvez seja por isso que estou sempre sozinho. :lol: Mas por outro lado eu a-do-ro museus, patrimônio histórico, natureza ( parques , praias), cultura popular e erudita , artesanto, folclore, gastronomia típica e ter contato com nativos de um lugar. Dificilmente você veria num thread meu um lugar muito sofisticado porque o que eu busco é o inverso disto. Não critico quem goste de glamour e granito, mas eu prefiro algo mais próximo de minha realidade e com mais cara de raíz de um lugar. Por exemplo, eu achei Jurerê em Floripa lindíssima ( digo as casas , o paisagismo e o urbanismo) mas não fiz um thread sobre isto porque sei que há muita gente com mais conhecimento e habilidades para mostrar isto do que eu. Já em lugares como as Vilas Açorianas e os Fortes eu me sinto em casa mesmo vindo de um lugar tão longíquo no mapa em relação a estes locais ( uns 1300 kms nos separam... )
Obrigado pelo "like" no thread. ;)

Quando eu vi essa imagem eu lembrei de um dos episódios de Star Wars, uns trechos de filme aparecia um planeta com uma praia bem parecida com esta, com aquelas nuvens avermelhadas atrás :nuts:

:) Quem sabe algum alienígena estava por ali no alto e eu tão distraído como sou, só tive olhos pra 1 metro à frente do meu nariz? :lol:

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #19 · (Edited)
Grande Marcelo , que belas fotos , tantas coisas a comentar que deixarei por partes quando eu ver novamente ...
Aguardo sua nova visita no thread então...:)

Super bacana seu relato na introdução sobre sua estadia na ilha , que bom que gostou e suas fotos mostra a cultura da ilha , que não é só de praia , um lugar + bonito que o outro , sensacional sua descrição nas legendas de cada foto e a qualidade da mesma. Parabéns !!!!!!
Obrigado, amigo. ;)

Quanto pagaste no valor do passeio de barco até as ilhas de Ratones e Anhantomirim ?
Eu paguei 50 reais pelo passeio que dura umas 5 horas e meia mas para entrar nas duas ilhas tem de pagar mais 10 reais pelas duas. O ingresso pras ilhas são cartões-postais!!! E eu os coleciono! E quando vi que cada visitante tinha um diferente, logo consegui umas doações. :lol: Mas tive sorte porque na ilha de Anhatomirim havia um barzinho e nele o cara tinha um estoque de restos de postais que turistas não levaram embora. E eu os comprei a R$0,50 centavos cada. Veja aqui minha coleta do dia:

Ah, além dos cinquenta reais do passeio de barco e dos 10 pra entrar nas ilhas, se você quiser almoçar, a média nos buffets livres lá é de 15 a 20 reais.

Ali na praia do Morro das Pedras , pouco atrás tem a Casa de Retiro Vila Fátima, fica em cima do morro que tu pode visitar e tem uma puta vista cara.
http://www.casaderetiros.com.br/retiros-2009.htm

Na praia da Armação sai os barcos para a maravilhosa Ilha do Campeche , um paraíso na terra .
Obrigado pelas dicas.

Poderia ter + fotos da Lagoa ;
Quando eu lá voltar, farei mais fotos da Lagoa. ;)

Quais lugares que tu tinha planejado que não deu para ir ?
No geral faltou muiiiiitos lugares ainda para conhecer nas próximas visitas.
Eu não fui em Jurerê ( praia), Canasvieiras, , na Joaquina ( esta será a primeira que irei quando lá voltar porque a vi de longe assim como vi de longe, de dentro do carro, as outras duas que já citei, e achei as águas super verdes e simpatizei com o local. Portanto voltando a Floripa eu quero poder ir nestas três praias e também no Projeto Tamar da Barra da Lagoa. Outro passeio que eu gostaria de ir é na barca que sai das Rendeiras e vai pro Centro da Lagoa. Campeche é outro point que sei ser imperdível mas preciso saber melhor que época deveria ir e se é preciso saber nadar pra fazer o passeio porque se for daqueles passeios pra pular no meio do mar nem que seja com bóias nos braços, eu o faço sabendo ter 20 metros de fundura. Prefiro ficar vendo o povo nadar de dentro do barco e os fotografando... :))
As fotos estão tão bonitas que gostaria de vê-las em tamanho pouco maior , como está hospedadas no Flicker, eu consigo ver o seu ?
Eu realmente não gosto de colocar fotos maiores do que as que pus. Pode acessar meu Flickr à vontade : Marcelo Lisa. Lá você pode colocá-las no tamanho que quiser.
Enfim , parabéns , sensacional e se tiver + , vai colocando ai para nós :cheers:
:)

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #20 · (Edited)
Excepcional o thread, Marcelo, como todos os que você tem feito dessas suas últimas viagens pelo Brasil. Fotos bem tiradas e textos bem escritos.
Obrigado, amigo! :)
Tenho um carinho muito especial por Florianópolis. Sempre fui bem acolhido em todas as vezes que eu estive lá. Me sinto tão confortável na cidade que não exito em dizer que é a minha segunda capital favorita no Brasil. A primeira, é claro, a minha cidade natal. Como você bem disse, não se vê muitas desigualdades sociais na cidade, e esse é um dos grandes pontos positivos dessa cidade.

Quando eu volto de lá, dá uma dor no coração. A vontade é de ficar.
Sim, já escutei muitas vezes você dizendo que se tivesse de se mudar do Rio Grande do Sul pra outra parte do Brasil, que seria pra lá. Deve estar na alma gaúcha o desejo de se mudar pra Santa Catarina. Aliás o oeste de SC é bem gaúcho na cultura. :):lol:

Vou rever o teu thread e reler os textos com mais calma. Por ora, não resta outra palavras a dizer do que obrigado por nos proporcionar esse passeio fotográfico incrível pela ilha mais charmosa do Brasil (na minha opinião).

Parabéns!!! :applause:
De nada. Aguardo sua nova visita no thread, portanto. Para mim não fiz mais do que minha obrigação em compartilhar este passeio fotográfico com você e os outros foristas assim como com as pessoas que acessam o thread pelo google ou por outros sites de pesquisa. A quem muito é dado, muito lhe será cobrado , é uma lei espiritual. Se tenho tido o privilégio de ter tantos passeios , gosto de pensar que levo outros junto comigo e que proporciono em outras pessoas algumas agradáveis emoções e momentos de entretenimento e reencontro com origens ou com lugares de sonho ou quem sabe, através dos meus threads, algumas delas tenham novos sonhos ou façam uma escolha certa de roteiro se estivessem desnorteadas. Abraço pelos comentários e pelo "like". :)

1 - 20 of 81 Posts