SkyscraperCity Forum banner

Fotografias Antigas do Porto

209687 Views 1542 Replies 73 Participants Last post by  Barragon
1 - 20 of 1543 Posts

então e as casinhas típicas da ribeira iam abaixo?? :nuts:
See less See more
o bairro eh bem tipico, mas eh um pouco terceiro mundista, desculpem-me os portuenses, espero k arrajem aquilo depressa, eh k aquilo em pleno centro do porto dá um mal aspecto
…outros tempos, outras ideias…um pouco à Corbusier - tábua raza e tudo novo…
…outros tempos, outras ideias…um pouco à Corbusier - tábua raza e tudo novo…
sim a ideia acho k seria um crime deitar aquilo abaixo, mas k esta la hj tb me entristece, pobreza escondida, casas abandonadas, n sei eh dificil escolher ás vezes, será k se aquilo fosse demolido existaria tanta pobreza ali? eis a questão? seria mais um aborto?
Ainda bem que não fizeram tal aberração.Que mania que os modernistas tinham de arrebentar tudo e descaracterizar os lugares.O quarteirão da Sé pode não estar lá muito bem mas nada que um reforma nos edifícios não resolva e ponha tudo novo e a manter o traçado original.
  • Like
Reactions: 1
Ainda bem que não fizeram tal aberração.Que mania que os modernistas tinham de arrebentar tudo e descaracterizar os lugares.O quarteirão da Sé pode não estar lá muito bem mas nada que um reforma nos edifícios não resolva e ponha tudo novo e a manter o traçado original.
sim concordo, agora resta esperar eh para quando essa reabilitação? k acho urgente, eh k nunca ouvi nenhum plano para aquele bairro, nem para aquele ao pe do elevador k ainda está pior, nem para a demolição das barracas que existem nas encostas do douro k dão um mão aspecto...
sim concordo, agora resta esperar eh para quando essa reabilitação? k acho urgente, eh k nunca ouvi nenhum plano para aquele bairro, nem para aquele ao pe do elevador k ainda está pior, nem para a demolição das barracas que existem nas encostas do douro k dão um mão aspecto...
Para ser sincero também não sei de nenhuma operação de revitalização do quarteirão da Sé,ams pode ser que a SRU enha alguma plano mais para a frente para lá não sei...acho que é provável que sim.E quanto ás barracas nas encostas do Douro,salvo erro acho já há muito tempo que não existem.O que há são casas fuleiras todas alteradas com reformas e que precisam de ir abaixo.Era preciso um plano para o topo da encosta que valorizasse aquela zona que tem bastante potencial.
Para ser sincero também não sei de nenhuma operação de revitalização do quarteirão da Sé,ams pode ser que a SRU enha alguma plano mais para a frente para lá não sei...acho que é provável que sim.E quanto ás barracas nas encostas do Douro,salvo erro acho já há muito tempo que não existem.O que há são casas fuleiras todas alteradas com reformas e que precisam de ir abaixo.Era preciso um plano para o topo da encosta que valorizasse aquela zona que tem bastante potencial.
ok, n sei ao certo se ainda existem barracas, espero bem k não, é k já vi algumas fotos e pareceu-me ver algumas... so se já são antigas.
felizmente k a zona se safou a esse "arranjo" :|
Era a Razia completa :hilarious
tinha sido um belo arranjo sim senhor!:lol:
iam-se as casas da Ribeira e o Porto ficava deslocado... Por mais que eu goste do modernismo, ao meu ver, não ficaria bem alí!
Essas foram as ideias do plano do Auzelle para o porto certo???? demolir tudo à volta para dar visibilidade aos monumentos...demolir o centro histórico do porto....ao que parece fizeram isso na alta de coimbra....e tb aquando da construção do terreiro da Sé.....ainda bem que não concretizaram isso.....
ao que parece fizeram isso na alta de coimbra....
:yes:
e mereciam::bash: :bash: :bash: :bash:
pois de facto boa analogia :yes: era mais um belo serviço ao patrimonio do pais....
no entanto, parece que desde essa altura não se fazem planos urbanísticos...é só pdm.... uma pergunta existem planos de urbanização em lisboa, e perspectiva de controlo do crescimento da cidade???? e no porto???? assumem no caso do porto e lisboa como cidades acabadas....falam em atrair gente para os centros e pouco mais....e nos "arredores" vai tudo ao vento da especulação....
na altura faziam-se planos, isto falando de Lisboa pelo menos e pelo k se ve nas avenidas novas, excepção nesta cidade k desde os tempos do marques não via nada de planos de geito, actualmente tens o caso da expo, não esta de todo mal planeada não acho é k esteja mto de acordo com o planeamento/orientação dos bairros envolventes.
a expo foi uma coisa pontual....mas efectivamente foi um plano razoável....as avenidas novas foram uma benção para lisboa....
aqui no porto alguém inteligente lembrou-se de construir a rotunda da boavista e mandar um data de ruas em todas as direcções....a avenida fernão de magalhães tb é de louvar....mas claro que os planos precisavam de ser mais gerais...e num contexto de cidade alargada e não municipalista, vist que as duas maiores cidades portuguesas são maiores que os seus municipios ( pelo menos o porto é)...

por exemplo fazer uma avenida entre o porto e matosinhos, actualmente parece ser a coisa mais impossível do mundo...pk?????
a avenida paralela à marginal da foz não desaguar na avenida afonso henriques criando uma grande avenida, e ir parar só à boavista parece-me uma nabice proporcionada pelas visões municipalistas..e pk a fernão de magalhães não se prolonga pela maia???? pois......

algumas ruas saem do porto direitinhas para fora...mas são antigas estradas...outras são estradas nacionais actuais, que continuam ruas e urbanizadas por um longo percurso, mesmo depois da circunvalação...estas ruas dão uma ideia de continuidade urbana entre o porto extra e intra circunvalação...mas são muito menos que as desejáveis....e pouco largas e claro, a principio eram estradas....porque pensadas como rua mesmo não me parece que existam muitas......
See less See more
tb acontece aqui, sai-se para fora de um municipio e ha descontinuidade :yes: não ha um mapa com as épocas das construções desses eixos viários no Porto? coincide com k epoca a construção da av/rua da Boavista e a fernão da Magalhães:?
1 - 20 of 1543 Posts