SkyscraperCity banner
1 - 13 of 13 Posts

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Fotos retiradas do "Dicionário Módulo da Língua Portuguesa" de Silveira Bueno. São três livros, no começo de cada um tem sobre história ou geografia do Brasil, e outro sobre Moral e Cívica ¬¬

Aérea de Porto Seguro, ainda não invadida por turistas

Igreja de Porto Seguro e Marco do Descobrimento.
Aquela coisa ali junto, segundo o livro, é a "URNA DO FISCO".
Alguém sabe me dizer o que diabos é isso? Não encontrei referência alguma no Google.

Salvador
Nooossa, essa fala por si!

O livro tem mais umas fotos de várias cidades, algumas parciais demais, mas legais. Quando der tempo e se houver interesse coloco aqui =)

·
Registered
11,640 Posts
Não me recordo de ter visto essa urna na frente da igreja em Porto, tenho quase certeza que ela não está mais lá. Já essa pedra/marco ao lado dela está sim, com um vidro cobrindo para sua proteção. Boas fotos!

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Sim, a primeira vista pensei que era um negócio de entulhos, depois li a legenda e vi que se referia àquilo como "urna do fisco".
Quando estive lá, também não vi nem ouvi falar desta urna... O que será que ela é/era?

Já o marco ficou esquisito com aquele vidro em volta, acho que deveriam ter pensado em outra solução!

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Ñ gostei, hoje esta bem melhor, poderiam revitalizar essa area.

·
Banned
2,419 Posts
^^ Pensei a mesmíssima coisa Marcio, eu conheço Salvador (bem, tenho 20 anos, então eu conheço Salvador como A Salvador atual, e não essa meio feia - sejamos honestos né), mas tipo, essa região já está sendo revitalizada (ao menos até onde eu saiba), acho que em Salvador estão começando "de cima pra baixo", primeiro o Pelourinho, depois o bairro do Comércio... Gabviana, tô certo ou não tô??:D

·
BAHIA
7,659 Posts
^^ Na verdade já foi desenvolvido o Masterplan para o Comércio, que realmente fará uma "revolução" no bairro. Atualmente a prefeitura vem trabalhando para que empresas se mudem para o Comércio, e de fato está conseguindo. Realmente no Pelourinho ainda tem coisa por fazer, já estamos na 7ª etapa. Com a revitalização do Comércio, com o Masterplan, com certeza vai haver uma diferença excepcional, pra melhor claro ;)

·
Banned
4,272 Posts
Gente, é um absurdo tirar conclusões através de totos tão antigas,
esta rampa do Mercado Modelo de Salvador mostrada na foto
não existe há pelo menos 40 anos
e a qualidade da foto não é das melhores.​

ALGUMAS ATUAIS DA REGIÃO:

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Roque, a intenção foi mostrar como eram as cidades nos anos 70 (um passado próximo) pra concluir o quanto mudaram em pouco tempo, creio que ninguém tirou conclusões sobre Salvador de hoje por fotografias dos anos 70!!! Seria ridículo.

E a qualidade de impressão de livros em grande escala na época era péssima, como as fotografias poderiam ser melhores?

Sua segunda fotografia abrange a mesma área daquela lá, ficou legal de comparar.

·
Banned
4,272 Posts
^^Estamos caminhando para 40 anos da década de 70, não tão próximo assim.

A má qualidade das fotos é um fato apenas.

·
Banned
2,419 Posts
Gabviana, impressionante, acho que os soteropolitanos podem dar uma bela lição de recuperação e conservação pros cariocas, quando eu fui a Salvador (em 2002) eu vi o Pelourinho já quase todo reformado, mas ainda tavam faltando alguns trechos, imagino que já esteja quase tudo terminado, e poxa, é com certeza o maior centro histórico conservado das Américas, e não só isso, vê-se que várias empresas de médio porte estão querendo se instalar no Pelourinho. E quanto ao Comércio, realmente, quando fui em Salvador estava ainda com uma conservação muito aquém, mas que bom que já existe um Plano pra região, acho que ali tem tudo pra dividir com a Tancredo o centro comercial da cidade. E Roque, eu nunca (digo de mim e com certeza da unânimidade do SSC) tiraria conclusões de Salvador dessas fotos, nem podemos, nas fotos que os soteropolitanos mostram aqui vê-se uma super metrópole que está já inclusive considerada com um alto desenvolvimento humano (e não é à toa né ;) )

1 - 13 of 13 Posts