SkyscraperCity banner
1 - 20 of 21 Posts

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Discussion Starter · #1 ·
ARIQUEMES - RO

População estimada 2005: 85.031 habitantes (3ª maior cidade de Rondônia)
Área do município: 4.427 km²
População Urbana: aprox. 55 mil habitantes (Censo IBGE/2000)
PIB: R$ 460 milhões (IBGE/2003), 5º maior de Rondônia.
IDH: 0,752 (2000), 7º de Rondônia.

Fotos cedidas pela Prefeitura Municipal de Ariquemes

1. Vista aérea parcial do Centro (Setor 03 e parte do Setor 01). Aqui dá pra ver o encontro das duas principais avenidas comerciais de Ariquemes (Av. Canaã e Av. Tancredo Neves) e a torre da BrTelecom (a estrutura mais alta da cidade).

2. Esta é a parte mais conhecida de Ariquemes pra quem passa pela BR sem entrar na cidade. Essa via que corta a foto na horizontal é a BR-364. Notem que o "grosso" da cidade fica afastado da margem da rodovia. Essa outra rodovia que sai pra parte de baixo da foto é a BR-421, que dá acesso aos municípios de Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Buritis (esse último foi o município que mais cresceu no Brasil na década de 90, segundo o IBGE, 29% ao ano).

3. Foto de uma área periférica da cidade. Ao centro da foto, o Residencial Park Tropical, ao seu redor, o Bairro Jorge Teixeira, à esquerda da foto, o cemitério municipal e ao fundo à esquerda, o Setor 09 (a área mais feia de Ariquemes, na minha opinião).

4. Esta foto mostra aproximadamente 1/4 da área urbana da cidade. Dá pra ver em primeiro plano o Setor 01 (incluindo as quadras comerciais) e na sequência os Setores 03, 05 e 07. No canto superior direito da foto, parte do Setor 06 e entre as duas avenidas mais largas, o Setor Institucional, onde se localizam os órgãos públicos.

5. Mesma foto anterior, com o zoom mais fechado nas quadras comerciais.

Para ver fotos terrestres de Ariquemes, clique aqui: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=337649

Espero que tenham gostado... :)

·
Registered
11,640 Posts
Deu pra ter uma boa noção da cidade, valeu pelas fotos! Qual a BR que liga a cidade a Porto Velho? Tem muita reta na rodovia neh, sem muitas curvas... é assim mesmo? :p Ahh hj tirei mais de 150 fotos do meu bairro, vou ver se posto essa semana.

·
Registered
4,657 Posts
^^Não seria a BR-364 ??? :D
Muito bacana, é uma pena não ter uma imagem com um apanhado geral da cidade.
Assim ficaria melhor, mas essas já tão de bom tamanho.

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Discussion Starter · #7 ·
@ Bruno: nos últimos 80 km antes de chegar em PVH, tem pelo menos duas retas bem longas que eu já marquei a quilometragem, uma tem 18 km e a outra tem 24 km (trecho que vai de Candeias do Jamari até a entrada pra Hidrelétrica de Samuel). Interessante que entre essas duas retas, tem um trecho de uns 10 km que só tem 3 curvas. Ou seja, num trecho de +ou- 50 km, vc só pega essas três curvas, que aliás são bem abertas, dá pra fazer "pé embaixo" sem o menor esforço.

@ Davi: Sabe que vendo essas fotos eu pensei a mesma coisa, Ariquemes vista de cima não é assim tão diferente de Cacoal. Mas as duas vistas de baixo são bem diferentes, Cacoal é bem mais bonita.

·
Go Habs! Go!
5,083 Posts
aeh BR ótimos achados, por falar nisso Ariquemes foi projetada, pq as ruas parecem ser bem retas e sem muitas curvas ou e parece ter boas avenidas, vlw.

:eek:kay:

·
Registered
11,640 Posts
BR 364 said:
@ Bruno: nos últimos 80 km antes de chegar em PVH, tem pelo menos duas retas bem longas que eu já marquei a quilometragem, uma tem 18 km e a outra tem 24 km (trecho que vai de Candeias do Jamari até a entrada pra Hidrelétrica de Samuel).
:eek2: Nossa, são muito longas mesmo!

·
Crítico de arte suína.
6,242 Posts
eu esperei uns 10 minutos pra abrir as fotots (conexão discada) , mas para ver as fotos vale a pena!! O nosso amigo braulio manda muito bem nos threads, sem amolação!!! Olha, minha impressão da cidade é que ela é bem grande, lembra jipa, mas sem alguns skyscrapers!!! A terceira foto mostra belíssimas casas, olha a riqueza de ariquemes aí, dá pra ganhar muita grana nessa cidade que tem curso superior!! abração!!

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Discussion Starter · #12 ·
@ Fábio: Isso mesmo, a cidade foi planejada, por isso ela é dividida em setores e não em bairros (assim como Brasília).

@ Valeu Danilo! :eek:kay: Realmente a cidade precisa de uns skyscrapers. Já tem tamanho pra isso. É a única das "top 5" de Rondônia que ainda não tem um prédio alto, nem mesmo em construção. Há dois projetos (de duas empresas diferentes) um de 14 e outro de 12 andares, mas por enquanto só na maquete e sem previsão pra virar concreto. Uma boa notícia quanto aos cursos superiores, a partir de 2007 (mais tardar 2008) a Facimed (faculdade particular com matriz em Cacoal) abrirá o curso de Medicina aqui. As obras do novo campus estão a todo vapor. Espero que isso traga mais receita pra cidade, já que muitos estudantes universitários de outras cidades (e até de outros estados) devem ser atraídos pra cidade em função desse curso.

@ Gsouza: Pois é, as cidades de RO são bem esparramadas, por isso tem poucos prédios. Pela quantidade de prédios (nenhum), nem parece ter 60 mil habitantes na área urbana, mas vendo a cidade toda, dá pra ter uma idéia de onde tá esse povo todo. :D

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Nuna entrei em Ariquemes, não faço idéia de como seja a parte de dentro da cidade, mas as vezes eu tenho a impressãoq ue Ariquemes fica em um deserto.

Essas fotos estão mto boas, pq nota-se mto verde, diferente da noção que se tem da BR :p

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Discussion Starter · #14 ·
^^ Pois é, o que se vê de Ariquemes quando se passa pela BR é só aquela área da parte de baixo da foto nº 2. E ali é um baita poeirão mesmo...

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
^Tem época do ano que PVH e Ariquemes não se enxergam, de tanta fumaça, mas sim, sai o tal prédio de Ariquemes, Br?

·
papachibé
2,014 Posts
Bastante organizado o traçado da cidade e como todas as cidades de Rondônia, Ariquemes parece ter um futuro promissor. Na 3ª foto os quintais verdinhos contrastam bastante com as ruas de terra.

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Discussion Starter · #17 ·
marcio4ever said:
^Tem época do ano que PVH e Ariquemes não se enxergam, de tanta fumaça, mas sim, sai o tal prédio de Ariquemes, Br?
Tem dois projetos, um de 14 e outro de 12 andares, mas pelo que eu pude perceber o problema é a procura, o pessoal aqui ainda não tem a cultura de morar em apartamento e não estão acostumados a comprar nada na planta, só depois de pronto. Por isso nem as empresas que fizeram os projetos sabem dizer com precisão quando esses prédios saem do papel. Mas já houve um progresso, a pouco tempo atrás nem se cogitava construir prédios em Ariquemes, dizia-se que era por causa do solo, da legislação municipal, do alinhamento de Jupter com Urano, enfim, aquele monte de baboseiras que se ouve em toda cidade que não tem prédios... :D

·
Norte do Brasil
58,948 Posts
Uma boa notícia quanto aos cursos superiores, a partir de 2007 (mais tardar 2008) a Facimed (faculdade particular com matriz em Cacoal) abrirá o curso de Medicina aqui. As obras do novo campus estão a todo vapor. Espero que isso traga mais receita pra cidade, já que muitos estudantes universitários de outras cidades (e até de outros estados) devem ser atraídos pra cidade em função desse curso.
Vai ser onde esse novo curso, em Ariquemes ou Cacoal?
Estou perguntando pq o pessoal da Facimed tava doido pra colocar esse curso em Cacoal, agora vão coloca-lo em Ariquemes????

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
pow, que legal essas fotos, estão demais BR! bela qualidade visual, dá pra ter noção bem massa da cidade! parece ser bem planejada, em linhas retas, gostei dos prédios públicos na região central, valeu! :)

1 - 20 of 21 Posts