SkyscraperCity banner
1 - 20 of 98 Posts

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Estou postando aqui, como prometi, algumas (26) fotos aéreas de Porto Alegre, na verdade escaneadas por mim, mas não tiradas por mim. Elas são todas do fotógrafo Henrique Amaral, carioca radicado há mais de 18 anos em Porto Alegre, e o cara que mais fotos faz de helicóptero no Brasil.

Ele lançou recentemente um livro com 121 fotos aéreas de Porto Alegre, e é deste livro que retirei as fotos. Portanto, elas tem Copyright, de Henrique Amaral.

Aí estão elas. Muitos já devem conhecer, mas eu acho todas sensacionais. Garimpei 26 das 121, que considero as melhores.

CENTRO

1. Vista geral do centro, a partir do Guaíba, tendo as elevadas da Conceição em destaque.

2. Vista geral do centro

3. Centro Administrativo do RS

4. Estância da Harmonia com centro ao fundo

5. A confusão do centro ... (que muitos acham que deveria vir abaixo)

VISTAS GERAIS

6.

7.

8. Uma vista tradicional da cidade, com o Parque Farroupilha (Redenção)

BAIRROS MOINHOS DE VENTO E FLORESTA

9. Bairro Moinhos de Vento, Parque Moinhos de Vento e uma quadra de tênis especialmente montada para a Copa Davis há uns anos atrás.

10. O novo Hospital Moinhos de Vento

11.

12.

13. Bairro Floresta com Shopping Total (ex-Fábrica da Brahma) em primeiro plano, e Avenida Cristóvão Colombo

ESTÁDIOS DO INTER E DO GRÊMIO

14. Estádio Beira Rio - Internacional - (chiqueirão) com centro ao fundo

15. Estádio Olímpico Monumental - Grêmio, centro ao fundo

OUTRAS

16. Zona Norte - Av. Assis Brasil - Terminal Triângulo (ônibus) e Boulevard Strip Center

17. Bairro Ipanema - zona sul, quase totalmente residencial, com casas, classe média

18. Bairro Menino Deus

19. Bairro Cidade Baixa com Av. João Pessoa em destaque

20. Bairro Cristal, com Hipódromo do Cristal e Hipermercado BIG (onde vai ser o Cristal Shopping (será?????)

21. Bairro Boa Vista e parte do Três Figueiras.

22. Bairro Bela Vista

23. Bairro Bela Vista (com Av. 3ª Perimetral e Viaduto sobre a Av. Nilo Peçanha)

24. Aeroporto Internacional Salgado Filho com elevadas de acesso ao Terminal 1

25. Morro Santa Teresa e seus condomínios de classe média

26. Bairro Santa Cecília, Petrópolis, etc... com Av. Protásio Alves e Hospital de Clínicas em destaque

Era isso.

Se der posto mais umas daqui uns dias.

·
.
8,801 Posts
BAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!

Essas fotos tão MUITO FODAS! Bah, pena que são meio antigas até porque foi em 1998 que Porto Alegre sediou o confronto Brasil x Espanha pela Copa Davis... Algumas fotos já foram postadas, mas muitas, pra mim, são inéditas!

A foto 05 tá HORRÍVEL, hahahahahaha! Só prédio bizarro! Uns pintados com um amarelão grotesto! Bah... Gostei muito (pelo que eu vi na foto 17) do bairro Ipanema! Pessoalmente não conheço praticamente nada da Zona Sul, mas me pareceu bastante agradável! Só uma coisa: QUE EU SAIBA, ali na foto 21 não é o Três Figueiras! Passo DIRETO por aquela região porque é caminho pra rodoviária (haha)! Acredito que ali seja Higienópolis (ou algo do tipo)... O Três Figueiras fica mais "pros lados" do canto superior direito da foto! Talvez nem apareça! Ah, gostei também da foto do Morro Santa Teresa na foto 25! Assim, como o Ipanema, parece ser um bom lugar pra se morar (NÃO CONHEÇO)!

Bah, valeu por ter postado! Mas vê se posta mais! Não vou reclamar! :D :eek:kay:

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #3 · (Edited)
Farrapo said:
BAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!

Essas fotos tão MUITO FODAS! Bah, pena que são meio antigas até porque foi em 1998 que Porto Alegre sediou o confronto Brasil x Espanha pela Copa Davis... Algumas fotos já foram postadas, mas muitas, pra mim, são inéditas!

A foto 05 tá HORRÍVEL, hahahahahaha! Só prédio bizarro! Uns pintados com um amarelão grotesto! Bah... Gostei muito (pelo que eu vi na foto 17) do bairro Ipanema! Pessoalmente não conheço praticamente nada da Zona Sul, mas me pareceu bastante agradável! Só uma coisa: QUE EU SAIBA, ali na foto 21 não é o Três Figueiras! Passo DIRETO por aquela região porque é caminho pra rodoviária (haha)! Acredito que ali seja Higienópolis (ou algo do tipo)... O Três Figueiras fica mais "pros lados" do canto superior direito da foto! Talvez nem apareça! Ah, gostei também da foto do Morro Santa Teresa na foto 25! Assim, como o Ipanema, parece ser um bom lugar pra se morar (NÃO CONHEÇO)!

Bah, valeu por ter postado! Mas vê se posta mais! Não vou reclamar! :D :eek:kay:

Farrapo, as fotos são de 1998 a 2005.
Se vc reparar, tem prédios que foram construídos recentemente.
A maioria é de 2004 e 2005.

E tinha um errinho sim, não é Três Figueiras, e sim Boa Vista, pois fica na área da Rua Anita Garibaldi. Ali não é mais Higienópolis também. Mas a foto mostra parte do Três Figueiras. Já está corrigido. Valeu !

Vou postar mais com certeza.

Até mais.

·
.
8,801 Posts
portoimagem said:
Farrapo, as fotos são de 1998 a 2005.
Se vc reparar, tem prédios que foram construídos recentemente.
A maioria é de 2004 e 2005.

Vou postar mais sim.

Até mais.
Bah, pior! Nem me liguei que alguns prédios foram construídos depois de 1998! :doh: Apenas peguei como base a foto onde aparece o estádio da Copa Davis (que foi mesmo realizada em 98)! Ah, e posta, sim! Valeu! :D

·
Santista Tricampeão
2,975 Posts
Que fotos maravilhosas! Tirando o centro caótico, Porto Alegre parece ser muito agradável e organizada. Muitos parques, ruas arborizadas... Gostei muito do bairro Ipanema, difícil ver fotos de um bairro tão verde quanto esse. Só esse estádio do Grêmio que tá feio hein, o do Inter tá bem melhor.

Valeu por ter scaneado, deve ter dado trabalho!

·
Bronzil il il
4,581 Posts
Mais errinho:
- Na foto 16, o nome do Shopping é Boulevard Strip Center.

Quanto a pergunta sobre o Shopping Cristal, na foto 20, ele vai ser construído ao lado do Big (em frente ao hipódromo) - se é que realmente vai ser construído.

Na foto 24, aparecem os dois terminais do aeroporto, o antigo e o novo.

Sensacionais as fotos!

·
Taking On The World
26,396 Posts
puta que pariu... babante!! Uma ou outra foto já tinham sido escaneadas do livro antes, mas a grande maioria é inédita! Não só isso, mas a qualidade dos scans tá excepcional (scan geralmente fica uma merda) e bem superior às fotos anteriores!

Algumas fotos não tão abrindo no meu micro infelizmente :(

Bom, estou sem palavras pra esse thread. Aquela foto de Ipanema tá animal. Até o centro parece menos feio q o normal :)

·
Taking On The World
26,396 Posts
Urbano Santista said:
Que fotos maravilhosas! Tirando o centro caótico, Porto Alegre parece ser muito agradável e organizada. Muitos parques, ruas arborizadas... Gostei muito do bairro Ipanema, difícil ver fotos de um bairro tão verde quanto esse. Só esse estádio do Grêmio que tá feio hein, o do Inter tá bem melhor.

o estádio do Grêmio é 20 anos mais antigo q o do Inter... é de 1953... sendo assim, em termos de estádio privado, é um dos maiores e mais antigos do Brasil. Mas tá um caco mesmo, ainda mais a cobertura (pelo menos tem semi cobertura em toda arquibancada, a macacada do Inter fica mais exposta à chuva :))
Tem q por abaixo e construir um moderno estádio em estilo arena para a Copa do Mundo...

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #11 ·
(Hed)Sprung said:
Mais errinho:
- Na foto 16, o nome do Shopping é Boulevar Strip Center.

Quanto a pergunta sobre o Shopping Cristal, na foto 20, ele vai ser construído ao lado do Big (em frente ao hipódromo) - se é que realmente vai ser construído.

Na foto 24, aparecem os dois terminais do aeroporto, o antigo e o novo.

Sensacionais as fotos!

Erro do nome do Shopping foi corrigido. Valeu!

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Urbano Santista said:

Não deu trabalho nenhum! Foi um prazer!

A propósito, pra quem elogiou a qualidade dos scans, os fiz com Um HP scanjet 3670. E escaneei tudo a 300 dpi. Após diminuí um pouco as fotos, e aí a qualidade ficou assim.

·
Gabriel
7,483 Posts
AcesHigh said:
o estádio do Grêmio é 20 anos mais antigo q o do Inter... é de 1953... sendo assim, em termos de estádio privado, é um dos maiores e mais antigos do Brasil. Mas tá um caco mesmo, ainda mais a cobertura (pelo menos tem semi cobertura em toda arquibancada, a macacada do Inter fica mais exposta à chuva :))
Tem q por abaixo e construir um moderno estádio em estilo arena para a Copa do Mundo...
Isso da Copa eu acho que pode ser bem legal, em casos de rivalidade como Gre-Nal, Atle-Tiba e etc... já pensou se fica claro mesmo que o Brasil vai ser sede da Copa? Como é que fazem, por exemplo, o Grêmio e o Inter? Será que os dois vão ficar numa competição pra ver qual vai fazer o estádio da Copa? Mas aí vai ser uma competição só de projetos, ou vai ser de realização, mesmo? Ou o governo vai querer construir um com a iniciativa privada chamado Arena Gerdau, e vai querer que os dois usem? Hehehehe

(que merda esse meu comentário, é que fiquei com vontade de fazer, mas odeio quando falam uma coisa dessas que não têm nada a ver com o thread, hahahaha)

·
Gabriel
7,483 Posts
Tirando uma ou outra foto (que devem ser umas 5 NO MÁXIMO), essas fotos estão embasbacantes!!! Incrível o efeito que a arborização tem para tornar a cidade agradável... e não é só isso, o fato de ter prédios mais baixos, e mais colados (ao menos é essa a impressão que me dá, pelas fotos) do que cidades como BH e São Paulo, pode tirar "imponência" da cidade, mas faz com que ela fique muito agradável por cima... mesmo em bairros em que casas e prédios ficam misturados, existe harmonia, coisa que em São Paulo é rara, nesses casos!
E também adorei esses bairros de casas, o Ipanema pareceu sensacional, e o Morro Santa Teresa tem uma arborização assustadora até pra padrões poasísiticos!!! :D

Comentários perdidos, hehehe: gostei demais do terminal de ônibus triângular; pelas fotos que eu tinha visto, eu não achava que o Shopping Total era assim tão grande; gostei muito da conservação dos parques, parecem bem cuidados, e gostei principalmente do da Marinha, pela localização e tudo o mais, tem um quê de Aterro do Flamengo, hehehe; eu não sabia que Poa tinha hipódromo, gostei de saber que tem; o que ser a Estância da Harmonia???

E, pra finalizar, por essas fotos eu acho que fica muito claro como Poa deveria ter um centro espetacular, daquele jeito que o Aces sonha, hehehehe... porque é uma cidade (pelo menos por fotos e depoimentos) agradabilíssima, com excelentes áreas residenciais de casas, áreas de prédios com mais vida, muitos parques e etc... se Poa tivesse um centro que misturasse a arquitetura antiga que tem, com torres altas e bem modernas, excelentes equipamentos culturais e etc, pra ser "a cara da cidade", assumir esse papel protagonista que me parece que falta à cidade, todo o resto, que parece ser maravilhoso, passaria a ser ainda mais reconhecido!

Belo thread, parabéns! (ah, e também achei os scans ótimos! :eek:kay: )

·
Moderator
8,624 Posts
Se vc achar alguma foto perto do Chacara das Pedras, posta ai ;) eh onde eu moro em POA (saudades...)
magnificas as fotos
e a do Terminal Triangulo eh bem atual, acho que do ano passado, pois ele nao existia em 98

·
Banned
4,272 Posts
Gosto da densidade de POA, sobretudo no Centro.

·
Taking On The World
26,396 Posts
GRGM: a maior parte do Shopping Total não aparece na foto... é o pavilhão na direita q só aparece um pedacinho... o pavilhão é novo. Os predios antigos tem algumas lojas ancora, assim como restaurantes, pubs, etc.

·
Bronzil il il
4,581 Posts
GRGM said:
...pelas fotos que eu tinha visto, eu não achava que o Shopping Total era assim tão grande...

...o que ser a Estância da Harmonia???...
Vale lembrar que o shopping total não aparece por inteiro na foto. Aliás, aparecem apenas os prédios "anexos". O prédio principal que fica mais a direita da foto, é bem maior.

Estância é uma propriedade, nos moldes e uma fazenda, que abriga diversos elementos da cultura gaúcha. Muitas vezes abriga um CTG (Centro de Tradições Gaúchas), e é o caso dessa Harmonia, que tem esse nome por se localizar no Parque Harmonia (ou o parque tem esse nome por causa da estância?? :) ). Aqui um exemplo, a Estância Tarumã.

1 - 20 of 98 Posts