Skyscraper City Forum banner
1 - 11 of 11 Posts

·
Registered
Joined
·
11,640 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A beleza de mais um pequena cidade do interior capixaba...

População: 14.225 habitantes.
Distância de Vitória: 81 KM, no sul capixaba.
Área: 616.50 km2

A colonização da região que inclui hoje o município de Alfredo Chaves foi iniciada depois que Dom Pedro II doou 500 alqueires de terra ao guarda de honra da corte brasileira, o português Augusto José Álvares e Silva. O desenvolvimento da região, entretanto, só ocorreu após a chegada dos imigrantes italianos. O primeiro grupo desembarcou em Benevente a partir de 1877. De barco eles seguiram de canoa até Jabaquara, próximo à fazenda pioneira da sesmaria Quatinga. A fazenda pertencia ao coronel José Togneri, que se casara com uma das filhas do primeiro colonizador.

O município ganhou o nome de Alfredo Chaves em 1891, quando o povoado foi desmembrado de Anchieta e ganhou caráter de vila. O nome foi uma homenagem ao engenheiro Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves, um dos ministros da Colonização do Império, que esteve na região acompanhado de 21 soldados, em 1878, e afugentou para as matas os índios que atacavam as primeiras propriedades.

Possue diversas cachoeiras, Matilde é a mais famosa. No distrito de Matilde, onde se localiza uma das mais famosas cachoeiras do Estado, a colonização foi iniciada pelos italianos em 1884. O distrito recebeu este nome porque o engenheiro inglês Carlos Bloomer Reeve, responsável pela construção da ferrovia no Sul do Estado resolveu prestar uma homenagem à esposa, com o apoio dos moradores.

Alfredo Chaves foi emancipado em 21 de maio de 1924, quando a região já era ligada a Vitória pela Estrada de Ferro Leopoldina.























































 

·
Rodrigo!
Joined
·
10,786 Posts
Valeu Bruno..... a natureza de Alfredo Chaves é linda, a Cachoeira de Matilde é magnífica!!
 

·
Dando um tempo.
Joined
·
15,926 Posts
Interessante a história da cidade!

Li já faz algum tempo o livro " O drama dos Xokleng no sul do Brasil" e esses confrontos entre os colonos italianos/alemães com os índios nativos foram muito mais frequentes do costumamos imaginar, digo baseado nos relatos e estatísticas históricas que a obra trazia.

Em SC havia até grupos especializados que recebiam dinheiro dos colonos para exterminar os índios da região... isso já quase no século XX.

Os índios "atacavam" as propriedades provavelmente por que viam as criações de animais dos colonos e como não tinham a noção de propriedade muito desenvolvida provavelmente iam caçá-los hehehe

Triste passagem de nossa história...

Agora a natureza desta cidade ( e de tantas outras do ES) é simplesmente exuberante.
 

·
Registered
Joined
·
11,640 Posts
Discussion Starter · #6 · (Edited)
^^ Sim! No ES a luta com os índios já existia desde quando Vasco Coutinho desceu aqui, tanto é que Vitória tem o nome que tem por isso, a mudança do donatário e seus seguidores pra ilha foi considerada uma grande vitória, lá eles podiam se sentir livre dos ataques frequentes.

Basicamente todo o interior central/serrano do ES foi colonizado, Alfredo Chaves é bem rural, é difícel achar fotos do núcleo urbano da cidade, já que o povo tá espalhado em fazendas/propriedades rurais. São as "roças" capixabas que eu tanto gosto, andar de cavalo, sentir ar puro e fresco, polenta e capelletti, simplicidade do povo, cheiro de esterco hahaha adoooro!
 
1 - 11 of 11 Posts
Top