SkyscraperCity banner

7241 - 7260 of 7300 Posts

·
Registered
1,184 Posts

·
'tou na lua...
40,740 Posts
Coimbra com as restrições... quem dera que Coimbra não tivesse tantos carros habitualmente....

Estação Nova está pintada a azul e branco... dantes era amarela, creio...

txi a Solum vazia...
lembro-me de, quando andava ali na Eugénio de Castro, ali por 94, creio, a Quinta da Maia ser mais terra e mato e fazermos um corta-mato por ali, andar ali pelos montes em volta...

·
Registered
1,184 Posts
Coimbra com as restrições... quem dera que Coimbra não tivesse tantos carros habitualmente....

Estação Nova está pintada a azul e branco... dantes era amarela, creio...

txi a Solum vazia...
lembro-me de, quando andava ali na Eugénio de Castro, ali por 94, creio, a Quinta da Maia ser mais terra e mato e fazermos um corta-mato por ali, andar ali pelos montes em volta...
Ultimamente, a Estação Nova tem sido pintada de azul claro... a exposição ao Sol acaba por descolorar a tinta o que faz com que a estação fique com duas cores.

Fiquei parvo com as fotos dos viadutos da Casa do Sal... caramba...

·
Registered
1,184 Posts

·
Registered
1,184 Posts

·
Registered
1,184 Posts
A piada.

O edifício. 🤢🤢🤢🤢🤢🤢

Realmente, entendo a razão de eu não me lembrar do edifício, nem do nome...

Só falta o cheiro. De resto, é em tudo igual.

• Like
Reactions: Bosquedasfaias

·
Registered
46 Posts
Gostei do pormenor de terem a fonte no rio ligada para turista ver. A Fernão Magalhães podia ir toda abaixo.

Este Instagram é surpreendentemente bom para a câmara que é.

·
Registered
1,184 Posts
Gostei do pormenor de terem a fonte no rio ligada para turista ver. A Fernão Magalhães podia ir toda abaixo.
É um pavor aquela avenida... podia ali haver mais arvoredo!

Pelo menos, disfarçava os mamarrachos.

·
Registered
46 Posts

E acho que até vão pôr, mas já não tem solução. É uma pena que o centro histórico não tenha continuado por lá ou então que pudesse ser uma zona de edifícios modernos, tudo em vidro e mármore (como os brasileiros gostam).

·
Registered
1,758 Posts

Faz toda a diferença.

Um edifício feio numa zona bem urbanizada e arborizada é anulado pelo ambiente agradável da envolvente.
Um edifício feio numa zona estragada onde tudo é poluição visual enaltece o ambiente decadente da envolvente.

·
Registered
1,184 Posts
E acho que até vão pôr, mas já não tem solução. É uma pena que o centro histórico não tenha continuado por lá ou então que pudesse ser uma zona de edifícios modernos, tudo em vidro e mármore (como os brasileiros gostam).
Uma avenida larga com uns prédios sóbrios e uns edifícios ecléticos como o Banco de Portugal ou um Astória... um Bermudes e companhia. Coimbra tinha excelentes arquitetos revivalistas e ecléticos. Os palacetes na Cumeada e em Celas são prova disso.

O problema é que a avenida foi aberta no tempo do Estado Novo e nós sabemos bem o pavor que era aquela arquitetura. Além disso, foi a zona industrial de Coimbra antes de ela ir para a Pedrulha. Entretanto, vieram os anos 80 e para ajudar na festa, o magnífica arquitetura dos anos 80 e 90...

Se conseguiram colocar mamarrachos como o Golden e o Avenida na Sá da Bandeira, era expectável que a Fernão Magalhães fosse um caso perdido.

·
Registered
1,184 Posts
Faz toda a diferença.

Um edifício feio numa zona bem urbanizada e arborizada é anulado pelo ambiente agradável da envolvente.
Um edifício feio numa zona estragada onde tudo é poluição visual enaltece o ambiente decadente da envolvente.
Completamente!

·
Registered
1,758 Posts
Uma avenida larga com uns prédios sóbrios e uns edifícios ecléticos como o Banco de Portugal ou um Astória... um Bermudes e companhia. Coimbra tinha excelentes arquitetos revivalistas e ecléticos. Os palacetes na Cumeada e em Celas são prova disso.

O problema é que a avenida foi aberta no tempo do Estado Novo e nós sabemos bem o pavor que era aquela arquitetura. Além disso, foi a zona industrial de Coimbra antes de ela ir para a Pedrulha. Entretanto, vieram os anos 80 e para ajudar na festa, o magnífica arquitetura dos anos 80 e 90...

Se conseguiram colocar mamarrachos como o Golden e o Avenida na Sá da Bandeira, era expectável que a Fernão Magalhães fosse um caso perdido.
Essa conversa é muito gira mas já houve tempo para contrariar a coisa.

Neste contexto Coimbra é uma lição, pelos piores motivos.

·
Registered
1,184 Posts
Essa conversa é muito gira mas já houve tempo para contrariar a coisa.

Neste contexto Coimbra é uma lição, pelos piores motivos.
No urbanismo, nem se comenta... É um caos.

·
Registered
1,758 Posts
As 'contas certas' do Centeno incluíam zero investimento em obras público. Deixar de evoluir significa ter cidades com o urbanismo de merda que tem Coimbra, em pleno 2020. Bota merda nisso.

O urbanismo que se via em Espanha nos anos 90 envergonhava e bem o que se ve em Coimbra hoje.

Nem 50 ou 60 anos vão ser suficientes para nos aproximar do que se vê do lado de lá..

7241 - 7260 of 7300 Posts