Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 24 Posts

·
.
8,813 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
PIRATINI (RS)

A cidade teve seu povoamento iniciado em 1789 com a chegada dos casais oriundos do arquipélago dos Açores. Cada um dos açorianos recebeu um lote de terras em nome de sua majestade Fidelíssima, Dona Maria I, rainha de Portugal, por ordem de Dom Luiz de Vasconcelos e Silva, vice-rei do Brasil.
Os primeiros povoadores estabeleceram-se no local denominado Capão Grande do Piratini e fundaram uma capela em honra de Nossa Senhora da Conceição, desde então, a padroeira da Cidade.
O Centro Histórico com suas velhas ruas e casario, em grande número preservados ao estilo da época, constituem testemunho vivo do Período Farroupilha, glória e tradição do povo do sul.
Piratini é identificada como a própria "alma" do Rio Grande. Por todo o estado está sempre presente, inclusive na sede do Governo Estadual, o "Palácio Piratini".
Além dos primeiros povoadores de origem portuguesa-açoriana, hoje fazem parte da população outras etnias, como alemães e italianos.

Piratini fica na região de Pelotas! Ah, e essas fotos NÃO SÃO MINHAS! :D

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

:)

·
Taking On The World
26,555 Posts
tenho uma grande dificuldade em gostar dessa arquitetura colonial portuguesa... tem umas cores berrantes aliás ali...

·
papachibé
2,014 Posts
Tenho curiosidade de ver fotos de Piratini desde que soube que ela foi a capital do Rio Grande do Sul durante a revolução farroupilha. Muito bonita! Me lembrou Pelotas, só que com casas com um ar mais colonial.

·
Registered
3,673 Posts
Nossa, nunca vi tanto tópico sobre o Rio Grande do Sul na página principal o_O
Não tinha visto este ainda, senão deixava o de Triunfo pra mais adiante. Mas agora já postei. Dê uma passada lá depois, afinal, Triunfo também tem seu papelzito na Revolução Farroupilha =P

Mas, muito bonitas as fotos de Piratini. A edificação da foto n° 5 é bastante recorrente em livros sobre arquitetura açoriana no RS, agora o porque não lembro! hehe

Mais uma bela cidade que vale a pena conhecer!

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Adorei as fotos, já ia perguntar se eram suas, mas agora você está atento !!!

:)

·
cives totius mundi
5,002 Posts
fiquei encantado com essa cidade tb ! quantos km dista da capital caro Farrapo ?
quando eu for para Porto Alegre, não quero perder a oportunidade de conhecê-la de repente juntamente com Pelots e Triunfo tb, já que é perto tb né !
parabéns pela fotos :D

·
4° Marquês de Caravelas
663 Posts
A arquitetura colonial é muito parecida de Norte a Sul. Primorosa adaptação ao habitat com as técnicas da época. Se não identificássemos o nome da localidade, não se poderia adivinhar o local e as fotos poderiam ser de qualquer lugar do Brasil. Muito interessante.

·
Premium Member
0 Posts
Linda cidade, adorei o patrimônio histórico. Dando um trato nas calçadas e na fiação aérea a cidade ficaria um brinco.

·
...
6,248 Posts
Bem, Piratini realmente parece ser uma cidade interessante, embora eu não seja muito fão da arquitetura colonial portuguesa!

Gostei do prédio da foto 4 e da ruela da foto 18! E no mais, o "Mundo grande do sul" tem jóias arquitetônicas impressionantes!

Valeu pelas fotos Farrapo!

·
Registered
52,552 Posts
muito colorida e tem ate azulejo, na epoca em que foram feitas não eram tão coloridas assim não actualmente é que se esta pintando com muita cor essas casas antigas, aqui acontece o mesmo, normalmente so as bandeiras das portas e as molduras das casas é que não eram brancas, ate fica engraçado da uma nota de corzinha na atmosfera das cidades!!

·
-*-*-*-
26,387 Posts
AcesHigh said:
tenho uma grande dificuldade em gostar dessa arquitetura colonial portuguesa... tem umas cores berrantes aliás ali...

Farrapo como sempre garimpando as melhores fotos das profundezas da web!!

....mas vou ter que concordar com o ACEs, nao gosto muito da arquitetura portuguesa!!

·
Registered
3,673 Posts
Não gostando e respeitando, tudo ótimo =)
Pior é pregar a destruição, como já fizeram ao longo da história, e ainda fazem...

Só não gostei do "peso" da igreja da cidade. A de Triunfo e a de Santo Amaro, por exemplo, conseguem ter uma espécie de leveza incrível, apesar das paredes pesadonas, mas essa aí é bem "pesada" e sem aberturas.
Vai ver é bonita por dentro. =)

·
policial disfarçado
17,786 Posts
Que cidade agradável!

Eu concordo com o Gerson e o Aces.......eu tbm nao gosto TANTO da arquitetura colonial portuguesa, mas respeito muito!

Valeu pela garimpada xará!

·
.
8,813 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Dot Allison said:
fiquei encantado com essa cidade tb ! quantos km dista da capital caro Farrapo ?
quando eu for para Porto Alegre, não quero perder a oportunidade de conhecê-la de repente juntamente com Pelots e Triunfo tb, já que é perto tb né !
parabéns pela fotos :D
Piratini fica a 350 km de Porto Alegre e a 100 km de Pelotas!

·
Registered
1,400 Posts
Mas que beleza de lugar. Histórico...está anotado! No meu roteiro que chamarei colonização açoriana no RS, incluirá Piratini, Rio Pardo, Triunfo, Sto Amaro do Sul e Jaguarão...esqueci alguma?

1 - 20 of 24 Posts