SkyscraperCity banner
1 - 20 of 33 Posts

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Acabei de escanear do livro do Sesquicentenário da Imigração Alemã no RS.
São dos anos 70. Comprei o livro (dos anos 70 também) por R$ 6,00 na Feira do Livro de Porto Alegre - em excelente estado apesar do tamanho e idade. Valeu a pena =) Não sabiam a pérola que estavam vendendo, hehe
Algumas cidades mudaram mudaram completamente!

* São Leopoldo
foto aérea. dá pra ver o prédio da Unisinos que pegou fogo e não existe mais, ao lado dos que ainda existem (na época das fotos a Unisinos ainda funcionava nestes prédios)

foto mais recente (vista de lado, em relação a outra foto. notem que não existe mais aquele prédio da Unisinos com as árvores na frente):

Unisinos e Igreja Matriz (cor de geladeira velha!), e ônibus quadradão, nos anos 70

Fotos atuais (do Eduhaus)

*Novo Hamburgo - A cidade não era tão pequena quanto parece nesta foto (neste lugar até hoje não tem grandes prédios), mas a maioria das casas e aquela fábrica não existem mais. Aí perto fica atualmente o shopping e o Hipermercado BIG.

* Campo Bom
Parece vista de uma cidade lá do interior...
A atual igreja evangélica em construção ainda, o cemitério históricoainda não tinha virado matagal, muitos terrenos vazios e poucos prédios... Belíssimas casas históricas ainda não tinham sido destruídas e virado posto de lavagem (que raiva!). Apertando a visão dá pra ver até a chaminé dos Vetter, que foi homenageada na "torre-chaminé" da praça atual.

Pintura antiga do 15 e monumento receptivo colocado em pleno centro da cidade, a vários bairros de distância da divisa...

* Canoas

Só tem essas fotos no livro:

* Santa Maria
Em relação às demais já estava verticalizada, mas deve ter crescido bem mais... Alguém tem fotos recentes?

* Santa Cruz do Sul
A catedral ainda imperava total, hehe

* Pelotas

Só tem essa, também

Tem uma foto de página inteira do centro de Porto Alegre, mas é um trecho bem reduzido, no entorno do Mercado público (aliás, não tinha aquele esqueleto de prédio, mas uma espécie de prédio-estacionamento) e mais umas outras cidades. Quando tiver paciência e se este tópico tiver respostas, escaneio =)

Comentem =P

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Gostei da maioria, essa de Pelotas não está nada legal.
Parabens.

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter · #3 ·
é, a foto de Pelotas é bem pobrezinha mesmo.
Mas mostra que a cidade já tinha bastante prédios na época, enquanto tem gente até hoje pensando que não tem prédio nehum por lá! hehe

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
muito massa esse thread, :) parabéns pelo livro! deve ser uma preciosidade, adoro visitar sebos, putz, às vezes encontramos coisas que jamais pensaríamos que poderia existir.
Canoas, muito legal, essa igreja é linda. Santa Maria já era bem densa, gostei das explicações sobre a foto de Campo Bom, bem legal, a cidade na década de 70. :)

·
-*-*-*-
26,159 Posts
Bem interessantes essas fotos...tenho parentes em Sta.Maria e vou la quase todo ano.......acho que a cidade ta um pouco parada no tempo e um pouco decadente....nao tem tantos predios novos!!

·
www.preservasp.org.br
434 Posts
Que lindas essas fotos, adorei o prédio da Unisinos, pena que pegou fogo, o outro também é belíssimo. Em todas as fotos de cidades brasileiras dos anos 70, o aspecto geral sempre dá a impresssão de ser mais limpo, mais cuidado, com menos poluição visual, ou será que estou enganado?

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Belo Thread!!! Ao melhor estilo "Fortal", ehehehe... :D

Santa Maria e Pelotas já eram bem densas naquela época. São Leopoldo é que cresceu pra burro!!!! Aliás, eu acho que eu já vi aqui no SSC uma foto recente de São Leopoldo do mesmo ângulo daquela 1ª, acho que o Aces deve ter essa foto. Seria legal fazer um comparativo das duas.

Quando eu vi essa foto:

thesapox said:
Fotos atuais (do Eduhaus)
Eu vi aquele fusquinha do anos 70 inteirinho e pensei "Fotos atuais? Mas essa foto é dos anos 70!", depois eu vi os outros carros e percebi que era atual mesmo. É que aqui é difícil a gente ver carros dessa época tão bem conservados. Aliás, é difícil ver carros dessa época, mesmo mal conservados. E quando vê, pode ter certeza que a placa começa com a letra "A", ou seja, alguém que trouxe do PR pra cá... :D

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Saiu essa semana uma aérea de 1975 de Novo Hamburgo no Jornal NH. Escaneei, vejam que surpresa, NH ainda era bem menos que São Leopoldo na época. E eu que pensei que já tinha mais prédios!

Uma parcial de Campo Bom, atual (2006), que saiu no Jornal numa propaganda... Corresponde ao canto superior direito da antiga foto

·
...
6,085 Posts
Nossa, acho que este foi um dos melhores trabalhos que eu já vi neste fórum!

Que lindo que era todo o conjunto de prédios da Unisinos! Uma pena que tenha pegado fogo aquele prédio, sem dúvida foi uma perda irreparável! Sâo leopoldo com certeza era bem pouco densa e cresceu muito nestes 30 anos! Novo Hamburgo então nem se fala...Pena que nos últimos 10 anos São Leopoldo estaja patinando...pelo menos é minha impressão!

Já Santa Maria perecia verticalizada e assim continua, até bem bonitinha, mas como Gerson falou, um pouco decadente....

Lindo o Clube 15 de Novembro (fui no jogo aqui no Olímpico, pena..)!

Enfim, excelente trabalho! Parabéns!

·
Registered
3,673 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Porto Alegre
O estacionamento no canto inferior esquerdo é onde fica a estação Mercado atualmente, e na frente está o próprio Mercado Público. Não vejo aquele "esqueleto" horrendo de prédio que assombra as cercanias atualmente.
O interessante é que quando aqueles prédios feios estavam inteiros a cidade até parecia bem agradável.

São Leopoldo
Mais uma dos antigos prédios da Unisinos, com o atualmente destruído em primeiro plano

A Praça do Imigrante, com as árvores ainda minúsculas, o chafariz funcionando corretamente, o monumento inteiro e sem pixações, e, acima de tudo, sem mendigos! =P
Atenção nas roupas!

Segundo dados do livro (antigos) e da Wikipedia (atuais)
São Leopoldo: 70.000 habitantes, hoje 203.000
Novo Hamburgo:85.536 habitantes, hoje 252.130.

Agradeço a todos que comentaram =)

·
.
8,803 Posts
Que foto horrível essa de Pelotas, hein! Se o objetivo era queimar o filme da cidade, parabéns, porque tu conseguiu, hehe! :jk:

Essas fotos mostram como duas cidades da chamada "Metade Sul" (Pelotas e Santa Maria) durante as décadas de 70 e 80 eram ainda bastante prósperas, pois já possuíam um significativo número de prédios, ainda mais se comparadas com as hoje ricas Novo Hamburgo e São Leopoldo, que na época não passavam de "coloniazinhas", hehe...

·
...
6,085 Posts
Farrapo said:
Que foto horrível essa de Pelotas, hein! Se o objetivo era queimar o filme da cidade, parabéns, porque tu conseguiu, hehe! :jk:

Essas fotos mostram como duas cidades da chamada "Metade Sul" (Pelotas e Santa Maria) durante as décadas de 70 e 80 eram ainda bastante prósperas, pois já possuíam um significativo número de prédios, ainda mais se comparadas com as hoje ricas Novo Hamburgo e São Leopoldo, que na época não passavam de "coloniazinhas", hehe...
:rofl:

·
Taking On The World
26,443 Posts
BR 364 said:
Belo Thread!!! Ao melhor estilo "Fortal", ehehehe... :D

Santa Maria e Pelotas já eram bem densas naquela época. São Leopoldo é que cresceu pra burro!!!! Aliás, eu acho que eu já vi aqui no SSC uma foto recente de São Leopoldo do mesmo ângulo daquela 1ª, acho que o Aces deve ter essa foto. Seria legal fazer um comparativo das duas.
daquele ângulo acho q não tenho... deve ter na internet... mas eu tenho umas q EU tirei q não são do mesmo ângulo, mas dão uma boa noção da densidade atual da cidade...

São Leopoldo, vista a partir da UNISINOS, com Novo Hamburgo ao fundo

aqui uma foto do angulo contrario... Novo Hamburgo na frente e Sao Leo aos fundos

tem essa foto q não é minha (mas tb não é daquele angulo)

·
Taking On The World
26,443 Posts
não, o Ferrabras é muito mais longe. A foto foi tirada do Picous em Dois Irmãos. A camera não é lá boa, e o dia não tava com transparencia perfeita... mas dá pra ver POA e o Polo Petroquimico (incluindo as chamas q saem da chaminé) lá de cima.

·
-*-*-*-
26,159 Posts
thesapox said:
Porto Alegre
O estacionamento no canto inferior esquerdo é onde fica a estação Mercado atualmente, e na frente está o próprio Mercado Público. Não vejo aquele "esqueleto" horrendo de prédio que assombra as cercanias atualmente.
O interessante é que quando aqueles prédios feios estavam inteiros a cidade até parecia bem agradável.

São Leopoldo
Mais uma dos antigos prédios da Unisinos, com o atualmente destruído em primeiro plano

A Praça do Imigrante, com as árvores ainda minúsculas, o chafariz funcionando corretamente, o monumento inteiro e sem pixações, e, acima de tudo, sem mendigos! =P
Atenção nas roupas!

Segundo dados do livro (antigos) e da Wikipedia (atuais)
São Leopoldo: 70.000 habitantes, hoje 203.000
Novo Hamburgo:85.536 habitantes, hoje 252.130.

Agradeço a todos que comentaram =)

O predio "esqueleto" ta la na foto....no mesmo lugar!!

1 - 20 of 33 Posts