Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 54 Posts

·
.
From IGU
6,418 Posts
Discussion Starter · #1 ·
FOZ DO IGUAÇU – 94 ANOS

Olá a todos! :D
Mais um thread meu de Foz, hoje em comemoração aos 94 anos da cidade!
É uma grande coletânea de fotos tanto novas quanto algumas já postadas, são algumas minhas e a maioria do Flickr e Panoramio.

Antes, um pouco de historia e informações, pra quem estiver interessado. ;)

====================================

História

Pesquisas arqueológicas realizadas pela Universidade Federal do Paraná no espaço brasileiro do reservatório de Itaipu, antes de sua formação, situaram em 6.000 a.C. os vestígios da mais remota presença humana na região; vários grupos humanos sucederam-se ao longo dos séculos. Os últimos que precederam os europeus (espanhóis e portugueses), foram os índios. Em 1542, o espanhol Álvar Nuñes Cabeza de Vaca, chegou ao rio Iguaçu e por ele seguiu guiado por índios Caiaganges, atingindo as Cataratas, batizando o Paraguai, ficando o registro de que foi o "descobridor" das Cataratas.

Em 1881, Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes, o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que começaram a explorar a erva-mate. Oito anos após, foi fundada a colônia Militar na fronteira - marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros e do que viria a ser o município de Foz do Iguaçu.

A expedição do Engenheiro e Tenente José Joaquim Firmino chegou a Foz do Iguaçu em julho de 1889. Foi feito um levantamento da população e foram identificadas 324 pessoas, em sua maioria paraguaios e argentinos. Mas havia também espanhóis e ingleses, já presentes na região e dedicados à extração da erva-mate e da madeira, exportadas via rio Paraná.

Em 22 de novembro do mesmo ano, o Tenente Antonio Batista da Costa Júnior e o Sargento José Maria de Brito fundaram a Colônia Militar, que tinha competência para distribuir terrenos a colonos interessados.
No ano de 1897 foi criada a Agência Fiscal, chefiada pelo Capitão Lindolfo Siqueira Bastos. Ele Registrou a existência de apenas 13 casas e alguns ranchos de palha. Nos primeiros anos do século XX a população de Foz do Iguaçu chegou a aproximadamente 2.000 pessoas e o vilarejo dispunha de uma hospedaria, quatro mercearias, um rústico quartel militar, mesa de rendas e estação telegráfica, engenhos de açúcar e cachaça e uma agricultura de subsistência.

Em 1910 a Colônia Militar passou à condição de "Vila Iguassu", distrito do Município de Guarapuava. Dois anos depois, o Ministro da Guerra emancipou a Colônia tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou então a Coletoria Estadual da Vila. Em 14 de março de 1914, pela Lei 1383, foi criado o Município de Vila Iguaçu, instalado efetivamente no dia 10 de junho do mesmo ano, com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng, e da primeira Câmara de Vereadores. O município passou a denominar-se "Foz do Iguaçu", em 1918.

A estrada que liga Foz do Iguaçu a Curitiba tomou sua primeira forma em 1920; era uma estrada precária, cheia de obstáculos. Na segunda metade da década de 50, iniciou-se o asfaltamento da estrada que cortaria o Paraná de leste a oeste, ligando Foz do Iguaçu a Paranaguá, sendo inaugurada em 1969.
A história do Parque Nacional começa no ano de 1916, com a passagem por Foz do Iguaçu de Alberto Santos Dumont, o "Pai da Aviação", - o legítimo "fundador".

Aquela área pertencia ao uruguaio Jesus Val. Santos Dumont intercedeu junto ao Presidente do Estado do Paraná, Sr Affonso Alves de Camargo, para que fosse desapropriada e tornada patrimônio público. No dia 28 de julho, através do decreto nº 63, foi declarada de utilidade pública com 1008 hectares e somente em 1939, por decreto do Presidente Getúlio Vargas, a área passou a ter 156.235,77 hectares.

Em 1994 os decretos nº 6506 de 17 de maio e de nº 6587 de 14 de junho consolidam e ampliam a área do Parque Nacional dando-lhes os limites propostos pelo chefe da seção de Parques Nacionais; hoje os limites atuais são 185.000 hectares.

Com a inauguração da Ponte Internacional da Amizade (Brasil - Paraguai) em 1965 e inauguração da BR-277, ligando Foz do Iguaçu a Curitiba e ao litoral, em 1969, Foz do Iguaçu teve seu desenvolvimento acelerado, intensificando seu comércio, principalmente com a cidade paraguaia de Puerto Presidente Strossner (atual Ciudad del Este).

A construção da Hidroelétrica de Itaipu (Brasil - Paraguai), iniciada na década de 70, causou fortes impactos em toda a região, aumentando consideravelmente o contingente populacional de Foz do Iguaçu. Em 1960, o município contava com 28.080 habitantes, em 1970 com 33.970 e passou a ter, em 1980, 136.320 habitantes, registrando um crescimento de 385%, estimando-se hoje uma população de 311.336 habitantes

Dados Gerais

Mesorregião: Oeste Paranaense
Microrregião: Foz do Iguaçu
Municípios limítrofes: Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, além de Ciudad del Este, no Paraguai e Puerto Iguazu, na Argentina.

Área: 617,701 km²
População: 311.336 hab. est. IBGE/2007
Densidade: 504,0 hab/km²
Altitude: 192 metros
Clima: Subtropical Cfa

IDH: 0,802 elevado PNUD/2007
PIB: R$ 4.853.331 mil IBGE/2005
PIB per capita: R$ 16.102,00 IBGE/2005

=============================================

E finalmente, as fotos!

01-

02-

03-

04- Foz do Iguaçu <<< Ponte da Amizade >>> Ciudad del Este

05- Fórum e a cidade ao fundo

06- Foz vista da Ponte da Amizade

07-

08-

09- Centro, Av. JK

10- Centro e Vila Maracanã ao fundo

11- Aérea gigante!

12- Idem!

13-

14-

15-

16- Av. Jorge Schimmelpeng, vista para a região leste.

17- Igreja Matriz

18- Avenida Brasil

19-

20- BRASIL!

21- Centro nervoso! :rock:

22- Final de tarde no centro

23- Shopping

24- Av. Jorge Schimmelpeng

25- Centro

26- Centro

27- Rua Almirante Barroso

28- Av. Paraná

29- Av. Paraná

30-

31- Av. Tancredo Neves

32- Entrada principal de Foz, BR 277

33- Rua Almirante Barroso, Centro

34- Av. Rep. Argentina

35- Rua Jorge Sanways

36- Skylines!

37-

38-

39-

40- Jd. Polo Centro

41- Foz e Ciudad del Este, vistas de Itaipu

42- Aeroporto Internacional Cataratas - IGU

43- Direções

44-

Agora, algumas aéreas da cidade que tirei na minha ultima viagem de avião:

45- Vila C de Itaipu

46- Universidades: Unioeste e Uniamérica

47- Vila A de Itaipu e arredores, região norte da cidade

48- BR 277 e Eadi Sul (Porto Seco)

49- Pq. Presidente e grande Morumbi ao fundo, região leste

50- Conjunto Libra e Morumbi, leste da cidade

51- Área comercial da Av.Rep. Argentina e Praça da Bíblia, no Jd. São Paulo

52- Megavilla, Jd. São Paulo

E por fim, os principais pontos turisticos:

53- Itaipu Binacional

54-

55- Entrada pela Av. Tancredo Neves

56- Canal da Piracema - por onde os peixes passam do lago de Itaipu ao Rio Paraná durante a época da reprodução.

57- Templo Budista

58- Mesquita Muçulmana

59- Parque das Aves

E claro, as maravilhosas Cataratas do Iguaçu!

É isso ai...espero que tenham gostado... :colgate:
Comentem!

·
Christopher
17,520 Posts
grande Aririto.. ficaram show as fotos, principalmente as aéreas e as das avenidas! Parabéns á nossa capital do turismo!

·
BIXUBES
1,853 Posts
Parabéns a Foz do Iguaçu, pela beleza e importancia dentro do cenário Nacional. Parabéns a você também Aririto, o thread ficou estupendo.

·
Pé Vermelho
10,915 Posts
Maravilhoso o thread!
Parabéns Foz do Iguaçu!!
Belíssimas imagens!

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Muito bom o thread.Não imaginava que a cidade era tão bonita e bem cuidada.

·
freiheit über alles
20,064 Posts
As imagens tão muito boas, um dos melhores posts que já vi por aqui. Conheço muito bem a br 277 de foz, o caminho do paraguai :lol::lol::lol::lol:

agora onde tu conseguiu esse idh de 2007? que eu sabia só tinham feito em 2000 esse cálculo. se vc tiver um links pras demais cidades ficaria muito grato.

:cheers::cheers:

·
Banned
224 Posts
Foz do Iguaçu é uma cidade rica no sul e com alto IDH. Por acaso alguém da região poderia me dizer se a diferença é nítida entre o lado brasileiro e paraguaio??? Tipo o Paraguai é um país mais pobre, e como está ao lado das regiões mais ricas do país (Sul), por acaso percebe-se nitidamente diferença de renda, padrão de vida e infra-estrutura do lado brasileiro para o do paraguai???

·
Banned
806 Posts
Foz do Iguaçu é uma cidade rica no sul e com alto IDH. Por acaso alguém da região poderia me dizer se a diferença é nítida entre o lado brasileiro e paraguaio??? Tipo o Paraguai é um país mais pobre, e como está ao lado das regiões mais ricas do país (Sul), por acaso percebe-se nitidamente diferença de renda, padrão de vida e infra-estrutura do lado brasileiro para o do paraguai???
^^
A diferença é ... :eek2::badnews:

·
Christopher
17,520 Posts
Sim a diferença eh muito nítida.. pra melhor e pra pior. Foz eh mais organizada, Cidade do Leste eh mais movimentada, e um pouco descuidada na limpeza publica. Porém o Paraguai eh bem mais policiado. Cada esquina tem um guadinha verde com uma 'baita' espingarda na mão, com cara de brabo..

Porém o pessoal tem muito preconceito com relação ao Paraguai. Já presenciei cenas do tipo: Ao cruzar a ponte de volta ao Brasil a pessoa falar " até que enfim saí daq inferno, daq país miserável e etc" ou qto a comida: "eh mais saudavel comer o lixo de Foz do Iguaçu, do que a comida de Cidade do Leste", entre outras.. Acho injusto isso. Eu acho o Brasil infinitamente melhor, mas o Paraguai não deve ser desmerecido, nem que fosse um país miserável, coisa que não é!

·
-*-*-*-
26,387 Posts
Parabens a Foz e a belissima coletanea!! :applause:

·
Registered
2,117 Posts
Excelente thread!

Foz é uma cidade linda mesmo.

Quando visitei Foz do Iguaçu fiquei no Hotel Mercure, aquele prédio redondo de topo dourado que aparece em algumas fotos!

·
.
From IGU
6,418 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Obrigado mesmo a todos pelos comentários e elogios! :)

agora onde tu conseguiu esse idh de 2007? que eu sabia só tinham feito em 2000 esse cálculo. se vc tiver um links pras demais cidades ficaria muito grato.
Achei esse IDH na página de Foz da Wikipédia, heheh... então não sei sobre outras cidades! ^^

A diferença é bem grande; como já falaram, mas acontece que a grande maioria das pessoas que vão a Ciudad del Este só conhecem a área comercial perto da ponte e saem com uma péssima impressão, porque é horrível mesmo... Mas indo mais adiante pela avenida principal, irão ver que existem parques, praças e bairros muito bonitos e organizados. É questão de conhecer melhor pra julgar melhor ainda... ^^

Sim a diferença eh muito nítida.. pra melhor e pra pior. Foz eh mais organizada, Cidade do Leste eh mais movimentada, e um pouco descuidada na limpeza publica. Porém o Paraguai eh bem mais policiado. Cada esquina tem um guadinha verde com uma 'baita' espingarda na mão, com cara de brabo..

Porém o pessoal tem muito preconceito com relação ao Paraguai. Já presenciei cenas do tipo: Ao cruzar a ponte de volta ao Brasil a pessoa falar " até que enfim saí daq inferno, daq país miserável e etc" ou qto a comida: "eh mais saudavel comer o lixo de Foz do Iguaçu, do que a comida de Cidade do Leste", entre outras.. Acho injusto isso. Eu acho o Brasil infinitamente melhor, mas o Paraguai não deve ser desmerecido, nem que fosse um país miserável, coisa que não é!
Ciudad del Este é MUITO descuidada na limpeza publica... Deu uma melhorada com as novas praças que estão fazendo na área central, mas ainda falta muito pra organizar de vez aquele centro.
Mas sim, tiram essas conclusões por não conhecer melhor o lugar. O Paraguai, apesar de toda miséria, tem seus lados bonitos e positivos...

Quando visitei Foz do Iguaçu fiquei no Hotel Mercure, aquele prédio redondo de topo dourado que aparece em algumas fotos!
Esse hotel é muito bonito, além de ser um dos melhores e ter um centro de convenções enorme!

1 - 20 of 54 Posts