Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 64 Posts

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Continuando minha viagem pela Região Metropolitana de SP essa semana visitei Franco da Rocha.
Uma cidade sempre muito mal vista, mas que tem passado por uma bela revitalização, especialmente no centro.
Quem conhece a Franco de antes se surpreende com as mudanças.

A cidade fica no meio de vales e montanhas, o que faz os bairros (mesmo os bairros bons) terem um aspecto visual ruim, o crescimento desordenado também atrapalha, mas o entorno da cidade é bem verde, com mata atlântica e também o enorme Parque do Juquery, que é a única reserva de Cerrado da Grande SP.
Franco tem uma história muito rica também, principalmente na psiquiatria, sendo o conjunto arquitetônico hospício do Juquery o maior representante dela.

Dados sobre Franco da Rocha:

População 2013 - 141.824
IDH 2010 - 0,731

Aí vão as fotos, meio escuras e com direito a muita chuva. (eu não tenho dado sorte com o clima...)
:lol:

1 Centro da cidade

2

3

4

5

6

7

8 Novo edifício no centro

9

10

11 Antiga Biblioteca e atual Casa de Cultura

12

13

14

15

16

17

18

19 Extinta passagem de nível

20

21

22 Um lei cidade limpa ia muito bem...

23

24 Novo edifício do Forum Trabalhista

25

26

27

28

29

30

31 Prefeitura Muncipal

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43 Calçadão

44

45

46 Antiga estação, desativada esse ano

47

48

49 Antiga estação, desativada esse ano

50

51

52

53

54

Segunda parte, caminho pelos bairros em direção ao centro e fotos do centro visto do alto.

55 Ao fundo área do Parque Estadual do Juquery

56

57

58 Igreja da Vila Ramos

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77 Bairro de Pouso Alegre

78 Pracinha e Igreja de São João do bairro Pouso Alegre

79

80

81

82

83 Manicômio Judiciário, parte do complexo do Juquery

84 Manicômio Judiciário, parte do complexo do Juquery

85 Manicômio Judiciário, parte do complexo do Juquery

86

87 Vila Ramos e Parque Estadual do Juquery

88

89

90

91

92

93 VISTAS DA CIDADE

94

95

96 Ao fundo o novo hospital das Clínicas e os edifícios do antigo Juquery

97 O novo hospital das Clínicas e os edifícios do antigo Juquery

98

99

100

101

102

103

104

105

106

:)
Blog do projeto (AQUI)
Facebook do projeto (AQUI)

·
Registered
3,188 Posts
Fotos sensacionais, meus parabéns, novamente haha. Franco da Rocha é uma das poucas cidades da RMSP que nunca tive a oportunidade de conhecer, imaginava que fosse bem mais parecida com a vizinha Francisco Morato. Ainda bem que estava errado! A cidade mostrou ser simpática e até um pouco charmosa, com um quê de interior. E a nova estação da CPTM parece ter dado ares mais metropolitanos à cidade, um contraste no mínimo interessante. Sobre a estação antiga, provavelmente é tombada, certo? Se sim, existe algum projeto para dar uma nova utilidade ao local? Espero que não a deixem abandonada...

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Acho que é o primeiro thread de fotos próprias de Franco da Rocha, esperava algo bem pior mas me surpreendi positivamente.

Gostei das casinhas, e do Cantinho da Noiva :lol:
Acho que é mesmo, tem muita cidade da Grande SP onde o pessoal só conhece as fotos de internet.
Geralmente desatualizadas e com pouca qualidade.
Franco da Rocha melhorou muito! :)

Fotos sensacionais, meus parabéns, novamente haha. Franco da Rocha é uma das poucas cidades da RMSP que nunca tive a oportunidade de conhecer, imaginava que fosse bem mais parecida com a vizinha Francisco Morato. Ainda bem que estava errado! A cidade mostrou ser simpática e até um pouco charmosa, com um quê de interior. E a nova estação da CPTM parece ter dado ares mais metropolitanos à cidade, um contraste no mínimo interessante. Sobre a estação antiga, provavelmente é tombada, certo? Se sim, existe algum projeto para dar uma nova utilidade ao local? Espero que não a deixem abandonada...
Obrigado mesmo Felipe!!
Na verdade Franco da Rocha é bem diferente de Morato, embora tenha bairros pobres também.
Franco tem vários bairros mais antigos, sempre foi um centro mais regional também, recebendo investimentos maiores, além de que a cidade também tem um pequeno parque industrial.
A nova estação fez muita diferença na região central, espero que isso incentive os moradores a cuidarem melhor da cidade.
Quanto a antiga estação, ela é tombada sim, e atualmente se pensa em fazer uma área voltada para cultura por lá.
Mas nada certo por enquanto.

G

·
Franco da Rocha é bem feinha, é parecida com Carapicuíba.
A cidade era afastada da capital e cresceu desordenada em volta do hospital psiquiátrico que lá existia.

E as novas estações da CPTM tem sido bem mais bonitas e amplas.

·
Registered
13,214 Posts
Parabéns Lago, pelo belo trabalho!!!
Franco da Rocha não é a abominação que muitos imaginam! É uma cidade antiga, que apesar de um tanto bagunçada e mal conservada, tem melhorado bastante! Enfim, não é arrumadinha como as vizinhas Mairiporã e Caieiras, mas muito melhor que Francisco Morato!

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Franco da Rocha é bem feinha, é parecida com Carapicuíba.
A cidade era afastada da capital e cresceu desordenada em volta do hospital psiquiátrico que lá existia.

E as novas estações da CPTM tem sido bem mais bonitas e amplas.
Acho Carapicuíba ainda mais complicada, muito maior e com menos espaço.
E nadinha de área verde.
:eek:hno:
A estação nova da CPTM é um alívio pra cidade mesmo.

Parabéns Lago, pelo belo trabalho!!!
Franco da Rocha não é a abominação que muitos imaginam! É uma cidade antiga, que apesar de um tanto bagunçada e mal conservada, tem melhorado bastante! Enfim, não é arrumadinha como as vizinhas Mairiporã e Caieiras, mas muito melhor que Francisco Morato!
Obrigado cara, valeu pelo comentário!
Arrumadinha não é mesmo, mas já foi muito, mas muito pior mesmo.
E bom, nenhuma se compara ao caos que é Morato...
:lol:

Nossa, que desastre de cidade. Não que eu não esperasse isso, já que eu já conhecia a sua fama.
Bom saber que ela tem melhorado. Espero que continue assim, pois ainda tem muito o que mudar. Pelo menos não é muito populosa.
Parabéns pelo trabalho, LagoMüller.
Opa obrigado!
Hahah desastre é ótimo, claro que a cidade é problemática, mas ainda dá pra ver esperança nela.
Começou com os dois pés esquerdos, mas aos poucos vai caminhando.
Pra ajudar Franco ainda passou por enchentes terríveis e ondas migratórias que incharam muito a região. :eek:hno:

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Que beleza a nova estação, a cidade é bem melhor do que eu imaginava.

Parabéns pelo thread.

Gostei dessa foto. :cheers:
Obrigado cara!! Essa foto foi um golpe de sorte, mas gostei muito dela tb :)

Bonita não é, mas seria se tivesse fiação aterrada no centro e uma lei para controle de publicidade urgente. De resto, gostei da estação da CPTM. Valeu.
Controle de publicidade URGENTE!!!!! hahaha
Olha, ela era ainda pior, tinham barracas nas calçadas, muito mais fiações, mais pichações e fachadas completamente abandonadas.
O entorno da estação antiga era horrível, a nova estação acabou com boa parte disso.
Há esperança haha!!

·
Registered
11,499 Posts
Confesso que me surpreendi, pois ao ver o nome da cidade já entrei preparado pra ver uma cidade caótica e não foi o que vi, longe disso. Única ressalva é ao Centro, que poderia ter um aspecto bem melhor se tivesse uma lei "Cidade Limpa", que regulamentasse as propagandas nas fachadas dos estabelecimentos comerciais.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Fotos criativas
Obrigado! :)

Confesso que me surpreendi, pois ao ver o nome da cidade já entrei preparado pra ver uma cidade caótica e não foi o que vi, longe disso. Única ressalva é ao Centro, que poderia ter um aspecto bem melhor se tivesse uma lei "Cidade Limpa", que regulamentasse as propagandas nas fachadas dos estabelecimentos comerciais.
Realmente cairia muito bem uma lei como essas, o centro é muito poluído visualmente, mas já foi bem pior, a cidade no geral já foi muito pior.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Bacana o Thread! Mas visualmente está MUITO poluida, precisa de um banho de limpeza e urbanismo.

Essa Francisco Morato é famosa né??
Obrigado pelo comentário cara, concordo contigo!
Francisco Morato é famosa mesmo hehe
Vou estar por lá no mês que vem fotografando, e pode esperar um thread bastante complicado. :eek:hno:

Gostei da cidade.

Esperava bem menos.
Eu não conheço Franco da Rocha, bem montanhosa essa cidade, é uma cidade bem ajeitada apesar de aspecto de cidade da grande SP, gostei da estação da linha 7 da CPTM bem ajeitada..parabéns por mostrar.
Obrigado pessoal!!
Franco da Rocha não é maravilhosa, mas está longe de ser tudo de ruim que pensam por aí :)

·
Registered
13,214 Posts
Implementar uma lei nos moldes do Cidade Limpa é fácil, duro é coragem para encarar o pessoal que trabalha com publicidade e os próprios comerciantes! Algumas cidades da RMSP tem tentado seguir o exemplo da capital e fazer algo parecido mas a resistência ainda é muito grande! :eek:hno:

1 - 20 of 64 Posts