SkyscraperCity banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Registered
4,852 Posts
Discussion Starter · #1 ·
1º Palmas TO 2.03
2º Araguaina TO 2.5
3º Cacoal RO 2.54
4º Ji-Parana RO 2.61
5º Gurupi TO 2.73
6º Ariquemes RO 2.78
7º Boa Vista RR 3.16
8º Porto velho RO 3.72
9º Rio Branco AC 4.01
10º Manaus AM 4.85
11º Maraba PA 5.24
12º Macapa AP 5.33
13º Belém PA 6.47
14º Santarem PA 7.91
15ºAnanindeua PA 10.45

·
Registered
4,852 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Eu peguei as 15 maiores frotas e a população dessas cidades
e dividi a população pelo tamanho da frota!

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
^^ É verdade. Entre as 8 primeiras, só Boa Vista não é desses dois estados. Em RO uma outra cidade que tem uma média boa também é Vilhena.

·
Banned
3,705 Posts
Não tinha entendido muito bem os dados!!!:nuts:

É x habitantes para cada x carros, né?!
Realmente RO e TO estão muito bem. Manaus até que tá bom, estamos chegando a 4 habitantes para cada carro. Aqui em Gyn, esse índice já está abaixo de 2!!!:shocked:

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Eu não sonho com o aumento da frota per capita de Manaus. Muito pelo contrário, eu desejo para Manaus um transporte público de boa qualidade, de modo que as pessoas que habitam a metrópole amazonense sintam-se motivadas a deixar o carro em casa. Espero que o projeto do metrô manauense saia do papel ou que seja implantado um eficiente sistema de corredores de ônibus, ou ainda, quem sabe, um TGV. Deveríamos usar carros apenas esporadicamente. Chega de tanta poluição. Não quero ver Manaus parar no trânsito como São Paulo está parando.

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Não tinha entendido muito bem os dados!!!:nuts:

É x habitantes para cada x carros, né?!
Realmente RO e TO estão muito bem. Manaus até que tá bom, estamos chegando a 4 habitantes para cada carro. Aqui em Gyn, esse índice já está abaixo de 2!!!:shocked:
Mas nesse caso não são só carros, são veículos de modo geral. Motos, caminhões, ônibus, tratores... nessa conta aí entra tudo. :)

·
Banned
3,705 Posts
^^
Não importa!!!

Mas concordo com o Miguel, quero mesmo é um transporte público eficiente em Manaus!!!

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
^^ Eu quero as duas coisas, transporte público eficiente e bastante gente com um carro na garagem. :D

Curitiba tem as duas coisas, o melhor sistema de transporte público do país e uma das maiores frotas per capita do país. O que ocorre lá é que muita gente que tem carro, dependendo do lugar onde vai, deixa o carro em casa e vai de ônibus.

Eu acho que o ideal é isso, poder contar com um bom trasnporte público mas também ter condições de possuir um veículo próprio, até porque há situações em que o transporte público não substitui um veículo próprio. Eu mesmo não me sinto gente se não tiver pelo menos um fusquinha pra andar... :D

·
Banned
3,705 Posts
^^
Então já entendi o teu contexto.
Questionou tanto a frota de Manaus nesse thread e no outro, com o número total da frota, apenas para "implicitamente" dizer que a grande parte população de Manaus não tem condições de comprar um carro!!! Muito triste isso, principalmente vindo de vc, um forista tão inteligente e sensato. Mas isso não me importa mais, pode até ser verdade isso, mas esse quadro está mudando e ficando no passado.

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
^^
Vivemos anos de estagnação econômica no período compreendido entre o declínio da economia da borracha (início do seculo XX) e a implantação da Zona Franca de Manaus (em 1967). É natural que muitas pessoas ainda não tenham carro em Manaus. O mesmo ocorre em várias outras capitais brasileiras. Contudo, acredito que o BR não tenha tido a intenção de "diminuir" Manaus, pois seria contraditório ele falar mal de uma das mais importantes cidades da região que ele tanto defende. Economicamente falando, Manaus continua sendo uma das capitais (metrópoles) que mais cresce no Brasil. Basta ir a Manaus e conferir o quanto a rede de serviços tem crescido todos os anos. Manaus tem uma economia extremamente dinâmica. Só nesses últimos tres anos, podemos contar com novos hotéis (de médio e alto padrão), novos shopping centers e dezenas de lançamentos imobiliários residenciais e comerciais. Outrossim, não podemos ignorar o anúncio da ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes, a ampliação de vôos internacionais, a construção da Ponte Manaus-Iranduba, a construção de inúmeros complexos viários (com viadutos, túneis e passagens de nível), a eventual reestruturação da rodovia BR-319 etc. Problemas?! Temos aos montes... Qual a metrópole brasileira que não tem problemas? Mais que isso, é necessário analisar o contexto histórico e sócio-econômico no qual cada metrópole está inserida. As comparações entre metrópoles, sem levar em conta as peculiaridades regionais e históricas de cada uma, podem induzir a erros na análise.
Manaus tem crescido, assim como outras cidades do Norte. Eu continuo achando que o número de carros (per capita) não é fator que determine a riqueza ou qualidade de vida de uma cidade, nem mesmo o potencial econômico de um local. O que faz a diferenca é um transporte público eficiente e de qualidade. Posso até estar falando besteira, mas aqui em São Paulo há muitas pessoas que possuem carros emplacados na capital paranaense. Será que o número de veículos de Curitiba reflete realmente a realidade dos carros que circulam naquela capital?!

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
^^
Então já entendi o teu contexto.
Questionou tanto a frota de Manaus nesse thread e no outro, com o número total da frota, apenas para "implicitamente" dizer que a grande parte população de Manaus não tem condições de comprar um carro!!! Muito triste isso, principalmente vindo de vc, um forista tão inteligente e sensato. Mas isso não me importa mais, pode até ser verdade isso, mas esse quadro está mudando e ficando no passado.
Entendeu errado, amigo. Quando eu quero dizer alguma coisa, eu digo explicitamente. ;)

Eu não questionei a frota de Manaus em momento algum. Eu só tentei alertá-lo pro erro de se referir a "veículos" como "carros" quando nem todos os veículos são carros (embora todos os carros sejam veículos), apenas isso.
Se vc estivesse falando de qualquer outra cidade, eu o alertaria da mesma forma.

Eu jamais diria implicitamente ou explicitamente que grande parte da população de Manaus não tem condições de comprar um carro, até porque isso é uma coisa óbvia, pois essa é a realidade da esmagadora maioria das cidades brasileiras (no Norte, eu diria que todas, sem exceção), então não tem porque eu "chover no molhado".

@ Manauense: Ainda que a gente desconsidere 20% ou 30% da frota de Curitiba, ela continua tendo uma das maiores frotas per capita do país e, na pior das hipóteses, a 5ª maior frota do país, só perdendo pra cidades muito mais populosas.

1 - 18 of 18 Posts