SkyscraperCity banner

1 - 20 of 190 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,740 Posts
Discussion Starter #1
Elevador do Bom Jesus a património mundial

Braga pode orgulhar-se de ter o único elevador do Mundo movido a água. Daí que o elevador - como a própria estância do Bom Jesus - reclama vir a ser património mundial. Uma ideia que, por enquanto, não passa de uma intenção da Confraria do Bom Jesus que pondera, a médio prazo, apresentar uma candidatura à UNESCO, atendendo à noção da importância e riqueza patrimonial daquele ex-líbris bracarense.

O padre Cândido Pedrosa defende a classificação mundial daquela estância turístico-religiosa, um processo que avançará para a UNESCO, logo após a concretização - em curso - do projecto de requalificação urbanística do Bom Jesus. "Há muita coisa a fazer antes de iniciar este processo, porque temos a consciência que seria também uma grande responsabilidade para a confraria", disse.

O elevador é uma das ofertas turísticas mais procuradas no Bom Jesus, que, no último ano, foi objecto de reparação. Apesar de velhinho (inaugurado em 25 de Março de 1882), o ascensor mantém a sua traça original, sendo constituído por duas carruagens - uma que sobe, outra que desce, num percurso inclinado de aproximadamente 300 metros -, a relembrar as velhas carcaças ferroviárias. O seu segredo está na engenharia hidráulica (movido a água).
Fonte: JN
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
é o unico sim sr :yes: marece quanto mais não seja pelo esforso de conduzir os visitantes a uma vista tão maravilhosa.
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
ainda antes deste elevador espero k as Selvagens alcançem o titulo de patrimonio mundial :yes:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
as ilhas Selvagens são candidatas e ja foram propostas a cerca de 1 ou 2 anos mas não foi aceite :dunno: outra grande conquista sera a cultura Castreja do Noroeste Peninsular, candidatura conjunta Portugal/espanha apar com a lingua Galaica, esta ultima tb ja apresentada mas tb não foi aceite por ora!!
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,740 Posts
Discussion Starter #8
Epah, as Selvagens??:|
Não haverá por cá coisas mais importantes e cuja candidatura fosse mais urgente??;)
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,597 Posts
:uh: as Selvagens é importantissimo Reflex :bash: são o lugar de nidificação de mtas especies de aves marinhas em vias de extinção no Atlantico norte, quanto mais se atrazar a coisa mais se piora a situação das aves, trata-se de protejer não so as ilhas como o seu patrimonio vivo.
 

·
Banned
Joined
·
2,618 Posts
Um monte de ferro ferrugento que sobe e desce a património mundial?!?!
Isso não é uma ofensa à UNESCO?
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,740 Posts
Discussion Starter #17
Portugues said:
Um monte de ferro ferrugento que sobe e desce a património mundial?!?!
Isso não é uma ofensa à UNESCO?
A ideia é incluir o elevador na candidatura do Bom Jesus e não focar a candidatura no dito...;)
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,740 Posts
Discussion Starter #20
Viana do Castelo - Elevador a funcionar em Maio após paragem de cinco anos

Recuperação de equipamento inaugurado em 1923 custou 2,5 milhões de euros Funicular, que possibilitará o transporte de bicicletas, será integrado em ciclovia.
Encerrado há cinco anos, o Elevador de Santa Luzia deverá estar em condições de retomar a actividade em Maio, após conclusão de obras de valorização há muito reclamadas e que envolveram custos da ordem dos 2,5 milhões de euros.

Iniciado em 2003, o processo com vista à reabilitação do funicular - estrutura única no país, por funcionar a contrapeso, isto é, a carruagem que desce faz subir a outra - viria a ser alvo de prolongadas negociações entre os Caminhos de Ferro Portugueses e a autarquia local, que reclamava a posse do equipamento para o recuperar.

Após a transferência da propriedade do elevador para o município, em meados do ano passado, a Câmara adjudicou a sua recuperação a grupo privado (Efacec), que deverá dar os trabalhos por concluídos até princípios de Maio. Do investimento global, a autarquia desembolsa 25% dos custos, sendo a restante verba suportada por fundos comunitários fruto de candidatura formalizada pela Comunidade Urbana Valimar, em parceria com municípios galegos.

Os trabalhos, que se encontram numa fase final, compreendem a beneficiação das linhas, substituição de máquinas e carruagens e valorização dos edifícios situados na cidade e no monte de Santa Luzia, além da recuperação dos muros que ladeiam aquela via. Durante este mês, deverão ser testados tanto os novos motores como as carruagens, que permitirão o transporte de bicicletas, uma vez que o trajecto será incluído em ciclovia que ligará Santa Luzia às margens do Lima. Criado ao longo da linha será, também, um percurso pedonal.
Fonte: JN
 
1 - 20 of 190 Posts
Top