SkyscraperCity banner
1 - 20 of 33 Posts

·
Registered
8,986 Posts
Discussion Starter · #1 ·

http://www.jt.com.br/editorias/2006/05/30/ger-1.94.4.20060530.10.1.xml

Promessa agora para janeiro

O sistema deve finalmente começar a funcionar entre o Parque Dom Pedro II e o Sacomã no início de 2007

ARYANE CARARO, [email protected]

Em janeiro, o Expresso Tiradentes (o antigo Fura-fila) vai finalmente começar a funcionar entre o Parque Dom Pedro II e o Sacomã. Assim como o nome, o projeto mudou bastante desde que foi anunciado, há 10 anos. Em vez do VLP (veículo leve sobre pneus), são ônibus comuns que vão percorrer os 8 quilômetros que separam um terminal do outro.

Ainda levará tempo para que os veículos cheguem até Cidade Tiradentes, o que está previsto só para final de 2008. Mas a inauguração do primeiro trecho fecha um ciclo que começou no mandato do ex-prefeito Celso Pitta, do qual o atual prefeito, Gilberto Kassab, foi secretário de Planejamento. E põe fim a um elefante branco da Cidade.

"Dessa vez, sai. Existe uma determinação firme e os recursos estão assegurados. Não se está fazendo promessas sem condições de atender", garante o subprefeito do Ipiranga, Plínio Xavier de Mendonça Júnior. Na quinta-feira, a subprefeitura, a Secretaria de Transportes e a São Paulo Transportes apresentam o novo corredor de ônibus.

As obras que causam tanto transtorno ao trânsito da Cidade devem acabar em dezembro. Ainda falta finalizar a via, que tem 5 km em nível elevado, e terminar de construir as seis estações que estarão funcionando em janeiro - D. Pedro II, Rangel Pestana, Ana Neri, Clube Atlético Ypiranga, Rua do Grito e Sacomã. Pelo corredor exclusivo, passarão ônibus de dois tipos de linhas: a expressa, sem paradas nas estações intermediárias, e a paradora. As ultrapassagens serão permitidas para que não se formem longas filas.

O modelo de ônibus ainda não foi definido - isso acontecerá até outubro. O que se sabe é que a Prefeitura quer veículos mais confortáveis e bonitos que os comuns. O valor da tarifa será o mesmo dos ônibus normais e o sistema estará interligado ao bilhete único. A expectativa é que 25 mil pessoas sejam transportadas por dia.

"Retomar esse projeto era uma das maiores demandas do bairro, que foi muito maltratado e sofreu com a execução das obras. Do jeito que estava, era um monumento à indigência técnica, ao desperdício de dinheiro público e à imoralidade pública", diz Xavier. Ele ressalta que todo o entorno será recuperado, com paisagismo, conserto e ampliação de calçadas, e alinhamento e revitalização de ruas próximas.

Mais R$ 450

Segundo o subprefeito, até o fim de 2004, a Prefeitura já tinha gasto R$ 500 milhões com o "Fura-fila". Quando a atual gestão assumiu, encontrou no estoque 28 elevadores, 33 escadas rolantes e 7 elevadores especiais sem uso.

Com a retomada das obras, e a extensão para Cidade Tiradentes, serão gastos mais R$ 450 milhões. Em compensação, o novo corredor levará mais gente em menos tempo. Serão 350 mil passageiros por dia que economizarão 70 minutos de tempo de viagem se percorrerem os 31,8 km da via de ponta a ponta.

Mas, até lá, há muito chão: a segunda fase, das quatro, acaba de começar suas obras e o trecho até Vila Prudente só deve ser liberado após outubro de 2007. Depois, será a vez de chegar a São Mateus, em fevereiro de 2008, e só em setembro desse ano a Cidade Tiradentes.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,742 Posts
Eu ia postar isso aqui, hehe, foi mais rápido :)

Bom, fico feliz pq finalmente esse elefante branco vai servir pra alguma coisa, ainda que nessa primeira fase não vai ter muita demanda pois só vai até o Sacoman, ele só vai ser útil mesmo quando cehgar até pelo menos São Mateus.

É uma pena tb que será operado por ônibus normais, por ser um corredor deveria ser operado por ônibus maiores, de preferência impulsionados por algum combustível menos poluente.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,742 Posts
Bom, como será um corredor expresso, creio que as estações servirão para que as pessoas passem antes por catracas antes de embarcar, ao estilo do metrô e dos corredores de Curitiba.

Além disso no trecho em que a via será elevada é necessário o uso das estações para permitir o a cesso e embarque dos passageiros.

·
How about a magic trick?
4,798 Posts
tem que ser como na cptm/metro: area paga e area comum. assim nao entra qualquer um e o sistema se mantem bonito, com menos gastos de manutençao, etc.

bilhete unico na catraca na entrada da estaçao, nao no onibus. o onibus nem tem que ter catraca. espero que seja assim.

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Quantos km tem esse fura fila??? E alguém sabe me dizer quantos km de corredores de ônibus existem em SP (RM)?? Ou então passar o link que eu possa averiguar??

De qualquer modo, muito obrigado! :)

Tenham um bom dia e cuidem se!

Até mai!

·
Registered
8,986 Posts
Discussion Starter · #7 ·
RRC said:
Bom, como será um corredor expresso, creio que as estações servirão para que as pessoas passem antes por catracas antes de embarcar, ao estilo do metrô e dos corredores de Curitiba.

Além disso no trecho em que a via será elevada é necessário o uso das estações para permitir o a cesso e embarque dos passageiros.
Olhando o espaço de cada estação elevada, eu não vejo lá uma divisão de áreas não, infelizmente... não estou dizendo se será de um jeito ou de outro, mas minha impressão é que vai ter catraca no ônibus sim.

Quanto a ser corredor expresso, veja que eles citam que vão haver linhas "paradoras" e linhas expressas... então pode ser expresso apenas por não parar em estações intermediárias.

Já na questão de combustível, alguém já citou em outro thread que achava que usariam ônibus a gás. Eu espero que isso realmente aconteça, já que o ônibus híbrido se mostrou ruim (também comentário de outra thread, não é informação da Prefeitura).

E na questão de capacidade de cada veículo, podem vir a usar unidades articuladas ou bi-articuladas...

E de não ser VLP, é mesmo uma pena. Mas torço para que ainda se pense num upgrade para VLP ou VLT nesse eixo já construído; eu discordo de outros foristas que gostariam de ver esse eixo substituído por metrô. Mas concordo que entre metrô e corredor de ônibus, metrô.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,742 Posts
Tarcisio, o Corredor Cidade Tiradentes (temos que enterrar esse nome eleitoreiro Fura Fila) terá nessa primeira fase 5.8 km, ligando o terminal Pq Dom Pedro ao bairro do Sacoman, onde tb vai haver um terminal de ônibus, ficará pronto até o fim do ano.

A 2ª fase terá mais 2.2 km e chegará ao bairro de Vila Alpina, passando pelo terminal Vila Prudente, ficará pronta em outubro de 2007

A 3ª fase terá 12 km e vai chegar até São Mateus, fazendo integração com o terminal intermunicipal ABC - Jabaquara, deve operar em fevereiro de 2008

Finalmente a 4ª fase terá mais 9 km e chegará até Cidade Tiradentes, fazendo integração com o terminal urbano, deve começar a funcionar em setembro de 2008

No total serão 31.8 km de corredor expresso.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,742 Posts
Quanto ao total de quilometros de corredores na RM, os que lembro são

Intermunicipal
São Mateus - ABC - Jabaquara - 33 km - está sendo ampliado em mais 12 km para chegar até a Berrini, no total terá 45 km

Zona Sul
Av Ibirapuera - Vereador José Diniz - Adolfo pinheiro - 9 km

Santo Amaro - 9 de Julho - 14.6 km

Teotônio Vilela/ Robert Kennedy - 6.7 km

Guarapiranga - M boi Mirim Jd Ãngela - ??km

João Dias/ Itapecerica - ?? km

Zona Oeste
Consolação - Rebouças - Francisco Morato - cerca de 10.5 km

São João - Pirituba - 7.4 km

Zona Norte
Rio Branco - Vila Nova Cahoeirinha - 12 km

Zona Leste
Paes de Barros
3.4 km

Há outros que não estou lembrando agora.

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
RRC said:
Tarcisio, o Corredor Cidade Tiradentes (temos que enterrar esse nome eleitoreiro Fura Fila) terá nessa primeira fase 5.8 km, ligando o terminal Pq Dom Pedro ao bairro do Sacoman, onde tb vai haver um terminal de ônibus, ficará pronto até o fim do ano.

A 2ª fase terá mais 2.2 km e chegará ao bairro de Vila Alpina, passando pelo terminal Vila Prudente, ficará pronta em outubro de 2007

A 3ª fase terá 12 km e vai chegar até São Mateus, fazendo integração com o terminal intermunicipal ABC - Jabaquara, deve operar em fevereiro de 2008

Finalmente a 4ª fase terá mais 9 km e chegará até Cidade Tiradentes, fazendo integração com o terminal urbano, deve começar a funcionar em setembro de 2008

No total serão 31.8 km de corredor expresso.
Ma tem mais "corredores" de ônibus, ou só tem esse??

Tanta demora pra só 5km construídos, que sacanagem hein??

Já ouviram falar do aeromovel? Pelo jeito, seria mais fácil e barato pra construir: www.aeromovel.com.br
:)

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
RRC said:
Quanto ao total de quilometros de corredores na RM, os que lembro são

São Mateus - ABC - Jabaquara - 33 km - está sendo ampliado em mais 12 km para chegar até a Berrini, no total terá 45 km

Consolação - Rebouças - Francisco Morato - cerca de 10.5 km

Av Ibirapuera - Vereador José Diniz - Adolfo pinheiro - 9 km

Rio Branco - Vila Nova Cahoeirinha - 12 km

Santo Amaro - 9 de Julho - 14.6 km

Há outros que não estou lembrando agora.
Muito obrigado! :)

·
**16º ano**
**17º ano**
25,742 Posts
^^ De pleno acordo, mas menos mal que finalmente alguem resolveu dar utilidade pra isso, pois o Pitta e a MArta a única coisa que fizeram foi embolsar grana.

Com 500 milhoes será que dava pra fazer quantos km de metrô?

·
Banned
3,278 Posts
RRC said:
^^ De pleno acordo, mas menos mal que finalmente alguem resolveu dar utilidade pra isso, pois o Pitta e a MArta a única coisa que fizeram foi embolsar grana.

Com 500 milhoes será que dava pra fazer quantos km de metrô?
Pois eh isso eh um absurdo !!! sinceramente no minimo o que poderiam ter feito ali era um VLT ou um monorail que eu acho perfeito para nossa cidade por ser muito mais barato que o metro pois nao precisa de tuneis e tem mesma qualidade
E depois de todo esse tempo e $$$ me entregam essa tranqueira terceiro mundista ...........um viaduto com onibus e catracas ....eh a mesma coisa que chamar a gente de idiotas!!!

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Kauã said:
Pois eh isso eh um absurdo !!! sinceramente no minimo o que poderiam ter feito ali era um VLT ou um monorail que eu acho perfeito para nossa cidade por ser muito mais barato que o metro pois nao precisa de tuneis e tem mesma qualidade
E depois de todo esse tempo e $$$ me entregam essa tranqueira terceiro mundista ...........um viaduto com onibus e catracas ....eh a mesma coisa que chamar a gente de idiotas!!!

Aeromóvel!!! É nacional! :)

www.aeromovel.com.br

RCC: Valeu pelas informações, muito obrigado! :)

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Po, por 500 milhões, dava pra cobrir a cidade inteira com o Aeromóvel, e ainda investir em tecnologia pra baratear o custo dele, e expandi-lo pra outras cidades!!! Qualquer cidade com mais de 500 mil hab poderia ter uma rede dele! :)

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Uma vez eu fiz um trabalho sobre esse aeromovel no tecnico. Ate hoje eu nao entendi porque ele nao foi pra frente. ( a verdade dói )

1 - 20 of 33 Posts