Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 56 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Na vossa opinião qual será o futuro da arquitectura mundial a curto/médio prazo (nos proximos 50/100 anos)??? I mean, depois do modernismo, neomodernismo virá o ultramodernismo?!
E haverá lugar e espaço para que volte outra corrente saudosista evocando as glorias do passado, uma espécie de NeoRomantismo, onde serão recriados em todo o seu esplendor os grandes estilos arquitectonicos do seculo passado em grande escala (mais do que meramente em parques de diversão e em Las Vegas...) ou a 2ª metade do século XX significou 1 tamanha ruptura com o passado que there's no really turning back...?
Acho que é 1 assunto interessante para ser debatido...;)

·
braaaap all day!
Lss911
4,716 Posts
Inevitavelmente a ásia! Europa e américa do norte?? Acabou!! Poderão eventualmente marcar a sua posição através da qualidade...mas a linha da frente será a ásia!

·
braaaap all day!
Lss911
4,716 Posts
Reflex said:
depois do modernismo, neomodernismo virá o ultramodernismo?!
E haverá lugar e espaço para que volte outra corrente saudosista evocando as glorias do passado, uma espécie de NeoRomantismo, onde serão recriados em todo o seu esplendor os grandes estilos arquitectonicos do seculo passado em grande escala (mais do que meramente em parques de diversão e em Las Vegas...) ou a 2ª metade do século XX significou 1 tamanha ruptura com o passado que there's no really turning back...?
Acho que é 1 assunto interessante para ser debatido...;)
A questão é interessante reflex! O ultramodernismo já existe há algum tempo na minha opinião, com o aparecimento da arquitectura desconstrutivista, neomodernista e arquitectura hightech.
O regresso de estilos já se faz de certa forma desde o início dos anos 80 com o aparecimento do pós-modernismo historicista (que se reflectiu com grande força na pintura com por exemplo, quadros neo barrocos em tudo fieis ao barroco em termos pictóricos mas com temáticas contemporânias como é exemplo de "o puto a andar de skate") com edifícios com referências à arquitectura clássica e medieval (exemplo dos amoreiras por exemplo ou da arquitectura de aldo rossi)...

Mas um regresso copista julgo que não irá acontecer...

·
Registered
9,598 Posts
Já que se tocou neste assunto,qual é o estilo da actualidade?Na practica ainda estamos no Pós-Modernismo,mas o estilo tem mudado tanto frente ao que era no final dos anos 70 que se parece mais com o modernismo do pós-guerra do que com o pos-modernismo.Afinal qual é o estilo?

·
braaaap all day!
Lss911
4,716 Posts
Julgo que não há estilo vigente. Só quem estará fora da nossa História é que um dia poderá dizer. A mim parece-me que ainda estamos no pós-modernismo que pauta pela grande liberdade de expressões arquitectónicas. Existem várias frentes de expressão como o desconstrutivismo, modernismo revesionista (em Portugal aconteceu logo nos anos 70 com o Teotónio Pereira por exemplo e continua com Siza vieira), historicista/ludicista, high tech, estruturalistas (como o calatrava...).

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #9 ·
É que ainda estou com esperança que a grandiosidade dos séculos XVII, XVIII e XIX regressem...:) :|

·
Moderator
17,992 Posts
Estou contigo Reflex!!
Sobre o futuro da arquitectura ser na Asia, sao capazes de ter razao, na America do Norte e Europa nao ha muito mais para fazer, mas isso nao e sinonimo de qualidade e cidades como o Xangai ou Hong Kong, sejamos honestos tem meia duzia de edificios interessantes e um montao de blocos nojentos.
Os futuros estilos arquitectonicos eu acho que irao depender muito de factores exteriores como sempre dependeram. Riqueza, aquecimento global, politica, tecnologia, geografia, etc. irao ditar que caminho seguira a arquitectura.

·
braaaap all day!
Lss911
4,716 Posts
Fern said:
Os futuros estilos arquitectonicos eu acho que irao depender muito de factores exteriores como sempre dependeram. Riqueza, aquecimento global, politica, tecnologia, geografia, etc. irao ditar que caminho seguira a arquitectura.
Concordo absolutamente!! Por exemplo, o renascimento apareceu com o impulsionar de riqueza no "quatrocento" das grandes cidades italianas "dirigidas" por poderosos comerciantes como os Medici, periodo de estabilidade e confiança no futuro!

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Parece-se bastante com Lisboa do século XXIII com 1 praga de gafanhotos!!!:|

1 - 20 of 56 Posts