Joined
·
11,235 Posts
Silo junto à ponte D. Luís I terá sentido único e elevador deverá fazer ligação até ao metro
2009-05-22
CARLA SOARES
2009-05-22
CARLA SOARES
Um parque de estacionamento com oito pisos e 227 lugares, vedado por uma malha metálica transparente, vai nascer na escarpa junto à ponte D. Luís I, em Gaia, dentro de um ano e deverá ter ligação ao metro por elevador.
Quatro novos parques públicos que vão nascer até meados do próximo ano foram, ontem, apresentados pela Autarquia, pelo arquitecto Alcino Soutinho e pela empresa concessionária, ao pormenor. O investimento totaliza os 13 milhões de euros. Destes, 4,6 milhões são para o parque que abrirá em Maio de 2010, junto à ponte, no gaveto entre as ruas Cabo Simão e General Torres.
Será possível ver através da malha metálica que reveste o edifício. A circulação no silo far-se-á em sentido único, num sistema de rampa contínua: a entrada é por baixo, pela Rua General Torres, e a saída por cima, na Calçada da Serra. Depois, entre esta via e o Jardim do Morro, será estudada uma ligação por elevador que permita ao cliente aceder facilmente ao metro. E o teleférico também ficará perto. Ao lado do local onde nascerá o edifício, há uma casa em ruínas que será recuperada.
Alcino Soutinho contou que foi um projecto complexo, que mereceu dúvidas do Igespar. A "procura será alta", tal como o investimento, destacou Pedro Carvalho, administrador da ParqueGil, que promete preços acessíveis. A concessão dos parques é por 50 anos e de superfície por 20.
Novidade é também o silo de três pisos no Centro Histórico, de 106 lugares, através da reutilização de um armazém devoluto. Abre até Novembro deste ano, com um custo de 1,6 milhões de euros. Terá a particularidade de funcionar em regime "vallet parking", ou seja, o estacionamento é feito pelo operador. Em suma, chega-se e entrega-se a chave, existindo uma sala de espera. O acesso aos pisos será por elevador e os carros sairão pela Rua Cândido dos Reis.
O parque do Centro Cívico, cujas obras obrigaram a fechar a rua da Câmara (Álvares Cabral), será subterrâneo. Abrirá em Março de 2010, com três pisos e 265 lugares. Do lado da Avenida da República, ficará a entrada principal e, do lado de General Torres, a entrada secundária e a saída. Este projecto caracteriza-se pela criação de uma área ajardinada com seis mil metros quadrados, onde poderá nascer uma cafetaria. Aqui, optou-se por um parque sem pilares. E a construção é mais cara: 6,7 mihões de euros.
Porque a rua será pedonal, em Julho abre uma nova artéria com quatro vias. Está a ser construída a 200 metros dali, entre General Torres (agora de dois sentidos) e a Avenida da República. Além disso, a Câmara promete dar "mais dignidade" aos paços do concelho e serviços (ler texto ao lado).
O quarto parque é o de Soares dos Reis (100 mil euros), também previsto para Março. Ao actual estacionamento serão acrescentados 20 lugares, totalizando os 58.
À medida que forem abrindo os parques, garantiu Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara, serão colocados parquímetros no exterior. "Mas os moradores poderão estacionar livremente". Também o perfil das ruas será alterado para retirar estacionamento. Além disso, adiantou que haverá mais três parquesa concurso dentro de dois meses: na Rua Marquês Sá da Bandeira, zona comercial, "debaixo da Rua de Angola" e "onde ficam as Águas de Gaia" (Rua 14 de Outubro).
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pai...va de Gaia&Option=Interior&content_id=1240395