SkyscraperCity banner

1 - 20 of 89 Posts

·
Registered
Joined
·
10,408 Posts
Centro de Congressos de Gaia em parceria com 10 ME privados pronto em 2021

Ao fim de 25 anos, o equipamento a edificar na zona de General Torres, "a dois minutos a pé do metro", que inclui um hotel e tem espaço para 2.500 congressistas, "reverte" para a autarquia, podendo esta "optar por geri-lo" ou por nova concessão, explicou Eduardo Vítor Rodrigues após a assinatura do protocolo com o consórcio Skyline, constituído pela Fortera Properties, a Issta Portugal e a Attic.

Considerando o centro de congressos como "um verdadeiro motor" do concelho, a autarquia isenta o consórcio de taxas e impostos municipais "num total de 3,5 milhões de euros", revelou o autarca.

Eduardo Vítor acrescentou que "todo o complexo", que numa segunda fase levará à construção de habitação, escritórios e comércio, representa um investimento privado de 70 milhões de euros.

"A obra avança rapidamente porque é feita por privados, não está sujeita a concurso público ou a visto do Tribunal de Contas. O projeto tem de ser sustentável e, por isso, a gestão tem de ser hiperprofissional, para não deixar um elefante branco à autarquia", esclareceu, justificando a opção pela parceria com privados.

O autarca observou que "o município podia construir o equipamento e geri-lo", mas "cada um deve fazer aquilo que sabe" e a Câmara "não tem vocação hoteleira nem de gestão de um centro de congressos".

De acordo com o presidente de Vila Nova de Gaia, a isenção de taxas e tarifas é um instrumento fiscal para "captar investimento em parcerias" e uma "estratégia de enriquecimento da cidade".

O centro de congressos será edificado na Rua General Torres, abaixo do edifício da Assembleia Municipal e nas traseiras da Praça (parque público junto ao edifício da Câmara), paralelamente à Avenida da República.

O autarca destacou ainda a sua proximidade com "o centro histórico, onde estão as caves do vinho do Porto".

De acordo com responsáveis da Fortera Properties, a empresa vai lançar um "concurso de ideias para cinco arquitetos" e, dentro de 30 dias, deve ser "eleito o melhor projeto", para ficar concluído "dentro de dois anos".
 

·
Registered
Joined
·
1,727 Posts
Sim, esses terrenos também precisam de ser consolidados. Gaia em geral é muito dispersa, mesmo na sua zona mais central. É um concelho grande e com muita população e a precisar de um enorme esforço urbanístico. É uma pena que o projecto da Avenida da República até ao mar na Madalena não avance. Iria estruturar e unir de forma muito sólida as duas principais áreas do concelho, a central/velha e a costeira.
 

·
Registered
Joined
·
10,408 Posts
Discussion Starter #17
Tem mto potencial, permite construção nova a 5 mins do centro do Porto, bons acessos, metro, só me espanta não ter explodido já. Mas neste momento há muita construção mesmo entre o ECI e aentrada para a VCI...
 

·
Registered
Joined
·
7,823 Posts
Ainda há muito espaço no centro de Gaia, especialmente nas zonas à volta da linha e da Av. D. João II para urbanizar, mas gostaria de ver algum projeto para um parque verde na zona também.

As traseiras da Av. Da República são uma vergonha....
 

·
Registered
Joined
·
10,408 Posts
Discussion Starter #19
Não faltam parques em Gaia...
 
1 - 20 of 89 Posts
Top