SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1916 Posts

·
Geógrafo
Joined
·
3,069 Posts
Discussion Starter #1
Novo Centro Náutico de Crestuma é inaugurado a 18 de Junho

Luís Filipe Menezes anunciou também que, nas imediações, surgirá um parque público com cerca
de cinco hectares

JENNIFER MOTA


Fazem-se os últimos preparativos no Centro Náutico de Crestuma, em Gaia, que será inaugurado a 18 de Junho, a tempo de receber a Taça do Mundo de Canoagem 2005. O novo edifício aproveitou a ruína de uma antiga fundição e, a partir do próximo mês, passará a ser utilizado para guardar as canoas. A cafetaria e o ginásio, localizados no primeiro andar, estarão abertos à população. Ontem, em visita à obra, o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, explicou que o investimento de um milhão de euros "corresponde à opção de semear o concelho de equipamentos de qualidade e, simultaneamente, de potenciar as actividades locais".

Para o projecto do Centro Náutico de Crestuma estar concluído, um desejo do clube com mais de dez anos, faltam apenas alguns acabamentos interiores e os acessos exteriores, que, atendendo às cheias de Inverno, vão ser feitos de forma a permitir a permeabilização da água.

O equipamento representa o primeiro passo para a requalificação de toda aquela zona ribeirinha, incluída no PDM como reserva ecológica. Paredes meias com o Centro Naútico, a Quinta do Castelo, com uma área de cinco hectares - superior a cinco campos de futebol - vai ser transformada num parque público com equipamentos de apoio. A Junta de Freguesia de Crestuma está a tratar da limpeza do espaço verde para, posteriormente, o Parque Biológico de Gaia, com o qual existe um acordo, ocupar-se da requalificação. O projecto para o local prevê ainda que um casarão abandonado seja convertido num restaurante.

"Crestuma tem enormes tradições e espero que o equipamento [Centro Naútico] possa fazer com que os resultados do clube melhorem substancialmente", deixou Menezes como ponto de partida para o que ainda falta na freguesia. "A aquisição de uma fábrica vai permitir instalar um centro de dia e a sede de várias colectividades da freguesia", explanou. "Mas isto não resolve os problemas", acrescentando: "Temos que trazer riqueza e pessoas para a freguesia. É fundamental reabilitá-la em termos sócio-económicos". Para tal, irá contribuir um parque empresarial a construir na fronteira de Sandim com Crestuma.

Zamora mais próximo de Crestuma
Luís Filipe Menezes anunciou, durante a visita ao equipamento, que está a ser preparado um protocolo de geminação com Zamora, que poderá vir a realizar-se no mesmo dia da inauguração do Centro Náutico de Crestuma. A cidade espanhola tem uma forte tradição de canoagem e, a concretizar-se, a inauguração podia juntar nomes nacionais e internacionais da modalidade. O autarca lembrou que "Zamora tem a ver com a nossa nacionalidade [reconheceu Portugal como um reino independente]".

Exposição fotográfica na inauguração

No dia da inauguração, estará patente ao público uma exposição fotográfica que mostra a evolução da obra, iniciada em Janeiro, semana a semana. O arquitecto António Martins, responsável pela conversão da antiga fundição, explicou que "a principal preocupação foi não descaracterizar o espaço".

O equipamento maioritariamente envidraçado permite contemplar três paisagens distintas: rio, montanha e povoação. "Procurei tirar partido das valências do espaço e tive em conta a proximidade da praia fluvial, muito procurada, que poderá ser servida pelo equipamento", destacou.
 

·
Geógrafo
Joined
·
3,069 Posts
Discussion Starter #2
A Crestuma World Cup 2005 terá lugar no fim-de-semana de 25 e 26 de Junho, contando com as novíssimas instalações do centro náutico de Crestuma para receber os competidores. (O Jogo) ;)
 

·
Registered
Joined
·
8,336 Posts


"Não estou completamente convencido das vantagens da Sociedade de Reabilitação Urbana(SRU) de Gaia. Sem instrumentos de financiamento, não vejo benefícios em avançar com o projecto".

As palavras do presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, deixam perceber que o projecto que o Governo lançou para requalificar os centros históricos dificilmente terá pernas para andar no seu município.

"As vantagens que a SRU apresenta, em termos de celeridade de processos burocráticos, são iguais às que a legislação para os centros históricos contempla", acresccenta.

Mesmo assim, o assunto ainda não foi arredado "da vontade de Gaia, está, apenas, em stand-by" e voltará a sentar, à mesma mesa, Menezes e o ministro do Ambiente , Nunes Correia, numa tentativa de saber se há ou não possibilidade de obter maior financiamento.

A SRU de Gaia já tem estatutos prontos e um despacho conjunto dos então ministros das Cidades, José Luís Arnaut, e das Finanças, Bagão Félix. O capital social é de três milhões de euros. Ao Estado, através do Instituto Nacional de Habitação, cabe 1,8 milhões de euros, verba considerada "pouco atractiva".

Fonte: JN
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
para qualquer municipio é impenssavel haver verba para arranjar td, mesmo Lisboa e Porto, o numero de predios é enorme e não há verba que chegue, mais valia ele aceitar e ir arranjado o que pode, assim sempre se arranjavam alguns edificios!!
 

·
Moderator
Joined
·
17,528 Posts
Em Gaia tb nao ha assim nada de especial a conservar! Eu qd la fui exceptuando as adegas so vi predios relativamente recentes!
 

·
Moderator
Joined
·
17,528 Posts
Mas eles nao parecem estar la muito preocupados. Nao se vai mandar dinheiro para depois nao ser usado sob pretextos ridiculos!
 

·
Geógrafo
Joined
·
3,069 Posts
Discussion Starter #20
15-09-2005
Apresentação da Ciclovia de Lavadores

Luís Filipe Menezes inaugurou a 1ª fase da nova Ciclovia que liga a Afurada a Canidelo, a qual oferece condições para andar de bicicleta, skate ou desportos radicais.

Esta pista insere-se num projecto mais vasto onde estão incluídas outras infra-estruturas, nomeadamente novos apoios de praia, dois restaurantes, um porto de recreio, um porto de pesca e uma escola de desportos radicais, tudo previsto para ser concluído num espaço de 18 meses.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara de Gaia referiu querer preservar o mais possível o estado natural do Cabedelo e anunciou a criação de um parque urbano, gerido pelo Parque Biológico de Gaia.
Quanto às infra-estruturas rodoviárias previstas, a construção da VL1 e da VL2 vão alterar de forma substancial a circulação nesta área, já que está previsto que parte do percurso entre a Afurada e o Cabedelo seja pedonal.

Luís Filipe Menezes revelou ainda que está em execução o novo Porto de Pesca da Afurada e que o concurso para a construção da Marina termina no próximo mês.

"Estamos prestes a ter uma frente contínua, entre a Ponte Luís I e Canidelo, que será o grande centro de lazer da Área Metropolitana do Porto", referiu o Presidente da Câmara de Gaia.








 
1 - 20 of 1916 Posts
Top