SkyscraperCity Forum banner
21 - 40 of 335 Posts


...Recorde-se que estão previstas várias intervenções urbanísticas no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia, que passam pela total descaracterização das Caves de Vinho do Porto, com a demolição de centenários Armazéns, substituídos por uma Disneylândia do vinho com mais de 30 mil metros quadrados, uma “Praça” de cimento, ferro e vidro que irá destruir para sempre uma das mais belas paisagens urbanas do mundo...
 
^^

:nuts:

A abertura desta praça implicará a demolição de dois armazéns que, segundo Eduardo Vitor Rodrigues, não têm valor histórico e poderiam ser destruídos mesmo que a zona estivesse classificada. "Estamos a falar de dois pequenos armazéns, não são caves, que tem fibrocimento no telhado. Tudo o resto é mantido e há uma requalificação de um dos armazéns, que implica o aumento da sua capacidade", disse-nos autarca ao PÚBLICO. Pouco antes, no discurso que fez aos presentes, o presidente da Câmara de Gaia, já deixara clara a sua posição a eventuais críticas eu possam surgir ao enorme projecto privado no coração do centro histórico. Este, disse, "tem muito de tradição, de típico, de extraordinariamente histórico, mas não é um espaço museológico". "Se queremos ousar, criar futuro, não o podemos deixar de olhar como espaço vivo", defendeu.
https://www.publico.pt/2017/06/08/local/noticia/velhos-armazens-do-vinho-do-porto-transformamse-no-mundo-do-vinho-1775094

https://www.google.com/maps/place/Porto,+Portugal/@41.1351922,-8.613281,267a,35y,180h/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s0xd2465abc4e153c1:0xa648d95640b114bc!8m2!3d41.1579438!4d-8.6291053
 
Gaia: Broadway Malyan assina projeto World of Wine

http://www.diarioimobiliario.pt/Actualidade/Gaia-Broadway-Malyan-assina-projeto-World-of-Wine

O icónico projecto da Fladgate Partnership Group que celebrará a história do Vinho do Porto, World of Wine, é assinado pelo atelier de arquitectura Broadway Malyan.

O World of Wine irá transformar os antigos armazéns da Fladgate no centro histórico de Gaia numa atracção turística mundial, esperando receber mais de um milhão de visitantes por ano. O investimento orçado no projecto é de 100 milhões de euros.

Estão previstos cinco núcleos para experiências distintas, nomeadamente a Wine Experience, a Cork Experience, Porto Through the Ages, o Fashion & Design Museum e a History of Drinking Vessels. As valências do World of Wine incluem ainda uma escola dedicada ao vinho, 12 espaços para restauração, lojas, um espaço expositivo, uma nova praça pública e estacionamento para 150 viaturas.

Margarida Caldeira, que dirige o estúdio de Lisboa da Broadway Malyan, sublinha a complexidade do projecto, sobretudo devido à herança histórica e à morfologia da área de intervenção.

“Vila Nova de Gaia é sinónimo da indústria do Vinho do Porto e tem centenas de armazéns, desde unidades com 200 anos até algumas mais recentes já do século XX, que foram praticamente construídas umas sobre as outras numa encosta junto ao rio e ligadas entre si por ruas estreitas”, diz Margarida Caldeira.



Uma futura «âncora turística»



“Os desafios desta localização fizeram com que muita da actividade industrial saísse da zona, deixando muitos destes armazéns vazios. O nosso cliente continua activo nesta actividade e este conceito ambicioso pretende precisamente celebrar a história da indústria ao mesmo tempo que criará uma âncora turística que beneficiará toda a cidade, atraindo novos visitantes e estimulando mais investimento”, refere ainda.

O projecto prevê a recuperação de alguns armazéns históricos, situados em torno de uma nova praça pública, que será o ponto central do conjunto e foi desenhada para permitir vistas ímpares sobre o rio e a cidade.

“A vista a partir desta zona é algo de extraordinário – adianta Margarida Caldeira - e, por isso, houve um esforço a nível do projecto arquitetónico para assegurar que isso seja celebrado sempre que possível, quer a partir dos edifícios quer a partir da praça pública, onde esperamos que as pessoas possam desfrutar”.

“Muitos dos edifícios existentes, que são estruturas retangulares compridas que vão permitir ter uma sensação muito especial do espaço, serão completamente renovados, com a reposição de estruturas em madeira originais e a recuperação da alvenaria original em granito”, diz a directora da Broadway Malyan.

“Noutros edifícios nos quais a estrutura central tem menor qualidade, iremos manter apenas as fachadas, e o projeto contemplará ainda um ou dois edifícios novos, que terão uma abordagem mais contemporânea, mas que respeitarão o seu enquadramento histórico”, termina Margarida Caldeira.

Os trabalhos deverão começar em início de 2018, estimando-se que o projecto esteja pronto a abrir portas em 2020.
 
21 - 40 of 335 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top