SkyscraperCity banner

1 - 20 of 23 Posts

·
Registered
8,648 Posts
Discussion Starter #1
Pessoal para não movimentar tanto os thread, criei esse tópico para ter ajuda e opinião de vocês no meu novo trabalho.

O projeto terá três blocos, separados por administrativo, serviço, e ao público, e hoje estou terminando o primeiro bloco que é o de serviço, onde se concentrará a segurança, lavanderia, depósito.

Gostaria da ajuda e opinião de vocês para desenvolver esse trabalho, até porque não estou tendo muita acessória com meus orientadores. :lol:

·
... reprocessing
622 Posts
Bom, eu gostaria de ter uma visão do conjunto desse projeto: localização, terreno, programa, partido arquitetônico... se for possível colocar maiores informações seria bacana. Você já falou algumas coisinhas no outro thread como o Plano Diretor, o terreno... junta bastante informação para facilitar a compreensão do todo. :)

·
Registered
8,648 Posts
Discussion Starter #3 (Edited)
Terreno tem 17,5 x 90 metros, com inclinação de 4 metros, no seu entorno na parte da frente ao lado esquerdo desta imagem tem um estacionamento e do lado direito um prédio de 2 pavimentos, atrás na rua Rio Grande, tem um prédio de 3 pavimentos do lado direito e uma galeria comercial de 2 andares. Todos sem um estilo arquitetônico definido.
No outro lado da avenida Brasil o Central Park prédio comercial contemporâneo, com 18 pavimentos e muito vidro voltado para o terreno da proposta

Está imagem é da entrada secundária, onde penso em deixar o setor de serviço devido o trânsito não ter tanta proporção como no outro lado, vejam o central Park atrás.

Eu não posso fazer a estrutura colada aos edifícios vizinhos se tiver mais que 6 metros de altura, então por isso deixei destinada para as circulações.

O Leste é no canto direito inferior desta imagem.

Está uma zona o caderno de acessória, tenho 20 dias para fazer todo esse projeto a mão. :D

·
Registered
8,648 Posts
Discussion Starter #5
A planta baixa por enquanto não tenho, mas divido os blocos em 9 x 20, exceto o de serviço que ficou com 9,30x14.

INFERIOR

SUPERIOR

Será que não seria melhor, tirar o ambulatório e trazer para esse bloco, assim já ganhava espaço para o atelier e o auditório. E de serviço só ficaria a área técnica no bloco dois o resto seria para o público e administrativo.

·
... reprocessing
622 Posts
As pessoas cruzam o terreno de ponta a ponta? É aberto, controlado...?

Não poderia ter alguma atração voltada para a rua Rio Grande do Sul? A garagem poderia também ter acesso pela rua que citei anteriormente, pois o acesso pelo calçadão seria mais nobre e mais movimentado.

Não entendi o andar do "jardim", que está entre o café e a exposição 1. Parece ser uma separação de volumes.

Sobre a última planta: feche o espaço para a área de segurança e assim criará um corredor. Espelha a escada, o lance de acesso dará ao lado da parede e reduz largura do corredor. Desloque o banheiro para o canto esquerdo de cima, assim você reduz o corredor em L e tira o "dente" da lavanderia.

O ambulatório poderia estar no local de fácil acesso e visualização.

·
Registered
8,648 Posts
Discussion Starter #7
As pessoas cruzam o terreno de ponta a ponta? É aberto, controlado...?

Não poderia ter alguma atração voltada para a rua Rio Grande do Sul? A garagem poderia também ter acesso pela rua que citei anteriormente, pois o acesso pelo calçadão seria mais nobre e mais movimentado.

Não entendi o andar do "jardim", que está entre o café e a exposição 1. Parece ser uma separação de volumes.

Sobre a última planta: feche o espaço para a área de segurança e assim criará um corredor. Espelha a escada, o lance de acesso dará ao lado da parede e reduz largura do corredor. Desloque o banheiro para o canto esquerdo de cima, assim você reduz o corredor em L e tira o "dente" da lavanderia.

O ambulatório poderia estar no local de fácil acesso e visualização.
Exatamente, criei uma travessa para reduzir o tempo para atravessar o quarteirão.

Andar jardim na verdade seria o terraço da primeira sala de exposição, é que aqui foi representado errado.

·
Registered
8,648 Posts
Discussion Starter #8
Estou montado as pranchas para apresentação, não é para ter escritas por que esse é a pré entrega vou ter que entregar dia 28 todas as pranchas feitas a mão.

Então queria algo bem simples, mas estou achando simples de mais. Mas me deem alguma ideia de paginação.

Ainda tem que montar das plantas baixas, uma setorização, e meus croquis. hahaha O que vocês acham de faltará?

·
... reprocessing
622 Posts
O projeto está ficando mais interessante!

Não sei o que você precisa entregar de desenhos, mas as elevações estão bacanas. Precisava das perspectivas para ver o conjunto do edifício e entorno volumétrico.

Recomendo não usar árvores do porte que está sendo usado na cobertura. Use uma espécie mais baixa e com copa pouca volumosa, isso deixa a estética melhor e reduz a carga sobre o laje. Jardim com espécies grandes e plantadas na terra vão exigir uma boa camada para fixar as raízes e sobreviver.

O revestimento marrom seria o aço corten? Se for seria bom substituir por uma textura melhor. Poderia usar esse revestimento no pórtico da entrada pela Av. Brasil.

Nas elevações das ruas é melhor retirar a fileira de árvores, deixa só as árvores que estiver em primeiro plano para melhorar a representação.

Força, wolfs! :)

·
Registered
8,648 Posts
Discussion Starter #10
Obrigadão Makoto, estou bem perdido com esse projeto, ficou com prazo curto e não tive muitas acessórias. Você está sendo minha mão na roda, e suas dicas serão bem aceitas.

Está aqui Makoto. Pretendo apresentar essas imagens, não quis renderizar porque não vale muito essa pré entrega, e já que terei uma semana para fazer tudo isso a mão. :D

Visão do 5 pavimento

Praça pública dentro do terreno, entre o bloco de serviço e o três.

As árvores mais elevadas vou reduzir então, e o aço corten vou mexer nisso também, tenho uma textura bem boa só que resta achar.

·
Registered
8,648 Posts
Discussion Starter #12
Arrumei algumas texturas. Esse projeto, pelo visto ninguém curtiu muito. Agora estou fodido para me explicar. hahaha

·
Registered
8,648 Posts
Discussion Starter #14
Por que não curtiram? O que falaram sobre o seu projeto?
Não sei mas todo mundo não diz nada. hahaha E não é um edifício de parar e apreciar, ficou meio "frio, sem vida". :lol: Mas essa foi a intenção fazer uma crítica ao urbanismo da cidade, onde retiram todas as árvores e constroem tranqueiras arquitetônicas.
Além da disposição dos blocos, onde irá relembrar as curvas do antigo calçadão, um dos ícones da cidade.

Tem bastante coisa, mas essas são as principais. :nuts:

·
... reprocessing
622 Posts
Bom, você já iniciou a explicação do projeto, porém está um pouco confusa. A intenção do projeto é não aparecer na cidade como forma de crítica aos outros edifícios existente? Poderia ser o inverso para a crítica não ficar disposta só no papel e querer fazer com que seu edifício camufle na cidade e se torne mais um.

O projeto está legal e possui uma arquitetura diferente do existente do pouco que vi em Cascavel. A referência das curvas do antigo calçadão não está claro pra mim, não sei como era e curvas no seu projeto não existem hahaha... se pretende mostrar isso como inspiração na explicação do partido arquitetônico seria bom mostrar por meio de um croqui.

Tente racionalizar tudo o que envolveu na sua criação, coloque no papel e organiza em uma sequência que facilite a compreensão de quem vai fazer a leitura (referências, partido, pensamentos, croquis, projeto...). Não precisa necessariamente postar essas coisas aqui, é só uma dica de alguns elementos envolvidos na concepção de um projeto. Faça aquilo que possível para você, pois não sei quais as exigências, a didática do seu curso e o seu grau de desenvolvimento neste momento. Tamo aê, wolfs, chama mais se precisar mais, aqui ou via PM. ;)

·
to gulag!
26,461 Posts
Entao lobos...
A ideia de fazer uma critica a nossas cidades sem vida eu acho desnecessaria, as criticas ja estao ai nesses milharesde blocoes escrotos que sao construidos todos os dias.
Nao entendi como e a funcionalidade pratica do edificio as plantas nao mostraram isso.

As texturas do lado de fora estao horrives da um aspecto medonho ao edificio que o verde nao muda muito. Se vc adicionar detalhes em madeira talvez melhore o contraste.
E talvez tirando aquela parede "quadro" e criando um logo iluminado deixaria mais atrativo, afinal eh uma galeria.

·
Registered
8,648 Posts
Discussion Starter #17
Entao lobos...
A ideia de fazer uma critica a nossas cidades sem vida eu acho desnecessaria, as criticas ja estao ai nesses milharesde blocoes escrotos que sao construidos todos os dias.
Nao entendi como e a funcionalidade pratica do edificio as plantas nao mostraram isso.

As texturas do lado de fora estao horrives da um aspecto medonho ao edificio que o verde nao muda muito. Se vc adicionar detalhes em madeira talvez melhore o contraste.
E talvez tirando aquela parede "quadro" e criando um logo iluminado deixaria mais atrativo, afinal eh uma galeria.
Vou passar para o papel minha ideia,pois realmente está confusa até eu não estou me entendendo. :lol:

Quando ao edifício ele está com cara de acabado mesmo assim como o centro da cidade, e onde continuam construindo mais prédios com cara de acabado piores que esse meu ai. Esse concreto exposto foi inspirado no concreto aparente da catedral que fica duas quadradas do terreno, esse mais amarelado por causa da terra avermelhada que suja tudo. A madeira passou longe de mim nesse projeto que ficou comum entre meus colegas e aqui na cidade, toda construção vem um bocado de madeira nos revestimentos, e para ser um projeto único porque vou colocar madeira sendo que ninguém optou por uma construção mais brutalista.
Essas árvores ao mesmo tempo serão um lembrança das centenas que serão derrubadas para readequação do calçadão, as que estão atualmente no terreno serão preservadas, dando um local arborizado no centro da cidade, onde é complicado de achar uma calçada, praça ou jardim bem arborizada.

Essa parede "quadro' ficou muito colorida, mas seria algo mais monótono como o projeto em si, até posso tirar e criar um jardim vertical, mas o problema é que a apresentação é amanhã, até mexer em todas as pranchas e no arquivo já me quebro.

·
Registered
8,648 Posts
Discussion Starter #18 (Edited)
Bom, você já iniciou a explicação do projeto, porém está um pouco confusa. A intenção do projeto é não aparecer na cidade como forma de crítica aos outros edifícios existente? Poderia ser o inverso para a crítica não ficar disposta só no papel e querer fazer com que seu edifício camufle na cidade e se torne mais um.

O projeto está legal e possui uma arquitetura diferente do existente do pouco que vi em Cascavel. A referência das curvas do antigo calçadão não está claro pra mim, não sei como era e curvas no seu projeto não existem hahaha... se pretende mostrar isso como inspiração na explicação do partido arquitetônico seria bom mostrar por meio de um croqui.

Tente racionalizar tudo o que envolveu na sua criação, coloque no papel e organiza em uma sequência que facilite a compreensão de quem vai fazer a leitura (referências, partido, pensamentos, croquis, projeto...). Não precisa necessariamente postar essas coisas aqui, é só uma dica de alguns elementos envolvidos na concepção de um projeto. Faça aquilo que possível para você, pois não sei quais as exigências, a didática do seu curso e o seu grau de desenvolvimento neste momento. Tamo aê, wolfs, chama mais se precisar mais, aqui ou via PM. ;)

As curvas :nuts:, vocês devem chorar da piada que estou criando. hahaha

Essa disposição das estruturas faz com que entre iluminação nos atelies no período até 1 hora e no bloco das exposições o primeiro irá receber só luz do finalzinho da tarde, e a circulação principal vai receber iluminação durante quase todo o dia.

Imagem da catedral, o concreto também é meio amarelado.

Valeu Makotão, se eu me formar tu vai ter que ser convidado. :cheers:

·
... reprocessing
622 Posts
Perfeita a referência à geometria da avenida! Bem curiosa essa avenida que vocês tem aí hahaha... Avise quando tiver tempo para repensar seu projeto, após a pré-entrega, para acertar alguns detalhes se achar necessário. Depois que passar a afobação da entrega fica melhor para receber ajuda.

Valeu Makotão, se eu me formar tu vai ter que ser convidado. :cheers:
Ahhhh, não é pra tanto hahaha... :D Força.

1 - 20 of 23 Posts