SkyscraperCity banner

1 - 20 of 86 Posts

·
Registered
Joined
·
205 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Estas catacumbas são muito especiais. São visitáveis apenas durante três dias por ano, sem data marcada. É necessário estar atento aos comunicados da CML ou jornais.

A razão é muito simples... é porquê estão submersas, e para que se realizem as visitas é necessario um carro bomba dos bombeiros constantemente a sugar a água de lá de dentro.

Fica na Baixa Pombalina de lisboa, na Rua da Conceição, entre a Rua da Prata e a Rua dos Coreeiros.

A entrada é feita através de um alçapão, parecendo que estamos a entrar na rede de esgotos da cidade.




As Galerias Romanas Subterrâneas de Lisboa estão datadas do ano I a.C.
Esta data é indicativa do reinado de Augusto porquê que as paredes são em silharia almofadada, muito em voga na altura.

Descoberto depois do terramoto de 1755, nas obras de reconstrução da baixa, pensou-se que ali fosse um complexo termal romano. As gentes de Lisboa, usavam-no como cisterna, devido à água potável e límpida que ali existia em grande quantidade.

Os engenheiros do Marquês de Pombal aproveitaram-nas como alicerces dos edifícios que ainda hoje vemos. E a boa estrutura romana aguentou e sobreviveu já a dezenas de terramotos.

De notar a falha por onde entra a agua, continua a ser fresca e limpa, filtrada pelas toneladas e toneladas de areias entre as galerias e o rio Tejo.





























Pormenor dos orificios por onde era retirada a água pelas populações.



Pormenor da falha por onde entra a água



Pormenor da silharia almofadada



Pormenor das bombas de drenagem





Quem quiser ver...até para o ano!
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
essas ja conheço eu, visitei uma 4 ou 5 veses, o estado delas é devido ao facto de estarem submerssas pelas aguas imundas do Tejo grande parte do ano, durante decadas julgou-se serem os banhos publicos de Olissipo actualmente chegou-se á conclusão que é o criptoportico que sustinha o forum da cidade Romana, ou seja um criptoportico identico ao que Coimbra tem porbaixo do museu Machado de Castro, estudos efectuados revelam que é mais extenço que o que actualmente esta visivel sendo que algumas entradas para os corredores foram entaipadas!!
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
vi na tv há pouco tempo, são fantásticas. para mim o mais interessante é mesmo o facto de terem resistido a vários terramotos incluindo o de 1755!!!:eek:
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
é um tipo de construção muito robusto, cada pedra tem uma dimenssão colossal dai k resista a tudo, era este sistema subterraneo que nos tempos em k havia o esteiro do Tejo protejia o forum Romano da invasão das aguas!!
 

·
Moderator
Joined
·
179,455 Posts
JohnnyMass said:
vi na tv há pouco tempo, são fantásticas. para mim o mais interessante é mesmo o facto de terem resistido a vários terramotos incluindo o de 1755!!!:eek:
Realmente é fantástico como é que sobreviveu ao terramoto!!!
 

·
the mitty
Joined
·
10,953 Posts
Lisboa debaixo de terra


LISBOA DEBAIXO DE TERRA




O canal História emitiu, a série de produção própria «Lisboa Debaixo de Terra», realizada por Inês Velho da Palma, que aborda os recantos ocultos do subsolo da capital.
A produção, que conta com a exibição de 12 episódios, percorreu os esconderijos, as criptas, as fortalezas e os paraísos misteriosos que se perderam no tempo na cidade de Lisboa.



A Muralha Fernandina


A Sé de Lisboa


As Galerias Romanas da Rua da Prata


Bairro Estrela D'Ouro


O Aqueduto das Águas Livres


O Convento de Corpus Christi


O Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros


O Padrão do Chão Salgado


O Palácio Foz


O Reservatório da Patriarcal


O Teatro Romano


Os Moinhos de Vento





 

·
Feliz Natal
Joined
·
15,678 Posts
São muito bons, já os tinha visto. Mas ha coisas que não estão debaixo da terra :lol: Consegui fazer o download de todos os episodios... Pena serem curtos :(
 

·
Pexito na Alma
Joined
·
4,226 Posts
Esses videos são muito bons
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
As galerias Romanas da Rua da Prata
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
aqui do criptoportico de Olisipo (catacumbas, galerias etc etc), sobrou, de entre os vários vestigios Romanos lá encontrados, apenas esta dedicatoria de um Agustal (sacerdote do culto Imperial, neste caso um sacerdote do culto de Augusto 1º. Imperador Romano), é um pedestal de estátua, a Esculápio deus da medicina, adoptado pela faculdade de ciencias como padroeiro da medicina e simbolizado pelo seu bordão com cobra enrrolada :http://2.bp.blogspot.com/_B8uALxA5YG0/RwDiQB-7Y7I/AAAAAAAAAXI/lL9WiBtbZO8/s1600-h/catacumbas1.jpg
SACRVM
AESCVLAPIO
M(arcus) . AFRANIVS . EVPORIO
ET
L(ucius) . FABIVS DAPHNVS
AVG(ustales)
MVNICIPIO . D(ono) . D(ederunt)

esta e uma outra dedicatória tb de um Augustal, neste caso é uma dedicatória a Apolo, pai de Esculápio, http://www.mnarqueologia-ipmuseus.pt/?a=3&x=3&i=264

APOLLINI
SACRVM
M(arcus) · IVL(ius) · M(arci) · LIB(ertus)
TYRANVS
AVGVSTA[li]S
D(ono) D(edit)

encontrada lá mais para perto do Campo das Cebolas levantam o véu sobre um mistério arqueológico mto interessante, se o dedicante é um sacerdote de Augusto porque carga de agua dedica uma estatua a outro deus que não ao divino Augusto? :dunno: tb ha, de relativamente perto, outra dedicatória, desta vez ao próprio Augusto, tb feita por dois Augustais, esta dedicatória, reencontrada em 2009 em obras num antigo palácio, sim, está inserida a 100% no culto que estes sacerdotes representavam
http://s3.photobucket.com/albums/y70/jani1/?action=view&current=pedestalavgusto2.jpg

DIVO · AVGVSTO
C(aius) · ARRIVS · OPTATVS
C(aius) · IVLIVS · EVTICHVS
AVGUSTALES
 

·
You may call me Lamp...
Joined
·
11,734 Posts
Afinal já havia um thread com os videos... :)
 
1 - 20 of 86 Posts
Top