SkyscraperCity banner

1 - 20 of 304 Posts

·
Banned
3,370 Posts
Gandra é uma freguesia portuguesa do concelho de Paredes, com 12,06 km² de área e 6 974 habitantes (2011). Densidade: 578,3 hab/km². Foi elevada a cidade a 26 de Agosto de 2003. Aqui está situado o campus universitário, CESPU.

Com o crescimento da periferia Portuense, esta cidade tornou-se um grande centro habitacional, que servida por duas auto-estradas, a A4 e a A41 e uma via-rápida CREP o que torna Gandra num local com perspectivas de crescimento elevadas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gandra_(Paredes)

Rebordosa é uma cidade portuguesa do concelho de Paredes, sede de freguesia com 11,17 km² de área e 9 106 habitantes (2011).[1] Densidade: 815,2 hab/km². Foi elevada à categoria de vila a 28 de junho de 1984 e à categoria de Cidade a 26 de agosto de 2003.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rebordosa

Lordelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Paredes, com 9,25 km² de área e 10 025 habitantes (2011). Densidade: 1 083,8 hab/km². Foi elevada a vila[1] a 28 de Junho de 1984 e a cidade a 26 de Agosto de 2003; apesar de uma das propostas incluir a alteração da designação para "São Salvador de Lordelo", o texto final da Lei 73/2003[2] manteve a designação Lordelo para a nova cidade.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lordelo_(Paredes)

Localização no concelho de Paredes:

·
Registered
875 Posts
O Barragon tanto pediu que eu fiz a vontade.
Fiz uma volta de carro passando por Gandra, Lordelo, Rebordosa e Baltar no concelho de Paredes.
As fotos são quase todas tiradas do carro.
Ficam as primeiras de Gandra.

Pela N 15

Virando para a zona da universidade

Edificios junto à A4

·
Registered
875 Posts
^^
Exacto, é Vilarinho - Gandra.
O centro da freguesia fica mais a nascente, e não tem tantos edificios como esta parte da freguesia, edificios resultantes da instalação de um polo da CESPU

Continuando a minha viagem:

Em direcção a Campo Valongo

Rio Ferreira

Motel "O Sonho" Campo

Rotunda da N209 com a N15

Sobrado, com o tipico povoamento do Norte, casas junto à estrada principal, normalmente com uma faixa de rodagem em cada sentido, e campos agricolas à volta.

Reformulação de uma antiga fábrica de Sobrado(uma grande fábrica deu origem a várias fábricas numa zona industrial)

Sobrado

No entanto, Sobrado pode obter dividendos de ter acesso ao nó da A42 com a A41

Algumas fotos do nó

·
a revolta da francesinha
10,682 Posts
ahhhh..... realmente os verdadeiros subúrbios do porto são tão feítos....

acho que muita povoação que mora neste tipo de aglomerações deveria ir densificar um pouco mais as cidades com algum peso....

·
Banned
3,370 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^ Lamento desiludir-te, mas... e com toda a sinceridade - não acho isso nada feio... acho-os até bem cuidados (tanto os prédios como as ruas). Muito melhor que os de Lisboa... de longe.

E como jà tinha dito... quid de marquises. :banana:

Boas fotos... continuem. :eek:kay:

·
a revolta da francesinha
10,682 Posts
a arquitectura até pode ser mais feia em lisboa, mas tem um ar mais organizado... e não é tudo ao monte....

ahhh, e depois esta misturada, ainda tem outra consequência.... é que nas ruas tantos vês um tractor agrículo como um ferrari ou mercedes de topo... na rua tanto vês o tipo de smoking como o lavrador....

·
Banned
3,370 Posts
Discussion Starter · #8 ·
^^ Mas isso (pelo menos nesta localidade) é normal... afinal, e pelo mapa abaixo postado, hà campos em volta.. logo, não podemos dizer que seja um suburbio denso.

E vou discordar contigo de novo, mas os suburbios de Lisboa de organizado pouco tem... tirando algumas cidades (Oeiras, Estoril..), e depois aqueles prédios tão feios e cheios de marquizes, aquelas ruas assim... de qualquer jeito... enfim, a mim aquilo parece-me tão mas tão caotico, que não consigo achar estes do Porto feios.

E digo-te mais.. pelas fotos que vi aqui (dos suburbios lisboetas), eu acho que tinha medo de là morar... dà-me a impressão que aquilo à noite, deve ser qualquer coisa..

·
Banned
5,848 Posts
Tb acho que os suburbios lisboetas são mais parecidos com o terceiro-mundo que outra coisa, claro que há edificios com aspecto semelhante cá, mas não chegam aos pés do mau aspecto de Lisboa. Muito porque a quantidade é maior lá, enquanto que cá é um ou outro.

Uma autentica praga no Norte são as casas em estilo francês (da actualidade, não aquelas antigas com aqueles sotãos), que poluem as cidades, dando-lhes aspecto suburbano e de fraco valor arquitectonico.

A imagem do sobrado, nem sei onde é e que estatuto tem, mas demonstra bem a tristeza que se passa no Norte, cidades ou vilas que nada mais são que um pequeno amontado de casas e prédios dispersos junto a uma estrada nacional. nem nome merece, quanto mais estatutos.

·
a revolta da francesinha
10,682 Posts
praga no norte mas essencialmente na zona do noroeste... depois em zonas mais remotas as aldeias, podendo ser feias, voltam a ser aldeias de verdade...

a meu ver zonas deste tipo é que se podem considerar subúrbios, pois não são nem cidades, nem aldeias... e a sua economia, nem é bem urbana nem bem rural....

·
Registered
875 Posts
Depois de 2km de floresta entra-se em Lordelo.
Não gosto muito de Lordelo, entra-se na localidade por uma estrada sinuosa com inclinação de quase 10%.
Nota-se que cresceu bastante, mas mantém muitas das casa antigas algumas delas quase em cima da estrada.
Faltam passeios, e as lojas de mobiliário são mais que muitas, e quase todos os edificios tem uma.

Vê-se frequentemente a mistura de edificios modernos com edificios em pedra de meados do sec. XX

As primeiras imagens são da N 209, e foi ao longo desta via que Lordelo se desenvolveu.
No entanto, recentemente e aproveitando a melhoria da ligação a Rebordosa, foi possivel rasgar novas vias e construir novos edifícios.

Como já não passava na ligação de Lordelo a Rebordosa o que vi surpreendeu-me um bocado. Tudo devido ao trabalho que fizeram junto ao rio Ferreira e à construção do Pavilhão Desportivo.

Avenida rasgada para acesso ao pavilhão.

Parque junto ao rio

Igreja que também ficou incorporada na zona do parque

Casa junto ao parque. Com uma limpeza e recuperação ficava 5*

Nova avenida mais de perto.

Terraplanagem do terreno, com finalidade de urbanizar.

Pavilhão Rota dos Móveis

Vista da parte nova de Lordelo desde o pavilhão

Como disse no início as fotos foram tiradas do carro, estando algumas um pouco tremidas...

·
Banned
3,370 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Fantàsticas Fmars... muito obrigado :eek:kay:

Gosto muito das casas antigas em Pedra, embora não coincidam muito com a arquitectura moderna ao lado, não acho isso muito chocante para o olhar... não quero dizer que seja perfeito, mas...

Adoro o tipo de casas que se vêem na quarta foto (frequentes no norte), e os passeios em pedra e/ou cimento... é certo que deviam fazer também là onde faltam, mas pronto... pelas fotos que mostras, isso tà bom.

Pedro, o que é para ti uma casa em estilo francês? Mete uma foto, se puderes..

·
Banned
3,370 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Là vou eu discordar contigo novamente Portvscalem.. :lol:

Eu acho esta zona simplesmente linda... com esse verde, e essas casinhas cheias de charme... não esqueças que isto não é uma cidade, é um suburbio... por sinal bastante agradàvel. :)

·
Nobre. Leal. Invicto.
1,539 Posts
Para começar, não se induza as pessoas em erro. São Mamede de Infesta não é "parte da cidade do Porto" mas sim cidade do concelho de Matosinhos.

Valongo, Paredes e Penafiel fazem parte do "novo" na Área Metropolitana (aliás, Paredes e Penafiel ainda nem sequer fazem parte da G.A.M.P.), sendo que, na sua grande maioria, tem edifícios recentes (à excepção dos centros concelhios, principalmente de Valongo e Penafiel). É, por isso, normal que os edifícios de habitação não tenham marquises e tenham sido construídos de um modo mais equilibrado e organizado que os dos subúrbios lisboetas, construídos entre as décadas de 60 e 90.

Falemos destas habitações daqui a uns 10 ou 20 anitos, sim? ;)

·
Registered
875 Posts
Là vou eu discordar contigo novamente Portvscalem.. :lol:

Eu acho esta zona simplesmente linda... com esse verde, e essas casinhas cheias de charme... não esqueças que isto não é uma cidade, é um suburbio... por sinal bastante agradàvel. :)
Este não é o ennis de certeza.
Mas isto de bonito não tem nada.
É certo que a orografia não ajuda, mas está tudo misturado demais.

·
Banned
3,370 Posts
Discussion Starter · #17 ·
^^ Agora vão me criticar porque eu gostei.. :lol:

Pode para ti não ser bonito.. se essa foto representa a cidade que se vê nas outras fotos, lamento dizer que não desgostei... parece uma cidade pequena e pacata... é certo que não é monumental nem perfeita, mas para mim parece um local agradàvel e agradàvel.

·
Registered
875 Posts
o porto com tanta zona a precisar de prédios, e estas zonas cheias de prédios no meio do nada....
Pois eu acho que o Porto tem prédios a mais.
O ideal era um terramoto que limpasse a zona entre o Centro histórico e a VCI.
O Porto tem mais % de superfície construida que qualquer cidade portuguesa.
Falta ao Porto avenidas largas, com verde pelo meio, edificios na vertical em vez de na horizontal, aumentando as zonas públicas, tirando assim a sensação de aperto que se sente na maioria das ruas.

·
Registered
875 Posts
^^ Agora vão me criticar porque eu gostei.. :lol:

Pode para ti não ser bonito.. se essa foto representa a cidade que se vê nas outras fotos, lamento dizer que não desgostei... parece uma cidade pequena e pacata... é certo que não é monumental nem perfeita, mas para mim parece um local agradàvel e agradàvel.
Não gosto de algumas partes. É claro que aquela avenida depois de urbanizada vai ficar muito bom.
Mas acho que se deixou construir sem regras na estrada principal.
Vês casas com um piso, depois um prédio com 4, seguido de mais um casa com 2, e mais um prédio com 6.
E depois os edificios novos não mantém a mesma distancia à estrada. Uns tem estacionamento, outros só tem o passeio.
Visto de longe, não parece mal, mas ao promenor está muita coisa mal feita.

·
a revolta da francesinha
10,682 Posts
o porto, não tem avenidas largas, é verdade, mas as ruas estreitas estão ladeadas de casas e não prédios...

e quanto a superfície construida, o porto é uma cidade cheia de verde... os interiores dos quarteirões são matagal, parques temos dos maiores de portugal, e temos hortas do tamanho do mundo em campanhã ou nevogilde... para não falar das quintas que existem dentro do municipio do porto.... ou das escarpas do douro....

o típico prédio de 7/9 andares de frente urbana existe pouco no porto...

compara a zona do bonfim, ou da constituição com uma zona qualquer de barcelona...

mesmo a senhora da hora....

e quem diz barcelona diz, vigo, salamanca, coruña, valladolid, sevilla, bilbao, badajoz, huelva, qualquer cidade de mais de 50.000 habitantes em espanha...

não se pode dizer que sejam muitos prédios... quase se contam pelos dedos....

a não ser que olhemos todos os micro prédios de 3/4 andares muito mais pequenos que esses que fotografaste...

o porto tem de facto muitos edificios, são é todos muito pequenos...

1 - 20 of 304 Posts