SkyscraperCity banner

1 - 20 of 72 Posts

·
Registered
14,905 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
GAROPABA - SANTA CATARINA

Hoje mostro a vocês uma pequena cidade de Santa Catarina, que é uma gigante no turismo, sendo um dos principais pólos de atração de visitantes não só do Sul do Estado, mas como de toda SC.

Garopaba é uma cidade horizontal, com restrições rígidas de construção de edifícios, que garantem a cidade um aspecto mais bucólico. Ainda sim, Garopaba tem uma imensa variedade de atrações, pousadas, praias, restaurantes, bares, baladas, especialmente no verão. Garopaba possui 18.000 habitantes, mas no versão recebe pelo menos quatro vezes esse número.

O município possui oito praias, entre as quais algumas famosas na Região Sul, como Ouvidor, Silveira, Ferrugem, Siriú e Gamboa (limite com Paulo Lopes).

Área 114,670 km² 2
População 18 144 hab. Censo IBGE/20103
Municípios limítrofes Imbituba e Paulo Lopes

01 Subindo no Mirante Bela Vista

02

03

04

05 Condomínio recém loteado no alto do morro

06 Panoramica

07

08 Vista para o Sul

09

10 Praia do Siriú

11

12 Descendo o Morro

13 Casas no alto - em Garopaba morar em morro é chique; quanto mais alto, mais caro é.

14

15 Um dos muitos residenciais sendo feitos na cidade

16 Bairro Morrinhos; muitas casas de bom padrão, sem muros, etc

17

18 vista da praia em direção ao Centro

19 Zoom bairro Vigia

20 Zoom Centro Histórico

21 Continuando no bairro Morrinhos

22

23 Casa recém entregue

24 Uma das muitas alamedas pedonais do bairro

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36 Pracinha do bairro Morrinhos

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46 Já do outro lado da cidade, subindo o morro do bairro Vigia - vista para o Centro Histórico

47

48 Aqueles morros ao fundo são a zona norte de Garopaba, quase limite com o municipio de Paulo Lopes (e parte da Serra do Tabuleiro)

49

50 Essas montanhas ao fundo são Palhoça (mais a esquerda) e Florianópolis (mais a direita)

51 Mansões em um penhasco

52

53 Voltando pro Centro

54

55

56

57 Praia da Vigia

58

59

60

61

62

63

64 Agora o Centro Histórico

65

66

67 Rancho de pescador

68

69 Pracinha no Centro Histórico

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79 Praia no Centro

80

81

82

83

84 Agora chegando no Centro em si, a parte comercial do município

85

86 Igreja Matriz

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

·
Moderator
29,582 Posts
Adoro esse jeitão tranquilo, sossegado e até um tanto quanto bucólico que tem as praias da parte Sul de Santa Catarina.

É um contraste grande com as praias do Norte...

Seria perfeito se essas praias se mantivessem assim, mas infelizmente a cada ano tenho percebido que mais e mais gente está indo pra lá .. com o final das obras de duplicação da 101 acho que a tendencia é piorar.

O jeito é aproveitar enquanto ainda dá tempo.

·
Registered
14,905 Posts
Discussion Starter #5
Adoro esse jeitão tranquilo, sossegado e até um tanto quanto bucólico que tem as praias da parte Sul de Santa Catarina.

É um contraste grande com as praias do Norte...

Seria perfeito se essas praias se mantivessem assim, mas infelizmente a cada ano tenho percebido que mais e mais gente está indo pra lá .. com o final das obras de duplicação da 101 acho que a tendencia é piorar.

O jeito é aproveitar enquanto ainda dá tempo.
De fato, o Sul do Estado é a antítese do Norte; e passo a passo a lotação dessa faixa de terra entre Laguna e Palhoça vem aumentando de tempos em tempos. A gente que trabalha com turismo, claro, não tem do que reclamar, a cada verão tá melhor.

Mas em se tratando de urbanismo e planejamento urbano é temerário. Garopaba sofre com especulação especialmente em áreas de fragilidade ambiental (e olha que não sou ecochato). O plano diretor é permissívo com ocupações em encostas e locais de declividade acentuada - coisas que o código florestal abomina. Sem contar o impacto em lagoas e lagunas da região sul.

E veja só, Garopaba encontra-se uma zona, pois agora é que estão implantando a rede de esgoto. Inclusive o melhor bairro da cidade eu não mostrei, por causa das obras.

·
Melissa
294 Posts
Aai que saudade de Garopaba.... :heart: Faz uns dois anos que não vou até a cidade, quando a gente procura descanso e sossego não existe praia mais perfeita que essa, né..
As fotos estão lindaaas, não sei se diminuíram ou se só aumentaram a saudade mais ainda... Valeu por compartilhar *-*

·
Catarinense
2,265 Posts
Garopaba é um lugar muito bom mesmo

Os terrenos são muito valorizados, tá quase no valor de Jurerê Internacional...
meu ex-sogro tem uma pousada aí, curtia muito, hahaha

90% do pessoal é gaúcho...

Ótimas fotos, parabéns!

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Que cidade linda, estranhei até não ver um predinho sequer, tão caracteristico catarinense.
Achei ótimo, já que se privilegia a existência de casas de ótimo padrão e isso dá muito mais charme além de fugir da imagem de cidade praiana repleta de edifícios.
Moraria facinho em Garopaba se o dinheiro desse claro! :D

·
Geoce
5,355 Posts
Pow, finalmente um tópico da cidade. Lindas fotos, Ice. Tá de parabéns mesmo.

Eu sou suspeito, acho a cidade espetacular. Como vc mesmo disse acima, o fato de ser a antítese do litoral norte lhe dá um ar único aqui no Estado. O padrão construtivo é mto legal, pq sabe ser despojado até mesmo em construções mais suntuosas. Realmente é único.

Meu lugar preferido é o Silveira. Aquela praia, com aquele visual e as mansões cobrindo as encostas me tiram do sério. Até pensei em comprar um terreno lá. Mas fiquei surpreso. Os preços são bem salgados. Com 1 milhão vc não consegue mta coisa. Já aqui em Floripa, até no Cacupé eu consigo mta coisa boa nesse preço. Realmente, Garopaba tá com tudo.

Aliás, vai ter foto do Silveira?.... da Ferrugem e das próximas a elas?

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,749 Posts
hahaha
Eu acabei de chegar em casa, estava tomando uma cerveja com um pessoal de Floripa que conheci no carnaval de 2012 em Garopaba/Ferrugem.

Pra quem gosta de calmaria, qualquer dia longe do carnaval vale a pena.
Pra quem gosta de descontrole, bebedeira e sacanagem, carnaval.
Vale a pena.

Que vontade de voltar.

As fotos estão show, passei por quase todos esses lugares, sensacional.

·
Ilha de Santa Catarina
1,537 Posts
Cara que fotos lindas , qualidade ótima :cheers: .
Garopaba é incrível , bela cidade , gosto muito desse ar de tranquilidade com a natureza em volta .
Parabéns !!!!

Nos brinde depois com um igual de Imbituba :cheers:

·
Registered
8,831 Posts
Garopaba é incrível... cidade linda com uma excelente atmosfera, bucólica mas que sabe ser agitada quando quer. Conheci há uns 4 anos quando passei a temporada em Ibiraquera. As residências, muitas sem muro, certamente compõem o quê há de melhor no país.

·
Registered
14,905 Posts
Discussion Starter #17
Cara que fotos lindas , qualidade ótima :cheers: .
Garopaba é incrível , bela cidade , gosto muito desse ar de tranquilidade com a natureza em volta .
Parabéns !!!!

Nos brinde depois com um igual de Imbituba :cheers:
Preciso atualizar Imbituba realmente. To pensando em fazer esse final de semana mesmo.

Obrigado cara!
:eek:kay:

Que lugar show! Nunca entrei em Garopaba, o máximo que fui foi no Rosa que é do lado...até lembra vaaaagamente algumas regiões do Rosa...

Taí um bom lugar para visitar lá por final de outubro...

Alguma praia específica que você indicaria, Ice?

Parabéns pelo thread!
Obrigado DSoares.

Garopaba lembra um pouco o vizinho Rosa (que fica em Imbituba), especialmente os bairros mais ao sul (Ferrugem, Barra, etc). Mas ainda sim diria que o Rosa tem uma característica ( urbanística e arquitetonica) própria.

Bem, minhas praias favoritas em Garopaba são Ferrugem, perto do Centro de Garopaba, e Gamboa, cujo acesso já se faz por fora, pelo trevo de Paulo Lopes.

A Ferrugem tem dois lados, separados pela barra de uma Lagoa - a Ferrugem/Capão e a Barra. A primeira é mais agitada e com publico mais jovem; a segunda é mais familia. O acesso de carros a ambas é diferente - se precisar depois te explico. :eek:kay:

Muita gente não sabe, mas a faixa de areia de Gamboa pertence a Paulo Lopes, enquanto o bairro em si (que fica em cima do morro) é Garopaba. O acesso se dá no trevo norte de Paulo Lopes.

A Gamboa é também o outro lado da praia da Guarda do Embaú, também dividida entre Paulo Lopes e Palhoça.

Silveiras e Ouvidor também são praias fantásticas. E o Siriú tem as dunas, que são lindas.

Garopaba é incrível... cidade linda com uma excelente atmosfera, bucólica mas que sabe ser agitada quando quer. Conheci há uns 4 anos quando passei a temporada em Ibiraquera. As residências, muitas sem muro, certamente compõem o quê há de melhor no país.
Essa parte é a melhor - casas sem muro (ou muros baixos). Enfim, Garopaba é muito além de uma paisagem bonita, é também uma cidade agradável e organizada. Outro detalhe: quase não se acha casa de baixo padrão - parece que a Classe Média é a esmagadora maioria - explicado também pela enorme quantidade de casas de veraneio.

·
Registered
14,905 Posts
Discussion Starter #18
hahaha
Eu acabei de chegar em casa, estava tomando uma cerveja com um pessoal de Floripa que conheci no carnaval de 2012 em Garopaba/Ferrugem.

Pra quem gosta de calmaria, qualquer dia longe do carnaval vale a pena.
Pra quem gosta de descontrole, bebedeira e sacanagem, carnaval.
Vale a pena.

Que vontade de voltar.

As fotos estão show, passei por quase todos esses lugares, sensacional.
Quer ver Laguna então... :laugh:

Valeu Gui! Obrigado pela visita, e volte sempre!

Pow, finalmente um tópico da cidade. Lindas fotos, Ice. Tá de parabéns mesmo.

Eu sou suspeito, acho a cidade espetacular. Como vc mesmo disse acima, o fato de ser a antítese do litoral norte lhe dá um ar único aqui no Estado. O padrão construtivo é mto legal, pq sabe ser despojado até mesmo em construções mais suntuosas. Realmente é único.

Meu lugar preferido é o Silveira. Aquela praia, com aquele visual e as mansões cobrindo as encostas me tiram do sério. Até pensei em comprar um terreno lá. Mas fiquei surpreso. Os preços são bem salgados. Com 1 milhão vc não consegue mta coisa. Já aqui em Floripa, até no Cacupé eu consigo mta coisa boa nesse preço. Realmente, Garopaba tá com tudo.

Aliás, vai ter foto do Silveira?.... da Ferrugem e das próximas a elas?
Valeu Geoce! Não bati foto de outros locais porque estava a serviço no Centro de Garopaba. Se tiver um tempo vou dedicar a ir algum desses bairros; mas virando a página pretendo postar algumas imagens de outros autores desses bairros.

E realmente, Garopaba tá bem cara e valorizada. A cidade vem melhorando sua gama de serviços em virtude da expansão do turismo: tem restaurante de tudo que é tipo, várias agências bancárias de bandeiras diferentes; muitos barzinhos badalados. A cidade ta se renovando constantemente. É impressionante para um municipio de 18 mil habiltantes.

Que cidade linda, estranhei até não ver um predinho sequer, tão caracteristico catarinense.
Achei ótimo, já que se privilegia a existência de casas de ótimo padrão e isso dá muito mais charme além de fugir da imagem de cidade praiana repleta de edifícios.
Moraria facinho em Garopaba se o dinheiro desse claro! :D
Acho ótimo não ter prédio. É uma característica própria, diferente. Na verdade, o litoral Sul de Santa Catarina é quase todo assim: só Imbituba e Laguna tem prédio - e Imbituba é mais no Centro; Laguna a orla do Mar Grosso é apenas prédios baixos. Não há a paisagem de arranha-céus a beira do mar como existe no Litoral Norte.

Jaguaruna, Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota seguem esse padrão...

Valeu Eduardo!!

·
Registered
14,905 Posts
Discussion Starter #19
Gostei de tudo, não dá para não reparar no cuidado com o urbanismo, a cidade está de parabéns :cheers:
Valeu guri! Falta você vir conhecer pessoalmente. :)

Garopaba é um lugar muito bom mesmo

Os terrenos são muito valorizados, tá quase no valor de Jurerê Internacional...
meu ex-sogro tem uma pousada aí, curtia muito, hahaha

90% do pessoal é gaúcho...

Ótimas fotos, parabéns!
Sim, tem muito gaúcho. Na verdade, diria que são a maioria mesmo, seguido de paranaenses e paulistas.

Valeu Rech!

Que delicia de local!
Lindas fotos!!!
Obrigado Legal!!

Aai que saudade de Garopaba.... :heart: Faz uns dois anos que não vou até a cidade, quando a gente procura descanso e sossego não existe praia mais perfeita que essa, né..
As fotos estão lindaaas, não sei se diminuíram ou se só aumentaram a saudade mais ainda... Valeu por compartilhar *-*
Ta ai uma gaucha que não me deixa mentir. Obrigado amo_porto, e venha sempre pro Sul de SC.

Valeu!

1 - 20 of 72 Posts