SkyscraperCity banner
1 - 2 of 2 Posts

·
Banned
Joined
·
27,387 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Da equipe do Correio Ronaldo de Oliveira/CB

Dinheiro obtido com a venda do prédio da Radiobrás pode ser usado para construir nova sede

O Palácio do Planalto iniciou entendimentos com o Governo do Distrito Federal para viabilizar a construção de uma sede da TV Brasil em Brasília. Embora as conversas até aqui sejam consideradas preliminares por ambas as partes, o acerto se dará em torno da doação de um terreno no que viria a ser um novo setor de rádio e TV, localizado próximo ao Centro Cultural Banco do Brasil, onde hoje fica a área entre os trechos 2 e 4 do Setor de Clubes Sul.

Nos últimos dias, emissários do governador José Roberto Arruda conversaram com o Palácio do Planalto. Garantiram que o GDF tem todo o interesse em oferecer o terreno. E ouviram a resposta de que a TV Brasil tem todo o interesse em recebê-lo. A conversa tende a avançar nos próximos dias.

Do lado do governo federal, auxiliares do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, já encontraram uma solução que classificam como viável para financiar a futura obra. Bastaria que a Radiobrás vendesse o prédio que mantém ao lado do shopping Pátio Brasil, onde ficam estúdios de rádio e TV e outras instalações do jornalismo. A informação inicial é de que, dadas a localização e as características, o imóvel vale algo próximo de R$ 100 milhões.


Polêmica

A quantia seria suficiente para erguer uma estrutura que sirva de sede para a nova emissora em Brasília. O ministro Franklin Martins esteve na Europa há poucas semanas e viu lá as novas instalações da RTP, TV estatal portuguesa. A obra custou 20 milhões de euros — algo como R$ 50 milhões — e servirá de parâmetro para a TV Brasil.

Por enquanto, a presidente da TV Brasil, Teresa Cruvinel, aborda o assunto com cautela. Porque a Câmara já aprovou a medida provisória de criação da TV pública mas ainda faltam alguns destaques a serem votados. Uma das grandes polêmicas remanescentes é justamente quanto ao local da sede, se em Brasília ou no Rio de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ao governador fluminense, Sérgio Cabral, que a TV ficará na antiga capital. Os políticos do DF fazem força para que não saia daqui. Diante do cabo de guerra, o relator da matéria, deputado Walter Pinheiro (PT-BA), propõe uma saída salomônica. Quer que a sede fique no Rio e o escritório central, em Brasília. A votação deste ponto da MP acontecerá hoje.

Teresa Cruvinel não vê qualquer propósito na polêmica. “Não importa onde ficará a sede e o foro da TV. De qualquer forma, ela vai ter um pé em cada lugar. Ninguém vai transferir a TVE para Brasília, porque é no Rio que estão o prédio, os estúdios, os equipamentos. Da mesma forma, ninguém vai transferir a Radiobrás para o Rio, nem desmobilizar a pequena emissora que estamos montando em São Paulo”, disse. “Agora, aqui em Brasília, faz muitos anos que a Radiobrás já não cabe na sede. A redação chega a ser insalubre, apinhada de gente sem espaço para trabalhar. O estúdio é precário. Então, a empresa precisa mesmo de uma sede nova.”

Fonte: Jornal Correio Braziliense
 

·
Banned
Joined
·
27,387 Posts
Discussion Starter · #2 ·
^^ A noticia é de fevereiro, mas vale a pena informar, nossa aquele terreninho da emissora custar 100 milhões, quem sabe o véio Edmound Baracat dono do Pátio Brasil compra o lugar...
 
1 - 2 of 2 Posts
Top