SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 39 Posts

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Gilberto Gil afirma que Bahia "não está no Nordeste" e causa polêmica em palestra.

Ministro da Cultura diz que foi mal interpretado após ouvir reações negativas da platéia em Teresina.

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, criou mal estar no auditório do Sebrae na noite desta quinta-feira (15) em palestra promovida pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao Partido dos Trabalhadores, com o tema "O novo Nordeste e o Brasil". Durante sua explanação, o cantor e compositor declarou que "a Bahia não está no Nordeste", argumentando que o Estado é “intermediário geograficamente com o centro Oeste e o Sudeste” e afirmou: “A Bahia é a Bahia”, justificou o ministro ao ouvir reações da platéia.

A petista Luzanira de Sousa, presidente da Secretária de Assistência Social no município de Picos, sul do Piauí, contestou o ministro e gritou: "O Piauí é o Piauí". O mau estar, antes comedido para alguns, ficou claro imediatamente. E o ministro teve de esclarecer seu comentário. "Não adianta fazer cara feia gritando que o Piauí é o Piauí. Não vou colocar a disputa entre o Piauí e a Bahia. Pelo amor de Deus, não façam isso", pediu.

Gilberto Gil explicou que tanto o território, como a genética e a vida cultural da Bahia são importantes para o Nordeste, e que seu Estado faz parte do Brasil como um todo. "É uma terra iniciada geograficamente e está no meio da costa atlântica brasileira, e politicamente tem sido intérprete do anseio brasileiro", declarou Gil, sem entender o motivo do mal entendido.

"Todas as escolas de samba do Rio (de Janeiro) e de outros estados são obrigadas a ter ala de baianas. A Bahia é uma terra de todos e era isso que eu queria aproveitar para falar. Que também é nordestina, que há territórios, povos, e que são profundamente nordestinos. Mas a Bahia é de todos", acrescentou Gilberto Gil, sob olhares do governador Wellington Dias e do ministro-chefe da Secretária-Geral da presidência da República, Luis Dulci.

Na tentativa de se explicar e desfazer o mal estar, o ministro frisou que, ao retornar do exílio no período da ditadura militar, fez questão que seu primeiro show fosse em Pernambuco, e não na Bahia, e citou a riqueza do povo nordestino pelo Brasil, como os estados da Amazônia, todos colonizados pela cultura nordestina, e a força motora usada nas construções em São Paulo. "Nas favelas da Maré e Rocinha, no Rio de Janeiro, os avós e mães são todos nordestinos. Brasília é feita por nordestinos", completou.

Exaltando a característica pluricultural do Nordeste, Gilberto Gil finalizou dizendo que a Cultura é mais importante que qualquer outra área. "A vida é movida pela capacidade das pessoas dizerem eu te amo", concluiu.

Fonte: http://www.cidadeverde.com/manchetes_txt.php?id=16741

·
BAHIA
7,659 Posts
Qualquer pessoa em sã estado mental concorda. A Bahia até a década de 70 não pertencia ao Nordeste, nós eramos Leste Setentrional, a região Leste era BA, SE, RJ e ES (sendo os dois últimos o Leste Meridional). Nós não temos ligação com o NE culturalmente, nossa relação cultural (tirando SE) é mil vezes maior com o RJ. Olhe a cultura, o sotaque, o estilo de vida, a culinária, a música, é completamente diferente. Muitas instiuções tem duas sedes a Regional Bahia e a Regional Nordeste, exemplos: Telefonia (TIM/Claro/Oi/Vivo Bahia (BA e SE) e Tim/Claro/Oi Nordeste (AL, PE, PB, RN, CE e PI)), a Infraero (Regional Centro-Leste (BA e SE) e Regional Nordeste (Nordeste sem o Maranhão); E outra coisa, os DDDs ainda seguem a lógica da divisão regional, Nordeste todos os DDDs são 8* e a sede é em Recife (AL = 82, PE = 81 e 87, PB = 83, RN = 84, CE = 85 e 88, PI = 86 e 89) e os DDDs do L.Setentrional 7* (BA = 71, 73, 74, 75, 77 e SE = 79), os CEPs também, na BA e SE todos os CEPs iniciam com 4*****-*** e no Nordeste (sem o Maranhão, já que o mesmo fazia parte do Norte) começa com 5*****-***. Outra coisa que prova isso é as antigas ferrovias, a Ferrovia do Nordeste que operava em todo o nordeste e a Leste Brasileira (atual FCA) que opera(va) na BA e em SE. E poderia seguir aí citando exemplos. Mas nada significa que Sudeste é melhor que o Leste, que o Leste é melhor que o Norte, ou que o Sul é melhor que o Nordeste, todos somos iguais em uma coisa: A diferença!

·
De Porciúncula a Paraty.
1,600 Posts
nossa relação cultural é mil vezes maior com o RJ...
...Not!

Olhe a cultura, o sotaque, o estilo de vida, a culinária, a música, é completamente diferente.
O sotaque e a culinária não têm nada a ver. Estilo de vida eu até concordo em partes embora ache o estilo de vida carioca bem único. O baiano também é bem peculiar.

"Nas favelas da Maré e Rocinha, no Rio de Janeiro, os avós e mães são todos nordestinos."
Sim, é verdade. Mas e daí? Aliás, dezenas de vezes que os cariocas disseram isso aqui no SSC, foram taxados de preconceituosos e de estarem distorcendo os fatos. Tá aí, ministro da cultura e nordestino dizendo.

Mas mesmo os baianos sendo bem presentes no SE no geral, eu não vejo ligação alguma com SP ou até mesmo com o RJ. Talvez com o ES em alguns lugares.

·
Mercado da Boa Vista
479 Posts
Mais de 75% do território baiano é semi-árido. Como é que não é nordeste? Pra mim o que não deveria ser considerado nordeste é o Maranhão. Afinal de contas o principal motivo para determinar as regiões são as características geográficas.

·
Registered
5,466 Posts
Esse ministro mexeu num vespeiro que ele nem imagina .....

Nós não temos ligação com o NE culturalmente, nossa relação cultural (tirando SE) é mil vezes maior com o RJ.
Acabei de descobrir o significado de teu nick.

·
BAHIA
7,659 Posts
Muita gente tem um olhar meramente geográfico e econômico. Não olham pro lado afetivo e cultural, não há um sentimento de nordestinidade nata por parte dos baianos, nenhum baiano se sente nordestino com naturalidade, como nenhum nordestino se indentifica com a Bahia. Mas é a vida.

·
Registered
3,943 Posts
Mais de 75% do território baiano é semi-árido. Como é que não é nordeste? Pra mim o que não deveria ser considerado nordeste é o Maranhão. Afinal de contas o principal motivo para determinar as regiões são as características geográficas.
tem também as culturais...

·
Registered
5,466 Posts
Se eu fosse vc não perdia tempo discutindo isso .........

Nós entendemos bem o que o "ministro" quis dizer no Piauí . Aliás no PIAUÍ ............

·
BAHIA
7,659 Posts
Se for geograficamente, desenhe uma rosa dos ventos no mapa do Brasil com o núcleo dela no centro do país, e veja onde fica o leste e onde fica o nordeste. Se for por geograficamente quem fez esse redesenho do Brasil em 70 não sabia o que é uma rosa dos ventos. E se for por semi-árido, o litorado nordeste tem as mesmas características do litoral de outros lugares totalmente diferentes, até mesmo o Caribe. Então por exemplo Alagoas deve ser Caribe já que a geografia litorânea se parece.

·
Registered
5,466 Posts
Na hora de receber recursos federais todo mundo quer ser Nordeste, da mesma forma que na hora de participar das cotas todo mundo é Negro e pardo.

Saindo do litoral baiano até Juazeiro o contraste é marcante.

Então não vejo como um soteropolitano pode responder por um sertanejo de Canudos.

·
Ilha do amor
8,958 Posts
O Maranhão é o Maranhão.

·
Registered
5,466 Posts

·
Mercado da Boa Vista
479 Posts
Exatamente! Até MG e ES é nordeste nessas horas.

A Bahia é nordeste porque tem características de nordeste: litoral, zona da mata , agreste e sertão.

Tocantins é norte pq tem mais características geográficas de norte e goiás não!

Claro que os estados limítrofes de cada região vai ter cararacterísticas de transição.

1 - 20 of 39 Posts
Status
Not open for further replies.