Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 69 Posts

·
Guinness Book
5,598 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, criou mal estar ao afirmar que a "Bahia não está no Nordeste" durante o seminário O Novo Nordeste e o Brasil, realizado em Teresina (PI). O evento foi organizado pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao Partido dos Trabalhadores e contou com a presença do secretário da Presidência Luis Dulci e do governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Durante sua explanação, o cantor e compositor declarou que "a Bahia não está no Nordeste", argumentando que o Estado é "intermediário geograficamente com o centro Oeste e o Sudeste" e afirmou: "a Bahia é a Bahia", justificou o ministro ao ouvir reações da platéia.

A petista Luzanira de Sousa, presidente da Secretária de Assistência Social no município de Picos, sul do Piauí, contestou o ministro e gritou: "O Piauí é o Piauí".

O ministro tentou esclarecer seu comentário.

- Não adianta fazer cara feia gritando que o Piauí é o Piauí. Não vou colocar a disputa entre o Piauí e a Bahia. Pelo amor de Deus, não façam isso - pediu.

Gilberto Gil explicou que tanto o território, como a genética e a vida cultural da Bahia são importantes para o Nordeste, e que seu Estado faz parte do Brasil como um todo.

- É uma terra iniciada geograficamente e está no meio da costa atlântica brasileira, e politicamente tem sido intérprete do anseio brasileiro - declarou Gil, sem entender o motivo do mal entendido.

- Todas as escolas de samba do Rio (de Janeiro) e de outros Estados são obrigadas a ter ala de baianas. A Bahia é uma terra de todos e era isso que eu queria aproveitar para falar. A Bahia é de todos - acrescentou Gilberto Gil, sob olhares do governador Wellington Dias e do ministro-chefe da Secretária-Geral da presidência da República, Luiz Dulci.

Na tentativa de se explicar, o ministro frisou que, ao retornar do exílio no período da ditadura militar, fez questão que seu primeiro show fosse em Pernambuco, e não na Bahia, e citou a riqueza do povo nordestino pelo Brasil, como os Estados da Amazônia, todos colonizados pela cultura nordestina, e a força motora usada nas construções em São Paulo.

- Nas favelas da Maré e Rocinha, no Rio de Janeiro, os avós e mães são todos nordestinos. Brasília é feita por nordestinos - completou.

Exaltando a característica pluricultural do Nordeste, Gilberto Gil finalizou dizendo que a cultura é mais importante que qualquer outra área.

- A vida é movida pela capacidade das pessoas dizerem eu te amo. Isso é cultural - concluiu.

Fonte: JB Online

·
Guinness Book
5,598 Posts
Discussion Starter · #3 ·
^^Foi? ñ sabia... então deixa trancarem. :D

·
BBMP!
4,152 Posts
quem tem boca fala o q quer..:|
gilberto gil cantando eh muito melhor q falando..

·
Registered
28,300 Posts
Eu me lembro que na época que entrei na faculdade (início de 2005) em um show que ele fez no campus de ondina da UFBA ele falou alguma merda (que não me lembro mais) que teve bastante repercussão aqui em SSA.

·
Guinness Book
5,598 Posts
Discussion Starter · #8 ·
quem tem boca fala o q quer..:|
gilberto gil cantando eh muito melhor q falando..
Concordo.

Vai ver que ele não soube expressar aquilo que ele pensou de verdade, sei lá... só sei que no fim falou m...:lol:

·
BAHIA
1,731 Posts
eu não concordo com oq ele disse, mas ele tem o direito de achar, pensar, o que quizer e deve ter seus argumentos! eu tenho mesmo é orgulho de Gilberto Gil ser baiano, o pai dele q morava aqui em Conquista, o Dr Gil Moreira, já era de grande cultura e conhecimento!!!

·
Registered
4,137 Posts
Detesto esse cara, mas não tiro toda a razão do que ele disse...

Concordo que a Bahia realmente seja um estado de transição do SE para o NE; só não penso que isso nos faça pertencer a outra região - assim como acho, por exemplo, que o PR um estado de transição entre SE e Sul, mas que nem por isso deve ser considerado alheio à sua região...

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Eu ví os comentários dos outros threads. DE boa... não ví nada de absurdo. Tirando as cidades perto da divisa com PE, AL e PI, a Bahia tem uma cultura totalmente distinta do resto do NE... Até o sotaque... é só ver como o povo de Ilheus, Itabuna, Conquista, Barreiras, Correntina, Chapada, falam... é totalmente diferente. E o sotaque de Salvador tambem, é diferente do convencional de todas as capitais do NE tirando São Luis. Álém do sotaque, é só você ver a diferença do estilo da cidade do Salvador, para as outras capitais. É muito diferente. Só não vê isso quem não quer. De boa mesmo.

·
Registered
3,902 Posts
^^^

Qual é o estilo de vida diferente de Salvador que Fortal e Recife não tenham!?

Não conheço a Bahia ainda(próximo feriado estarei ai =) ) e poderei opinar melhor sobre o assunto, mas acredito que nem se ele estivesse façlando só de salvador poderia dizer um negócio desses, quem dirá todo o resto do estado...

E outra é natural que tenha várias variações do sotaque na Bahia,um estado enorme que bem poderia ser um país só pelo seu tamanho.

818 Posts
vou tentar traduzir,ele quis dizer que a bahia e tão singular
que esta deslocada do contextos dos outros estados do nordeste
dando uma utópica sensação de ser uma outra região,não que
isso seja ruim para a bahia,pois ela se destaca em sua transição
entre norte e sul .
vou dar um exemlpo,o rio grande do sul e uma mistura do brasil
com a argentina,fazendo com que o estado tenha uma aparência
única em relação a outros estados,podendo ate dizer que o
rio grande do sul e uma outra região na região sul.

·
Guinness Book
5,598 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Resumindo: viajou na maionese, como sempre.

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Sem querer causar polêmica, mas esssa hitória de que Maranhão e Bahia não são estados nordestinos, ou mesmo não se sentem nordestinos, já foi ventilada zilhões de vezes. Não sei como é a coisa em relação a Bahia, mas quanto ao MA o próprio governo nos trata como se não fôsemos, haja vista os campeonatos de futebol onde o MA não joga contra os nordestinos, o nosso DDD é 98/99 assim como os estados do Norte. Nossos costumes e cultura têm mais características nortistas que nordestinas, apesar de gostarmos do bom forró (e também do ruim, infelizmente) não temos Lampião como ídolo, nem nos vemos representados pelo gibão e chapéu de couro. Nem tampouco o nosso santo é o Padin Ciço. Sem falar na questão dos sotaques que são bem diferentes mesmo. Só usamos o "visse" no condicional (Se eu visse).Nossa formação geográfica é diferente, assim como também, nosso ecossistema. Nossa maior característica nordestina são algumas belas praias. Sem falar que não conhecemos a seca, a não ser pelos noticiários, etc. Na verdade nós maranhenses estamos felizes em sermos nordestinos, embora um pouco diferentes, mas se fôssemos nortistas, estaríamos felizes da mesma forma, o que não podemos prescindir é de sermos maranhenses e brasileiros.

·
Registered
7,713 Posts
Como se não bastasse tanta ladainha que ele disse...

... e citou a riqueza do povo nordestino pelo Brasil, como os Estados da Amazônia, todos colonizados pela cultura nordestina, e a força motora usada nas construções em São Paulo.
Perdão da palavra... mas é BURRO mesmo um homem desse, PQP!! ... pq ele não vai estudar sobre o proprio país?!?!

·
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
7,129 Posts
deixa eu falar antes que tranquem

realmente a Bahia e o Maranhão tem uma cultura diferente do restante do Nordeste. Mas aí é que está, a Bahia do Oeste, tem uma cultura diferente da Bahia do Leste e do Sul, assim como a Bahia do Norte (a que eu moro) tem a cultura do Nordeste.

isso é a pura verdade...Soteropolitano não tem sotaque nordestino MESMO. Assim como Remansenses e Juazeirenses são bem diferentes de Salvador e de Barreiras...
estamos mais próximos do Nordeste mesmo do que da Bahia do Leste...

eu já passei por todos os cantos da Bahia e, mesmo o Norte dela ser bem mais parecido com o Nordeste, estamos longe de ter a mesma cultura de PE, CE, PB...

é uma situação interessante...

eu só sei de uma coisa: Remanso não tem nada a ver nem com Salvador nem com o cangaço, e nem com o Padim Ciço...

·
Registered
7,713 Posts
Sem querer causar polêmica, mas esssa hitória de que Maranhão e Bahia não são estados nordestinos, ou mesmo não se sentem nordestinos, já foi ventilada zilhões de vezes. Não sei como é a coisa em relação a Bahia, mas quanto ao MA o próprio governo nos trata como se não fôsemos, haja vista os campeonatos de futebol onde o MA não joga contra os nordestinos, o nosso DDD é 98/99 assim como os estados do Norte. Nossos costumes e cultura têm mais características nortistas que nordestinas, apesar de gostarmos do bom forró (e também do ruim, infelizmente) não temos Lampião como ídolo, nem nos vemos representados pelo gibão e chapéu de couro. Sem falar na questão dos sotaques diferentes mesmo. Só usamos o "visse" no condicional (Se eu visse).Nossa formação geográfica é diferente, assim como também nosso ecossistema. Sem falar que não conhecemos a seca, a não ser pelos noticiários, etc. Na verdade nós maranhenses estamos felizes em sermos nordestinos um pouco diferentes, mas se fôssemos nortistas, estaríamos felizes da mesma forma, o que não podemos prescindir é de sermos maranhenses e brasileiros.

Todo estado proximo de outra região vai ter caracteristicas de transição...
Tanto a BA, vai ter regiões de transição com o sudeste, quanto MG vai ter caracteristicas de transição com o nordeste...

Se for por nisso... em Rondônia, os judocas, nadadores, e praticantes de esporte em geral, participam dos campeonatos regionais do Centro-Oeste e não do norte, assim como o Tocantins!!!
É mais facil dizer que RO é do Centro-Oeste do que do norte, por todas as caracteristicas socioeconomicas...
Nas caracteristicas natuais, RO é uma região de grande transição e grande parte do estado se assemelha mais com os demais do norte... parece que foi isso que mais contou para o estado permanecer no norte!!!!
Ja o TO oq mais contou foram os investimentos, questões politicas e a latitude apenas...

Mesmo o Parana tendo, mais relações comerciais com Sampa do que Poa por ex. ele sempre vai ter influencias dos visinhos, nas fronteiras, assim como os visinhos do PR... e nem por isso, teria que mudar de região... é assim com todos os estados.!!

Cada estado tem sua particularidade... e isso é que deve ser levado em consideração, independente da região... esse eh o certo!!

Do mesmo modo que a BA, não "parece" nordeste, ela menos ainda vai "parecer" sudeste...
O MA tbm, pode até ter ligação com o leste do Para e o Tocantins, mas é muito distante dos demais estados do norte tbm...

Tirar a BA do NE, isolaria o estado... assim como o MA!!
Daí, ou isolamos os dois estados, ou criamos regiões menores ...

São caracteristicas comuns a qlquer estado que esteja em regiões de transição...

Voltando ao Gilberto Gil... esta exaltação pela BA em outro estado... como se a BA fosse a doidona e melhor do que os demais estados, foi simplismente RIDICULA!

·
Registered
5,466 Posts
A Bahia tem uma cultura totalmente distinta do resto do NE... Até o sotaque... é só ver como o povo de Ilheus, Itabuna, Conquista, Barreiras, Correntina, Chapada, falam... é totalmente diferente. E o sotaque de Salvador tambem, é diferente do convencional de todas as capitais do NE tirando São Luis. Álém do sotaque, é só você ver a diferença do estilo da cidade do Salvador, para as outras capitais. É muito diferente. Só não vê isso quem não quer. De boa mesmo.
Pernambuco em alguns pontos tem cultura distinta e nem por isso ninguém nem ventila, nem imagina uma coisa dessas.Mesmo que algum dia venhamos a ter um padrão de vida equiparável ao sul, nunca nem imaginaremos uma idéia dessa de não nos sentirmos nordestinos.

Mas estou convencido BAHIA não é Nordeste ,

MESMO NÃO SENDO NORDESTE A BAHIA CAPTA 60% DOS RECURSOS DO BNDES referentes ao NORDESTE.

VC me convenceu : BAHIA NÃO É NORDESTE.

não temos Lampião como ídolo,
ZECA , meu amigo , vc agora viajou legal.Fez igual a muitas pessoas que desconhecem o NE.Lampião é ídolo de quem????? Na própria cidade de Lampião - SERRA TALHADA o prefeito ia contruir uma estátua para alavancar o turismo e a população foi CONTRA. Isso não existe .

Lampião foi um produto do desgoverno e da falta de lei num período de trevas na história do NE. Era um vingador que entrou no cangaço para vingar a morte do pai , e recebia apoio de parte da pop. porque a PULIÇA era tão cruel quanto , e estava a serviço de seus inimigos, nada mais que isso........

eu só sei de uma coisa: Remanso não tem nada a ver nem com Salvador nem com o cangaço, e nem com o Padim Ciço...
Bem , nesse caso tem , porque vários cangaceiros já passaram por Remanso :)

·
Registered
5,466 Posts
Como se não bastasse tanta ladainha que ele disse...

Perdão da palavra... mas é BURRO mesmo um homem desse, PQP!! ... pq ele não vai estudar sobre o proprio país?!?!
Então vc que é inteligente explica pra gente então.E por favor coloca algum link confirmando o que diz.

1 - 20 of 69 Posts
Status
Not open for further replies.