SkyscraperCity banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Registered
4,718 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Valor Econômico - 20/06/2008

A General Motors anunciou ontem investimento de US$ 500 milhões para produzir um veículo médio na fábrica de São José dos Campos (SP). Esta é a terceira montadora a conseguir negociar regras trabalhistas mais flexíveis em bases de sindicatos de metalúrgicos que tradicionalmente resistiam abrir a mão de antigas conquistas. Ford e Volkswagen fizeram o mesmo no ABC. O novo veículo da GM, que será produzido em São José dos Campos e na Tailândia, será lançado no mercado brasileiro no segundo semestre de 2010. Os recursos divulgados ontem foram aprovados pela matriz da companhia, nos Estados Unidos, em maio. Mais investimentos podem vir pela frente dentro da estratégia da GM de compensar, nos mercados em que consegue crescer e ter lucros, as perdas que amarga na América do Norte. Em julho de 2007, a montadora anunciou investimento de US$ 300 milhões no Brasil e mais US$ 200 milhões na Argentina. A empresa decidiu também ontem reativar o segundo turno de trabalho da linha Corsa, que está na fábrica de São José dos Campos, desativado há três anos. Para isso, vai contratar 600 empregados (em regime temporário). Hoje são 9 mil trabalhando naquela unidade. Em troca do investimento, a GM negociou com o sindicato local uma jornada mais flexível (com possibilidade de adicionar uma hora extra por dia) e piso salarial para os novos empregados mais baixo que o anterior. O objetivo é reduzir custos para ganhar na concorrência por novos projetos com as demais fábricas da multinacional, localizadas em outros países.

http://www.investimentos.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=3495&c=1

·
São José dos Campos
3,630 Posts
^^ Ah! Mas foi por causa do sindicato raivoso e a encheção de saco da prefeitura que a GM investirá em algo novo aqui, senão duvido muito!

De qualquer maneira é um otima notícia!

·
Registered
5,072 Posts
^^

Acho que esses investimentos vieram por causa de recentes incentivos fiscais que o governo do estado anunciou e por terem conseguido dobrar o sindicato.

·
São José dos Campos
3,630 Posts
^^

Acho que esses investimentos vieram por causa de recentes incentivos fiscais que o governo do estado anunciou e por terem conseguido dobrar o sindicato.
É, os recentes incentivos fiscais podem ser um dos motivos mesmos.

A GM e o sindicato depois de um bom tempo que entraram em um acordo, antes estava um ladainha, ambas as partes não concordavam que a outra sugeria, pelo menos agora teve um fim, a GM atendeu as reindivicações que o sindicato queria, para conseguir seu objetivo, como está na matéria.

A prefeitura pelo que eu vi estava bem em cima da GM para novos investimentos, agora o motivo pelo qual eu não sei, é claro, novos investimentos é sempre bom, mas acho que não foi só isto.

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
PUTA investimento!

Provavelmente será para fazer uma nova pick-up, que vai substituir a S-10.

São 500 milhões de dólares! Só pra comparar, a nova unidade de motores a ser construida em santa catarina, vai receber investimento de 350 milhoes de reais.

·
Registered
5,072 Posts
É, os recentes incentivos fiscais podem ser um dos motivos mesmos.

A GM e o sindicato depois de um bom tempo que entraram em um acordo, antes estava um ladainha, ambas as partes não concordavam que a outra sugeria, pelo menos agora teve um fim, a GM atendeu as reindivicações que o sindicato queria, para conseguir seu objetivo, como está na matéria.

A prefeitura pelo que eu vi estava bem em cima da GM para novos investimentos, agora o motivo pelo qual eu não sei, é claro, novos investimentos é sempre bom, mas acho que não foi só isto.
Com certeza foi uma soma de fatores, mas o que pesou mais foram os incentivos fiscais do estado, tanto que hoje também saiu uma notícia de reativação de uma fábrica de máquinas agrícolas em Sorocaba, em todo o caso ótima notícia para São José.

·
Registered
477 Posts
PUTA investimento!

Provavelmente será para fazer uma nova pick-up, que vai substituir a S-10.

São 500 milhões de dólares! Só pra comparar, a nova unidade de motores a ser construida em santa catarina, vai receber investimento de 350 milhoes de reais.
Segundo saiu no Estado de sexta, o investimento eh para producao de um carro de pequeno a medio porte. Será um carro com desenvolvimento local e a producao sera feita aqui e na fabrica da Tailandia.
Provavelmente sera um substituto para o Corsa ou o Astra com desenvolvimento tupiniquim.

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Segundo saiu no Estado de sexta, o investimento eh para producao de um carro de pequeno a medio porte. Será um carro com desenvolvimento local e a producao sera feita aqui e na fabrica da Tailandia.
Provavelmente sera um substituto para o Corsa ou o Astra com desenvolvimento tupiniquim.
Poderiam fazer o Astra europeu aqui!

·
Registered
1,337 Posts
Notícia muito boa!
Parece que a visão da empresa, do sindicato e dos governos finalmente está conseguindo alcançar limites mais amplos.
Com entendimento o benefício é sempre de todos!
Que coisa difícil e demorada de acontecer, heim?

·
Registered
477 Posts
O astra europeu eh o nosso vectra...
na europa ja esta em desenvolvimento um novo astra com previsao de lancamento em 2009. Segundo andei lendo, ha previsao de ele ser fabricado aqui mais ou menos em 2011 como substituto do nosso vectra.

O carro de investimento sera um carro desenvolvido aqui no brasil mesmo, com proposta para paises em desenvolvimento.

1 - 15 of 15 Posts