Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 22 Posts

·
Registered
1,225 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Cidade de Goiás, antiga Vila Boa, é carinhosamente denominada pelos goianos como 'Goiás Velho'.
Goiás Velho foi a segunda capital do estado de Goiás, após Pirenópolis e antes de Goiânia.
A maioria dos prédios históricos do estado se concentra nessas duas cidades, Pirenópolis e Goiás Velho, por serem mais 'antigas'.
Várias outras cidades do interior ainda conservam alguns prédios com arquitetura colonial, pois a maioria foi substituída por construções mais modernas, o que foi uma pena.

Foi em Goiás Velho onde filmaram as cenas iniciais da novela Em Família.
A ex-'Vila Boa' está localizada a 130 km de Goiânia.
As duas cidades são conectadas por uma rodovia estadual em fase de duplicação (1/3 já concluído e iluminado, até a cidade de Inhumas).
A Cidade de Goiás recebeu no mês de dezembro de 2001, em Helsinque, na Finlândia, o título de Patrimônio Histórico da Humanidade.
Vale a pena uma visita.

P.S.: Já ia me esquecendo de mencionar algo importantíssimo sobre a Cidade de Goiás. Ali era lar para a mais famosa poetisa goiana, CORA CORALINA.

Chegando na cidade, ainda na rodovia, vários pontos de venda de artesanato e itens de jardim.

Goiás Velho é rodeada pela Serra Dourada, homenageada pelo famoso estádio em Goiânia.

Todas fotos acima de minha autoria.

Esta foto abaixo, tirei de um quadro na parede da pousada onde estava hospedado. Autor desconhecido:

·
Registered
1,698 Posts
Linda e bem conservada...uma verdadeira jóia arquitetônica brasileira ..vou conhecer a mesma em duas semanas. .durante o festival de cinema da cidade.. estou ansioso

·
Registered
22,320 Posts
Goiás e' uma cidade agradável com um belo patrimônio histórico. Outro dia estive nela para aproveitar um pouco do festival gastronômico e ver Lenine cantando, pena que foi uma visita muito rápida, quero voltar com mais tempo.

Ah, tomara que quando voltar, a duplicação da rodovia já esteja concluída, vai ficar bem mais fácil chegar la.

Parabéns pelo thread!

·
Registered
1,409 Posts
Linda a cidade.

Alguém saberia informar a data desses prédios históricos? Essa parte conservada da cidade lembra bastante as partes históricas de Santana de Parnaíba, Itu ou Taubaté, cidades fundadas por bandeirantes assim como Goiás Velho.

·
Registered
1,225 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Linda a cidade.

Alguém saberia informar a data desses prédios históricos? Essa parte conservada da cidade lembra bastante as partes históricas de Santana de Parnaíba, Itu ou Taubaté, cidades fundadas por bandeirantes assim como Goiás Velho.
Infelizmente, sem uma pesquisa prévia, eu não saberia te informar, amigo! :)

·
Registered
650 Posts
Linda a cidade.

Os prédios históricos mais antigos são do século XVIII

·
Registered
650 Posts

Prédios nesse estilo do final do século XVIII

"O Largo do Chafariz foi fundado em 1778 para abastecer a Cidade de Goiás, as casas de Santa'Ana, no governo do general José de Almeida"

Casas assim tem um estilo mais moderno, talvez final do século XIX ou mesmo século XX. Não sei ao certo. Acho que é provavelmente século XX. Já é mais recente.

·
Registered
1,409 Posts
As casas da época da fundação não existem mais?

Imagino que se tenha utilizado a taipa de pilão naquelas primeiras construções, assim como nas casas tombadas no centro histórico de Santana de Parnaíba, que por sinal era a cidade natal do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o "Anhangüera", fundador de Goiás Velho e Pirenópolis.

Só por comparação, algumas casas do centro histórico de Parnaíba:

·
Matheus Lima 1N23456
10,314 Posts
Qto a cidade, ótimo destino pra quem tá precisando de um descanso mental! :goodbye:

·
Registered
33,321 Posts
Parabéns a Goiás pela conservação! A cidade está um brinco!

Tenho um desse pequeno na minha casa, após muitos anos tomando água de purificador, voltei no tempo e resolvi usar o que realmente é bom! :colgate:
^^
Não troco a água de filtro de barro de jeito nenhum! :hahaha:
Nós três!

1 - 20 of 22 Posts