SkyscraperCity banner
1 - 20 of 59 Posts

·
.
13,730 Posts
Discussion Starter · #1 ·

O prefeito Iris Rezende recebe, amanhã, às 20 horas, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, o prêmio conferido a Goiânia pelo primeiro lugar dentre as cidades brasileiras a oferecer o melhor índice de qualidade de vida. A pesquisa coordenada pela empresa de marketing, propaganda Brasil Américas tem a parceira do sistema Fibra ( Sesi, Senai, Iel), Jornal do Brasil e Associação Nacional dos Municípios Produtores – ANAMUP.

O evento está na sua 13ª edição e certifica os 100 melhores prefeitos das Américas na categoria município e cidadania. O objetivo é reconhecer instituições públicas, compromissadas com as questões sociais, políticas, econômicas e de qualidade de vida. Para a concessão do prêmio, a Brasil Américas cruzou dados de pesquisas feitas pelo Ministério das Cidades, Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil sobre o Índice de Qualidade de Vida (IQV) nas cidades brasileiras.

Os municípios são indicados pela Associação Nacional dos Municípios Produtores - ANAMUP, entidade que representa o segmento produtivo brasileiro. Entre os critérios para a escolha de Goiânia está o seu crescimento econômico, sobretudo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), Valor Adicionado e Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), indicativos que proporcionam, também, bem- estar à população local.

Outros itens avaliados para se obter o IQV foram o consumo, os projetos sociais, educação, saúde e habitação. No caso de Goiânia, a renda per capta e a geração de empregos nos últimos anos foram os principais fatores responsáveis pelo avanço da qualidade de vida da cidade. Entre os presentes estarão palestrantes, representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal e Parlamentares.

http://www.goiania.go.gov.br/sistem...?varDt_Noticia=27/05/2008&varHr_Noticia=14:43

·
Registered
1,858 Posts
Eu sempre achei esses títulos de "cidade com melhor qualidade de vida" muito vagos. É lógico que existem cidades melhores que outras para se viver, mas eu acho que não tem como definir a melhor. Cada cidade tem suas peculiaridades, que fazem delas cidades distintas, sem que possa haver comparação. É uma ótima notícia, só que eu não me empolgo muito com isso não.

·
Registered
5,094 Posts
Eu acho justo, Goiânia pra mim tem a melhor qualidade de vida dentre todas as capitais que eu conheço, inclusive mais que Curitiba.

·
Registered
7,592 Posts
^ Pq comparam com Curitiba???

Não lembro de ter lido em lugar algum que Curitiba seria "capital da qualidade de vida"...

Curitiba é conhecida por ser uma cidade que possui soluções urbanisticas diferenciadas e próprias... ou seja, soluções de Curitiba para Curitiba, feito de formas não convencionais... só isso!!!!!!
O titulo "cidade modelo/piloto" tbm so existe pq muitas empresas faziam o lançamento de seus produtos aqui em Curitiba, devido ao perfil da população(exigente e forte classe media)... é so uma questão relacionada a lançamentos de produtos e estrutura da empresa... mas isso ficou no passado!!

No mais é uma metropole brasileira normal, com seus defeitos e qualidades!!

Quanto a Gyn... é interessante, mas não tenho gabarito pra dizer que ela é ou não a primeira... parecer ser uma cidade com boa qualidade de vida sim :yes:

·
.
13,730 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Não deixem isso sair daqui!!!
"Gato escaldado tem medo de água fria" já dizia minha avó. :lol:

Não repito o mesmo erro do ano passado quando eu postei a mesma notícia no fórum "nacional" e todos criticaram o IQV.

Por mim mesmo que não seja um ranking muito confiável, lógico o IDH é mais importante, mas este titulo é bom para a cidade, deixa seus cidadãos orgulhosos. :cheers:

·
Registered
22,320 Posts
Eu sempre achei esses títulos de "cidade com melhor qualidade de vida" muito vagos. É lógico que existem cidades melhores que outras para se viver, mas eu acho que não tem como definir a melhor. Cada cidade tem suas peculiaridades, que fazem delas cidades distintas, sem que possa haver comparação. É uma ótima notícia, só que eu não me empolgo muito com isso não.
Concordo plenamente com voce, ainda mais vendo que essa noticia foi retirada da pagina eletronica da prefeitura de Goiania.^^

·
Registered
6,037 Posts
Concordo plenamente com voce, ainda mais vendo que essa noticia foi retirada da pagina eletronica da prefeitura de Goiania.^^
Isso mesmo, mizifi..... essas medições são muito subjetivas! O que é qualidade de vida pra mim, pode não ser pros demais, e vice e versa! :banana:

·
Registered
2,292 Posts
concordo com o que a maioria disse, é bom para nós que convivemos dia-a-dia aqui um orgulho a mais, porém nada de se esbanjar além de não ser tão confiável essas pesquisas, eu particularmente vejo ainda muitos problemas na cidade.

·
Registered
1,858 Posts
^^ huhauhauhuahua

Se isso vazar, quem vai ser criticado é o instituto e não a cidade. Goiânia não tem nada a ver com isso, ela foi apenas indicada. O problema seria se alguém da própria cidade afirmasse que Goiânia tem a melhor qualidade de vida, mas não foi o que aconteceu.

·
Registered
1,673 Posts
Sei não, mas acho esses títulos muito relativos.
Para mim, por exemplo, o calor seco de Goiânia faria muito mal. Não teria qualidade de vida lá.

·
.
13,730 Posts
Discussion Starter · #16 ·
^^

Que nada, o organismo humano se adequa rapidamente, eu mesmo quase nem percebo a baixa umidade do ar.

Em poucos dias você iria se acostuma, lógico ia sentir como todos nós sentimos mas a baixa umidade, mas não iria te fazer mal.

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Sim, o clima interfere na qualidade de vida da população! :)
Esses institutos medem a qualidade de vida no que diz respeito a habitação, violência, saneamento, educação, etc. e tal... se fosse assim, a Finlândia teria a pior qualidade de vida do mundo... e Goiânia e Brasília não estariam nas primeiras posições da FGV....

1 - 20 of 59 Posts