SkyscraperCity banner
1 - 1 of 1 Posts

·
Registered
Joined
·
39 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Mais de quatro mil imóveis localizados nas regiões Sul e Noroeste de Goiânia serão inspecionados, amanhã, por profissionais do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ). Ação preventiva, para acabar com criadouros do mosquito transmissor da dengue, tem por objetivo diminuir número de casos da doença no próximo período chuvoso, que inicia no final do ano.

A região Sul, onde se concentrará o programa Mutirão nos Bairros, no próximo sábado e domingo, será visitada por 80 profissionais do DCZ. O trabalho na região começará nas primeiras horas da manhã, com utilização da bomba UBV pesada, o fumacê. Os agentes de endemias farão bloqueio focal, nas visitas casa a casa, para eliminação de criadouros, como também bloqueio perifocal em torno dos imóveis em que foram registrados casos de dengue, com bomba costal, para quebra da cadeia de transmissão da doença.

Os agentes de endemias, do Distrito Sanitário Sul, inspecionarão caixas d’água para verificar se elas estão tampadas, farão tratamento biológico nas bocas-de-lobo e atendimento de denúncias registrados no serviço disque-dengue (0800 646 1520). Trabalho educativo, nas escolas, será feito pela equipe de Educação em Saúde do DCZ.

O supervisor geral da dengue da região Noroeste, Miguel Gomes da Costa, prevê que 2.800 imóveis serão inspecionados, amanhã, no Jardim Primavera, durante ação que mobilizará 80 agentes de endemias, além de 20 enfermeiros e agentes de saúde da Estratégia Saúde da Família. “Nossa preocupação se concentra em dar continuidade à prevenção da doença. Em relação ao ano passado, a incidência de casos, no bairro, diminuiu 80%”, revela.

Com a baixa manifestação do mosquito da dengue, devido ao período de estiagem, a cooperação para a eliminação de criadouros deve permanecer, orienta o diretor do DCZ, Geraldo Edson Rosa. “Temos que investir na eliminação do mosquito Aedes aegypti. Nesse trabalho, a cooperação da comunidade é insdispensável”. Para reforçar o trabalho de campo, a Secretaria Municipal de Saúde está contratando mais 176 agentes de endemias que vão trabalhar em todas regiões da cidade, informa o diretor.


http://www.goiania.go.gov.br/
 
1 - 1 of 1 Posts
Top