Skyscraper City Forum banner
1 - 3 of 3 Posts

·
.
Joined
·
13,739 Posts
Discussion Starter · #1 ·


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente, entrega à população nessa quinta-feira (26/06) as obras de implantação do 11º parque da atual gestão. Trata-se do Parque Municipal João Carlos Fernandes de Oliveira, mais conhecido como Parque da Lagoa. A solenidade que marca a entrega das obras acontece às 19h30 horas, na área do parque (localizado entre as Ruas das Missões, 13 de Maio e Olímpica e Avenida Tóquio, no Parque Industrial João Braz, Região Oeste da cidade). Um diferencial dessa unidade de conservação de Goiânia é a completa recuperação da lagoa que havia no local, mas que foi completamente destruída pelo aterramento e pela poluição.

Até a década de 80, o manancial existente no local abrigava uma rica fauna aquática e ajudava a elevar a qualidade de vida da população vizinha. Entretanto, em função de intervenções de impacto negativo do poder público e da falta de conscientização ambiental, local foi aterrado na década de 90 e transformado em depósito de lixo e matagal. Essa situação perdurou até o início de 2007, quando a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), decidida a reverter o dano causado, deu um início a um trabalho completo de recuperação da lagoa destruída e de construção de um parque na área.

As obras de implantação do Parque da Lagoa foram lançadas em março do ano passado, no Dia Mundial da Água (22/03). Para devolver a vida ao manancial, as equipes da Amma realizaram a limpeza completa do terreno, demarcaram a área da lagoa e detectaram o ponto de perfuração, de forma que a mina que dava origem ao manancial aflorasse e voltasse a jorrar água. “Pode-se dizer que esse foi uma das ações mais importantes já realizadas pelo órgão, em termos de preservação dos recursos hídricos da capital, pois não se trata simplesmente de recuperar um manancial, mas de fazer com que ele renasça, depois de ser completamente degradado”, avalia o presidente da Amma, Clarismino Luiz Pereira Junior.

Hoje exuberante e limpa, com 2.322 metros quadrados de extensão e 2,5 metros de profundidade, a lagoa ajuda a compor o belo cenário do parque de 37.251,48 metros quadrados que a Amma implantou no local. O Parque da Lagoa atende às necessidades dos usuários de todas as idades e conta com parque infantil, pista de caminhada, estação de ginástica, caminhos internos, campo de futebol, pista de skate, quadra poliesportiva, iluminação externa e projeto de recuperação florística. A implantação do parque tem como objetivo recuperar e preservar os recursos naturais daquela localidade, além de oferecer à população que vive nos bairros vizinhos um espaço de uso comum, para o lazer e a contemplação.

http://www.goiania.go.gov.br/sistem...?varDt_Noticia=25/06/2008&varHr_Noticia=17:11
 
1 - 3 of 3 Posts
Top