Nem sempre... tudo depende da sinalização adotada e das intervenções nos cruzamentos de vias de grande tráfego... o VLT não necessita ser elevado em toda sua extensão, ainda mais no Eixo Anhaguera...
No caso do meu projeto será elevado e em valeta/trincheira por conta dos custos operacionais... pra esse tipo de sistema tem-se um custo médio de US$ 25 mi/km (elevado) e US$ 15 mi/km (trincheira)... é caro, mas o que se economizará na não necessidade de construção de intervenções em desnível nos cruzamentos já o torna viável...
Esqueci de mencionar que sempre usei fora dos horários de pico!
Se for para colocar VLT, que seja implantado em nível diferente do da rua, senão é trocar 6 por meia dúzia.
Alguém sabe qual é a demanda da linha 5 do metrô de SP? Não acredito que destoe muito dessa do Eixo Anhanguera não... Metrô DF também...
Se fosse o caso de implantá-lo, haveria de ter menos estações que as plataformas existentes, no entanto.
A demanda do Eixo Anhanguera, como coloquei neste trédi, é de 180 a 200 mil passageiros por dia (o eixo de maior demanda da cidade), ainda é um volume mais baixo q o metrô do DF (por exemplo) que é o dobro disso...
Realmente o número de estações será menor... pelo meu projeto serão entre 14 a 10 estações e mantendo os terminais.. num total de 15 a 19 estações... pois o VLT pois o ideal são estações de 400-800 m de dist. entre elas. E a capacidade média de passageiros é de 10-25 mil pasx/hora (enquanto ônibus articulado e bi-articulado é de 5-10 mil pasx/hora - do eixo especificamente, hoje é de 7,5 mil pasx/hora.
Ah.. a velocidade média entre os sistema é praticamente o dobro tbém...
Ônibus -> 10-20 km/h // VLT -> 20-40 km/h
Com relação a um Eixo Norte-Sul, acho que se passasse pela 85 teria mais demanda que a 90. A vantagem da 90 é a de já dispor de corredor exclusivo para ônibus.
O fato é que o trecho "norte/sul" não atinge o mínimo necessário de demanda em todo seu percurso nem passando pela 85... a média mínima é de 170 mil paxs/dia (para ser vantajoso e auto-sustentável)... hj, a demanda desse eixo, passando pela 90 + PUC/UFG + Aeroporto + UFG II + Isidoria + Cruzeiro do Sul é de aproximadamente de 165 mil pasx/dia... já no eixo de estudo já existente de implantação (O Eixo Norte/Sul) - Atacadão Perimetral Norte + Av. Goiás + 90 + Isidoria + Cruzeiro do Sul - é de 95 mil pasx/dia... e substituindo a 90 pela 85 esse número cai mais ainda (pois não passaria pelo Isidória)..
De um modo geral, a cidade inteira está mal cuidada. Goiânia precisa urgentemente de uma operação cidade-limpa. Retirar todas aquelas comunicações visuais transversais do comércio, que são excessivas, melhorar a limpeza das ruas (apesar de isso já envolver bastante da educação das pessoas), revitalização de alguns locais de grande fluxo, só para começo... Sem falar nas pichações, nunca vi tantas como há hoje.
Olha, eu sempre fui um dos que defende a limpeza urbana de GYN... tipo, o povo é mal educado mesmo.. FATO.. mas as ações da prefeitura (juntamente com a COMURG) é sempre efetiva e rápida... sei lá, pra mim, a cidade é limpa e bem cuidada qto a limpeza urbana...
Agora q GYN tem problemas em regulamentação e fiscalização sobre a Poluição Visual, isso é verdade mesmo... Campinas é um exemplo do descaso... assim como no Setor Centro-Oeste / Marechal Rondon (FAMA), Centro e outros pontos da city...
E pichação tá demais mesmo... se não começarem a aplicar penas duras pra quem comete esse crime não irá se findar nunca, tão pouco diminuir... o incrível q sabe-se de onde saem esses malandros (bandidos)...
...