Esse projeto é TRETA! Vou dar algumas dicas para ti, já que postou a planta.
^^ Em projeto o pé direito residencial é de 3,6m (126m) e comercial 3,8 m (133m), pav. lazer tem 6 m, térreo 7 m, os 28 m que sobram compõem o topo da estrutura. Quanto a planta residencial Renan, por ser mais complexa e ter duas variações de layout, ainda demoram um pouco a saírem. Como te disse eu estou aproveitando as horas vagas...
Esse pé-direito tá muito alto no residencial. 2,70 é o suficiente, já que geralmente não rebaixam o teto nem elevam o piso em apartamentos.
Nos meus projetos, faço com 2,75, juntando com a laje média que é 0,15, dá 2,90 entre-pisos.
O pé direito para corporativo está ok, mas creio que seja um desperdício juntar grandes salas com pequenos escritórios, visto que esses pequenos escritórios não tem as mesmas necessidades espaciais do anterior.
Eu te aconselho a fazer uma divisão vertical bem clara para cada uso, já que é uma torre esbelta. Se fosse uma torre larga, como o Conjunto Nacional, em SP, daria para distribuir horizontalmente os programas.
O ideal seria: primeiro módulo salas pequenas, segundo módulo grandes espaços corporativos e terceiro módulo, apartamentos. Isso facilitaria a mobilidade dos empregados desses espaços, já que o elevador teria que percorrer menos andares até o térreo. A área de lazer dos apartamentos seria desenvolvida no último pavimento.
Quanto a estrutura, o core faz o papel principal num prédio como esse. Não acredito que essas paredes estruturais (pelo que deu a entender, são essas paredes mais escurecidas) sejam necessárias e interessantes do ponto de vista da variabilidade do layout das lajes. Imagina uma empresa querer unir duas grandes salas e não poder por conta disso?
Quanto aos pilares do meio junto a pele de vidro, creio que arredondados fiquem bem melhor. Essa angulação que eles fazem, apesar de ser um detalhe mínimo, não é muito bacana. Em relação aos pilares das extremidades, estão ok.
Sobre a caixa central, eu tenho pouca propriedade para falar, mas acredito que esteja subdimensionada. Num prédio dessa envergadura, umas quatro escadas seriam a exigência mínima. Sobre os elevadores, não tenho a mínima ideia. :lol:
Fique atento para o lado em que as portas abrem. Tem algumas que estão indo para o lado
errado.
Sobre a posição dos sanitários, eu também não sei muito, mas tem alguns que estão meio estranhos. É bom dar uma observada em projetos parecidos com o teu.
Bem, é isso que eu tenho para te ajudar. Acredito que muitas outras coisas tenham passado desapercebidas, arquitetura é loucura para quem é detalhista. :lol:
Abraços, se precisar, estou aqui (pelo menos até o meio do ano, depois eu não vou tempo para mais nada, haha).